PÍLULAS

  1. Home >
  2. Pílulas >
  3. Resposta

Resposta

sexta-feira, 4 de março de 2016

Atualizado às 10:15

O ministro Navarro emitiu nota contestando a reportagem desta semana da revista IstoÉ com supostas declarações do senador Delcídio que fazem referência a ele. Disse Navarro: "Tenho a consciência limpa e uma história de vida que fala por mim."

  • Veja a íntegra da nota do ministro Navarro.

______________

Em relação à reportagem publicada hoje pela revista IstoÉ - e repercutida por vários veículos da mídia e nas redes sociais -, com supostas declarações do Senador Delcídio do Amaral, algumas das quais pertinentes a meu nome, tenho a esclarecer que, na época em que postulei ingresso no Superior Tribunal de Justiça estive, como é de praxe, com inúmeras autoridades dos três Poderes da República, inclusive com o referido parlamentar, que era então o Líder do Governo no Senado.

Jamais, porém, com nenhuma delas tive conversa do teor apontado nessa matéria. Os contatos que mantive foram para me apresentar e expor minha trajetória profissional em todas as funções que exerci: Professor de Direito, Advogado, Promotor de Justiça, Procurador da República e Desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Nunca me comprometi a nada, se viesse a ser indicado. Minha conduta como relator do caso conhecido como Lavajato o comprova: em mais de duas dezenas de processos dali decorrentes, não concedi sequer um habeas corpus monocraticamente, quando poderia tê-lo feito. Nos apenas seis processos em que me posicionei pela concessão da soltura, com base em fundamentação absolutamente jurídica, levei-os ao Colegiado que integro (5ª Turma do STJ). Voto vencido, passei a relatoria adiante, e não apenas naqueles processos específicos: levantei questão de ordem, com apoio em dispositivo do Regimento Interno da Corte, para repassar também os outros feitos conexos, oriundos da mesma operação.

Tenho a consciência limpa e uma história de vida que fala por mim.

Marcelo Navarro Ribeiro Dantas

Ministro do Superior Tribunal de Justiça