MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Contribuinte está desobrigado de informar valor de importações em nota fiscal
Notas fiscais eletrônicas

Contribuinte está desobrigado de informar valor de importações em nota fiscal

Exigência está prevista na Ajuste Sinief 19/12.

Da Redação

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Atualizado em 9 de maio de 2013 14:58

No último dia 6, a juíza Federal Lana Lígia Galati, da 9ª vara do DF, concedeu liminar para determinar a suspensão imediata da exigibilidade da obrigação acessória instituída pelas cláusulas 7ª e 10ª do Ajuste SINIEF 19/12.

As cláusulas preveem que os contribuintes prestem informações na nota fiscal eletrônica sobre o valor da parcela importada do exterior, o número da FCI e o Conteúdo de Importação expresso percentualmente, calculado nos termos do próprio Ajuste SINIEF.

Além disso, as cláusulas estabelecem que os contribuintes informem o valor da importação, no caso de bens ou mercadorias importados que não tenham sido submetidos a processo de industrialização no estabelecimento do emitente.

Agora, com a decisão liminar, os contribuintes não precisam prestar informações mencionadas nas notas fiscais eletrônicas, tanto na remessa de produtos e mercadorias, como no recebimento de insumos.

A ação foi proposta pelo Sindusfarma - Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo contra a União, o DF e todos os Estados. Na decisão, a magistrada determinou a exclusão dos Estados e do DF do polo passivo e estabeleceu que fosse enviado ofício ao Confaz para que ele cientifique as Secretarias da Fazenda para o seu devido cumprimento.

A causa foi patrocinada pelo escritório Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados.

  • Processo: 11210-14.2013.4.01.3400

Veja a íntegra da decisão.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas