INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.084

MIGALHAS nº 3.084

Sexta-feira, 22 de março de 2013 - Migalhas nº 3.084 - Fechamento às 10h47.

 

"O amigo que se torna inimigo fica incompreensível ; o inimigo que se torna amigo é um cofre aberto."

Carlos Drummond de Andrade

Bem amigos do Judiciário

O editorial do Estadão comenta o imbróglio criado na semana : o tal "conluio" entre magistrados e advogados levantado por JB. Para o matutino, "relações promíscuas entre magistrados e advogados não são um problema novo no Judiciário". Com ares de fã saudoso, o jornal diz que Eliana Calmon foi "a primeira ocupante de um tribunal superior a denunciar o 'filhotismo' na Justiça". "Em várias entrevistas, Eliana Calmon afirmou que o problema não está na atuação de parentes de ministros nos processos judiciais, mas nas relações informais que ocorrem fora dos autos, quando se valem da amizade com um juiz, desembargador ou ministro para fazer lobby em favor de clientes". O editorialista observa que "é evidente que um familiar de um magistrado não pode ter o direito de advogar limitado pela simples suspeita de que será beneficiado". De tal sorte que o problema "é delicado e uma solução objetiva não é fácil de ser encontrada".

"Zelador da ética"

Ainda sobre o "conluio", o jornal O Globo sai em defesa do ministro JB. Para o matutino, "é difícil não dar razão a JB no rigor com que ele conduz o CNJ no papel de zelador da ética na Justiça".

Privacidade ?

JB defendeu ontem o fim do uso de iniciais para identificar réus em inquéritos e ações penais que tramitam no STF, regra adotada durante desditosa gestão de Peluso, em 2010. Os ministros começaram a discutir o tema ano passado ; Marco Aurélio e Ayres Britto votaram pela revogação da regra, enquanto Toffoli e Lewandowski acreditam que deva ser mantida ; Fux pediu vista. Ao final, ansioso para ver a solução, JB disparou uma deselegante advertência ao colega de plenário : "Traremos uma solução em breve para isso, não é, ministro ?".

Barbosianas

Tutty Vasques, hoje no Estadão, diz que toda vez que sai uma notícia tipo "Barbosa aponta conluio entre advogados e juízes" ou "Barbosa nega pedido de desbloqueio de bens de Duda Mendonça" - para citar dois títulos da semana -, o presidente do STF presta um serviço inestimável ao resgate moral de um sobrenome injustiçado desde 1950. É que, segundo ele, o "Barbosa" que o Brasil começa a identificar como timbre do ministro Joaquim Barbosa foi, nos últimos 63 anos, marca registrada da culpa pela derrota na final da Copa de 1950. "Até outro dia, quando se dizia 'Barbosa', a primeira pessoa que vinha à cabeça do brasileiro era o goleiro que a torcida elegeu protagonista do chamado 'Maracanaço' - ainda que, com o passar do tempo, a crônica esportiva o tenha inocentado de falha naquele maldito gol do Gigghia". O colunista observa que o brasileiro poderia ligar o patronímico ao "Águia de Haia", ao "Rei da Lambada" (Beto), à popozuda Gracyanne ou mesmo ao personagem humorístico de Ney Latorraca na "TV Pirata", "mas Barbosa por aqui sempre foi assinatura do sujeito que não evitou o maior revés da história do País". Mas agora há possibilidade de redenção, e o jornalista vaticina que JB tem "a chance de acabar com este estigma". Apenas para deixar claro ao leitor que não conhece, Tutty Vasques é um humorista. E, como se nota pelo teor da coluna de hoje, com boas tiradas.

Pratos na mesa

Deixando de lado o conteúdo específico das notas acima, o que se vê muitas vezes nos jornais de sexta-feira, e o de hoje não é diferente, é algo como o cardápio de um hotel resort. Explicamos. Na segunda-feira, oferece-se no restaurante dos hotéis - em geral um indefectível self-service - uma noite italiana, com iguarias daquele país. Na terça, uma noite japonesa. Na quarta, uma noite brasileira. E por aí vai. Ocorre que na sexta-feira o menu é intitulado volta ao mundo, com acepipes de todos os países. O hóspede incauto não percebe, mas está diante de um "já te vi". Um legítimo requentado da semana. E é assim que se dá com os jornais da sexta-feira, quando não acontece nada de novo. Um legítimo mexido, com tudo que se digeriu durante a semana. Bom apetite, migalheiro.

Brasília

Conheça as peculiaridades do Judiciário na capital Federal, em mais um vídeo da TV Migalhas. (Clique aqui)

$$$

Veja a tabela de honorários para consultas estabelecidas por cada seccional da OAB, clique aqui.

CPC

O deputado Paulo Teixeira apresentou o texto preliminar do novo CPC, com 30 alterações. O relatório final será entregue no próximo dia 17. (Clique aqui)

Aborto

Conselho Federal de Medicina deve enviar ao Senado, na próxima semana, parecer defendendo a liberação do aborto até a 12ª semana de gestação. (Clique aqui)

Documento falso

STF recebe denúncia contra o deputado Federal Eduardo Cunha que indica que o parlamentar juntou quatro documentos falsos a um processo em trâmite no TCE/RJ. (Clique aqui)

Vaga no STF

Será que a presidente ainda se lembra que há uma vaga a ser preenchida no STF ? A rapidez do conclave no Vaticano, e a benção do Papa Francisco não são inspirações suficientes.

Vagas no STJ

Dilma ainda tem mais trabalho pela frente. Nove nomes concorrem às três vagas de ministros no STJ. As listas tríplices assim estão formadas :

Rogerio Schietti Machado Cruz, Mauro Henrique Renner e Francisco Xavier Pinheiro Filho (clique aqui) ;
Paulo Dias de Moura Ribeiro, Samuel Meira Brasil Júnior e José Afrânio Vilela
(clique aqui) ; e
Néfi Cordeiro, Ítalo Fioravanti Sabo Mendes e Regina Helena Costa
(clique aqui)

Google

TJ/RJ nega recurso contra o Google por busca que remonta ao site do próprio Tribunal. Para 11ª câmara Cível, há apenas uma origem de apenas uma referência, listada pelo réu, a qual remonta, tão somente, ao site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, não constando a íntegra do acórdão, proferido em ação criminal, que tratava do crime de que foi vítima a autora, filha da demandante. De acordo com o desembargador Roberto Guimarães, o Google não fez mais que listar a publicação. (Clique aqui)

Dados cadastrais

O juízo da 3ª vara da JF de Sorocaba/SP concedeu à Claro o direito de não fornecer dados cadastrais de clientes que tiveram quebra de sigilo solicitada pela PF. Segundo a juíza Federal Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, o procedimento deve sempre ser precedido de ordem judicial, o que não aconteceu no caso. (Clique aqui)

McDonald's

Acordo entre McDonald's e MTP determina o pagamento de R$ 7,5 mi em indenizações por danos morais e fim da jornada móvel e variável. Inicialmente, o MPT pedia R$ 50 mi. (Clique aqui)

Paralisação

O desembargador Belizário de Lacerda, do TJ/MG, reconheceu a ilegitimidade da greve deflagrada pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado. A entidade representativa de classe pleiteia que o Tribunal mineiro implemente o reajuste escalonado até julho deste ano, como prometido pelo presidente da Corte em reunião realizada no dia 17/9/12. (Clique aqui)

Ensino jurídico

OAB e MEC assinam hoje acordo de cooperação para a elaboração de uma nova política regulatória para o ensino jurídico no país. Objetivo é instituir regras para a criação e funcionamento de cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

CNJ

Está vaga a função de membro do CNJ, ocupada pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula, do TST, em face de renúncia, decorrente de sua posse no cargo de presidente da Corte trabalhista.

CNJ - II

CCJ da Câmara aprova por unanimidade a indicação do desembargador Federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, do TRF da 2ª região, para compor o CNJ no biênio 2013/15.

CNMP

Decreto de recondunção de Luiz Moreira Gomes Júnior, indicado pela Câmara para compor o CNMP, foi publicado hoje no DOU.

Ativismo ministerial

O MP/SP, em verdade parquet de São Bernardo do Campo, lançou o abaixo-assinado "Chega de Propaganda de Cerveja na TV para Crianças e Adolescentes" com o objetivo de incluir a cerveja na legislação que regulamenta a publicidade de bebidas alcoólicas. Era só o que faltava agora. Veja já se isso é função do Ministério Público. CNMP, cadê você ?

Migas

1 - TST - Correta a demissão por justa causa de funcionário que utilizava o e-mail corporativo para troca de conteúdo pornográfico. (Clique aqui)

2 - TST reduz indenização de bancário que transportava valores sem escolta. (Clique aqui)

3 - JT determina que restaurante repasse gorjetas a seus funcionários. (Clique aqui)

4 - OAB/SP lança campanha contra a discriminação racial no país. (Clique aqui)

Cade

No próximo dia 6/5, Migalhas realiza o evento "A nova lei do Cade : o 1º ano na visão das autoridades", no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej, sob coordenação de Laércio Farina. Às 14h terá início o seminário com autoridades e a partir das 18h acontece o lançamento de livro homônimo. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

Estrangeiros em terras tupiniquins

Durante palestra, o advogado Aldo de Cresci Neto, da banca Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados, disse acreditar que restrição à compra de terras por estrangeiros pode estar com os dias contados. Para ele, o modelo de decisão do TJ/SP, que permitiu o registro por parte de empresa brasileira com capital internacional, deve se alastrar pelo país. (Clique aqui)

ICMS - PIS/Cofins

O escritório Machado Associados Advogados e Consultores defendeu a empresa Vernicitec no RExt julgado pelo Supremo, que definiu ser inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins importação.

ICMS - PIS/Cofins - II

O advogado Ednaldo Rodrigues de Almeida Filho, do escritório Martorelli Advogados, comemora decisão do Supremo que, por unanimidade, entendeu ser inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins em importações. Fazendo considerações sobre a decisão, o causídico ressalta, no entanto, que "essa importante vitória dos contribuintes pode se transformar num verdadeiro 'ganha, mas não leva'", uma vez que a União já requereu a modulação dos efeitos do julgamento tendo em vista os expressivos valores envolvidos na causa. (Clique aqui)

Dispensa imotivada

O advogado José Alberto Couto Maciel, da Advocacia Maciel, considera inconsistente o entendimento do STF no RExt 589.998, que determinou a necessidade de motivação para a prática legítima do ato de rescisão unilateral do contrato de trabalho de empregado por empresa pública e sociedade de economia mista, tanto da União, quanto dos Estados, do DF e dos municípios. Para ele, a decisão traz uma "problemática monstruosa para o Direito do Trabalho". (Clique aqui)

Lavagem

Os pontos conflituosos suscitados pela nova lei de lavagem de dinheiro (12.683/12) são examinados por Jéssica Ferracioli, do escritório Décio Freire e Associados. Particularmente quanto aos reflexos para a advocacia, a autora opina que o advogado não pode ser responsabilizado criminalmente pelo delito de lavagem de dinheiro : "não se pode admitir que profissionais abarcados pelo sigilo de suas ocupações 'trabalhem como delatores', imbuídos pelo emprego legítimo da coação Estatal". (Clique aqui)

"Tarifa Mágica"

O advogado Pedro Dutra aborda o cálculo das tarifas no país e o impacto que elas têm na economia e na política. (Clique aqui)

Catálogo Jurídico

O Catálogo Jurídico de Escritórios reúne bancas espalhadas Brasil afora. Conheça a seção e visite o escritório Mangueira & Paixão Assessoria Jurídica, na cidade de Cuiabá/MT. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Direitos homossexuais

O governador do Estado do Colorado, nos EUA, legalizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo. (MI - clique aqui)

Esta e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Autos

Na próxima semana, a Bolívia vai entregar ao Brasil e ao Chile carros roubados que não entraram no programa de legalização do país vizinho. (LA - clique aqui)

_____________

Innovare

Pela primeira vez, o Prêmio Innovare abre inscrição para profissionais de todas as áreas do conhecimento para a categoria "Prêmio Especial". A 10ª edição da premiação foi lançada ontem no STJ. As inscrições vão até 31/3. (Clique aqui)

Cooperativismo

O advogado Constantino Savatore Morello Júnior foi empossado como presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB/SP.

"Nós do Morro"

A banca Siqueira Castro Advogados é o novo parceiro pro bono do Grupo Nós do Morro, associação sem fins lucrativos que oferece cursos de formação nas áreas de teatro e cinema para crianças, jovens e adultos moradores do RJ. Caberá ao escritório gerenciar mensalmente as questões jurídicas da entidade.

Mercado de Trabalho

Encontre seu próximo emprego : visite a seção Mercado de Trabalho e confira oportunidades para bacharéis em Direito e concurseiros. Aproveite e registre seu nome para concorrer ao livro "Como Passar em Concursos FCC", de Wander Garcia (Foco - 3ª edição - 1.392p.). (Clique aqui)

Correspondentes

Seja você também um Correspondente. Preste serviços jurídicos em sua cidade e amplie seus contatos. Para se cadastrar agora mesmo, clique aqui.

Casa nova

A partir de segunda-feira, a unidade de Brasília do escritório Trigueiro Fontes Advogados estará em novo endereço. Com uma melhor infraestrutura, ampla e moderna, condizente com o crescimento da banca e favorável a um atendimento com mais excelência, as novas instalações estarão no Edifício OK Office Tower, SAUS, Quadra 5, Bloco K, 6º andar, Sala 712 a 715, Asa Sul - CEP 70070-937, telefone (61) 2109-0388.

Fachadas

Na movimentada rua de Sobradinho/DF, os cones demarcam a vaga de estacionamento do escritório. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de segunda-feira, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado hoje é Carlos Augusto Almeida. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 332 anos, no dia 22 de março de 1681, pelo Donatário Marquês de Cascais foi elevada à categoria de capital da capitania de São Vicente a vila de São Paulo.

Sorteio

De autoria de Antonio Carlos Wolkmer, a 6ª edição da obra "História do Direito no Brasil" (Forense - 211p.) cuida de breve introdução histórico-crítica acerca de alguns momentos do Direito no Brasil. Um exemplar foi doado pela editora. (Clique aqui)

Lançamento

No próximo dia 26/3, a Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico lança a obra "Temas de Anticorrupção & Compliance", coordenada por Alessandra Del Debbio, Bruno Carneiro Maeda e Carlos Henrique da Silva Ayres, e que teve a participação do advogado Mauricio Pepe De Lion, da banca Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais. O evento será na Livraria da Vila do Shopping JK, SP, a partir das 19h. (Clique aqui)

No dia 25/4, a Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico lança a obra "Estudos Avançados de Direito Notarial e Registral", coordenada por Regina Pedroso, e que tem entre os coautores Arthur Del Guércio Neto. O evento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, SP, a partir das 19h. (Clique aqui)

No ano em que se comemora os 25 anos da CF, a Editora Saraiva e o Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP lançam a 8ª edição do livro "Curso de Direito Constitucional", de Gilmar Ferreira Mendes e Paulo Gustavo Gonet Branco. (Clique aqui)

Migalhíssimas

O advogado Henrique Steuer I. de Mello, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, acaba de assumir a presidência da ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual para o ano de 2013. Seu primeiro desafio será o "XIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual", promovido pela Associação, entre os dias 24 e 26/3, no Grand Mercure Hotel Parque do Ibirapuera, em SP.

No dia 27/3, os advogados Sacha Calmon e André Mendes Moreira, do escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, serão palestrantes do Fórum de Debate "A guerra fiscal e o ICMS - Problemas atuais", em BH. Informações : (31) 2126-9771

Ronaldo Corrêa Martins, do escritório Ronaldo Martins & Advogados, será um dos palestrantes do café da manhã "Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica", que será realizado no dia 3/4, a partir das 8h30, no Hotel Paulista Plaza, em SP. Informações : (11) 2808-3200.

Aula magna

Hoje, às 19h, as Faculdades da Indústria realizarão a aula inaugural do curso de pós "LLM em Direito Empresarial Aplicado", com o tema "O Novo Código Comercial". Para confirmar presença entre em contato pelo telefone (41) 3271-7711 (falar com Leticia Queiroz).

Holding

Com o objetivo de proporcionar uma visão aprimorada acerca do tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", a Sodepe Brasil criou a apostila virtual e o treinamento "in company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Seminários

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários "Furto na empresa e relações de trabalho" (clique aqui), dia 2/4, e "Questões atuais de propriedade intelectual e direito de imagem" (clique aqui), dia 11/4, ambos em SP.

Imobiliário

Acontece em SP o curso "Direito Imobiliário - material e processual", realizado pela EPD - Escola Paulista de Direito, de 11/4 a 27/6. (Clique aqui)

Participe

Confira os cursos realizados pela Thomson Reuters - FISCOSoft, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

"Capacitação básica - setor fiscal", dias 6, 20, 27/4 e 11/5 (Clique aqui)
"EFD-Contribuições - financeiras, seguradoras e operadoras de planos de saúde", dia 16/4
(Clique aqui)

Sexta de prêmios

Eventos : Os sortudos que ganharam as vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil, em SP, no dia 26/3, foram :

Sirovi José da Silva - "Holding familiar & proteção dos bens - A importância de conhecer suas vantagens" (Clique aqui)
Igor Gabriel Cunha de Moura - "ICMS - Alíquota Unificada de 4% - O novo cenário para as Importações em 2013"
(Clique aqui)
Danilo Costa - "Rotinas fiscais para compradores"
(Clique aqui)

Lauda Legal : A obra "Direitos Humanos Descomplicados" (Rideel - 224p.), de Fernando Cesar Novaes Galhano, vai para Rachel Serrado Baradad Almeida, da Cebrace, de Jacareí/SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Matheus Rissatto Rivoiro, procurador em Jaguariaíva/PR, faturou o livro "Introdução ao Direito Contemporâneo" (Fórum - 274p.), de Marcos Bemquerer. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Camilo Castelo Branco

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Maracás
BA/Maria Quitéria
BA/Queimadas
MG/Cruzeiro da Fortaleza
MT/Araputanga
PA/Belterra
PE/Tamandaré
PR/Cantagalo
RS/Antônio Prado
SC/Itaiópolis
SE/Aquidabã
SE/Maruim
SP/Quintana

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"President urges israelis to push effort for peace"

The Washington Post - EUA

"Obama urges Mideast talks"

Le Monde - França

"Moins d'impôts et plus d'austérité, Londres persiste"

Corriere Della Sera - Itália

"Governo, Bersani ci prova"

Le Figaro - França

"Fiscalité: le boulet de Hollande"

Clarín - Argentina

"El Gobierno quiere que el paralelo no pase los $ 8,50"

El País - Espanha

"La UE lanza un ultimátum a Chipre para evitar su salida del euro"

Público - Portugal

"PSD usa pareceres de Menezes para contestar limitação de mandatos"

Die Welt - Alemanha

"Zypern will sich doch lieber selbst retten"

The Guardian - Inglaterra

"Experts warn of £9bn tax rises"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo tenta conter alta de ônibus e plano de saúde"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Empreiteiras patrocinam 13 viagens de Lula ao exterior"

O Globo - Rio de Janeiro

"Apagão logístico faz China cancelar compra de soja"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Dengue desfalca empresas"

Correio Braziliense - Brasília

"MP investiga se concurso de instituto é fantasma"

Gazeta do Povo - Paraná

"Para zerar déficit, PR tem de tirar 10 mil pessoas do escuro"

Zero Hora - Porto Alegre

"10.000 páginas para explicar 241 mortes"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Governo apela para população poupar água"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Cosan
· Souza Cruz
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Átila Machado & Advogados
· Ayres, Ribeiro, Oliveira, Jayme e Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Baraldi-Mélega Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalho, Fairbairn & Guidi Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Kufa Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Laura Figueiredo Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Libertuci Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Leonardos Advogados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Rahal e Meggiolaro - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Sigliano Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Lins e Silva Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades da Indústria
· FGV DIREITO RIO
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· JEM Consultoria
· Justo na lei
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Pezco Microanalysis
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede Juris
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters - FISCOSoft
· TOP PRIME
· TradJuris
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digital Lex
· Direito GV
· DJ Online - Publicações e Acompanhamento de Processos
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR