INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.286

MIGALHAS nº 1.286

Quinta-feira, 3 de novembro de 2005 - Migalhas nº 1.286 - Fechamento às 10h44. 

 

 

"Diga-me que caminho devo tomar para chegar a ser rico. - É muito fácil : tome à direita, tome à esquerda, tome de todos os lados..."

Victor Tissot (1845-1903)

Cúpula

A IV Cúpula das Américas, que começa amanhã no balneário argentino de Mar del Plata, será cenário de um duelo entre os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e dos EUA, George W. Bush. Ambos desembarcam hoje no país e já deixaram claro que não será fácil obter consenso sobre a declaração final a ser assinada por 33 chefes de Estado e de governo.

Chaves e Chávez

A propósito, convém relembrar trecho do livro (com o perdão do providencial trocadilho) "A Chave do Tamanho", de Monteiro Lobato. Na aparentemente infantil cena abaixo retratada, os habitantes do Sítio do Pica-Pau Amarelo, às escondidas, assistiam a uma reunião dos ministros de Estado norte-americanos. Veja, no retrato lobatiano, o que atormentava os ianques :

"Eu pergunto ao senhor presidente: quais são os problemas do governo americano? Qual é o problema número um, que devemos abordar antes de todos os outros?

O presidente respondeu que já haviam decidido aquele ponto. O problema número um do governo americano, o problema que tinha vindo substituir o da luta contra o Japão e a Alemanha, era fechar a janela da sala e manter o fogo da lareira.

- Por enquanto o palácio ainda está aquecido - disse ele -, mas logo que as fornalhas do aquecimento lá nos porões se apagarem e as brasas da lareira se extinguirem, estaremos inexoravelmente condenados ao congelamento. Os problemas são esses.

Outro ministro pediu a palavra.

- Meus senhores, acho que não podemos prever coisa nenhuma. A situação é das mais absurdas e ilógicas. Sinto-me completamente incapaz de raciocínio. As observações do senhor presidente sobre as brasas, entretanto, parecem-me das mais sensatas. Estamos no inverno. Se as brasas da lareira se apagarem, o governo americano estará perdido. Há também o caso da janela. Como poderemos resistir ao frio, se as brasas se extinguirem e a maldita janela continuar escancarada?"

______________

Varig

Com toda sua reconhecida sapiência, o professor Jorge Lobo fala hoje em Migalhas da agonizante recuperação judicial da Varig. Confira, clique aqui.

Novos planos para Varig

Após confirmar a entrada na primeira fase do plano para salvar a Varig (leia-se injeção de dinheiro da viúva), a portuguesa TAP informou ontem que tem intenção de voltar a incorporar as subsidiárias VarigLog e VEM à Varig, dentro do projeto de se tornar acionista da companhia brasileira.

No sangue

Finória, a TAP conduz a negociação de modo amourisco, e não português. Subservientes, conduzimos as tratativas de modo colonial. Trocando em migalhas, é a história fazendo história...

Migalhas dos leitores - Eucatex

"Algum mais douto poderia me explicar o que ocorreu com a concordata da empresa Eucatex Química e Mineral Ltda. (Migalhas 1.284 - 31/10/05 - "Eucatex"), que após efetuar os dois depósitos nos autos, com a imprensa noticiando que haviam os credores recebido seus créditos, teve seu pedido de desistência deferido pela juíza Renata Cristina Rosa da Costa Silva. A magistrada simplesmente determinou a expedição de guia de levantamento em favor da concordatária, devendo os credores, que aguardaram por dois longos anos, cobrarem individualmente seus créditos. Quem está equivocado? Eu, a imprensa, a juíza, a lei ou a Justiça?" Bruno Maia Souto

Migalhas quentes

  • Íntegra da lista de credores do Banco Santos
  • Judiciário e MP do RS firmam protocolo de intenções sobre tramitação de inquéritos policiais

Estas e outras, clique aqui.

__________

Gramatigalhas

Recebemos do leitor Conrado de Paulo a seguinte mensagem:

"Prof. José Maria, Qual é o certo? 'Que se apazigúe', ou 'Que se apazígüe' ? Existe regra, sem exceção, para aguar, enxaguar, e verbos do gênero ?"

No Migalhas 1.248, foi dada resposta à primeira pergunta. Agora, se você também quer saber o que pensa a respeito da segunda pergunta o autor de Gramatigalhas, então clique aqui.

_______________

_________________________

Academias

FADISP Faculdade Autônoma de Direito

Com uma proposta que inova o curso de Direito, a FADISP Faculdade Autônoma de Direito conta com um corpo docente constituído por Mestres, Doutores em Direito e especialistas com anos de experiência prática e acadêmica. A coordenação é dos Professores Arruda Alvim e Thereza Alvim. Artigos dos mestres e alunos, notícias, eventos, tudo sobre a FADISP pode ser constatado nas Academias. Fique por dentro !

  • FADISP cria em seu espaço acadêmico Posto da Cidadania. Clique aqui 

  • Estão abertas as inscrições para o vestibular 2006 da FADISP - Faculdade Autônoma de Direito. Clique aqui

Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP

Impossível desligar a Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP de uma trajetória onde a arte e a criatividade sempre estiveram presentes. Impossível separar essa história do percurso da família Alvares Penteado. Se no começo do século os Penteado, pessoas de estilo, preocupadas com a qualidade e a criatividade, buscavam a inovação e assimilavam a tecnologia que viria a mudar o mundo, quase cem anos mais tarde a FAAP está empenhada em um projeto revolucionário de educação, em busca da qualidade total, baseado na criatividade. Fique por dentro do que ocorre na instituição, acompanhe as novidades na seção Academias do portal Migalhas.

  • O casal FAAP conta como, mesmo desacreditados, superaram as dificuldades e realizaram a construção idealizada por Armando Álvares Penteado. Clique aqui  

  • Abertas as inscrições para o processo seletivo 2006. Clique aqui 

  • FAAP lança Série de Leituras Júridicas. Clique aqui

_______________

_________________________

Fique de olho

Confira a seção do site Migalhas "Olho Mágico" e veja as oportunidades profissionais oferecidas pela Michael Page International, reconhecida mundialmente como referência em recrutamento especializado de profissionais para média e alta gerência. Clique aqui.

Tipificação

A CCJ aprovou o Projeto de Lei 3180/04 que transforma em tipo penal a obstrução de ações judiciais ou policiais.

"Governança corporativa: o caminho para o novo mercado"

A Bovespa, há algum tempo, criou o chamado "Novo Mercado", destinado justamente àquelas empresas que, primordialmente, se comprometam, voluntariamente, a adotar boas práticas de governança corporativa. Para entender melhor o assunto e tornar-se um membro deste novo mercado, clique aqui e confira o artigo de Flávio Henrique de Magalhães Paulino, do escritório Suchodolski Advogados Associados.

CPC e as alterações

Referente às alterações ocorridas no CPC, quem registra abalizados comentários hoje sobre o assunto é o ilustre causídico Rafael Wallbach Schwind, do escritório Justen, Pereira, Oliveira e Talamini - Sociedade de Advogados. Clique aqui !

Aprofunde-se no assunto

A Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes realiza no dia 5/11, das 9h às 10h30, uma aula gratuita especial sobre a nova lei 11.187, Agravo Retido e de Instrumento, ministrada pelo prof. Gilberto Bruschi, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, doutorando em processo civil pela PUC/SP e orientando da Profa. Dra. Teresa Arruda Alvim Wambier, do escritório Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica. A aula será realizada nos estúdios de SP e transmitida em tempo real para todas as 200 unidades do Brasil. Clique aqui.

Migalhas dos leitores - Nariz-de-cera

"Alguns leitores de Migalhas, cuja memória dos anos de ditadura não se apaga, foram tomados pela surpresa ao ver uma receita publicada na abertura de Migalhas 1.285 (1/11/05). Como se sabe, publicar receitas no lugar de notícias censuradas era a técnica do jornal "O Estado de S. Paulo" para publicamente manifestar repúdio à censura de que era vítima no começo dos anos 70. Ficou a dúvida no ar: estará Migalhas sendo censurado ou era realmente apenas o desejo de levar ao mundo jurídico uma aparentemente deliciosa receita de bolinho de chuva?" Cláudio Maurício Freddo

Antes à tarde do que nunca

A milésima edição do programa "Roda Viva", da TV Cultura, terá a presença de Lula, que após três anos de convites, resolveu aceitar. Infelizmente, não encarou fazer o programa ao vivo. Ele será gravado em Brasília, na segunda à tarde, e transmitido à noite.

José Serra diz que culpa é da bebedeira

Calma leitores apressados. Não é o que vocês estão pensando. O prefeito de SP anunciou ontem que pretende fechar bares a partir das 22h nas regiões mais violentas da cidade por meio de um acordo com os pequenos comerciantes. "A bebedeira é um fator fundamental nos homicídios", disse.

Suspeita de grampo

Depois dos deputados Osmar Serraglio e Antônio Carlos Magalhães Neto, ontem foi a vez de o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar, denunciar que está sendo espionado.

Manobra

Empréstimos de Valério são falsos, conclui CPI. Relatório a ser apresentado segunda-feira revela que as operações do empresário com o Banco Rural são manobras contábeis para esconder transações no exterior.

Migalhas dos leitores - Bio-combustível

"Ainda sobre a pergunta do que aconteceria se atirassem uma lona sobre a CPI (Migalhas 1.283 - 28/10/05 - "Pergunta que não quer calar"). Ao ler o questionamento, lembrei-me de uma reportagem a que havia assistido, na qual se apresentava uma forma de se produzir gás natural nas fazendas. O procedimento era o seguinte: cobria-se com uma lona uma estrumeira, vedando a entrada e a saída de ar. Com a fermentação, tinha-se como produto o gás, que era utilizado nas fazendas para as mais variadas finalidades. Então percebi que havia um lado bom nessa história. Jogamos uma lona sobre a CPI e não precisaremos mais importar gás natural dos vizinhos da América Latina. Mas temos que tomar cuidado para vedar a entrada e a saída de ar. Saudações Migalheiras." Daniel Gomes de Miranda - Fortaleza/CE

Missão de paz

Os jornais dizem que os ministros Márcio Thomaz Bastos e Antonio Palocci articulam rodada de conversas com os tucanos FHC, José Serra e Geraldo Alckmin. Só faltava essa...

Contratos irregulares na Infraero

O TCU descobriu evidências de irregularidades em contratos de publicidade e de informática da Infraero. Os auditores detectaram contratos feitos sem licitação e sem pesquisas de preços.

Migalhas dos leitores - Crise

"Os reiterados apelos dirigidos pelo deputado José Dirceu ao STF tem gerado dúvida quanto a sua possibilidade de exercer o direito de defesa no exercício de uma garantia constitucional. Na técnica processual entende-se como defesa toda produção de fatos ou argumentos em oposição a acusação dirigida contra aquele que se defende. Através dela a parte poderá destruir as pretensões da acusação, demonstrando a pertinência de seu direito e, com isto, invalidando as imputações que lhe são dirigidas. Ocorre que este direito há de ser desenvolvido mediante argumentos honestos que possam justificá-lo com suporte na lei vigente. Quando isto não ocorre, descabe cogitar do "sagrado direito de defesa", desde que se houve de forma abusiva com espírito de emulação ou mero capricho ou pondo resistência injustificada ao andamento do processo. Como se vê, sempre que a parte formule pretensões ciente de que elas são destituídas de fundamento, estará caracterizado o abuso de direito ou a deslealdade processual, o defendente descumprindo o dever de probidade, ficando sujeito as sanções que a lei prevê, independentemente do resultado final. Esta é a distinção a ser observada em relação ao processo a que responde o Deputado José Dirceu, cujo comportamento não pode ser equiparado a de quem esteja no pleno gozo do direito legítimo." Aristoteles Atheniense - vice-presidente Nacional da OAB, escritório Aristoteles Atheniense - Advogados S/C

"Foi do meu sogro, Edvard Barreto de Aguiar, o que de melhor ouvi sobre o atual momento pelo qual passa o nosso Brasil varonil. Do alto da sua juventude, sentencia o sogrão, com a modéstia característica daqueles que viveram de tudo um pouco : a oposição é pior do que esses assaltantes que governam o país. Por que, disse eu, de chofre ? Por que, você ainda me pergunta ? Esses assaltantes que desgovernam o país, imaginam que somos tão imbecis quanto essa limítrofe oposição, que pensa que o enfrentamento político se faz com a utilização surrada de figuras de linguagem ... Oposição se faz com provas, seja da incompetência, seja do furto do fruto, ainda que continuado. Preferi o silêncio, reconhecendo o golpe ! Na sala, a TV mostrava o valor da cotação do dólar : na cueca R$ 2.24; vindo de Cuba R$ 2.48. Esse é o Brasil !" Alexandre Thiollier - escritório Thiollier Advogados

___________

Migalhas do Macaco Simão

"E deu uma gripe aviária geral: o governo é uma galinha-morta, o Lula é um pato manco, a oposição é um abutre, tucano se faz de avestruz, o governo tá cozinhando o galo e a sociedade tá uma arara. E uma amiga me disse que ontem, no Dia de Finados, as flores estavam pela hora da morte!"

Aftosa

Exportações do país podem recuar US$ 100 milhões este mês.

Ofensiva contra cortes

O ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, embarca no próximo domingo para Londres, para começar a ofensiva contra a proposta da UE de corte de subsídios agrícolas. Nos dias 7 e 8, o chanceler se encontra com representantes da Índia, dos EUA e da UE. Logo depois, Amorim segue para Genebra, onde as negociações vão prosseguir.

Contra a RF

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do RJ entra hoje na Justiça com ação popular contra a Receita Federal. Nelson Rocha, presidente do CRC e autor do processo, pede a anulação dos 75 mil autos de infração enviados novamente para as empresas no fim de agosto. No RJ e ES, foram 12 mil documentos revistos, cinco mil na cidade do Rio.

Ação de responsabilidade civil

A Previ decidiu entrar com ação de responsabilidade civil contra o ex-diretor João Bosco Madeiro da Costa e mais dois ex-gerentes que respondiam pela área de investimentos do fundo de pensão na época da privatização da Telebrás, em 1998, Fábio de Souza Faula e Antonio Luiz Freitag. O fundo de pensão considera haver fortes indícios de que os ex-executivos tenham fraudado documentos para favorecer o grupo Opportunity, naquela ocasião.

____________

Quinto Constitucional - Crise institucional 

  • OAB/SP x TJ/SP

Entenda o caso. 

Havia cinco vagas a serem preenchidas por integrantes da advocacia no TJ/SP. Para cada uma delas, a Ordem abre oportunidade para que os interessados se inscrevam. No entanto, quatro vagas foram abertas simultaneamente. Assim, abriu-se a oportunidade para que os interessados se candidatassem às quatro vagas num só ato. Após, abriu-se outra vaga. Nova abertura de chance para inscrição. Habilitados, depois da entrega de inúmeros (!) documentos, foram sendo formadas por voto dos conselheiros de todo o Estado, uma a uma, as listas sêxtuplas, para cada vaga. Após, foram entregues ao Órgão especial do TJ/SP, para que de cada lista extraísse três nomes, formando assim cinco listas tríplices, que seriam entregues ao governador. Cabe a ele a escolha final. 

Mas o que faz o TJ/SP ? 

Ao que se apurou, recebeu as cinco listas, das quatro primeiras extraiu as listas tríplices e ignorou a última lista, pegando remanescentes das outras listas formando uma nova lista tríplice, inclusive com causídicos que não tinham sequer se habilitado àquela vaga. Segundo conta a leitora Silvia Bellandi Paes de Figueiredo (Migalhas 1.284), o TJ/SP entendeu que a outra lista era "montada", adrede, para a inclusão de um nome. Se assim fosse - se bem que não compete aos integrantes do TJ fazer tal digressão - bastaria não inclui-lo na lista tríplice. Por tudo isso, talvez seja mesmo a hora de debatermos o procedimento de escolha, como bem salientou o ilustríssimo dr. Jorge Lauro Celidonio (Migalhas 1.284) - que tem indubitavelmente propriedade para falar sobre o assunto, brilhante desembargador que foi da Corte paulista. O que não se pode, ao arrepio da lei, é que o tribunal resolva agora fazer "sua" Justiça. Há muito se tem visto, aqui e ali, críticas ao quinto constitucional. No entanto, é bem de ver, trata-se de uma oxigenação no Judiciário, de riquíssimo proveito. E, de fato, se o Direito é a Disciplina da Convivência, nada mais belo do que a pluralidade dos cidadãos serem os responsáveis pela distribuição deste Direito.

____________

Homenagem

Em comemoração aos 95 anos de existência devotada às ciências jurídicas e sociais e ao ensino do Direito, sempre na defesa da Justiça e da Liberdade, o ilustre Professor Dr. Miguel Reale, advogado do escritório Reale Advogados Associados, será homenageado no dia 7/11, em SP. Mais informações, clique aqui.

Festejo

A Turma de 1973 (Professor Alfredo Cecílio Lopes), da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, promoverá amanhã, a partir das 13h, em SP, em comemoração ao 32º aniversário de formatura, a 17ª FEJEBA - Feijoada do Jereba. Mais informações e adesões pelos telefones (11) 5573-9119, 3887-3306 ou 285-2066.

Roberto Pasqualin inaugura escritório

O advogado Roberto Pasqualin está de endereço novo. Desde o início do mês, está atuando no escritório Pasqualin Advogados. Para saber mais, clique aqui.

Direito Tributário

Escrito e oferecido pelo migalheiro Hugo de Brito Machado Segundo, membro do ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários, o livro "Direito Tributário e Financeiro" (Atlas 224p.) faz parte da Série Leituras Jurídicas: Provas e Concursos, elaborada com o objetivo de proporcionar ao estudante e ao profissional de Direito um estudo completo, atualizado e didático sobre as diversas áreas jurídicas. Neste exemplar são discutidas as normas tributárias do Direito. Clique aqui e concorra.

Livro

Ganhe um exemplar do livro "Manual de Direito Público & Privado" (380p.), escrito pelos professores Maximilianus Cláudio Américo Führer e Édis Milaré, oferecido pela RT - Revista dos Tribunais. Clique aqui.

EC 45/2004

Foi lançado durante a XIX Conferência Nacional dos Advogados, realizada em Florianópolis de 25 a 29/9, o livro "Comentários à Emenda Constitucional 45/2004 - Os novos Parâmetros do Processo Civil no Direito Brasileiro" (162p.), escrito pelo advogados Francisco Carlos Duarte e Adriana Monclaro Grandinetti. Clique aqui e conheça um pouco mais da obra.

Exame de Ordem

A OAB/PR divulgou terça-feira o resultado final do 2º Exame de Ordem de 2005, realizado entre agosto e setembro. Dos 3.835 candidatos, 1.035 foram aprovados - 26,98% do total de inscritos. Clique aqui.

Portal do Aluno

Para estreitar ainda mais o relacionamento com os estudantes, o IBMEC/SP lança o seu novo Portal do Aluno. A home tem um conteúdo mais completo e de fácil acesso, já que foi formatada em conjunto com os estudantes da instituição, a fim de oferecer informações do interesse deles. Na primeira página, o aluno pode clicar no seu curso e obter dados sobre palestras e painel de oportunidades, consultar a biblioteca e o conteúdo de seu e-mail. O site traz ainda as notícias da faculdade e links de importância para o aluno, como intercâmbio, bolsas de estudo e extensão internacional. Para conhecer o portal, clique aqui.

Judiciário

A APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados realiza no dia 5/11, em SP, o seminário Para entender o Judiciário. O evento tenta auxiliar os profissionais da imprensa a lidar com os termos do Direito. Clique aqui.

Exame da Ordem

O JusPODIVM Centro Preparatório para Carreira Jurídica promove de 7/11 a 1/12/2006, em Salvador/BA, o Curso Exame da Ordem 2006. Clique aqui.

Último dia

Curso organizado pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo e Caldas Law Study Center, A Nova Lei de Falências em face do Novo Us Bankruptcy Code vai abordar aspectos relevantes da nova lei n° 11.101/2005 e do recém emendado US Bankruptcy Code. Palestrantes que se destacam por sua atuação profissional na área do Direito Falimentar abordarão aspectos relevantes da nova lei n° 11.101/2005 e do recém emendado US Bankruptcy Code. Já confirmaram presença o Dr. Cláudio Mendes, administrador judicial, Dr. Raul Rosenthal, responsável pelo plano de recuperação da Parmalat, Dr. Alexandre Duarte, Dr. Alexandre Lazzarini, Dr. Sergio W. Duque Estrada e Dr. José Diniz. Concorra a vaga-cortesia. Clique aqui.

Aspectos tributários

A crescente necessidade de implementar alternativas de planejamento tributário que reduzam o volume dos encargos incidentes sobre os negócios empresariais tem gerado inúmeras contingências tributárias de origens diversas. Por esta razão, a Central Prática Consultoria e Treinamento promove no dia 9/11, em SP, o seminário Planejamento tributário: administração de passivos, autos de infração, crimes e atendimento à fiscalização. Clique aqui e participe do sorteio de três vagas-cortesia.

Participação

Com a participação de nomes de peso do mundo jurídico, entre eles Luiz Manoel Gomes Júnior, do escritório Luiz Manoel Gomes Júnior e Associados, acontece nos dias 10 e 11/11, em SP, o 3° Seminário Aspectos Controvertidos dos Aspectos Excepcionais. Clique aqui e veja a programação do evento.

Direito Público da Economia

O III Fórum Brasileiro de Direito Público da Economia reunirá nos dias 10 e 11/11, no RJ, especialistas em regulação e professores de direito administrativo e constitucional de prestígio internacional, para um diálogo abrangente sobre os limites e os tópicos fundamentais da intervenção do Estado no setor econômico. Entre os palestrantes estão os advogados Floriano de Azevedo Marques Neto, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, e Luis Roberto Barroso, do Luís Roberto Barroso & Associados. Clique aqui e concorra às vagas-cortesia.

Negócios de Família

Com o objetivo de preparar os fundadores, herdeiros e profissionais envolvidos em empresas estritamente familiares, o curso Empresa Familiar - Procedimentos Societários, Sucessórios e Tributários será promovido pelo escritório Miguel Silva Associados nos dias 9 e 10/11, em SP. Clique aqui.

Contratos bancários

A relação banco/cliente em torno dos contratos firmados e os aspectos do CDC é tema para o curso Contratos Bancários organizado pelo FORUM CEBEFI no dia 29/11, em SP. Concorra à vaga-cortesia. Clique aqui.

Seminário na Inglaterra

Propriedade Intelectual Global - Uma Perspectiva Brasileira é o tema do seminário que Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO e líder do projeto Creative Commons no Brasil, e Christian Ahlert, pesquisador da Michael Young Foundation, organizam amanhã na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Clique aqui e saiba mais informações.

Recuperação de Empresas

O Instituto Brasileiro de Recuperação de Empresas e o Deputado Osvaldo Biolchi convidam para o XVIII Seminário Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência, que acontece no dia 7/11, das 13h às 17h, em SP. O evento tem entrada franca. Clique aqui.

Brasileiro na Argentina

O advogado Luiz Felipe Santoro, do escritório Demarest e Almeida Advogados, será o único palestrante brasileiro no Curso Intensivo de Derecho del Futbol Internacional que acontece de 7 a 11/11, em Buenos Aires, Argentina.

ISO 9001/2000

Em solenidade realizada na última terça-feira, a OAB/SP obteve a recomendação para a certificação ISO 9001/2000, anunciada pela certificadora GLC (Germanischer Lloyd Certification), empresa credenciada pelo Inmetro. Clique aqui.

Migalhas dos leitores - Encômios

"O nosso colega João Humberto Martorelli é um brilhante advogado e um inovador na prática do Direito ("Pernambuco ganha Centro de Estudos Jurídicos" - clique aqui). Sempre à frente na busca do novo, do desenvolvimento tecnológico e do aperfeiçoamento profissional. Seu escritório é um grande laboratório e um aprendizado para quem o visita. Parabéns a ele por mais essa iniciativa em prol agora do treinamento e da oferta de novas oportunidades aos jovens advogados pernambucanos." Ordélio Azevedo Sette - escritório Azevedo Sette Advogados

Mudança

Segundo informações, o escritório Oliveira Neves mudou de endereço. Atende agora na avenida dr. Arnaldo 2.017, SP. Saindo do antigo endereço na alameda Santos, para chegar ao local passasse pelo Cemitério do Araçá de um lado, e do Hospital das Clínicas de outro.

Programa

Coordenado pelo Juiz José Paulo Camargo Magano e patrocinado pela APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados, o programa Contraponto traz hoje, às 22h30, o Juiz do Tribunal Internacional da Justiça Dr. Francisco Rezek e o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O programa é transmitido para todo o Brasil através da TV Justiça.

Premiação

Confira os nomes dos ganhadores da obra "Ética nos Negócios: Leis e práticas que orientam as organizações no relacionamento com os seus parceiros" (178p.), escrita por Maria Fernanda Vieira Rodrigues Couto, gentilmente oferecida pelo Ibmec - Law.

  • Alexandre Bertolini, das Casas Bahia, de Belo Horizonte/MG

  • Camila Alves Pereira de Carvalho, da Parmalat, de São Paulo/SP

  • Jose Henrique Lira Rabelo, da Petrobrás, do Rio de Janeiro/RJ

_________________

Liga Jurídica

Fique por dentro da final de campo da Liga Jurídica. Clique aqui.

Futebol

Confira abaixo os últimos resultados da "TAÇA INTERAÇÃO DE FUTSAL 2005 - III Torneio Interescritórios". Mais informações, clique aqui.

Masculino- 29/10

Tojal, Serrano e Renault Advogados 5(3) X 5(2) Peixoto e Cury Advogados
Lacaz Martins 2 X 5 Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados 4 X 2 Pinheiro Neto Advogados
Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Ad    vogados 3 X 8 Pellon e Associados
Dinamarco & Rossi Advocacia 2 X 10 Marques Rosado TC
Ceze, Caram Zuquim e Espírito Santo Advogados 3(3) X 3(4) Marcondes Advogados Associados
Mariz de Oliveira Advogados 8 X 0 Barcellos Tucunduva Advogados
Mesquita Neto 4(3) X 4(2) Dauro Dórea Advogados

Feminino- 29/10

Pinheiro Neto Advogados 6 X 1 Tojal, Serrano e Renault Advogados

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Iraq Asks Return of Some Officers of Hussein Army"

The Washington Post - EUA

"Aides Debate Whether Rove Should Resign"

Le Monde - França

"Une semaine d'embrasement en banlieue parisienne"

Corriere della Sera - Itália

"Cofferati e la legalità, il no di Rifondazione"

Le Figaro - França

"Chirac, Villepin, Sarkozy sur le front des banlieues"

Clarín - Argentina

"Avellaneda: pelea con 3 heridos entre grupos peronistas"

Público - Portugal

"Lista de prendas de empreiteiro motiva buscas a casa de Jorge Coelho

El País - Espanha

"El Congreso admite el proyecto de reforma del Estatuto con la única oposición del PP"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"10,9 Prozentder Menschen ohne Arbeit"

The Guardian - Inglaterra

"Blair's day of calamity: exit Blunkett then a retreat on terror"

Le Soir - Bélgica

"Les cadeaux belges au pays de Saddam"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Empréstimos de Valério são falsos, conclui CPI"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Violência sangra o comércio da Zona Sul"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Lula pede que ministros gastem mais"

O Globo - Rio de Janeiro

"CPIs: nova denúncia de grampo acirra ânimos"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Espionagem agita Congresso"

Correio Braziliense - Brasília

"Os americanos estão chegando"

Zero Hora - Porto Alegre

"CPI divulgará mais 50 sacadores das contas de Marcos Valério"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Exportadores de carne prevêem 'mês maldito'"

O Povo - Fortaleza

"Prefeitura tem 29 obras paradas"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Denúncas de grampo agitam o Congresso"

_________
______

Apoiadores :

· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Pacheco, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale, Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Advocacia S/C
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Prima Cursos Preparatórios
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· Siciliano
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros
· Comunicare Consultoria de Comunicação
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso FMB - Coordenador Flávio Monteiro de Barros
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IELF PRO OMNIS Portal do Ensino Telepresencial
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· JusPODIVM Centro Preparatório para Carreira Jurídica
· Just-Traduções Joanita Haimerl S/S
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR