MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Duas PECs preveem repercussão geral no STJ
Propostas

Duas PECs preveem repercussão geral no STJ

Uma proposta tramita no Senado, outra na Câmara. Com pequena alteração na redação dos textos.

Da Redação

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Atualizado em 5 de junho de 2013 14:37

Duas PECs, uma em trâmite na Câmara e outra no Senado, pretendem alterar o art. 105 da CF/88 e obrigam o autor de recurso especial no STJ a demonstrar a importância das questões de direito Federal infraconstitucional discutidas no caso.

Ambos os textos das propostas estabelecem que a análise da admissibilidade do recurso especial deverá avaliar a relevância da questão Federal a ser decidida, ou seja, será preciso demonstrar a repercussão geral que ultrapasse interesses subjetivos.

Uma das PECs é a 209/12, aprovada pela CCJ da Câmara no final de março deste ano. A proposta é dos deputados Luiz Pitiman e Rose de Freitas e foi apresentada em agosto de 2012. No momento, ela aguarda parecer de comissão especial.

Poucos dias após a aprovação da PEC 209 pela CCJ da Câmara, foi protocolada no Senado, no início de abril, a PEC 17/13, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES), com idêntico objeto. Esta PEC está na CCJ do Senado, aguardando designação de relator.

A única diferença na redação dos dois textos é que, enquanto a PEC 209 estabelece a manifestação - para recusa do REsp - de dois terços dos membros do "órgão competente" para o julgamento, a PEC 17 prevê a manifestação de dois terços dos membros da Corte Especial.

Veja abaixo a íntegra das propostas:

________

PEC 209/12
(Da Senhora Rose de Freitas e do Senhor Luiz Pitiman)

Insere o § 1º ao art. 105, da Constituição Federal, e renumera o parágrafo único.

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:

Art. 1º Insere o § 1º ao art. 105, da Constituição Federal, renumerando o parágrafo único, da mesma norma constitucional, que passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 105 ..............................................................

............................................................................

§ 1º No recurso especial, o recorrente deverá demonstrar a relevância das questões de direito federal infraconstitucional discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de dois terços dos membros do órgão competente para o julgamento.

§ 2° Funcionarão junto ao Superior Tribunal de Justiça:

............................................................................"

_________

PEC 17/13

Insere o § 1º ao art. 105, da Constituição Federal, e renomea o parágrafo único como § 2º.

As Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:

Art. 1º Insere o § 1º ao art. 105, da Constituição Federal, renomeando o parágrafo único, da mesma norma constitucional, que passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 105 ..............................................................

............................................................................

§ 1º No recurso especial, o recorrente deverá demonstrar a relevância das questões de direito federal infraconstitucional discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de dois terços dos membros da corte especial.

§ 2° Funcionarão junto ao Superior Tribunal de Justiça:

............................................................................"

____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas