MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SBT indenizará Benedito Ruy Barbosa por exibição indevida da novela Pantanal
Condenação

SBT indenizará Benedito Ruy Barbosa por exibição indevida da novela Pantanal

Votação estava empatada na 3ª turma do STJ e teve resolução com voto-vista do ministro João Otávio de Noronha.

Da Redação

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Atualizado às 09:19

A 3ª turma do STJ deu provimento a recurso de Benedito Ruy Barbosa e condenou o SBT ao pagamento de indenização pela exibição indevida da novela Pantanal. Os valores deverão ser apurados na fase de liquidação de sentença.

No caso, a emissora adquiriu as fitas da obra - originalmente veiculada na extinta Rede Manchete - em um leilão da massa falida, e exibiu reprise da novela, sem autorização do autor, entre 2008 e 2009. Teriam sido realizados, inclusive, cortes em algumas cenas e diálogos.

Segundo Benedito Ruy Barbosa, tais cortes na edição apresentada pelo SBT teriam prejudicado a obra e violado direito moral. O relator do recurso, ministro Villas Bôas Cueva, entretanto, negou o pedido de indenização e foi acompanhado por Marco Aurélio Bellizze.

Com entendimento contrário, o ministro Moura Ribeiro considerou que a emissora somente poderia ter modificado a obra com a concordância do dramaturgo, o que não ocorreu. A posição também foi adotada pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Nesta terça-feira, 9, a votação foi desempatada com voto-vista do ministro João Otávio de Noronha, que acompanhou a divergência.