MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Peça "Doze Homens e uma Sentença" estreia em SP

Peça "Doze Homens e uma Sentença" estreia em SP

A peça "Doze Homens e uma Sentença" irá reestreiar no próximo dia 9/9, no Teatro Tucarena, em SP (rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes). A sessão de reestreia será às 20h, reservada para público convidado pelo banca Salusse Marangoni Advogados. O escritório reservou dez convites para serem sorteados aos migalheiros.

Da Redação

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atualizado em 1 de setembro de 2011 16:25

Cultura

Peça "Doze Homens e uma Sentença" estreia em SP

A peça "Doze Homens e uma Sentença" irá reestreiar no próximo dia 9/9, no Teatro Tucarena, em SP (rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes). A sessão de reestreia será às 20h, reservada para público convidado pelo banca Salusse Marangoni Advogados. O escritório oferece dez convites para serem sorteados aos migalheiros. Os premiados poderão levar acompanhantes. Participe!

O espetáculo

Os doze jurados devem decidir se condenam ou não à morte na cadeira elétrica um jovem acusado de assassinar o pai. Surpreendente exercício de argumentação e conflito de paixões acirradas. Adaptação inédita para os palcos do clássico filme dos anos 50, tem direção de Eduardo Tolentino e traz no elenco os atores Adriano Bedin, Brian Penido, Ricardo Dantas, Zé Carlos Machado, Oswaldo Mendes, Augusto Cesar, Fernando Medeiros, Haroldo Ferrari, Henri Pagnoncelli, Oswaldo Ávila, Riba Carlovich, Gustavo Trestini e Ivo Muller. O texto de Reginald Rose tem tradução de Ivo Barroso, encenação de Eduardo Tolentino de Araújo e cenografia e figurino de Lola Tolentino.

O calor escaldante do verão de Nova York faz o suor pingar do rosto dos 12 homens trancados a chave numa pequena e claustrofóbica "sala de júri". Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte do réu.

O mais importante: o veredicto precisa ser unânime. Se os 12 enclausurados jurados considerarem o réu culpado do assassinato do próprio pai, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.

Para o diretor Eduardo Tolentino, o desafio de transpor o filme para os palcos está no trabalho de atores. "Trata-se de algo que envolve ideias e discussões, por isso é importante saber como tornar isso ao mesmo tempo atraente e impactante, como no filme. Precisamos estruturar a montagem para que vá além da fala e esteja tanto no corpo dos atores como no palco."

Equipe Técnica:

Texto: Reginald Rose
Tradução: Ivo Barroso
Direção: Eduardo Tolentino
Cenografia e figurino: Lola Tolentino
Encenação: Eduardo Tolentino de Araújo
Elenco: Adriano Bedin, Brian Penido, Ricardo Dantas, Zé Carlos Machado, Oswaldo Mendes, Augusto Cesar, Fernando Medeiros, Haroldo Ferrari, Henri Pagnoncelli, Oswaldo Ávila, Riba Carlovich, Gustavo Trestini e Ivo Muller.
Ficha Técnica: Duração do espetáculo: 100 minutos
Indicação de faixa etária: 12 anos
Nova temporada: 9/9 a 20/11 - sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h30.
Local: Tucarena - PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes) - Capacidade para 300 lugares Estacionamento conveniado

______________

Ganhadores :

  • Alessandra Macedo
  • Andréia L. Rodrigues de Sá
  • Daniel de Menezes Pereira 
  • David de Almeida
  • Fabio Gloeden Brum
  • Fernanda Figueiredo
  • Katia Cristina
  • Newton Arruda
  • Priscila Santos Canadas
  • Vanessa Hikari Gambata Sato