MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Celeridade Processual como Pressuposto da Efetividade dos Direitos Fundamentais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Celeridade Processual como Pressuposto da Efetividade dos Direitos Fundamentais"

Veja quem ganhou a obra "A Celeridade Processual como Pressuposto da Efetividade dos Direitos Fundamentais" (Juruá - 338p.).

Da Redação

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Atualizado em 31 de janeiro de 2012 09:26

 

Sorteio de obra

 

A Constituição Federal, ao prever amplo rol de direitos individuais e coletivos, pretendeu que fossem todos respeitados, exigindo resposta imediata contra a lesão ou ameaça de lesão a estes direitos. A proteção dos direitos fundamentais reclama pronta e efetiva intervenção do Poder Judiciário.

 

A obra "A Celeridade Processual como Pressuposto da Efetividade dos Direitos Fundamentais" (Juruá - 338p.), de Fabio Resende Leal, pretende demonstrar que a presteza jurisdicional é essencial à concretização dos direitos fundamentais previstos pela Constituição. Para tanto, enfoca a proteção da dignidade humana, os direitos fundamentais e, mais especificamente, o direito à razoável duração do processo. Ademais, apresenta um panorama do direito processual infraconstitucional brasileiro sob a ótica da celeridade processual, tratando do novo processo civil e das técnicas de concessão tempestiva da tutela jurisdicional. Feitas essas considerações, chega-se à conclusão de que, sem um processo célere, não é possível proteger adequadamente os direitos fundamentais, tal como desejado pelo constituinte.

 

A presteza jurisdicional, mais do que mera garantia processual, é pressuposto da efetividade dos direitos fundamentais e reflexo direto do devido processo legal exigido pela Constituição. Deve,
por isso, ser buscada a adequação entre os preceitos constitucionais e as regras da legislação processual infraconstitucional, para, através de um processo capaz de tutelar os direitos fundamentais em tempo razoável, respeitar o principal comando de nossa Carta Magna: garantir a dignidade da pessoa humana.

 

Sobre o autor :

 

Fabio Resende Leal é mestre, especialista e bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, Bauru/SP. Professor e advogado.

 

__________

 

Ganhadora :

 

Caroline Borges Saracene, advogada da Mapfre Seguros, de São Paulo/SP