MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mérito (!?!) do HC impetrado em favor de chimpanzé sai até amanhã
Meio ambiente

Mérito (!?!) do HC impetrado em favor de chimpanzé sai até amanhã

Promotores alegam que chimpanzé sofre maus-tratos por permanecer sozinha em jaula desde morte do companheiro.

Da Redação

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Atualizado às 11:41

Até amanhã será conhecido o resultado do HC impetrado em favor da chimpanzé "Suíça", na 9ª Vara Crime de Salvador, pelos promotores públicos do Meio Ambiente Heron José de Santana e Luciano Rocha Santana e mais 19 pessoas, dentre as quais professores e estudantes de Direito, que desejam a transferência do animal para o santuário dos Grandes Primatas, em Sorocaba/SP.

 

 

Os responsáveis pelo pedido alegam que a chimpanzé está enjaulada sozinha desde que o seu companheiro "Geron" morreu, vítima de câncer, e que isto é uma forma de mau-trato. Argumentam que, no santuário, "Suíça" viveria com outros animais da sua espécie e com mais liberdade.

 

Garantem também que a ciência já comprovou que os chimpanzés, orangotangos e gorilas têm semelhança genética com os seres humanos e que, por esse motivo, não devem ser mantidos em jaulas.

 

O juiz Edmundo Lúcio da Cruz, substituto da 9ª Vara Crime, afirmou que, durante seus 23 anos como magistrado, foi a primeira vez que recebeu um pedido de habeas corpus para um animal, daí ter preferido apurar melhor o caso. "A matéria necessita de um estudo mais minucioso", afirma, acrescentando que solicitou ao Zoológico de Salvador informações sobre o estado da chimpanzé e se o Zôo tem condições de mantê-la.

 

Esclareceu ainda que o Zoológico ganhou um prazo de 72horas para fornecer os dados à 9ª Vara Crime, assegurando que vai pesquisar sobre as condições do santuário Grandes Primatas, para onde querem transferir a macaca. "Soube que o local não é ideal e, para não dar uma decisão que acabe prejudicando o animal, prefiro conhecer mais sobre o santuário", analisa. O santuário já disponibilizou transporte para a chimpanzé, caso o habeas corpus seja deferido.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas