COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Despautério

Despautério

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Atualizado em 13 de setembro de 2022 12:53

Sobre um comentário feito pela Redação na migalha "Pauteiro" (Migalhas 1.788 - 28/11/07 - clique aqui), o leitor Alfredo Spínola de Mello Neto enviou a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Não faz sentido dizer pauteiro, pois a Rede Globo não é pautada por este governo, mas, durante a ditadura, foi praticamente um Diário Oficial eletrônico, sendo Alexandre Garcia o porta-voz de fato dos generais de plantão".

O leitor Arnaldo Malheiros também teceu a seguinte observação:

"Acho que o título da primeira notícia ("Pauteiro") seria mais correto se fosse despautério."

Envie sua dúvida


1) Veja-se, por primeiro, que se grafa com e na primeira sílaba.1

2) Tem o significado de grande disparate, de asneira desmedida, de despropósito grave. Ex.: "É um despautério afirmar que o juiz deve sentenciar apenas buscando a justiça no caso concreto, sem se preocupar com as disposições da lei".

3) A palavra vem do francês (despautère), por sua vez proveniente do antropônimo van Pauteren, gramático flamengo (1460-1520), autor dos "Commentarii Gramatici", obra difusa e obscura, repleta de excentricidades desprovidas de maiores fundamentos.

4) Das próprias circunstâncias históricas e da postura pessoal do indigitado gramático se originou o significado que hoje se confere ao vocábulo considerado.

__________________

1 Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4. ed., 2004. Rio de Janeiro: Imprinta. p. 263.