INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. Migalhas nº 669

Migalhas nº 669

Segunda-feira, 5 de maio de 2003  - nº 669 - Fechamento às 7h52.      

 

"Quem é o juiz do Supremo Tribunal Federal ? Um só é possível reconhecer: a opinião pública, o sentimento nacional. Na escala das instâncias, na dos meios de reparação, sobre que se funda a ordem judiciária, contando com a possibilidade do erro, chega-se, evidentemente, a um termo. Neste reside o último juiz, de que não é licito apelar senão para a opinião, a que tudo cede, a do povo em suas livres manifestações."

 

Rui Barbosa

 

 

A notícia do dia

 

Os novos ministros do STF.

 

O Globo : Lula deve assinar até amanhã as indicações dos 3 novos ministros do STF. Com um currículo considerado brilhante pelo governo, o procurador da República Joaquim Benedito Barbosa tem sua indicação dada como praticamente certa, junto com o professor Carlos Ayres de Brito, de Sergipe. O terceiro nome mais cotado para completar o trio é o do desembargador Cesar Peluso, de SP, o preferido do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que vem assessorando Lula na seleção dos ministros.

 

"Nos últimos dias, Lula recebeu ainda uma nova sugestão. O ministro Sepúlveda Pertence, presidente do TSE e integrante do Supremo, entregou a Lula recomendação assinada pelo jurista Raymundo Faoro, pedindo a nomeação do advogado Luís Roberto Barroso."

 

 

Estadão : Lula deverá anunciar hoje os nomes dos 3 juristas escolhidos por ele para ocuparem cadeiras no STF. Se não surgir nenhuma surpresa de última hora, os indicados para as vagas de ministros do STF deverão ser o desembargador paulista Cézar Peluso, o advogado sergipano Carlos Ayres Brito e o procurador da República no Rio de Janeiro Joaquim Barbosa.

 

_______

 

Nova polêmica

 

A jornalista Dora Kramer em artigo ontem publicado no JB e Estadão divulgou trechos de uma entrevista do presidente do STJ, ministro Nilson Naves. O artigo já repercute no meio jurídico. Veja abaixo duas migalhas do artigo : 

"O presidente do STJ, ministro Nilson Naves, não deixa por menos: acha que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, age em favor dos interesses corporativos da OAB quando considera imprestável a reforma do Judiciário que está no Congresso e defende o controle externo para a Justiça. 

"A reforma que está no Congresso prejudica o mercado de trabalho dos advogados e, por isso, é combatida pelo Ministério da Justiça, hoje comandado pela OAB", diz o ministro, referindo-se ao fato de Thomaz Bastos ter longa carreira no exercício da advocacia."  

 

Resposta

  

Rubens Approbato Machado, sem deixar o artigo esfriar, divulgou nota em pleno domingo classificando de ofensivas as declarações do presidente do STJ.

 

______

 

De peso

 

Esta semana Migalhas publicará uma série de artigos assinados pelo ex-ministro da Justiça, e professor-titular da Faculdade de Direito da USP, dr. Miguel Reale Júnior., em parceria com outros advogados do escritório Reale Advogados Associados.

 

O primeiro trabalho consiste num alerta para os empresários que devem ficarem atentos a possíveis "armadilhas" que surgem com o cruzamento de leis, termos e normas que regulam a área ambiental. Este artigo é assinado em conjunto com o advogado, professor de Direito Criminal da USP e da PUC, Eduardo Reale Ferrari. (Clique aqui)

________________

 

Mexendo na Previdência

 

A contribuição dos inativos é o tema do momento. Em temas polêmicos, nada pode ser melhor do que ouvir especialistas. Assim, ouçamos o ilustre dr. Hugo de Brito Machado. (Clique aqui)

 

Mexendo nas Agências Reguladoras

 

Em artigo publicado em destaque hoje no jornal O Globo o advogado Alfredo Ruy Barbosa, do Veirano Advogados, fala sobre as agências reguladoras. De acordo com o causídico, "Um dos grandes desafios que o Estado moderno hoje enfrenta consiste na tarefa de regular e fiscalizar o mercado econômico, respondendo às suas exigências em tempo real por meio de um processo decisório veloz e objetivo. Nesse contexto é que o Congresso Nacional criou as agências reguladoras, dando-lhes um formato administrativo especial para o fim de implementar, com maior eficiência e agilidade, a tarefa de regulação econômica a cargo do Estado." (Clique aqui)

 

Isenção

 

O TST isentou uma empresa por atraso na quitação de rescisão. (Clique aqui)

 

Lista negra

 

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho divulgará um cadastro com informações sobre juízes do Trabalho que foram punidos por irregularidades cometidas durante o exercício da função nos últimos dez anos.

 

Questionando a Justiça

 

A Folha de S. Paulo de hoje publica matéria afirmando que a Justiça do Trabalho se transformou na Justiça dos desempregados. Segundo o jornal, "pelo menos 80% dos processos que chegam às mãos dos juízes trabalhistas -quase 2 milhões por ano- são movidos por quem está sem emprego."

 

De outro lado

 

Para o prof. Jorge Luiz Souto Maior, a história da humanidade tem assistido não sem pesar o custo que lhe tem causado certas idéias, que não se preocupam com a realidade. Para ele, é o caso presente do debate em torno do Direito do Trabalho no Brasil. (Clique aqui)

 

La garantia

 

Em entrevista ao jornal "La Nación", o vice-ministro de Relações Exteriores da Argentina, Martín Redrado, disse que se reunirá hoje em Brasília com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para discutir o assunto.

 

CVM

 

A revista Veja desta semana divulga a seguinte nota : A equipe econômica trabalha com a hipótese de que Luiz Leonardo Cantidiano não vai concluir seu mandato na presidência da CVM."

 

Negócio

 

Já é quase realidade a entrada da Cargill na Sadia, avaliada em US$ 700 milhões.

 

Lixo na Justiça

 

O jornal "Agora" entrou na Justiça com MS,  e obteve liminar, para que a Prefeitura de SP forneça os estudos realizados para definir as faixas de cobrança sugeridas aos contribuintes na taxa do lixo.

 

Fiesp

 

A Fiesp vai criar um indicador de produtividade para medir o grau de eficiência das indústrias instaladas no pólo joalheiro de São José do Rio Preto/SP.

 

Controle externo - opinião

 

O editorial do jornal O Estado de S. Paulo de hoje fala sobre o controle externo do Judiciário. Segundo o matutino, "é preciso se aperfeiçoar muito esse mecanismo de controle externo, para atender ao que a sociedade brasileira espera, com crescente impaciência, da sua Justiça, em termos de presteza, de eficiência, de isenção e - por que não dizer, à luz de certos episódios recentes - de confiabilidade." (Clique aqui)

 

Artigo

 

Eduardo Graeff  na Folha de S. Paulo de ontem dizia que "as indicações que o presidente da República fará para o STF podem ser trunfos decisivos para o avanço das reformas. Ou podem ser cartas perdidas, se acabarem contemplando figuras mais propensas a ler as disposições constitucionais contraditórias pela lente de interesses corporativos."

 

Movimento Antiterror

 

Um grupo de 25 advogados, juízes e promotores criou na semana passada, em reunião no escritório de Arnaldo Malheiros Filho, um movimento contrário ao pacote de leis que o governo Lula apresentou como solução para combater a criminalidade no País. O movimento que recebeu o nome de Antiterror, é contra as propostas de endurecimento das leis penais. Fazem parte do movimento, entre outros :  Arnaldo Malheiros Filho, René Dotti, Miguel Reale Jr., Luiz Fernando Sá e Souza Pacheco e Sonia Ráo.

 

Artigo

 

Artigo de Damásio E. de Jesus : Imputação objetiva e crimes culposos. (Clique aqui)

 

Aclaratórios

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação aprovou proposta do deputado José Roberto Batochio, ampliando de dois para cinco dias o prazo para embargos declaratórios em processos criminais.

 

Migalhas dos leitores

 

"O governador em exercício, isto é, o secretário da segurança do Rio de Janeiro acaba de declarar, segundo a imprensa, que mandará os presos elaborarem fardas e tijolos para uso de policiais, o que será motivo de humilhação para os condenados. Se o ilustre infante consultasse o art 4, letra b, da lei federal 7.960/89 descobriria que constitui crime de abuso de autoridade impor a preso (isto é, pessoa sujeita à custódia do secretário da segurança) algo que importe em vexame ou constrangimento indevido." Adauto Suannes

 

Congresso

 

Os advogados Valdir Rocha, Fernando Jucá, Antônio Murta e Cesar Carvalho, do Veirano Advogados, participam, de ontem até quarta-feira, do maior congresso mundial de Propriedade Intelectual - o  International Trade Mark Association (INTA), que será realizado pela primeira vez fora dos EUA. Com a participação de mais de seis mil especialistas de diversos países, o Congresso acontece em Amsterdã e discutirá, ente outros temas, uso de nomes geográficos como marcas; disputas alternativas de nomes de domínio na internet; registro eletrônico de marcas em diversos paises; proteção de marcas notórias; proteção de rótulos e embalagens; importações paralelas e exaustão de direitos; combate à pirataria de marcas; licenciamento de marcas; caducidade de marcas por desuso.

 

Sorteio de obra

 

Sorteio em Migalhas da obra "Estrada de Luz - A História de Brasileiro de Deus", oferecido pelo autor, o Bacharel em Direito, professor e escritor, Alexandre Albagli Oliveira. Saiba mais sobre obra e inscreva-se para concorrer, clique aqui.

 

Sorteio de obras

 

Migalhas teve a honra de sortear nessa madrugada o último ganhador da obra  "A Velha Era do Novo - Visão sociopolítica do Brasil" oferecida pelo autor, o jornalista Gaudêncio Torquato. A felizarda foi: 

  • Simone Lopes Pereira, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Clique aqui)

Palestra

 

Dia 31/5 acontece ma Faculdade de Direito da USP uma palestra com a dra. Jutta Limbach, presidente mundial do Goethe-Institut e ex-presidente do Tribunal Federal Constitucional da Alemanha. Informações pelos telefones 11-3111.4017/4011.

 

Mudança

 

O escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados atende a partir de hoje em suas belas e novas instalações, na rua dr. Renato Paes de Barros, 1017 - 5 andar - Itaim Bibi - S.Paulo/SP.

 

Presidente

 

O cardeal-arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, deve ser escolhido hoje presidente da CNBB.

 

___________________

 

Migalhas Clipping

 

Veja

 

"Sars - A epidemia que põe o mundo em pânico - O risco para o Brasil. Como você pode se defender do contágio. Por que a medicina não derrota as doenças infecciosas."

 

Época

 

"Depressão:Doença de difícil diagnóstico e tratamento complexo, a depressão ataca cada vez mais pessoas e se tornará uma questão de saúde pública"

 

IstoÉ

 

"A idade do respeito - Como lidar com nossos idosos e oferecer o carinho e o cuidado que eles merecem?"

 

CartaCapital

 

"Babenco e o fenômeno Carandiru - Os subúrbios e a periferia fazem o sucesso do filme. Artigos do diretor e do autor do livro, Drauzio Varella."

 

The New York Times - EUA

 

"Bush Shifts Focus to Nuclear Sales by North Korea"

 

El País

 

"El paro registrado bajó en abril en 61.620 personas"

 

Corriere della Sera

 

"Umiltà e rigore: consigli per l'esercizio del potere"

 

The Guardian - Reino Unido

 

"New twist in saga of missing millionaire as body is found in the sea"

 

The Washington Post - EUA

 

"Gun Firms Are on Verge Of Winning New Shield"

 

Frankenpost - Alemanha

 

"600 Mädchen bei Casting für «Marienhof»-Rolle"

 

Le Figaro - França

 

"Chirac et les contraintes de la popularité"

 

Clarín - Argentina

 

"River, con toda la punta"

 

Público - Portugal

 

"Sampaio aceita envio de tropas para o Iraque desde que haja algum mandato"

 

O Estado de S. Paulo - São Paulo

 

"EUA descartam ação em Cuba: regime cairá sozinho, diz Powell"

 

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

 

"Brasil pode sacar mais US$ 9 bilhões do FMI"

 

Folha de S. Paulo - São Paulo

 

"Reforma ignora déficit do INSS, que vai a R$ 24bi"

 

O Globo - Rio de Janeiro

 

"Governo reafirma política cultural apesar de críticas"

 

Estado de Minas - Belo Horizonte

 

"Mão-de-obra - Governo quer acabar com a farra das cooperativas"

 

Correio Braziliense - Brasília

 

"Empresas informais para reduzir emprego informal"

 

Zero Hora - Porto Alegre

 

"Planalto define plano de ação para aprovar reformas no Congresso"

 

O Estado do Paraná - Curitiba

 

"Teto salarial esbarra em aposentadoria de congressistas"

 

O Povo - Fortaleza

 

"Produtos ficam até 31% mais caros"

 

_______________

 

 

Apoiadores :

  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Advocacia Raul de Araujo Filho S/C
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados 
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Joyce Roysen Advogados
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
_____________
 
Fontes

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR