INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.638

MIGALHAS nº 2.638

Quinta-feira, 26 de maio de 2011 - Migalhas nº 2.638 - Fechamento às 11h33.

"As questões jurídicas, as questões legais não se resolvem cirurgicamente por golpes de arbítrio e expedientes de ocasião."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Ocasião

Na Folha de S.Paulo de hoje, o ministro Peluso diz que a demora em cumprir a condenação do jornalista Pimenta Neves confirma a necessidade de alterações na Constituição.

Legiferação casuística

Imaginar que uma mãe, que teve a vida da filha ceifada, aja como agiu a novelista Glória Perez para mudar a legislação, é até compreensível. Aliás, ela conseguiu, endurecendo-se a lei de modo totalmente desarmônico, criando um monstrengo punitivo que a duras penas - e após muitas injustiças - foi sendo ajeitado (o termo é este mesmo) pela jurisprudência. No entanto, pensar que um magistrado de escol vá usar casos midiáticos como exemplo para mudar a lei, é demais para nossa limitada cabeça.

Honorários

Para o STJ, créditos decorrentes de honorários advocatícios não prevalecem sobre crédito de natureza fiscal. O ministro Massami Uyeda ressaltou que, embora o STJ já tenha firmado entendimento no sentido da natureza alimentar dos créditos decorrentes de honorários advocatícios, sejam os contratuais, sejam os sucumbenciais, é certo que os contratuais "não são equiparados aos créditos trabalhistas, razão pela qual eles não têm preferência diante do crédito fiscal no concurso de credores". (Clique aqui)

"Novela em Migalhas"

No capítulo anterior de nossa "Novela em Migalhas", vimos que nosso protagonista, Amâncio, estava se engraçando com uma moradora da pensão, Lúcia. No capítulo de hoje, no entanto, há uma reviravolta em nossa trama. João Coqueiro dá um jeito de tirar Lúcia do caminho de Amélia. Saiba tudo o que aconteceu, ainda nesta edição. (Clique aqui)

ABC do CDC

O assédio sofrido pelas crianças por meio das várias formas de atuação do marketing a elas dirigido é comentado, hoje, pelo desembargador paulista Rizzatto Nunes, na coluna ABC do CDC. Leia o interessante artigo e saiba como orientar os filhos pequenos. (Clique aqui)

Sigilo bancário

A LC 105/01, que dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras, completa 10 anos. Aproveitando o ensejo, Tânia Nigri, procuradora do BC, indaga se temos o que comemorar diante da insegurança jurídica ocasionada pelas controversas decisões do Supremo em relação ao acesso da administração tributária aos dados dos contribuintes. (Clique aqui)

Consignados

Migalhas acompanha desde o início a saga dos consignados. Como sabem os leitores, o BB estava querendo, e pior, conseguindo, comprar exclusividade na oferta de crédito consignado aos servidores de vários Estados e prefeituras. Ou seja, os governadores e prefeitos vendiam o direito do servidor de escolher com qual instituição financeira iria tomar empréstimo. Mas o apetite nitidamente anticoncorrencial da instituição e o descaso dos administradores ao venderem direitos alheios foram sendo aos poucos refreados. É que os TJs, um a um, agindo com firmeza, derrubaram a famigerada exclusividade. Enquanto isso, o STJ preferiu fechar os olhos para a questão e foi concedendo suspensões de segurança a torto e a direito, fundamentando que o montante envolvido era vultoso. Passados vários meses da novela, o BC, em janeiro deste ano, resolveu dar um basta na situação e proibiu a exclusividade (clique aqui). Ontem, foi o TJ/BA que também colocou um ponto final na história, ao derrubar o monopólio do BB. Por 27 votos a 1, os desembargadores concederam a segurança requerida em dois MS, um de autoria da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais e o outro impetrado pela Associação Brasileira de Bancos - esta representada pelo escritório Angélico Advogados. (Clique aqui)

Sistema financeiro

O BC encerrou ontem a liquidação extrajudicial da distribuidora Capitânea, decretada em junho de 1989. Segundo o BC, o TJ/SP homologou a constituição de garantia de pagamento a todos os credores da massa falida, o que viabilizou o encerramento.

Recomendação ou ameaça ?

O MPF/RJ enviou recomendações aos bancos Santander e Itaú para que devolvam a clientes R$ 430 mi, ao todo, obtidos com tarifas cobradas indevidamente entre 2008 e 2010. Caso não façam a restituição, o MPF alerta que poderá entrar com processo por descumprimento de regulamentação do BC.

Migas

1 - TJ/SP reconhece direito à compensação de tributos com precatórios. (Clique aqui)

2 - SDI-2 do TST assegura o direito de substituir dinheiro por cotas de fundo de investimento como garantia em execuções provisórias. (Clique aqui)

3 - STF julga constitucional lei paulistana que instituiu progressividade da alíquota de IPTU. (Clique aqui)

4 - STJ entende que servidores inativos não são sujeitos ao desconto e recolhimento da contribuição sindical compulsória. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

A partir de hoje, o escritório Macedo Ramos - Zappa & Peluso Sociedades de Advogados passa a integrar o Catálogo Jurídico de Escritórios na capital das araucárias, Curitiba/PR. (Clique aqui)

TJ/PR

Desde ontem e até amanhã, as atividades e prazos processuais das varas do fórum Cível de Curitiba estão suspensos. O jornal Gazeta do Povo noticiou que o motivo foi um abalo no edifício ocorrido por volta das 12h de terça. O presidente do TJ/PR, Miguel Kfouri Neto, afirma ter tomado esta providência para zelar pela segurança dos funcionários e visitantes.

TJ/MG

CNJ determina ao TJ/MG a exoneração da servidora Leila Donizetti Freitas Santos Nunes do cargo de provimento em comissão de assessor judiciário do gabinete da 18ª câmara Cível. Leila é ex-esposa do desembargador Elpídio Donizetti Nunes e sua nomeação teria sido mencionada em acordo formalizado durante a separação judicial do casal. (Clique aqui)

TJ/RJ

O CNJ determinou a anulação de dispositivos no regimento interno do TJ/RJ e do TRF da 2ª região que dificultavam o acesso de advogados a processos no meio eletrônico. A resolução determinava que o advogado, sem procuração na ação e que quisesse ter acesso aos autos do processo eletrônico, tinha que fazer uma petição com o juiz competente. (Clique aqui)

TJ/SC

CNJ anula segunda fase de concurso para juiz substituto do TJ/SC, sob alegação de irregularidades no processo seletivo, como o favorecimento de candidatos e falhas na divulgação do conteúdo cobrado na seleção. (Clique aqui)

STJ

Pleno do STJ aprova emenda que altera a "Seção II do Regimento Interno", para atribuir ao presidente do tribunal a competência de decidir sobre pedidos de HC e revisões criminais inadmissíveis por incompetência manifesta, "impetrados ou ajuizados em causa própria ou por quem não seja advogado, defensor público ou procurador, encaminhando os autos ao órgão que repute competente".

Propriedade

A CSN foi reconhecida ontem como dona da International Investment Fund, em Belize, o que representa uma vitória na batalha judicial de três anos em NY, envolvendo Benjamin Steinbruch e o ex-diretor financeiro Lauro Rezende. O veredicto foi anunciado pelo juiz Harold Baer, da Corte do Distrito Sul de Nova York, após decisão do júri.

Assessoria

O escritório Almeida Advogados assessorou a gigante do setor químico, Sigma-Aldrich Corporation (Nasdaq: SIAL), que adquiriu todas as ações da Vetec Química Fina Ltda., empresa do Rio de Janeiro com presença em todo o Brasil.

Danos morais

STJ reconhece o direito de indenização por danos morais a consumidor que ingeriu leite condensado contaminado por um asqueroso ortóptero. A ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, destacou "a sensação de náusea, asco e repugnância que acomete aquele que descobre ter ingerido alimento contaminado por um inseto morto". (Clique aqui)

Lucros cessantes

A 4ª turma do STJ determinou que processo envolvendo lucros cessantes de um posto de gasolina de São Luís/MA retorne à origem para que sejam refeitos os cálculos dos valores a serem pagos pela distribuidora Esso. O posto foi destruído por um incêndio em 1992 e teve seu terreno posteriormente alugado pelo proprietário, que cobrava na Justiça o valor que a empresa deixou de lucrar durante o período após a destruição do posto. Para a ministra Isabel Gallotti, "os lucros cessantes devem ser apenas aqueles decorrentes diretamente do evento danoso, ou seja, o que a empresa razoavelmente deixou de lucrar durante o tempo necessário para reparar a destruição causada pelo incêndio". O advogado Ulisses César Martins de Sousa, do escritório Ulisses Sousa Advogados Associados, que patrocinou a causa pela distribuidora, defendeu que "na apuração do valor da indenização dos lucros cessantes devem ser abatidos do valor das receitas da empresa as despesas operacionais e os tributos". (Clique aqui)

DF

Recentemente, na análise do HC 185.495, a ministra Laurita Vaz concedeu liminar para que o procurador regional Ronaldo Albo não investigasse a promotora de Justiça do DF Deborah Guerner e seu marido, Jorge Guerner, presos sob acusação de atrapalhar a investigação no chamado caso do mensalão do DEM, nem os obrigasse a depor em seu gabinete. Esse HC, quando foi julgado no mérito, no STJ, recebeu voto divergente de um dos ministros da 5a turma, que entendeu agir o procurador regional em delegação do procurador-Geral da República e, por isso, remeteu o HC para ser julgado no STF. No último dia 24, o STF julgou o HC 107.327, impetrado pelo advogado Pedro Paulo Guerra de Medeiros, do escritório Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal, contra a decisão do STJ, e concedeu o remédio heroico determinando que o STJ julgue, sim, o HC, pois é de sua competência. Nos próximos dias, o STJ deverá, então, analisar dois habeas. Um, o HC 203.905, que ataca a prisão do casal Guerner, no qual foi concedida liminar pelo ministro Napoleão Nunes Maia, e outro, o HC 185.495, que atacava a investigação pelo procurador regional, que por sua vez teve liminar concedida pela ministra Laurita Vaz.

Bolsas

A 24ª vara Cível de SP confirmou decisão que antecipou efeitos de tutela e proibiu a empresa Village 284 de produzir, importar, exportar, manter em depósito e/ou comercializar produtos que violem os direitos autorais da grife internacional Hermès sobre a "Bolsa "Birkin" ou qualquer outro produto de sua titularidade. A Village 284 também foi condenada a indenizar a Hermès por danos materiais e morais. Para o juiz de Direito João Omar Marçura, "a farta documentação trazida aos autos não deixa dúvida quanto ao caráter de imitação atribuído aos produtos". (Clique aqui)

Migas

5 - Senado aprova seis projetos que irão à promulgação, dentre eles o acordo para reconhecimento de diplomas entre países do Mercosul. (Clique aqui)

6 - A 1ª turma Cível do Colégio Recursal de SP decide que condomínio pode ser representado por preposto nomeado pelo síndico. (Clique aqui)

7 - Governador Sérgio Cabral sanciona PL 378/11, que cria 178 cargos no MP/RJ. (Clique aqui)

8 - Assembleia paulista aprova PLC 6/05 que reorganiza a região metropolitana da Grande São Paulo. (Clique aqui)

Subcapitalização

Após reexaminar as disposições da lei 12.249/10, os advogados Giancarlo Chamma Matarazzo e Ricardo Calil, do escritório Pinheiro Neto Advogados, apresentam as novidades em relação às regras de subcapitalização e dedutibilidade de despesas trazidas pela IN 1154/11, emitida recentemente pela Secretaria da RF. (Clique aqui)

Ônus probatório

O STJ, em recente decisão, entendeu que a inversão do ônus da prova deve ocorrer preferencialmente no despacho saneador, ocasião em que o juiz decidirá as questões processuais pendentes e determinará as provas a serem produzidas, designando audiência de instrução e julgamento (art. 331, §§ 2º e 3º, do CPC). Essa decisão altera a jurisprudência até então predominante. Georges Humbert, sócio do escritório Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados, já sustentava esse entendimento, em monografia originariamente publicada em 2004. (Clique aqui)

TV a cabo

É furto ou estelionato a subtração de sinal de TV a cabo ? Na opinião do advogado Eudes Quintino de Oliveira Júnior, já que a ligação clandestina deste tipo de sinal não pode ser considerada conduta penalmente típica, visto que não se enquadra como energia, ela deve ser entendida como ilícito civil. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Mercado de trabalho

O site "The Am Law Daily" veiculou que o setor jurídico estadunidense deu uma guinada em abril e que, baseado nas grandes oportunidades divulgadas aos advogados nas últimas semanas, a tendência é que a contratação continue prosperando. (MI - clique aqui)

Cybercrime

Pesquisador italiano Rosario Valotta descobre falha no Internet Explorer que permite que hackers consigam dados de acesso do usuário do Facebook, Twitter e outros sites. (MI - clique aqui)

Apoio

Agustín Carstens, o mexicano que sonha com a direção do FMI, quer o apoio do Brasil. Por isso, visita Brasília na próxima semana. (LA - clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

  • Capítulo - XI

Desde o primeiro dia em que Amâncio viera conhecer a pensão e ali ficara - é preciso que se diga que foi mais por incapacidade de impor seus pontos de vista do que por opção -, Amelinha não parava de investir-se em sua direção, ajudada pelo irmão e pela cunhada.

Por esse tempo, Amâncio caiu doente, e foi recomendado pelo médico que fizesse repouso absoluto, embora as bexigas não fossem más, segundo o douto diagnóstico.

Amelinha não se despregou do lado de Amâncio, senão quando este dormia ou quando precisava ficar só. Chegou até a levar a costura para o segundo andar, e pôs-se a coser no corredor, assentada à porta do quarto de seu doente.

Transcorreram mais de quinze dias, no meio dos quais Lúcia foi posta para fora da pensão, pois os locandeiros perceberam o interesse de Amâncio por ela e temeram o fracasso da empresa de casá-lo com Amelinha.

Para Amâncio, só restara a irmã de Coqueiro, que era quem lhe arrumava o quarto, quem lhe cuidava da roupa e, já por fim, era até quem lhe levava o cafezinho pela manhã.

E se no capítulo anterior surgiram dúvidas sobre "o que vinha a ser aquela Amelinha ?", agora ela era a melhor das enfermeiras, a melhor das amigas, a melhor das mulheres.

Aconteceu algumas vezes, ao anoitecer, de Amélia subir para lhe pedir um livro emprestado, para saber se ele queria o chá no quarto ou se preferia descer à sala de jantar. Sempre havia um pretexto para lá ir e, depois de lá estar, sempre arranjava um motivo de demora.

Uma ocasião, todavia, estava ele no quarto, de costas para a porta e muito entretido a ler, quando Amélia, pé ante pé, entrou sem ser sentida e, encaminhando-se contra o moço, tomou-lhe a cabeça nas mãos e cobriu-lhe o rosto de beijos.

Parece que agora Amâncio foi fisgado...

Vejamos, amanhã, em mais um capítulo inédito. (Clique aqui)

____________

Lauda Legal

No trabalho humano, possibilidades extremas : a conquista da dignidade ou a sua perda, a chamada "alienação" dos teóricos econômicos de esquerda. Em todos os casos, impossível dissociá-lo da evolução humana. Em abordagens consistentes, a coletânea "Direito Coletivo do Trabalho" (390p.), coordenada por Candy Florencio Thome e Rodrigo Garcia Schwarz, abre-se com essas considerações e debruça-se sobre outros temas do Direito Laboral : negociação coletiva, liberdade sindical, flexibilizações, qualidade do meio ambiente do trabalho. Clique aqui e saiba mais sobre a obra a partir da resenha de Roberta Resende. Ao final, negocie com a sorte o seu direito a um exemplar, um presente da Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico.

Fachadas

Sobre a porta do escritório de Santos/SP, uma luminária tartaruga ilumina a entrada quando o anoitecer praiano se aproxima. A seção Fachadas é um brinde à diversidade arquitetônica das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. Para visualizar os detalhes ampliados, passe o mouse sobre a imagem. (Clique aqui)

Olho mágico

Espie, pelo Olho mágico, as oportunidades de emprego que estão pipocando na área jurídica. (Clique aqui)

Os Legais

A sabedoria é uma arte. Veja porque n'Os Legais de hoje. (Clique aqui)

"O senador"

Narrar a trajetória de um homem público envolve, muitas vezes, revelar "segredos de Estado". "O senador", que conta a história de vida de César Lacerda de Vergueiro, não foge à regra e traz passagens surpreendentes, para não dizer estonteantes, sobre figurões da política. Escrito por Hebert Carvalho e Eunice Nunes, o livro, que pode ser adquirido antecipadamente, será lançado no próximo dia 30, na Associação dos Antigos Alunos de Direito da USP, das 17 às 20h. (Clique aqui)

Constitucional

Amanhã, termina o "XXXI Congresso Brasileiro de Direito Constitucional". O encerramento será feito pelo vice-presidente Michel Temer, membro fundador do IBDC, e terá a presidência do professor Roberto Rosas, do escritório Rosas Advogados.

Mestre

O advogado Renato Cury - Pinheiro Neto Advogados - foi arguido ontem, na PUC/SP, por banca composta pelos professores Nélson Nery Júnior, Suzana Catta Preta Federighi e Alexandre Malfatti, a respeito da sua dissertação de mestrado "O Recall no Código de Defesa do Consumidor". Não sem muitos encômios, foi aprovado com nota 10.

Efeméride

A lei 10.456/02 determinou a celebração, hoje, do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Falecimento

Faleceu, aos 93 anos, o procurador do Estado de SP Abelardo Wagner, formado pelas Arcadas (Turma de 1944).

Baú migalheiro

Há 187 anos, no dia 26 de maio de 1824, era reconhecida a independência do Império do Brasil pelos Estados Unidos da América, sendo recebido, neste dia, pelo então presidente James Monroe o nosso encarregado de negócios, José Silvestre Rebêlo.

Sorteio

A obra "Análise das Divergências Jurisprudenciais no STF e STJ" (JusPodivm - 2ª edição - 574p.), de Rodrigo Leite e Miguel Josino, apresenta - em 12 capítulos - pesquisa dos julgados emanados do STF e do STJ. Um exemplar foi oferecido gentilmente pelo autor Rodrigo Leite. (Clique aqui)

Sorteio II

Um grande auxílio para acadêmicos e profissionais do Direito. Concorra a um exemplar do "Vade Mecum Esquematizado de Doutrina" (Rideel - 1.059p.), organizado por Gustavo Bregalda Neves e Kheyder Loyola. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 31, acontece o lançamento do título "Comentários ao Código de Defesa do Consumidor e Direitos do Usuário", de Henrique Emanuel Gomes Pedrosa. O evento será no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto (praça Floriano, s/nº, RJ), às 18h.

A Editora Del Rey lança, no próximo dia 6, a obra coletiva "Divórcio: Inovações e Consequências da EC 66/2010", coordenada pelo professor Luiz Fernando Valladão Nogueira. O lançamento ocorrerá às 19h, na Escola Superior Dom Helder Câmara (rua Álvares Maciel, 628, BH).

A Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico acaba de lançar o livro "Transformações Contemporâneas do Direito das Obrigações" (344p.), organizado por Mauricio Mota e Gustavo Kloh. O título reúne estudos sobre as tendências em temas relacionados às transformações que o Direito Civil tem sofrido, especificamente na questão do Direito Civil obrigacional e contratual contemporâneos.

Migalhíssimas

Nomes de peso participam hoje do evento "As 12 Melhores Práticas no Relacionamento entre Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos". Guilherme Amaral e Alfredo Zucca, do escritório AIDAR SBZ Advogados, ministrarão a palestra "O Foco Preventivo na Performance das Atividades da Empresa e a Integração do Escritório na Gestão Interna do Jurídico", e Luiz Renato do Valle de Moura Leite, da banca Saeki Advogados, abordará o tema "Como a Integração do Escritório com o Jurídico pode Otimizar a Gestão de Contratos e Aumentar a Segurança Jurídica da Empresa".

Hoje, Juliana Sá de Miranda, do escritório TozziniFreire Advogados, e Nathália Rocha de Lima, da banca Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados, participarão do debate "Direito Penal Empresarial : questões atuais". Informações : (11) 3060-2290.

Hoje, Fábio Ferreira Kujawski, do escritório Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados, ministrará a palestra "Contratos e Licitações", durante o "Expo-Fórum Infraestrutura e Investimento", que acontece até amanhã, no RJ. (Clique aqui)

Amanhã, às 19h, Pedro Paulo Guerra de Medeiros, do escritório Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal, palestrará sobre "A reforma do CPP", na subseção da OAB de Formosa/GO. (Clique aqui)

O advogado Paulo Sérgio João, do escritório Paulo Sergio João Advogados, será palestrante do "Seminário Internacional de Direito do Trabalho", amanhã, abordando o tema "Redução da Jornada de trabalho e impacto na economia". O evento é promovido pelo CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social, em SP. (Clique aqui)

Patricia Peck Pinheiro, do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, coordenará, no dia 1º/6, curso sobre "Segurança em Cloud Computing". Informações : (11) 2678-0188.

O escritório Lins Cattoni Advogados oferece, entre os dias 16 e 27/5, treinamentos sobre "Liderança e Preposto" a seus novos colaboradores. O evento acontece nas cidades de João Pessoa, Natal e Recife.

Créditos

No dia 27/5, a EPD - Escola Paulista de Direito promove o curso "Créditos Acumulados do ICMS/SP - Apropriação, Formação e Utilização", em SP. (Clique aqui)

Contabilidade

Luiz Jurandir Simões, professor da FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras e da FEA/USP, e Yara Cintra, professora da FEA/USP, organizam, no dia 30/5, das 17 às 18h, na FEA, palestra sobre "Contabilidade Social e Ambiental na Itália e Europa". O evento é gratuito e as vagas são limitadas. (Clique aqui)

Fundamentais

O curso "Pós-graduação em Direitos Fundamentais", preparado pelo IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, acontece de 2/6 a 30/7, em SP. (Clique aqui)

Previdenciário

O INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado realiza, nos dias 3 e 4/6, o curso "Como Advogar em Direito Previdenciário", em Mossoró/RN. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa promove, no dia 3/6, o seminário "Contratos bancários" (clique aqui) e, no dia 14/6, "Saúde e Segurança no Trabalho em Usinas do Setor Sucroalcooleiro" (clique aqui), ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

BB

No dia 6/6, das 8 às 12h45, o Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA. promove o curso Banco do Brasil - Retransmissão. O curso tem como objetivo preparar o aluno para o concurso do Banco do Brasil, especificamente para o cargo de escriturário - nível médio. (Clique aqui)

Cursos

A AASP oferece vagas-cortesia para dois cursos : "A Multa Judicial Fixada para o Cumprimento de Obrigações Específicas - art. 461 do CPC", no dia 6/6 (clique aqui), e "Recursos: Principais Inovações do Projeto do Novo CPC", nos dias 7 e 9/6 (clique aqui).

Eventos

No dia 9/6, a FISCOSoft Editora promove dois cursos : "Linha Azul" (clique aqui) e "DIPJ 2011 - Empresas Tributadas com Base no Lucro Real", ambos em SP (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Fenalaw

Grandes nomes do setor jurídico estarão presentes na Fenalaw 2011. No RJ, a feira acontece nos dias 14 e 15/6 (clique aqui). Já em SP, a feira acontece de 18 a 20/10 (clique aqui).

Avançado

A partir do dia 20/6, a Rede de Ensino LFG promove o "Curso Avançado de Nível Médio". Informações e inscrições, 0800-884-4800 ou clique aqui.

Debates

Hoje, a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP realiza o "I Congresso de Direito e Liberdade Religiosa", no Salão Nobre da Câmara Municipal de SP (clique aqui). Já a Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB/SP promove o "2º Encontro de Direito Ambiental da OAB/SP e Câmara Ambiental do TJ/SP", no salão Nobre da Ordem (clique aqui).

Cidadania

De 30/5 a 1/6, será realizado o seminário "Violência e Cidadania", organizado pelo Decanato do CTCH e pelo Departamento de Direito da PUC-Rio. (Clique aqui)

CONTRAPONTO

O programa desta semana, sob o comando da jornalista Roberta Tilkian, recebe Fermino Magnani Filho. O CONTRAPONTO vai ao ar hoje, às 22h30, na TV Aberta de São Paulo, e sábado, às 13h, domingo, às 15h, e quinta-feira às 10h, na TV Justiça.

Iluminuras

No programa desta semana, o trabalho comentado é o "Bestiario", publicado no RJ, em 1958. O texto foi extraído do Tratado Descritivo do Brasil sobre a costa Brasílica, em 1587. No quadro Encontro com Autor, o entrevistado será o promotor de Justiça Ronaldo Batista Pinto, que irá falar de seu livro : "Estatuto do Torcedor Comentado". O Iluminuras vai ao ar sexta-feira, às 8h30, sábado, às 12h, e segunda-feira, às 18h, na TV Justiça.

Congratulados

Evento : A sortuda que faturou a vaga-cortesia para o curso "Processo de Conhecimento", realizado pela AASP, amanhã, em SP, é a advogada Maria Luísa Beltrão Lemos. (Clique aqui)

Evento : A ganhadora da vaga-cortesia para o curso "Teses Tributárias", promovido pela Sodepe Brasil, amanhã, em SP, é Janaina Carla de Lima, do escritório Cardoso de Mello Advocacia. (Clique aqui)

Evento : Amanda de Almeida Nogueira Colloca é a ganhadora da vaga-cortesia para o curso "O Ressarcimento da Substituição Tributária do ICMS", que a Sodepe Brasil promove no dia 30/5, em SP. (Clique aqui)

Evento : A vaga-cortesia para o curso "O ISS, ICMS e IPI aplicáveis a Construção Civil", que a FISCOSoft Editora promove em SP, no dia 28/5, vai para Andréia Cristine Tavares Siraque. (Clique aqui)

Lauda Legal : Clarice Giamarino, advogada em Indaiatuba/SP, ganhou a obra "Divórcio Judicial e Administrativo" (Del Rey - 118p.), de Dimas Messias de Carvalho. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O livro "Curso de Direito Administrativo" (Fórum - 7ª edição - 1.308p.), de Marçal Justen Filho, sócio da banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, vai para Régio Pedroso, da Fresenius Kabi Brasil Ltda., de Campinas/SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

GO/Leopoldo de Bulhões
MA/Caratupera
MA/Magalhães de Almeida
MA/Tuntum
MA/Tutóia
MG/Bambuí
MG/Cerro Azul
MG/Minas Novas
MG/Ibiraci
MG/Jacuí
MG/Porteirinha
MG/Sabinópolis
MT/Alto Taquari
MT/Aripuanã
MT/São João dos Quatro Marcos
PA/Curralinho
PE/Bom Jardim
PE/São José do Egito
PR/Rio Branco do Sul
PR/São Matheus do Sul
RN/Luís Gomes

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Democrats Put G.O.P. on Spot as Medicare Plan Fails"

The Washington Post - EUA

"GOP sticks to Medicare proposal"

Le Monde - França

"Candidate, Mme. Lagarde est en tête dans la course au FMI"

Corriere Della Sera - Itália

"Berlusconi all'attacco in tv"

Le Figaro - França

"Le chômage continue de baisser en France"

Clarín - Argentina

"YPF aplica desde hoy una suba de 4% en todos los combustibles"

Público - Portugal

"Pagamentos extras a auto-estradas são ilegais, diz o Tribunal de Contas"

El País - Espanha

"Zapatero se enfrenta a la revuelta en el PSOE para evitar el congreso"

Die Welt - Alemanha

"Warnung vor Tomaten, Gurken und Salat"

The Guardian - Inglaterra

"The Obamas seize the day"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Caso Palocci faz Dilma ceder a aliados insastisfeitos"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Me leva"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Após derrota, Dilma cede a aliados no Congresso"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula toma rédeas, comanda líderes e dá pito em ministros"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Ficha-suja trabalha como assessor do governador"

Correio Braziliense - Brasília

"Dilma dá zero para kit gay nas escolas"

Gazeta do Povo - Paraná

"Dilma emparedada"

Zero Hora - Porto Alegre

"Lula assume operação para abafar Caso Palocci"

O Povo - Ceará

"O fim do sonho"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Bebê peregrina por hospitais até morrer"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Telefônica

Escritórios :

· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Amary Zakka Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Paula Santos Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Ediberto Diamantino Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Serdon Recortes
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· Westchester Financial Group
· Zurich Brasil Seguros
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Pesquisas e Estudos Jurídicos de Mato Grosso do Sul - CEPEJUS
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· Direito GV
· e-finanças FIA - Fundação Instituto de Administração
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR