MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ adia decisão sobre alteração no horário dos fóruns paulistas
Expediente

CNJ adia decisão sobre alteração no horário dos fóruns paulistas

Início do horário de atendimento foi alterado das 9h para as 11h.

Da Redação

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Atualizado às 09:23

O CNJ começou a apreciar na terça-feira, 30/4, o procedimento de controle administrativo apresentado pela OAB/SP, AASP e IASP, em janeiro, questionando a mudança no início do horário de atendimento aos advogados nos fóruns paulistas, alterado das 9 para as 11h. O tema deve voltar à pauta no dia próximo dia 14.

Na sessão, o conselheiro Guilherme Calmon Nogueira da Gama prometeu apresentar o voto dele, após pedido de vistas do processo. A próxima sessão ordinária do CNJ será realizada no dia 14 de maio e faltam os votos de 13 conselheiros. O advogado Arystóbulo Freitas fez a sustentação oral em nome das três entidades.

As três instituições representativas da advocacia defendem a derrubada do Provimento nº 2.028 do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o restabelecimento do horário de atendimento aos advogados nos fóruns do estado a partir das 9 horas.

No início do julgamento, o conselheiro José Roberto Neves Amorim, relator dos processos, rebateu o argumento da advocacia e negou provimento aos pedidos de suspensão da norma, tendo o apoio do ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal.

Eles seguem argumento do Tribunal paulista que, em sua defesa, argumentou que autonomia administrativa é assegurada pela Constituição, podendo estabelecer o horário de atendimento ao público. Além disso, o tribunal alega que reservou o período das 11 às 12h30 para atendimento exclusivo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas