INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.879

MIGALHAS nº 2.879

Terça-feira, 22 de maio de 2012 - Migalhas nº 2.879 - Fechamento às 11h.

"O sentimento revanchista, mesmo que seja socialmente difundido, não pode ter o abono da jurisdição: é preciso que todos entendamos que o modo desejável de coibir abusos, reprimir infrações, punir delinquentes, prevenir desmandos ou apurar ilícitos é o que respeita as conquistas da civilização, as criações da cultura, os direitos humanos e as prerrogativas processuais das pessoas."

Cesar Asfor Rocha,
in "Cartas a um jovem juiz"

Memória

Impedir o esquecimento por apagamento de rastros da violação de Direitos Humanos. Eis, em essência, a nobre função da Comissão da Verdade, nas sábias palavras do Professor Celso Lafer. Ao tecer considerações sobre a recém-instalada Comissão e sua importância na "Justiça de Transição", o Mestre ressalta que suas atividades não possuem caráter jurisdicional ou punitivo : o trabalho da Comissão representará "uma institucionalizada vontade de memória coletiva cidadã dos males do desrespeito aos direitos humanos". (Clique aqui)

Revelação

"A história não se faz de ocultação. A história se faz de revelação, boa ou má, mas revelação." Em entrevista exclusiva à TV Migalhas, durante evento da AASP, Walter Ceneviva destaca a relevância da Comissão da Verdade. (Clique aqui)

América Latina

Enquanto os brasileiros se agitam com a criação da Comissão da Verdade, outros países da América Latina, que já possuem um órgão para apurar violações aos direitos humanos, julgam seus malfeitores. (Clique aqui)

Duas décadas

Nomeado em 1992 para o STJ, o ministro Cesar Asfor Rocha completa hoje 20 anos de atividades ininterruptas na Corte. É o decano do Superior Tribunal. Sob o seu comando, o STJ entrou definitivamente na era digital, consolidou os recursos repetitivos, disponibilizou novos serviços e incrementou a integração com organismos internacionais. (Clique aqui)

Festividade

Em Brasília, onde hoje será homenageado, o ministro Cesar Asfor Rocha lançará significativa coleção de livros, composta de quatro títulos, em seis volumes. O evento será no Salão Nobre, no Edifício dos Plenários (setor de Administração Federal Sul, quadra 6, lote 1, trecho III), às 19h. (Clique aqui)

Vaga no STJ

Os procuradores de Justiça Sérgio Luiz Kukina (MP/PR), Sammy Barbosa Lopes (MP/AC) e José Eduardo Sabo Paes (MP/DF) foram escolhidos para compor a lista tríplice para a escolha do novo ministro do STJ. Eles concorrem à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido, em maio do ano passado. Dado significativo (e inédito) é o fato de que não foi escolhido para a lista tríplice nenhum representante do MPF. (Clique aqui)

Brincadeira tem hora

Na próxima quinta-feira, toma posse (?) no CNJ o advogado Emmanuel Campelo de Souza Pereira. Ele integrará o Conselho indicado pela Câmara. Desconhecido do meio jurídico, também, tal seria, pois tem apenas 31 anos de idade (28/1/1981), tendo se bacharelado em Direito outro dia, em 2004, Emmanoel tem em seu currículo o fato de ser filho do ministro do TST, Emanuel Pereira. Sabendo-se que se trata de indicação política (advinda da Câmara) os deputados tupiniquins poderiam ter ao menos um pouco de consideração com as instituições. Mas não é só uma questão de respeito. Com efeito, a bem de ver, trata-se de indicação inconstitucional. Senão, vejamos. O artigo 103-B da CF/88 dizia, com acerto, que os integrantes do CNJ deveriam ter ao menos 35 anos de idade. O que, aliás, é lógico, uma vez que é este um requisito objetivo para compor os Tribunais superiores. Pois bem, em 2009, a EC 61 alterou a redação deste artigo, suprimindo a idade mínima. No entanto, a idade, s.m.j, continua sendo de 35 anos. Não fosse assim, como explicar que alguém que não tem requisito para ser ministro do STJ possa julgar um ministro do STJ ? Ou a EC 61, neste ponto, é inconstitucional, ou a interpretação a ser dada ao 103-B é a de que a idade mínima está implícita pelo fato de que quem não pode ser ministro não pode julgar ministro. Enfim, parece-nos que a indicação do jovem advogado não resiste a um sopro de questionamento no STF. Daqui a quatro anos, quem sabe, a cadeira estará lá. Agora, não dá pé. E, convenhamos, o CNJ merece ser respeitado.

Migalhas dos leitores - Carreira

"Caro diretor redator, estando em pleno, integral e ininterrupto exercício da advocacia, assinalo, hoje, 50 (cinquenta) anos de inscrição nos quadros da OAB/SP, sob 14.221. Faço parte da Turma de 1961 da PUC-Campinas. Não fossem as atuais dificuldades para o exercício da profissão, entre elas a invencível morosidade do Judiciário, eu poderia dizer que a comemoração desses anos de incessante trabalho seria digna de festa! O Boletim Migalhas tem sido uma agradável e útil companhia, ajudando a manter acesa a crença em dias melhores." Paulo Marques de Figueiredo Jr.

Serviços de telefonia

A 1ª seção do STJ iniciou julgamento que discute a incidência de ICMS sobre serviços suplementares de telefonia celular. Após dez anos de jurisprudência contra a tributação e uma súmula contrária à cobrança de imposto sobre habilitação, os ministros, desta vez, caminham para dar uma decisão favorável aos governos estaduais. Ao analisar um processo da Fazenda do RJ contra a Vivo, três dos dez ministros que compõem a seção entenderam que esses serviços são imprescindíveis à comunicação e, portanto, devem ser tributados. Como se vê, a questão é bem delicada. No entendimento de Mírian Lavocat, do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados, o julgamento deveria ser suspenso, já que, em sede de recurso representativo da controvérsia, as associações de classe não foram intimadas para intervir como amicus curiae. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

O Catálogo Jurídico reúne os melhores escritórios de advocacia num verdadeiro networking eletrônico. Aproveite para conhecer a banca Cesar Marcos Klouri Advogados localizada em São Paulo/SP. (Clique aqui)

$$$

O governo anunciou um pacote de medidas para estimular o crédito no país. Entre elas, a redução do IPI para compra de carros e a diminuição do IOF para todas as operações de crédito de pessoas físicas.

Na Real

O governo Dilma testa uma nova política econômica. Para os colunistas José Marcio Mendonça e Francisco Petros, os ventos do exterior sopram cada vez mais incertezas e o mar interior não está nada róseo. (Clique aqui)

Cibercrimes

Quem criar perfis falsos em redes sociais responderá pelo crime de falsidade ideológica. A proposta foi aprovada pela comissão que elabora o novo CP, que também incluiu outras questões cibernéticas no anteprojeto. (Clique aqui)

CPI Cachoeira

Carlinhos Cachoeira terá de depor hoje na sua CPI. O ministro Celso de Mello decidiu que a liminar, concedida na semana passada, não tem mais validade depois de a Comissão ter liberado a entrada da defesa de Cachoeira na sua sala-cofre.

!!!!!!!!

Deputado Renato Elman, do PT/RJ, solicitou a elaboração de PL estabelecendo, entre outras coisas, eleição direta para presidente do Conselho Federal e a proporcionalidade na composição do Conselho. Além disso, pede a transparência da publicidade das receitas e controle do TCU.

OAB

Diante do desprestígio da Ordem, atualmente, periga o PL acima passar pelo Legislativo como um furacão. A propósito, nada se falou sobre a ausência da OAB na Comissão da Verdade. É um duro golpe na memória de Raymundo Faoro.

Latinório

In malan partem ou in malam partem ? Na coluna de hoje o desembargador aposentado Silvio Teixeira ensina a forma correta da expressão que aparece quando se cuida de interpretação de normas e, em matéria penal, do uso da analogia, como instrumento de interpretação. (Clique aqui)

Espanhol jurídico

Na coluna de hoje, Nuria Bertachini aborda o juicio de amparo, garantia constitucional criada no ordenamento jurídico mexicano em meados do século XIX. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Plano de saúde deve informar descredenciamento de médicos e hospitais. (Clique aqui)

2 - STJ - Banco pode fornecer endereço de devedor de cheque sem fundos. (Clique aqui)

3 - TJ/SC - Negativação do nome por três dias não gera indenização. (Clique aqui)

4 - CNJ - Juiz deverá ser responsável por setor de precatórios dos Tribunais. (Clique aqui)

5 - TRT da 2ª região pretende reduzir o tamanho da sala do advogado no fórum Ruy Barbosa. A OAB/SP já mobiliza-se contra a medida. (Clique aqui)

6 - TJ/SP julga recurso do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra contra decisão que o declarou responsável por torturas durante a ditadura. (Clique aqui)

7 - MJ cria manual de acesso a documentos da Comissão de Anistia. (Clique aqui)

"Rabulândia"

Ao traçar um paralelo entre a relação de empresas e clientes com faculdades e alunos, o advogado Ronnie Duarte, diretor-geral da Escola de Advocacia da OAB/PE, alerta para os problemas da educação superior, com foco na memorização das leis e no preparo para concursos públicos em detrimento do conhecimento e da capacidade de pensar o Direito enquanto ciência. (Clique aqui)

Cadastro positivo

Acerca da lei 12.414/11, que trata do registro de informações positivas junto aos cadastros de proteção ao crédito, Fernando Sacco Neto, superintendente Jurídico da Boa Vista Serviços S/A, observa que o diploma legal auxilia o consumidor a prevenir-se do superendividamento e ajuda a evitar a concessão inadequada de crédito. "A lei equiparou o Brasil às principais economias desenvolvidas, as quais há tempos adotam a metodologia de cadastramento de informações negativas e positivas". (Clique aqui)

Judiciário X planos de saúde

Em muitos dos processos submetidos ao Judiciário envolvendo planos de saúde e beneficiários, a operadora do plano procedeu exatamente conforme a normativa da ANS e mesmo assim acabou penalizada. O apontamento é do advogado André Pereira Ribeira, do escritório Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados, que afirma que o completo desprezo do Judiciário às normas especiais que regem a atividade das operadoras acaba por instalar a mais plena insegurança jurídica. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Crise de 2008

Órgão garantidor de depósitos de correntistas dos EUA, FDIC aciona Bank of America, Citigroup, J.P. Morgan e outros grandes bancos por enganarem clientes durante a crise imobiliária de 2008. (MI - clique aqui)

Azeite

Para a Espanha, EUA e Brasil travam as importações de azeite de oliva, aumentando a produção local. (LA - clique aqui)

Negócios

A brasileira Duratex comprou 25% das ações da colombiana Tablemac. (LA - clique aqui)

_____________

Fraudes

O CNJ investigará os desembargadores Rafael Godeiro Sobrinho e Osvaldo Soares Cruz, do TJ/RN, suspeitos de cometer irregularidades na administração do setor de precatórios do Tribunal. (Clique aqui)

Improbidade

O TJ/MT determinou o afastamento do defensor público geral do Estado, André Prieto, pelo período de 120 dias por supostas irregularidades no pagamento de despesas com passagens aéreas. (Clique aqui)

Cade

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado analisa amanhã a indicação de três integrantes do Cade. Entre as indicações a serem analisadas estão a de Vinicius Marques de Carvalho para a presidência do Conselho, Alessandro Serafin Octaviani Luis, indicado à recondução, e Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo para o cargo de superintendente-geral.

Cade - II

A nova lei do Cade entra em vigor no próximo dia 29. Conheça os principais aspectos da norma a partir de textos assinados por festejados articulistas. (Clique aqui)

Código Comercial

O professor Tiago Asfor Rocha Lima, do escritório Rocha, Marinho e Sales Advogados, será ouvido amanhã pela comissão especial que discute o Código Comercial. (Clique aqui)

Diversidade sexual

No ano passado, a Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB entregou ao presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, o anteprojeto do Estatuto da Diversidade Sexual. Agora, uma campanha pretende colher mais de 1 milhão de assinaturas para que o projeto, que criminaliza a homofobia e prevê políticas públicas, seja apresentado por iniciativa popular. (Clique aqui)

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Lauda Legal

Em texto cuja informalidade lembra um bate-papo, o autor Carlos Celso Orcesi da Costa analisa e comenta, uma a uma, as disposições da lei 12.414/11. Clique aqui para ler a resenha de Roberta Resende e conheça a obra "Cadastro Positivo" (327p.), mais um grande título da Editora Saraiva. Ao final, deixe seu nome para o sorteio de um exemplar.

Fachadas

Em terras de Evo Morales, o escritório de cores fortes e detalhes em madeira harmoniza com o clima quente de Santa Cruz de la Sierra/Bolívia. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Acidente

Faleceu no último domingo, aos 25 anos, o acadêmico de Direito Juarez Toti Filho, em um acidente automobilístico em Taubaté/SP. A Associação Atlética Acadêmica "William Beny Bloch Telles Alves" e o Diretório Acadêmico "Prof. Alfredo José Balbi", da Unitau, por meio de nota, expressam suas condolências à família.

Baú migalheiro

Há 122 anos, no dia 22 de maio de 1890, o decreto 416 eximiu a Intendência Municipal da capital Federal do pagamento das custas dos processos em que descaísse o promotor público ou a que fossem condenados os presos pobres. No art. 4º dispôs que nenhum advogado poderia exercer a sua profissão no Júri da capital Federal sem inscrever-se no Tribunal da Relação como advogado do foro criminal ; e todos os inscritos seriam obrigados a defender os réus pobres, incorrendo na multa de 20$000 o que, sem motivo justificado, deixasse de comparecer ou funcionar depois de convidado pelo juiz, multa que seria cobrada executivamente, revertendo para o que o substituísse.

Sorteio

A obra "Direitos Autorais e a Tutela de Urgência na Proteção da Obra Psicografada" (Leud - 80p.), de Renata Soltanovitch, é a próxima a ser sorteada. O exemplar foi doado pela autora. (Clique aqui)

Direto da redação : Nosso muito obrigado à advogada pelo exemplar da obra que nos foi enviado. Já está em destaque no acervo migalheiro.

Lançamentos

No próximo dia 24, a Editora Saraiva lança a obra "Crime Organizado", coordenada por Ana Flávia Messa e José Reinaldo Guimarães Carneiro. O evento será na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618, SP), a partir das 18h. (Clique aqui)

A Editora RT - Revista dos Tribunais acaba de lançar a 3ª edição do livro "Repercussão Geral", de Bruno Dantas.

Migalhíssimas

Hélio Navarro, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, participa nesta semana do evento "Brazil Invest 2012", em Hong Kong, na China. O advogado fará uma palestra sobre a legislação aplicável às licitações e aos contratos públicos. O encontro, que acontece até amanhã, tem o objetivo de levar aos investidores asiáticos informações sobre as oportunidades de investimentos e negócios no Brasil, decorrentes, principalmente, da Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016 e do PAC2.

No dia 24/5, às 19h, Eduardo Reale, do escritório Reale e Moreira Porto Advogados Associados, ministrará a aula "Crimes de cartel", durante o curso de extensão universitária "Ilícitos Econômicos", na Escola Superior do Ministério Público de SP (rua Treze de Maio, 1.259 - Bela Vista, SP).

O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados participará, no dia 31/5, em BH, do "One Day Seminar", evento que tratará da reestruturação e recuperação de empresas, promovido pela Turnaround Management Assossiation Brasil. A advogada Renata Martins de Oliveira palestrará sobre "As garantias em face da recuperação judicial e da falência", às 11h.

O advogado Coriolano Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados, participou nos últimos dias 18, 19 e 20, como professor convidado, da Reunião Conjunta do Órgão Consultivo e de Presidentes Regionais do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas em Brasília/DF.

Exame de Ordem

O IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa lança o curso "Prática Administrativa", voltado à preparação para a 2ª fase do exame de Ordem e aos profissionais que atuam na área. O curso é ministrado pelo professor Wander Garcia. (Clique aqui)

Benefício

O curso "Conceitos, Peculiaridades e Prática no Requerimento de Benefício por Incapacidade", promovido pela Editora Lex, acontece no dia 26/5, em Curitiba/PR. (Clique aqui)

Marketing Jurídico

A AASP promove o curso "Planejamento, Estratégia e Marketing Jurídico para Advogados", de 28 a 31/5, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Participe

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela FISCOSoft Editora para os cursos "CIAP - Controle de Créditos de ICMS do Ativo Permanente - Modelo tradicional e Bloco G" (clique aqui), nos dias 28 e 29/5, e "RADAR - Normas e Procedimentos" (clique aqui), no dia 11/6, ambos em SP.

Regimes tributários

O curso "Os Regimes Tributários sob o Enfoque Gerencial", promovido pela Sodepe Brasil, acontece no dia 29/5, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Eventos

A Central Prática Educação Corporativa promove os cursos "Eireli - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada" (clique aqui), no dia 29/5, em SP, e "Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados" (clique aqui), de 30/5 a 1º/6, em BH. Concorra a vagas-cortesia.

Curso

No dia 6/6, a Eduk Brasil realiza o curso "Cruzamento de Informaço~es DIPJ, DCTF, DACON, DIRF e DCOMP", em SP. (Clique aqui)

Levantamento

A EPD - Escola Paulista de Direito promove o curso "Levantamento de Locais de Crime", a partir de 11/6, em SP. (Clique aqui)

Sortudos

Evento : Letícia Gerard Tavares Málaga ganhou a vaga-cortesia para o curso "Créditos de PIS, COFINS, IPI e ICMS/SP - Apuração e apropriação", promovido pela FISCOSoft Editora, nos dias 24 e 25/5, em SP. (Clique aqui)

Evento : Os ganhadores das vagas-cortesia para o seminário "Gerenciamento de Contratos Empresariais", promovido pela Central Prática Educação Corporativa, são Ji Yoon Lee e Alessandra Scarpini Alves. O evento acontece no dia 24/5, em SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Eduardo Frezza, analista jurídico da Zilor Energia e Alimentos, de Lençóis Paulista/SP, ganhou o livro "Setor Sucroenergético e sua Adequada Regulação - Sustentabilidade x Viabilidade Econômica" (Juruá - 234p.), de Rogério Alessandre de Oliveira Castro. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Mâncio Lima
AL/Matriz de Camaragibe
AM/Nhamundá
BA/Camamu
BA/Morpará
BA/Planalto
GO/Ivolândia
MA/Araioses
MA/Esperantinópolis
MA/Tutóia
MG/Divino das Laranjeiras
MT/Porto Esperidião
PA/Redenção
PE/Machados
PE/Quixabá
RS/Gaurama
SC/Anita Garibaldi

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Qaeda Link Seen in Deadly Blast in Yemen Capital"

The Washington Post - EUA

"Obama, Romney tied on economy"

Le Monde - França

"Dans les ministères, la course aux 400 postes-clés du nouveau pouvoir"

Corriere Della Sera - Itália

"La sorpresa di Parma, più città a sinistra"

Le Figaro - França

"La ministre de la Justice veut moins de repression"

Clarín - Argentina

"Aumentos de hasta $ 1.200 em el subte: levantaron el paro"

Público - Portugal

"Conselho de Finanças Públicas critica corte de salários e investimento"

Die Welt - Alemanha

"EZB fordert Fiskalpakt ohne Abstriche"

The Guardian - Inglaterra

"Reprieve for nuclear reactors puts energy plans in doubt"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Como em 2008, governo corta IPI de carros e amplia crédito"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Governo reduz impostos para estimular consumo"

O Globo - Rio de Janeiro

"Governo tenta de novo conter queda do PIB pelo consumo"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Savassi apela para segurança privada"

Correio Braziliense - Brasília

"Governistas se apegam à mordomia do 14º e 15º"

Gazeta do Povo - Paraná

"Governador determina intervenção na Polícia Civil"

Zero Hora - Porto Alegre

"Pacote torna venda a crédito mais barata e reduz preço do carro"

O Povo - Ceará

"81% já sabem ler e escrever: Número de crianças alfabetizadas dobra em cinco anos"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Pacote estimula a compra de veículos"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Souza Cruz
· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Caiafa Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Leslie Amendolara - Direito Empresarial
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Prudência
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· Eduk Brasil
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Fence Consultoria Empresarial Ltda.
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda.
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR