MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Extinto processo em que advogado estava com carteira da OAB suspensa
Exercício profissional

Extinto processo em que advogado estava com carteira da OAB suspensa

Magistrado declarou nulo todos os atos praticados pelo causídico.

Da Redação

terça-feira, 26 de março de 2019

Atualizado às 13:31

Um processo ajuizado contra a Telefônica (Vivo) teve de ser extinto porque o advogado da parte autora se encontra com a habilitação profissional suspensa. A decisão é do juiz leigo Kelson Giordani Miranda da Silva, homologada pela juíza de Direito Caroline Schneider Guanaes Simões do Juizado Especial Cível e Criminal de Campo Verde/MT.

t

Um homem ajuizou ação contra a empresa alegando que seu nome foi inscrito no cadastro de inadimplentes de forma indevida. A Vivo, por sua vez, afirmou que agiu em seu exercício regular de Direito, argumentando pela legalidade na cobrança ante a regular contratação.

No entanto, o mérito da questão não chegou a ser analisado, pois a empresa sustentou a preliminar de ausência de capacidade postulatória, uma vez que o advogado da parte autora se encontra com a habilitação profissional suspensa.

Ao analisar o caso, o juiz verificou que o advogado com a carteira suspensa até outorgou o substabelecimento de outro causídico para o caso. No entanto, o magistrado concluiu pela invalidade do substabelecimento, em razão da situação em que se encontra. Assim, declarou nulos todos os atos praticados pelo causídico.

"Não obstante, deveria o novo Advogado - nomeado por substabelecimento - ter regularizado a procuração emitida diretamente pelo Requerente, de forma que, a partir de então, consideraria válidos os atos praticados por ele no processo."

Veja a íntegra da sentença.

_______________

TELEFONICA BRASIL S/A

Patrocínio

Patrocínio Migalhas