PÍLULAS

  1. Home >
  2. Gestores jurídicos debatem a Auditoria e Gestão de Carteiras de Processos Judiciais

Gestores jurídicos debatem a Auditoria e Gestão de Carteiras de Processos Judiciais

quinta-feira, 1 de março de 2018

Atualizado em 28 de fevereiro de 2018 14:24

A VI edição do evento Direito em Perspectiva, realizado pelo escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, em São Luís/MA, reuniu, no último dia 22, representantes jurídicos de grandes empresas e especialistas da área gerencial para debate acerca da gestão do contencioso judicial, face às demais demandas dos Departamentos Jurídicos Corporativos.

 

O tema tratado é desafiador aos gerentes jurídicos da área corporativa e a discussão se centralizou na importância de um gerenciamento e controle eficiente da carteira de processos terceirizados, de modo a tornar o contencioso das empresas mais estratégico, otimizando a administração das demandas judiciais e buscando a mitigação de perdas financeiras com base na análise de risco e provisionamento de processos.

 

A mesa de debate, conduzida pelos sócios da banca, Edgard Carvalho e André Menescal, abordou, dentre outros pontos, a proatividade na gestão da carteira, os métodos que viabilizam a condução mais célere de processos, novas tecnologias como instrumentos facilitadores da gestão e visão financeira do processo.

 

Para o advogado André Menescal, o departamento jurídico interno de uma organização, no cenário corporativo moderno, "é muito mais do que o responsável por acompanhar processos; é verdadeiramente um dos principais pilares da tomada de decisão". Ele ressalta, ainda, a importância de que o contencioso "seja enxergado pelo departamento jurídico interno de um degrau acima, com o uso de ferramentas tecnológicas que permitam extrair informações relevantes para o quadro gestor da corporação".

 

A relação com escritórios terceirizados também passa por uma modernização. "O escritório contratado precisa ter a consciência de que a informação que transmite à empresa deve estar atualizada, transparente, precisa e posta em linguagem mais gerencial do que jurídica", enfatiza Menescal.O ciclo de debates jurídicos terá continuidade com a "VII edição do Direito em Perspectiva", marcada para o dia 27 de abril. O evento terá como tema a "Advocacia Colaborativa", e a palestra será conduzida por Maristela Basso, professora de Direito Internacional da USP e sócia do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados.

______

______________