MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Superintendência do Cade recomenda condenação de editora por condutas anticompetitivas
Prática anticompetitiva

Superintendência do Cade recomenda condenação de editora por condutas anticompetitivas

Empresa teria ameaçado concorrentes por direitos de propriedade que não detinha e proposto compensação financeira para pôr fim a ações contra outras editoras.

Da Redação

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Atualizado às 09:01

A Superintendência-Geral do Cade recomendou, em parecer publicado no DOU desta quinta-feira, 24, a condenação da editora Ediouro por práticas anticompetitivas no mercado nacional de revistas de passatempos.

De acordo com os autos, a Ediouro ajuizou ações cautelares e ordinárias contra editoras concorrentes apresentando fundamentos discutíveis e, durante o curso das ações, propôs compensação financeira às concorrentes para pôr fim ao processo judicial e mantê-las fora do mercado.

Além disso, entre 1999 e 2009 a Ediouro enviou notificações extrajudiciais a diversos concorrentes com o objetivo de intimidá-los por estarem, supostamente, desrespeitando direitos de propriedade intelectual. No entanto, durante a investigação foi possível comprovar que tais direitos de propriedade não haviam sido concedidos, ou haviam sido arquivados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.

Por fim, a Ediouro utilizou sua posição dominante para tentar impedir o acesso de concorrentes a meios de distribuição. As provas demonstraram que a empresa teria pressionado uma grande distribuidora a interromper a distribuição de outra editora.

Para a Superintendência-Geral, as condutas impactaram o mercado nacional de revistas de passatempos, em que a Ediouro tem participação relevante, limitando e/ou impedindo o acesso de novas empresas.

O caso segue para julgamento pelo Tribunal do Cade. Se condenada, a empresa estará sujeita ao pagamento de multa, além de outras sanções previstas em lei.

  • Processo administrativo: 08012.005335/2002-67