COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Rua Monte Alegre ou rua Monte Alegre?

Rua Monte Alegre ou rua Monte Alegre?

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Atualizado em 13 de setembro de 2022 12:52

O leitor Marcos Paulo Duarte Castro envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Grafa-se com maiúscula ou com minúscula a inicial dos nomes de logradouros públicos: Rua Monte Alegre ou rua Monte Alegre, Avenida Paulista ou avenida Paulista, Palácio da Justiça ou palácio da Justiça?"

E o leitor Alberto Barduco questiona:

"Rua é o nome de um logradouro e, à primeira vista, parece não ser necessário grafar-se em maiúscula, no meio de uma frase. Assim, ao qualificar uma pessoa, devo escrever: 'residente na rua São José' ou 'residente na Rua São José'?"

Envie sua dúvida


1) Um leitor pergunta se é grafada com maiúscula ou com minúscula a inicial dos nomes dos logradouros públicos: Rua Monte Alegre ou rua Monte Alegre, Avenida Paulista ou avenida Paulista, Palácio da Justiça ou palácio da Justiça?

2) Diz o Acordo Ortográfico de 2008 que á facultativo o uso da inicial maiúscula ou minúscula em nomes indicativos de logradouros públicos, de templos, de edifícios... Exs.: Rua da Liberdade ou rua da Liberdade, Largo dos Leões ou largo dos Leões, Igreja do Bonfim ou igreja do Bonfim, Templo do Apostolado Positivista ou templo do Apostolado Positivista, Edifício Rocha Barros Sandoval ou edifício Rocha Barros Sandoval.

3) De modo específico para o caso da consulta, se se partir do princípio de que é facultativo o emprego da maiúscula ou da minúscula em tais casos, estão corretos todos os seguintes exemplos: Rua Monte Alegre ou rua Monte Alegre, Avenida Paulista ou avenida Paulista, Palácio da Justiça ou palácio da Justiça.

4) Não se esqueça, por fim, um lembrete do próprio Acordo Ortográfico: "As disposições sobre os usos das minúsculas e maiúsculas não obstam a que obras especializadas observem regras próprias, provindas de códigos ou normalizações específicas (terminologia antropológica, geológica, bibliológica, botânica, zoológica, etc.), promanadas de entidades científicas ou normalizadoras, reconhecidas internacionalmente". Nessa lista de entidades, inclui-se, obviamente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (A.B.N.T.).