MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Consumidor de baixa renda não poupa, aponta pesquisa
Crédito

Consumidor de baixa renda não poupa, aponta pesquisa

Levantamento traçou comportamento do consumidor frente ao novo cenário de crédito.

Da Redação

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Atualizado às 09:16

Pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços S/A, administradora do SCPC, traçou o comportamento do consumidor frente ao novo cenário de crédito.  Para a empresa, as mudanças têm relação com significativas mudanças proporcionadas pela elevação da relação crédito/PIB de 24% para 50% em cerca de 10 anos.

Para Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da Boa Vista, as mudanças que aconteceram no mercado de crédito fizeram necessário revisitar afirmações já firmadas sobre o comportamento do consumidor brasileiro.

Com entrevistas qualitativas e quantitativas no país, a pesquisa constatou que é verdadeira a afirmação de que o consumidor olha primeiro as parcelas e depois os juros. De acordo com os dados levantados, 30% dos consumidores dão prioridade ao valor das parcelas quando vão fazer um financiamento e 15% olham em primeiro lugar o número de prestações. Os juros são a preocupação de apenas 22%.

Sobre a inadimplência, as informações mostram que 45% dos entrevistados da classe C e 48% das classes D/E afirmam que é difícil quitar suas dívidas, em comparação a 15% da classe A, e que nas classes C e D/E a inadimplência é maior, 23% e 21%, respectivamente.

Na análise, segundo a empresa, classes de menor renda são as que mais declaram que seus ganhos são sempre os mesmos ou variam pouco. Para a Boa Vista, isto é reflexo, muitas vezes, das recentes condições favoráveis do mercado de trabalho.

A empresa afirma que, analisando o levantamento, é possível afirmar que o consumidor de baixa renda não poupa, não faz planejamento financeiro e não se protege contra fraude. Também foram constatadas, que as mulheres estão à frente do orçamento doméstico, além do nome ser o maior patrimônio da pessoa.

De acordo com o presidente da Boa Vista Serviços S/A, Dorival Dourado, o objetivo do trabalho, publicado como um livro da série "Mercados", foi analisar as mudanças recentes no comportamento do consumidor. "A publicação ajuda a entender esse movimento e é uma ferramenta de qualidade a ser utilizada em favor da construção de um sistema de crédito sustentável", afirmou.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas