INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.533

MIGALHAS nº 2.533

Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 - Migalhas nº 2.533 - Fechamento às 11h11.

 

"Um juiz indigno corrompe o direito, ameaça a liberdade e a fortuna, a vida e a honra de todos, ataca a legalidade no coração, inquieta a família, leva a improbidade às consciências e a corrupção às almas."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Almas

Sobre esta corrupção nas almas de que nos fala Rui, nada temos a dizer. O que hoje vamos comentar é a investigação de corrupção não em almas, mas sim em....

... Palmas

A PF deflagrou na manhã de ontem a Operação MAET, com objetivo de apurar corrupção no TJ/TO. Segundo informações da PF, foram conduzidos coercitivamente para prestar depoimento alguns advogados e até desembargadores, entre eles a presidente do TJ, Willamara Leila. Ao todo foram nove mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva nas cidades de Palmas e Araguaína.

Cartório

O STF confirmou ontem a decisão do CNJ que determinou a saída dos titulares de cartórios que ocupam o cargo sem ter passado em concurso. (Clique aqui)

Exame de Ordem

O desembargador do TRF da 5ª região, Vladimir Souza Carvalho, concedeu liminar a um bacharel de Direito para que se inscreva na OAB/CE sem a necessidade de aprovação no Exame de Ordem. Segundo o magistrado, a profissão de advogado ser a única no país em que se exige a aprovação em exame de órgão representativo da categoria, para o seu exercício regular, fere o princípio constitucional da isonomia. (Clique aqui)

Às claras

O ministro Celso de Mello decidiu que não tramitará em segredo de Justiça o procedimento penal do qual é demandado o ministro Ari Pargendler. Como todos se lembram, o peticionário foi demitido porque o ministro não gostou da postura do rapaz na fila enquanto ele [ministro] tentava se entender com a máquina do caixa-eletrônico. (Clique aqui)

Imóvel ofendido

Jornalista que publicou matéria com comentários pejorativos a respeito de imóvel de uma família foi condenado pelo TJ/SC a pagar indenização por danos morais. (Clique aqui)

Futebol

A 8ª turma do TST entendeu que as luvas têm caráter salarial, não correspondendo a indenização. Assim, foi rejeitado o recurso da Sociedade Esportiva Palmeiras, na reclamação do jogador Rogério Fidelis Regis. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - CPC

"Prezado Sr. Editor, na edição do Migalhas de ontem, 16/12/10, o advogado Clito Fornaciari Júnior afirmou que, no Senado, houve apenas 'quatro alterações de simples redação' ao PL 166, que trata da reforma do CPC. Tal afirmação está totalmente equivocada, pois a tramitação legislativa não se cingiu à sessão Plenária de 15/12, mas, sim, foi composta de duas etapas. A primeira, em uma Comissão Especial de 11 senadores, com a apreciação do projeto original, e a segunda, em Plenário, por todos os membros da Casa, com a apreciação do texto aprovado na citada Comissão Especial. Na primeira etapa, dando voz às diversas ponderações feitas pela comunidade jurídica nos 819 e-mails, cartas e sugestões encaminhadas; nas 106 notas técnicas enviadas por diversas instituições e órgãos e por meio das 216 sugestões orais feitas nas 10 audiências públicas ocorridas Brasil afora, o relator-geral, senador Valter Pereira, já tinha realizado ampla revisão e alteração do texto inicial. Ao todo, foram alterados/excluídos 447 artigos e introduzidos 75 novos dispositivos. Por ocasião da elaboração de seu relatório-geral, de 550 páginas, foi consolidado um texto, tecnicamente denominado de 'substitutivo'. Paralelamente a isso foi elaborado um 'quadro comparativo' entre o texto do Código em vigor (com 1220 artigos), o projeto original (com 970 artigos) e o 'substitutivo' (com 1008 artigos), para a compreensão de todos e que também está disponível na capa do site do Senado Federal (clique aqui). Na segunda etapa, aí sim, diante do consenso entre os senadores, é que foram realizadas apenas as cinco alterações de redação e mais duas votações destacadas, com a exclusão do art. 1.005 e do inciso III, do art. 75 do 'substitutivo', consolidando o texto final enviado para a Câmara em 1.007 artigos. É de se registrar que depois da apresentação do relatório-geral, reconhecendo a qualidade do trabalho e a relevância do novo Código para o país, importantes entidades manifestaram apoio ao pronto prosseguimento da tramitação legislativa, quais sejam: a AGU, o Conselho Federal da OAB; a AMB; a Confederação Nacional do MP e a Associação Nacional dos Defensores Públicos. Quanto à forma democrática como o processo foi conduzido, o voto do relator-geral demonstra que todos puderam opinar, do cidadão mais simples ao mais prestigiado e culto jurista. O texto está à disposição de todos e fala por si (clique aqui). Atenciosamente," Luiz Henrique Volpe Camargo, Membro da Comissão Técnica do Senado Federal de apoio à elaboração do relatório-geral do novo CPC

_____________

Entrevista onírica

Migalhas - Caro Conselheiro Rui, o que você acha desta história de liberar o jogo, como defende o governador da Guanabara ?

Rui Barbosa - "De todas as desgraças que penetram no homem pela algibeira, e arruínam o caráter pela fortuna, a mais grave é, sem dúvida nenhuma, essa : o jogo, o jogo na sua expressão mãe, o jogo na sua acepção usual, o jogo propriamente dito ; em uma palavra : o jogo : os naipes, os dados, a mesa verde."

M - Tudo bem, migalheiro Rui, já deu pra entender sua opinião. Agora, mudando de assunto, o que você achou do fato de o ministro do STF ter suspendido o sigilo do procedimento penal que envolve o presidente do STJ ?

RB - "A clandestinidade do processo inquina de suspeita as decisões mais justas."

M - Então quer dizer que a imprensa pode noticiar o andamento do feito ?

RB - "Não há justiça sem imprensa. A publicidade é o princípio, que preserva a justiça de corromper-se. Todo o poder que se oculta, perverte-se."

M - Outro assunto palpitante desta semana foi a aprovação do CPC. As críticas, em geral, são quanto ao modo como está sendo feita a mudança. O que você nos diz ?

RB - "Um código não é só uma obra literária, ou antes, não é uma obra literária senão secundária ou terciariamente ; não é uma obra exclusivamente técnica, é, primeiro que tudo, um trabalho vivo, a expressão de um estado vivo da sociedade. É preciso que a sociedade se manifeste em relação aos assuntos, às necessidades que nesse trabalho se vão prever e reger ; que a sociedade se manifeste concorrendo para ele com as suas ideias, com a sua experiência e com os seus sentimentos."

M - Tudo bem, você não quer se comprometer. Entendemos. Enfim, dê-nos agora uma mensagem, já que é preste o findar de 2010.

RB - "O mal é inexorável, pela consciência de ser caduco. O bem, paciente e compassivo, pela certeza da sua eternidade."

_____________

Migas

1 - STF realiza hoje sessão plenária de encerramento do ano judiciário. (Clique aqui)

2 - STF - Associações de juízes contestam norma do CNJ que estabelece critérios para promoção por merecimento. (Clique aqui)

3 - STJ - Ação de investigação de paternidade independe do prévio ajuizamento da ação de anulação de registro. (Clique aqui)

4 - JEFs da 3ª região passam por redistribuição do acervo processual. (Clique aqui)

Inflação

O advogado Sacha Calmon, do escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, questiona a política monetária brasileira por trás das metas prefixadas de inflação e defende o ajuste da medição às circunstâncias do país. (Clique aqui)

Idade não é documento

Idade avançada não é doença e a velhice que limita não é numérica. A partir dessa máxima, o advogado José Alberto Couto Maciel, do escritório Advocacia Maciel, defende a ideia de que uma pessoa não pode ser considerada incapaz pelo número de anos que viveu. (Clique aqui)

Créditos tributários

Baseando-se em termos do CTN, o advogado Bruno Zanim, do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, disserta sobre os créditos tributários em obrigação acessória. Para ele, o contribuinte prestador de serviço não pode ser punido por falta de cumprimento de obrigação acessória do tomador do serviço. (Clique aqui)

Estrangeiros

O advogado Victor Menezes Lopes Gomes, do escritório Peixoto E Cury Advogados, opina sobre a aquisição de imóveis rurais em território brasileiro por estrangeiros sob o argumento de que a insegurança jurídica acerca da questão pode afastar investimentos no país. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Liberdade provisória

Supremo Tribunal de Londres decidiu libertar Julian Assange, criador do WikiLeaks. Ele vai aguardar sob liberdade vigiada a decisão do pedido de extradição feito pela Suécia, onde está sendo investigado de crimes sexuais. (MI - clique aqui)

Direitos da mulher

Proibição constitucional da Irlanda de realizar aborto viola direitos da mulher de receber tratamento adequado no caso de gestações que coloquem sua vida em risco, decidiu o Tribunal de Direitos Humanos da UE. (MI - clique aqui)

Proibido para turistas

Os "coffee shops", bares onde a venda de maconha é permitida na Holanda, da cidade de Maastricht continuam proibidos de vender a droga para estrangeiros. A Corte Europeia de Justiça definiu que a decisão tomada pelo prefeito em 2005 de fechar os locais que estivessem comercializando maconha para os chamados não residentes foi correta. (MI - clique aqui)

MKT

Conheça a lei da atração no Law Firm Marketing de hoje e saiba como conseguir o que deseja se realmente acredita que é possível e como evitar algo que você não quer. (MI - clique aqui)

Estas e outras notícias no MI - Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Telefone vermelho

Cuba propôs aos EUA estabelecer um "telefone vermelho" de comunicação direta entre Havana e Washington para tratar das disputas entre os dois países, segundo os documentos secretos revelados pelo site "WikiLeaks". Washington, no entanto, rejeitou a oferta e indicou que Cuba devia utilizar os canais existentes para avançar nos temas pendentes. (LA - clique aqui)

_____________

Direto da Redação

Para esclarecimentos gerais, nosso amador Diretor não teme que o WikiLeaks divulgue as conversas que constantemente tem com Mrs. Obama, sobre os mais variados assuntos. E não teme porque nosso amantíssimo líder não é de meias palavras. Sempre falou na lata tudo o que sua nobilíssima consciência mandou. Entretanto, é claro que quem não irá gostar da divulgação é o presidente ianque. Afinal de contas, o mundo saberá quantas vezes ele já foi admoestado.

Outros tempos

Se tivéssemos WikiLeaks há algum tempo, teríamos comprovado aquilo que o saudoso Clóvis de Carvalho Jr., Clóvis Caparaó, não se cansava de dizer, e que o dr. Arnaldo Malheiros Filho já deve alguma vez ter ouvido e pode nos confirmar : em plena Sierra Maestra, ao lado de Guevara e Fidel, Caparaó viu-se obrigado a "dar uma dura" no líder da Revolução Cubana, pois passou por ele alguns pensamentos capitalistas. Os que aumentam a história contam até que Fidel teria, no delirante calor da mata, sonhado com uma coca-cola gelada, e que ato contínuo Caparaó deu-lhe uns tapas para que retornasse à realidade. Vai saber... (clique aqui)

Lauda Legal

Em nossa última coluna do ano, uma defesa apaixonada do federalismo, em nome do exercício de pluralidade que seu conceito permite aos estados-membros. Na visão explorada na obra "Federação e Federalismo" (304p.), de autoria de Wilba Lúcia Maia Bernardes, o federalismo torna-se estrutura normativa que melhor se adapta à complexidade das relações político-institucionais atuais, ligando-se intrinsecamente ao Estado Democrático de Direito. Clique aqui para ler a resenha de Roberta Resende e participe de nosso sorteio. Para a Editora Del Rey, nossa apoiadora de primeira hora, você, migalheiro, merece estar na lista do bom velhinho.

STJ

Os prazos processuais ficam suspensos no STJ de 20/12/10 a 1º/2/11. Durante este período, a Secretaria do Tribunal funcionará em regime de plantão, das 9h às 18h, para atendimento das medidas urgentes.

Atendimento

Amanhã, a OAB/RJ vai montar uma grande estrutura de atendimento jurídico aos moradores do Complexo do Alemão.

Placa

Os quatro países-membros do Mercosul decidiram padronizar as placas de veículos registrados em todo o território do bloco regional. Além do símbolo do Mercosul, a placa terá especificações técnicas comuns. Os números e letras, contudo, continuarão sendo definidos pelos países, de forma autônoma.

Riqueza

A RF vai inaugurar em BH uma delegacia especial voltada para investigar os maiores contribuintes pessoas físicas.

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Mogi das Cruzes/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Os Legais

A estratégia usada no escritório Data & Venia Advogados parece ter sido em vão. Confira as risíveis tirinhas d'Os Legais. (Clique aqui)

Circus nº 211

Universo, estrelas e galáxias fomentam a crônica de Adauto Suannes. Hoje é sexta-feira, dia de Circus. (Clique aqui)

Encontro

Na última quarta-feira, o CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social, presidido pelo professor João Grandino Rodas, reuniu professores especialistas em Direito do Trabalho e representantes de grandes empresas para discutir e traçar diretrizes para a programação do próximo Seminário Internacional do CEDES que será realizado em 2011. (Clique aqui)

Mimo

As migalhas de Rui Barbosa, Machado de Assis, Eça de Queirós, Euclides da Cunha e José de Alencar compõem um colorido conjunto de simpáticos livrinhos de bolso produzido por Migalhas. Você pode adquirir para si uma ou mais edições, que custam, cada, apenas R$ 20,00, com frete grátis, ou pode ainda presentear algum amigo, escrevendo inclusive um cartão de Natal. Nesta época, como são tantos os compromissos e acaba sendo impossível encontrar todo mundo, estas literárias migalhas formam uma imorredoura lembrança de fim de ano. Ademais, os livros vão gentilmente embrulhados para presente. (Clique aqui)

Venda

Globo vende 18,9% da Sky à DirecTV.

High-tech

Para gerenciar o imenso fluxo de contratos gerados, o departamento Jurídico do Walmart Brasil investiu em solução desenvolvida pela Tedesco Tecnologia. (Clique aqui)

Agradecimentos

Para que nenhum dia de 2011 passe em branco, Migalhas agradece a agenda, enviada pelo escritório Guido Pinheiro Côrtes Sociedade de Advogados, e o moderno caderno de anotações, acompanhado de uma caneta multifuncional (azul, vermelha, lapiseira e touch screen), remetida pela banca Robortella Advogados. Aproveitamos ainda para degustar o delicioso alfajor Havanna e brindar o ano vindouro com o espumante do escritório Miguel Neto Advogados Associados, e anotar todas as chibatadas decretadas pelo amado diretor nos cadernos presenteados por Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados. À FISCOSoft Editora nosso muito obrigado pelo kit empresarial.

Sino da igreja

Essa semana a pequena e pacata Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba, surgiu no noticiário por ter o sino de sua matriz roubado e depois devolvido. O ladrão arrependeu-se e deixou o objeto na beira da rodovia. Por meio de um bilhete explicou o motivo da devolução : "Estou devolvendo o sino de Santo Antônio do Pinhal, pois sou devoto. A fé faz as coisas impossíveis se tornarem possíveis". Caso parecido já foi divulgado em Migalhas. Há alguns anos, correndo o boato de que o sino de Desemboque, vilarejo mineiro setecentista, primeiro povoamento do triângulo mineiro, era de ouro, jovens ambiciosos protagonizaram um cinematográfico roubo. Reveja a incrível história, pelos autos do processo crime. Aproveite para conhecer o adorável arraial do Desemboque, terra natal do ator Lima Duarte. (Clique aqui)

Missa

Acontece amanhã, às 11h, a missa de 7º dia em sufrágio da alma do procurador do Estado de SP Fabio Carlos Lorenzi (OAB/SP 7.768). Igreja Nossa Senhora da Esperança, em São Paulo/SP.

Falecimentos

Faleceu ontem, em Teresina/PI, aos 90 anos, o juiz aposentado Virgílio Madeira Martins. O sepultamento ocorreu no Cemitério Jardim da Ressureição, em Teresina.

Baú migalheiro

Há 84 anos, no dia 17 de dezembro de 1926, julgando recurso criminal originário do Estado de Pernambuco, o STF deferiu ao pedido do recorrente, João Café Filho, condenado por crime de imprensa, para o fim de suspender a execução da pena pelo prazo de dois anos, marcando o de quatro meses para o pagamento das custas do processo. "Assim decidem - reza o acórdão - por não se tratar de um fato punível revelador de maus instintos, nem ter ficado provado pela vida pregressa do requerente ser ele um habitual no crime, ou um elemento perigoso à sociedade". Foi relator do acórdão o ministro Geminiano da Franca, sendo votos vencedores os dos ministros Leoni Ramos, Viveiros de Castro, Hermenegildo de Barros e Muniz Barreto, e vencidos os dos ministros Bento de Faria, Arthur Ribeiro, relator do recurso, e Heitor de Souza.

Sorteio

Por que se cria uma norma ou um sistema jurídico ? Quais são as consequências do Direito para a vida social ? Qual é a realidade do Direito, além dos códigos e dos conceitos que encontramos nos livros da doutrina ? Essas e outras perguntas responde a obra "Manual de Sociologia Jurídica" (RT - Revista dos Tribunais - 5ª edição - 332p.), de Ana Lucia Sabadell. Concorra a um exemplar, brinde da editora. (Clique aqui)

Sorteio II

O livro "Crimes Contra a Administração Pública - Aspectos polêmicos" (Quartier Latin - 247p.), coordenado por Marcelo Xavier de Freitas Crespo, é o próximo a ser sorteado. Concorra a um exemplar ! (Clique aqui)

Alimentos e riso

A OAB/SP promove hoje, às 19h, duas palestras : "Alimentos Gravídicos e Obrigação Avoenga - Peculiaridades e Aspectos Práticos" (clique aqui) e "Qualidade de Vida - Como Combater o Stress Através da Terapia do Riso" (clique aqui). Inscrições na sede da Ordem ou pelo site, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral.

Departamento pessoal

A FISCOSoft Editora promove, a partir do dia 8/1, o curso "Capacitação Básica: Departamento Pessoal", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Mérito

Hoje, às 11h, a professora Nadia de Araújo, do Departamento de Direito da PUC-Rio, recebe o Colar do Mérito do MP/RJ.

Direito Desportivo

No programa Direito Desportivo em Debate, o entrevistado desta semana será Luiz Fernando Aleixo Marcondes. O programa é transmitido em todo o Brasil pela TV Justiça, aos sábados às 7h30 e aos domingos às 13h, com duração de 30 minutos.

Sortudos

Sorteio de obra : Os premiados com o título "Direito e Espiritismo" (Aje - 76p.), coordenado por Tiago Cintra Essado, são : Amanda Régis, assistente jurídico da Aro Fomento Mercantil, de São Paulo/SP, Laura Regina da Riva, assessora no STJ, de Brasília/DF, e Luiz Gomes Carvalho, advogado em Ribeirão Preto/SP. (Clique aqui)

_____________

Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de : Edson Vidigal, ex-ministro do STJ; Francisco Occhiuto Júnior, desembargador do TJ/SP; Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados; Cabral Advogados Associados; Teixeira, Martins & Advogados; Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados; Medeiros Advogados; Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais; Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados; Emsenhuber Advogados Associados; Vanessa Nogueira, de Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados; Patricia Yamanaka Ikeda, de Miguel Neto Advogados Associados; Leonardo Augusto Pires Soares e Tássia J. Peixoto Alvim, de Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados; Michael Ghilissen, editor de Migalhas International; Patrick Kaiser Brosselin, da Advocacia Kaiser Brosselin; Giulio Imbroisi, de Cardoso & Guimarães Advogado e Consultores Associados; Wdson Martins, de MCP Consultores & Advogados; Cristina Madeira, da Corporate Bureau; DCC Comunicação; Luiz Fernando Aleixo Marcondes, produtor do programa Direito Desportivo em Debate, da TV Justiça; Adailson Geronimo Pereira, da A2 Contabil; Paulo Sérgio João Advogados; Dalmar Pimenta Advogados Associados; FISCOSoft Editora; Observatório Eco; Vértice Books; Alfredo Brandão; Raul Vicentini; Wanderley Rebello Filho; Fátima Siqueira de Sene Oliveira; Caio Martins; Lucilea Zulian; Angela Elisa Pepino; Juliana Cristina da Costa Vieira Schiochet; Samuel Santos; Clarissa Côrte Varela; Gabriela Aléssio; Suzana Martins; Nelson Trevilatto; Paulo Sérgio Basílio.

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

CE/Solonópole
MG/Itamonte
MT/Água Boa
MT/Araguana
PA/São Geraldo do Araguaia
PR/Teixeira Soares
SC/Taió
SP/Itaporanga

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Congress Sends $801 Billion Tax Cut Bill to Obama"

The Washington Post - EUA

"Metro to conduct random bag checks"

Le Monde - França

"Le rôle des procureurs remis en cause par la Cour de cassation"

Corriere Della Sera - Itália

"Scontri a Roma, tutti liberi"

Le Figaro - França

"La Côte d'Ivoire bascule dans la violence"

Clarín - Argentina

"Garré apuró los cambios y echó a toda la cúpula de la Federal"

Público - Portugal

"Europa aprova fundo de ajuda permanente para países em crise"

El País - Espanha

"La UE crea el fondo estable de rescate para blindar el euro"

Die Welt - Alemanha

"Kälte und Schnee wirbeln Flugpläne durcheinander"

The Guardian - Inglaterra

"Spending cuts 'will see rise in absolute child poverty'"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Nas escolas privadas, 55% dos alunos já usaram droga"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Brasileiras estão desprotegidas pelo governo"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Brasileiro troca arroz e feijão por biscoito e bebida"

O Globo - Rio de Janeiro

"Depois do aborto, Cabral defende jogo livre no país"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Paralisação traz de volta ameaça de apagão aéreo"

Correio Braziliense - Brasília

"Farra dos salários contamina Esplanada"

Gazeta do Povo - Paraná

"Mercosul cria placa única e chama Cuba"

Zero Hora - Porto Alegre

"Em efeito cascata, Assembleia vota reajuste na terça"

O Povo - Ceará

"PF prende grupo acusado de 29 ataques a banco"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Mais seis fábricas"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Santos Advogados
· Deschoolmeester e Menezes Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto e Cordeiro Advogados Associados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· JR Folena de Oliveira Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro & Esteves Advogados Associados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Meritum Cursos e Palestras
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Polis Educacional
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SLW Corretora de Valores e Câmbio
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· Westchester Financial Group
· Zurich Brasil Seguros
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· Branco Consultores Tributários
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR