INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.010

MIGALHAS nº 3.010

Sexta-feira, 30 de novembro de 2012 - Migalhas nº 3.010 - Fechamento às 11h.

"A missão do homem honrado não limita as suas funções ao círculo de uma freguesia."

Camilo Castelo Branco

OAB/SP

Marcos da Costa foi eleito presidente da seccional bandeirante da Ordem para o triênio 2013/15. (Clique aqui)

Apuração parcial

Candidato

Votos

%

Marcos da Costa

54.257

41,37

Alberto Toron

49.205

37,52

Ricardo Sayeg

27.688

21,11

OAB/ES

O candidato Homero Junger Mafra foi reeleito presidente da OAB/ES com 63,17% dos votos. (Clique aqui)

OAB nacional

Confira como está, até o momento, a composição do Conselho Federal da OAB. (Clique aqui)

OAB

Findas as eleições na maior seccional da Ordem, São Paulo, as atenções se voltam ainda mais para a escolha do novo presidente da OAB nacional. De fato, são os novos Conselheiros Federais que escolherão quem será o batonnier da advocacia brasileira. Dois candidatos se apresentam : Alberto de Paula Machado e Marcus Vinícius Furtado Coelho. A eleição, para quem não sabe, é nominal, e não por bancada. Ou seja, cada conselheiro tem seu voto. Assim, por mais que alguns presidentes de seccionais estejam declarando apoio a um candidato, pode ocorrer de um integrante de sua bancada votar em outro. São Paulo é um exemplo disso : dois votos devem ser de Marcus Vinícius e um de Alberto. Outro exemplo é o Rio de Janeiro, onde o que se dá é o inverso : dois votos são de Alberto e um de Marcus Vinícius. Por outro lado, há Estados que fecharam a questão em torno de um nome e a bancada seguirá unida, como é o caso do Distrito Federal, onde o presidente Ibaneis Rocha declara que os três votos serão dados ao candidato Marcus Vinícius. Os apoios vão sendo apresentados, mas ainda não se pode dizer quem ganhará. Como já dito, a escolha é nominal e por voto secreto. A propósito, é digno de nota o fato de que a OAB, que tanto prega a transparência e o voto aberto no parlamento, ainda mantenha a escolha de seu líder sendo feita por meio de voto oculto.

_____________

Petróleo

Dilma sanciona hoje - com promessa de veto - o projeto aprovado na Câmara que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo. (Clique aqui)

Royalties

O advogado Cid Heraclito de Queiroz, em artigo no Estadão, fala dos royalties do petróleo. Para ele, Dilma deveria vetar o projeto integralmente pois a questão "não pode ser objeto de um simples PL, mas de uma emenda constitucional, que respeite os direitos adquiridos de Estados e municípios, no momento da promulgação da CF, e considere as possibilidades futuras".

Vapt-vupt

Ministro Teori Zavascki tomou posse ontem no Supremo. A solenidade realizada no plenário durou 12 minutos. (Clique aqui)

Efeitos do mensalão !!!!!

A AMB e Anamatra ajuizaram ADIn contra a EC 41/03, que instituiu a segunda etapa da reforma da previdência no governo Lula em 2003. As entidades alegam que houve "vício de inconstitucionalidade formal" na aprovação da proposta porque, conforme mostrou o julgamento do mensalão pelo próprio Tribunal, houve a compra de apoio político "perpetrado por integrantes do Poder Executivo em face de membros do Poder Legislativo". (Clique aqui)

"Novela em Migalhas"

Após tensa conversação com seu primo e pretendente Fernão Pereira, o senhor de lavras em Diamantina, nossa heroína Bárbara Magalhães terá que enfrentar outro homem que almeja dirigir-lhe o destino, seu próprio pai. É essa conversa que nos será dada conhecer no capítulo de hoje. Ainda hoje, fiel leitor, inteire-se também do teor da tertúlia. (Clique aqui)

Catálogo Jurídico

O Catálogo Jurídico de Escritórios reúne bancas espalhadas Brasil afora. Conheça a seção e visite o escritório Messias Advogados Associados, na cidade de Vilhena/RO. (Clique aqui)

Exame de Ordem

Votação de pedido de urgência para o PL 2.154/11, que põe fim à exigência do exame de Ordem para o exercício da advocacia, foi adiada devido à discordância de diversos deputados.

Autonomia financeira

A Câmara aprovou o PLP 114/11, que regulamenta a autonomia financeira e orçamentária das Defensorias Públicas dos estados. A proposta estabelece um percentual de até 2% da receita corrente líquida dos Estados, exclusivamente destinado ao investimento nas despesas de pessoal das Defensorias. O projeto segue agora para sanção presidencial.

Cultura

EC 71/12, publicada hoje, institui Sistema Nacional de Cultura. (Clique aqui)

Migas

1 - STF assegura divulgação nominal da remuneração dos servidores da JF/RJ. (Clique aqui)

2 - TST - Professor de línguas sem registro no MEC consegue mesmos direitos dos registrados. (Clique aqui)

3 - CNJ - Suspensa norma que limitava acesso de advogados a processos no CE. (Clique aqui)

4 - TJ/PB - BB é multado em R$ 200 mil por descumprir lei das filas. (Clique aqui)

5 - RJ - Atriz Claudia Lira é absolvida da acusação de ter agredido a ex-sogra em frente ao colégio da filha. (Clique aqui)

6 - PL 2.214/11 - Dispõe sobre o processamento de recursos no âmbito da JT. (Clique aqui)

Gorjetas

Na semana passada, o TST entendeu que restaurante não pode reter ou dividir gorjeta recebida pelos garçons. De acordo com a 6ª turma, em julgamento de ação trabalhista movida por funcionário do hotel histórico de luxo Convento do Carmo, de Salvador/BA, negociação coletiva que autoriza tal prática viola os direitos do trabalhador (clique aqui). Em nota enviada à nossa redação, o escritório Abdala, Castilho e Fernandes Advogados Associados informa que foi contratado pelo Grupo Pestana Hotéis, proprietário do Hotel Pestana Convento do Carmo S.A, para recorrer da decisão. O advogado Roberto Pessoa cuidará desse e de todos os outros processos do grupo sobre o mesmo tema.

STJD

O vice-presidente do STJD Caio Cesar Vieira Rocha, do escritório Rocha, Marinho e Sales Advogados, é destaque na revista O Povo Cenário. Em matéria intitulada "Os donos da bola", Caio e Flavio Zveiter, presidente do Tribunal, respondem perguntas sobre violência nos estádios, uso de recursos tecnológicos pelos árbitros, unificação de punições, entre outras. (Clique aqui)

Copa

O governo paulista informou que estuda enviar à Assembleia Legislativa um PL para liberar o consumo de cerveja na Copa 2014.

"Os cálculos falham"

Na última terça-feira, alertávamos para o fato de que um drama jurídico está prestes a acontecer na cidade de São Paulo. Com um grito de socorro, AASP, IASP e OAB/SP ingressaram no CNJ com pedido de providências para suspensão do cronograma de implantação do PJ-e no fórum João Mendes Jr, prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, 3/12 (clique aqui). Para nossa surpresa, migalheiros de outros cantos do país relatam dificuldades que estão tendo com o novo sistema.

Migalhas dos leitores - Grito de socorro

"Em Fortaleza/CE, a Justiça Estadual vive a mesma realidade, já que, desde de meados do mês de novembro do corrente ano, o TJ/CE somente vem permitindo o ajuizamento de novas ações, através do sistema virtualizado E-saj (Migalhas 3.008 - 28/11/12 - "Os cálculos falham" - clique aqui). Ou seja, não mais se aceita o acesso à Justiça dos jurisdicionados, por meio da petição inicial impressa. De uma situação de tal natureza, cai por terra, ou no mínimo se limita, o direito constitucional de acesso à Justiça dos cidadãos. Ora, como fica a situação daquele advogado que não tem o certificado digital? E aqueles colegas da velha guarda que ainda usam máquinas de escrever para pleitear o direito de seus clientes? Ou aqueles que simplesmente não utilizam ou são avessos à internet? Esses não têm direito à prestação jurisdicional? Também podemos citar os casos em que a petição inicial possui milhares de folhas. O advogado terá que digitalizar tudo isso para poder ajuizar a ação? Será que as custas que o cliente paga já não deveria custear esse processo de digitalização? Senhores, são muitos os questionamentos que nos levam a crer de que não merece prosperar o meio pelo qual estão tentando impor de 'goela abaixo' o processo virtual aos jurisdicionados. Ora, sabemos que a justiça caminha para uma realidade moderna, de celeridade, de utilização do meio virtual. Isso é verdade e não podemos fugir da 'Era da tecnologia'. Porém, ainda assim, jamais um mecanismo tecnológico, que (em tese) deveria vir para facilitar a vida dos advogados e cidadãos, pode tolher ou mesmo limitar o acesso à Justiça por parte da sociedade, sob pena de se estar deflagrando uma grande injustiça social, ou mesmo prejudicando o direito das classes menos favorecidas. A sugestão, portanto, é permitir a coexistência entre os processos virtuais e físicos, já que nessa hipótese todos estariam em reais condições de ver respeitado in totum o direito de acesso a justiça. Enfim, muito se tem a refletir sobre a virtualização e a forma de sua implantação. Portanto, fica aqui registrado o recado, através desse respeitável matutino, para que o CNJ também volte os olhos para o Poder Judiciário Cearense. Abraços a todos que compõem o Migalhas." Gilvando Figueiredo Junior

"Prezados, estamos enfrentando o mesmo problema na Justiça do Trabalho em Brasília, por enquanto, apenas nos processos originários do TRT (Migalhas 3.008 - 28/11/12 - "Os cálculos falham" - clique aqui). Como se não bastasse o fato de os advogados ainda não estarem preparados, os servidores também não têm conhecimento do sistema. Além disso, o sistema PJ-e ainda não se encontra em pleno funcionamento o que impossibilita o devido acompanhamento pelos advogados." Laureana Martins dos Santos

_____________

  • Migalhas mundo

Constituição

Assembleia egípcia aprova nova Constituição. (MI - clique aqui)

Avião

Tribunal Criminal francês absolve a Continental pelo acidente com o Concorde que matou 113 pessoas em 2000. (MI - clique aqui)

Imprensa

Após extensa análise dos padrões éticos da imprensa britânica, motivada pelo escândalo de escuta telefônica e suborno envolvendo tablóides do conglomerado News Corp, o juiz de Direito Brian Levenson conclui que a imprensa do Reino Unido deve ter um órgão voluntário que lhe permita se autorregular. (MI - clique aqui)

Estas e outras notícias no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Mar

Governo da Nicarágua autoriza os EUA a controlar a zona de limites marítimos com a Colômbia. (LA - clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

  • Capítulo - VII

Tendo refreado sua cólera, o pai chamou Bárbara ao pé de si e expôs-lhe seus argumentos. Repisou-lhe que era sua vontade casá-la com Fernão, embora já tivesse conhecimento que não fosse esse o desejo dela; que a não casaria à força, mas também não concordaria em vê-la unida ao filho de seu maior inimigo; se Bárbara insistisse em fazê-lo, não lhe restaria alternativa a não ser encerrá-la em um convento e morrer, diante da perda do afeto da filha. Que após a sua morte, que não tardaria, que ela então se malsinasse à vontade.

Bárbara redarguiu, chorando, que iria para um convento, se esse era o desejo de seu pai; suplicou, contudo, que não a privasse de seu afeto, nem que imaginasse que praticaria alguma ação indigna. Que morreria para todos os homens que não fossem seu pai.

A menina mentia, contudo. Tentava, por todos os meios, garantir que não fosse ao convento, não casasse com o primo, tampouco se indispusesse com o pai. Mas não lhe julguem mal, severos leitores. Fazia-no por amor, esperava apenas que o final do caminho fosse o estar junto a seu bem-amado Diogo.

A princípio, parecia-lhe que seus planos rendiam frutos: o tempo passava e seu pai não lhe mandava ao convento, e não falava-lhe de seu primo, que havia retornado a Diamantina.

Mas a paz foi passageira. Cerca de quatro meses depois, seu pai entrou em seu quarto e ordenou que se vestisse de modo a acompanhá-lo à missa. Em verdade, tencionava levá-la para se casar com seu primo Fernão. Disse-lhe que havia entendido que a felicidade dela era daquelas que necessitavam da violência para serem reconhecidas; e que de mais a mais, violência de pai não era senão amor.

Foi tal o desassombro de Bárbara que lhe faltaram palavras:

- Nada me dizes, filha?

- Nada tenho para dizer, meu pai.

- Vais me dar alegria nos últimos dias que me restam?

- Não entendo como pode o pai ser feliz com o meu sacrifício! E nem como pode o primo Fernão aceitar-me depois de eu me ter negado!

- Mas se ele a ama, Bárbara!

- Pois eu o repudiarei sempre! E toda a violência será em vão, meu pai, pois morrerei mas não desposarei meu primo!

Lourenço, transtornado, vaticinou:

- Encontrarás tua sepultura em um convento! Vá para o teu quarto e não saia de lá até seja removida para outro, de onde não verás mais o nascer do dia.

Foi a tormentosa descrição dessa cena que chegou a Diogo Siqueira em carta que não sem razão o desassossegou.

_____________

Pleito

No próximo dia 5, o IASP realiza Assembleia Geral para eleger os membros da diretoria e 1/3 do conselho deliberativo para o triênio 2013/2015. Conheça as chapas que disputam a eleição. (Clique aqui)

Homenagem

O IASP reuniu grandes personalidades da comunidade jurídica, durante o Fórum do Direito do Desenvolvimento Sustentável, para homenagear o advogado, professor e jurista Arnoldo Wald. (Clique aqui)

Mural

Identificando as oportunidades, não podemos deixar de alertar os migalheiros. Os escritórios e departamentos jurídicos estão correndo atrás de correspondentes durante todo momento (v. o Mural de hoje). Para procurar correspondentes, ou para se cadastrar como um, visite a seção Correspondentes do portal Migalhas. (Clique aqui)

Natal Migalhas 2012

Em clima de festas, Migalhas convida todos os leitores a participar da promoção Natal Migalhas 2012. São mais de 750 prêmios, oferecidos por 39 editoras. Atualize seu cadastro (clique aqui) e dobre a sua chance indicando um amigo (clique aqui). Conheça, ao final desta edição, as editoras que participam da promoção. (Clique aqui)

Circus

"Santos advogados e advogados santos" é o título da crônica de hoje de Adauto Suannes. (Clique aqui)

Fachadas

Atrás da grande porta de vidro, a grade e a cortina protegem o interior da banca de Santa Cruz de la Sierra/Bolívia. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 78 anos, no dia 30 de novembro de 1934, foi empossado na presidência da Corte de Apelação do Distrito Federal o desembargador Cesario da Silva Pereira.

Sorteio

A obra "Dano Moral & Direito das Famílias" (Del Rey - 2ª edição - 164p.), de Conrado Paulino da Rosa, Dimas Messias de Carvalho e Douglas Phillips Freitas, é a próxima a ser sorteada. Participe. Um exemplar foi doado pela editora. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 10/12, a Editora Fórum e o ilustre advogado Luís Roberto Barroso lançam duas obras de peso : "O novo Direito Constitucional Brasileiro" e "A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo". O evento será no Le Jardin du Golf Restaurante (setor de Clubes Sul, trecho 2, Clube de Golfe, Brasília/DF), às 19h. (Clique aqui)

A Editora Noeses lança, no próximo dia 12, o volume II da obra "Processo Tributário Analítico", coordenado por Paulo Cesar Conrado. O evento será na sede da editora (rua Bahia, 1.282, SP), às 19h. (Clique aqui)

Migalhíssima

Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, do escritório Almeida Guilherme Advogados Associados, proferiu palestra na Escola do TRT da 2ª região no Fórum da Barra Funda, a convite do desembargador Sérgio Pinto Martins. O tema da palestra foi "A aplicabilidade do dano moral do contrato de trabalho".

Benefícios

O curso "Transformação de benefícios previdenciários - exposição da tese com apresentação de peça processual", promovido pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social, acontece dia 7/12, em SP. (Clique aqui)

Direito Concorrencial

No dia 6/12, o CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social realiza o "Seminário Científico sobre Direito Concorrencial", em Brasília/DF. (Clique aqui)

Saúde

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito da Saúde", do Instituto de Direito da PUC-Rio, que será realizado às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22h, no campus da Barra. (Clique aqui)

Cursos

A AASP realiza os cursos "ITCMD no estado de São Paulo : partilhas e doações judiciais e extrajudiciais" (clique aqui), dia 4 e 5/12, e "As técnicas da comunicação aplicadas à atividade advocatícia" (clique aqui), de 4 a 13/12, em SP.

Vagas

A Thomson Reuters - FISCOSoft oferece vagas-cortesia para os cursos "Imposto de renda das empresas - lucro real, presumido e arbitrado" (clique aqui) e "Construção civil - tributação nos contratos de longo prazo" (clique aqui), ambos dia 6/12, em SP.

Anistia

Dia 10/12, o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais promove a mesa de estudos e debates "Direitos Humanos e Lei Anistia no Brasil. Desdobramentos da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos", em SP. (Clique aqui)

Cortesias

Concorra às vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários, em SP :

6/12 - "Danos ambientais : responsabilidade civil e criminal" (Clique aqui)
6/12 - "Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos"
(Clique aqui)
7/12 - "Conselho administrativo de recursos fiscais - CARF" (Clique aqui)

Agraciados

Eventos : Os sortudos que ganharam as vagas-cortesia oferecidas pela AASP, em SP, foram :

Andrea Barbieri - "1° Congresso Argentina-Brasil de Direito Processual Civil", de 3 a 5/12 (Clique aqui)
Clea Vanessa Teixeira Lima
- "Dissolução de sociedade limitada e apuração de haveres", de 3 a 6/12
(Clique aqui)
Alexandre Malerba Sarkis
- "Desafios atuais dos contratos imobiliários", dia 4/12
(Clique aqui)

Evento : Os ganhadores das vagas-cortesia para o seminário "Aspectos societários, tributários e patrimoniais das reorganizações societárias", oferecido pela Central Prática Educação Corporativa, foram Patricia Matsusaki Assahara e Rodrigo Miele. O evento acontece no dia 4/12, em SP. (Clique aqui)

Lauda Legal : Roberta Ladeira, advogada da banca Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, do Rio de Janeiro/RJ, receberá em casa a obra "Curso Básico de Licitação" (Lex - 3ª edição - 352p.), de Sidney Bittencourt. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O livro "Direitos Humanos & Cidadania" (Atlas - 169p.), de Sidney Guerra, vai para Mariana Carneiro, advogada em Brasília/DF. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Cocos

BA/Piatã

CE/Pereiro

CE/Várzea Alegre

ES/Santa Leopoldina

GO/Campinorte

GO/Carmo do Rio Verde

GO/Itajá

GO/Joviânia

GO/Rubiataba

MG/Açucena

MG/Medina

MG/Rio Vermelho

MG/Simão Pereira

MS/Bodoquena

MT/Porto Alegre do Norte

PA/Pacajá

PB/São Mamede

PE/Barreiros

SC/Anchieta

SC/São Joaquim

SP/Ilha Comprida

SP/Santo Antônio de Posse

SP/Tapiratiba

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Natal Migalhas 2012

Veja, abaixo, as editoras que participam da grandiosa promoção Natal Migalhas 2012 :

CenoFisco - Centro de Orientação Fiscal
Editora Aduaneiras
Editora Alínea
Editora Arraes Editores
Editora Atlas
Editora Blucher
Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico
Editora Cengage Learning
Editora Contexto
Editora Del Rey
Editora Dialética
Editora Disal
Editora Fiuza
Editora Foco
Editora Forense
Editora Humanitas
Editora Impetus
Editora JH Mizuno
Editora Lex
Editora LTr
Editora Método
Editora Noeses
Editora Pillares
Editora Rideel
Editora RT - Revista dos Tribunais
Editora Saraiva
Editora Unijuí
Editora Verbo Jurídico
Editora WMF Martins Fontes
GZ Editora
Ícone Editora
IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público
Juruá Editora
LEJUS - Livraria e Editora Jurídica Senador Ltda
Leud Livraria e Editora de Direito
Livraria do Advogado Editora
MP Editora
Nuria Fabris Editora
Trevisan Editora

Para concorrer aos almejados embrulhos, basta atualizar seu cadastro em Migalhas. Para verificar se seus dados estão corretos ou fazer um novo cadastro, clique aqui. Atenção !!! Ao confirmar seus dados, você automaticamente concorre a todos os prêmios oferecidos no Natal Migalhas 2012. Já que o momento é de festa, indique um amigo (clique aqui) e dobre sua chance.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.N., in Blow to U.S., Heightens the Status of Palestine"

The Washington Post - EUA

"Obama offers plan for 'cliff'"

Le Monde - França

"Bataille pour l'UMP: Autopsie d'une droite en crise"

Corriere Della Sera - Itália

"Sì dell'Onu Allá Palestina"

Le Figaro - França

"Florange: le project de nationalisation fait des vagues"

Clarín - Argentina

"La Iglesia advirtió sobre la división de la sociedad"

El País - Espanha

"La ONU acepta a Palestina en una votación que desafía a EE UU e Israel"

Público - Portugal

"Ensino obrigatório não é pago em nenhum país da União Europeia"

Die Welt - Alemanha

"Zweifel an der Stabilität des Arbeitsmarktes"

The Guardian - Inglaterra

"PM defies press victims"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Rose disse a irmãos Vieira que falaria com Lula sobre cargos"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Ex-assessora usou Lula para conseguir cargos"

O Globo - Rio de Janeiro

"Numero 2 repassava e-mails sigilosos da AGU a quadrilha"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Brasileiro paga mais para voar"

Correio Braziliense - Brasília

"Mais hospitais do DF usam técnico no lugar de médico"

Gazeta do Povo - Paraná

"Consultoria vai avaliar os contratos de pedágio no PR"

Zero Hora - Porto Alegre

"Assassinatos de negros crescem 34% em oito anos"

O Povo - Ceará

"Réveillon de Fortaleza: A um mês da festa, atrações ainda estão indefinidas"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Menos chuva pede mais solidariedade"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour
· Souza Cruz

Escritórios :

· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados

· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caiafa Advogados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalho, Fairbairn & Guidi Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Kufa Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Laura Figueiredo Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Libertuci Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Leonardos Advogados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Sigliano Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pereira Neto | Macedo Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· R. S. Valverde Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Lins e Silva Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Átila Machado & Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Arraes Editores
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· CEO Treinamentos
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· ER Officer Gestão e Assessoria Paralegal
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Fence Consultoria Empresarial Ltda.
· FGV DIREITO RIO
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· JEM Consultoria
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede Juris
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters - FISCOSoft
· TOP PRIME
· TradJuris
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR