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Instituto Alana questiona divulgação do Kinder Ovo

Para ONG, impactos são negativos ao induzir crianças ao consumo de produtos com baixo valor nutricional e alto teor calórico.

Da Redação

quinta-feira, 22 de março de 2012

Atualizado às 07:30

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Instituto Alana questiona divulgação do Kinder Ovo

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, enviou, no último dia 1º, uma representação ao DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do MJ, para que o órgão tome medidas contra a estratégia de comunicação mercadológica da empresa Ferrero Do Brasil Ind. Doceira e Alimentar Ltda.

Isso porque a Ferrero do Brasil instalou, em um shopping paulista, um espaço de brincadeiras que contava com um cinema 4D no formato de um Kinder Ovo gigante para promover seus produtos Kinder Ovo e Kinder Joy no Dia das Crianças do ano passado.

A atração, amplamente promovida no site do produto, assim como no do shopping center, foi considerada abusiva pelo Projeto Criança e Consumo, já que os anúncios dos espaços físico e virtual comunicavam-se diretamente com o público infantil, ao se utilizarem de recursos gráficos atrativos a este público-alvo, com desenhos coloridos com cores chamativas e as letras com efeitos diferentes, além do vídeo exibido no cinema 4D ser uma animação e ter cheiro de chocolate.

No entanto, após receber uma carta do Criança e Consumo, em novembro de 2011, questionando a ação, a empresa respondeu afirmando que, entre outras coisas, a ação não poderia ser considerada propaganda, mas sim "espaço de diversão lúdico e educativo, em torno de uma marca", e que não desrespeitava os preceitos definidos pelo Conar - Conselho de Autorregulamentação Publicitária nem o compromisso firmado perante a ABA - Associação Brasileira de Anunciantes e a ABIA - Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação.

Veja a íntegra da representação.

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