INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 3.147

MIGALHAS nº 3.147

Terça-feira, 25 de junho de 2013 - Migalhas nº 3.147 - Fechamento às 11h.

 

"A soberania do povo é o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Nenhuma autoridade, seja qual for, coparticipa com ela nesta supremacia."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Ideia luminosa

Pressionada pela grita das ruas, desesperada com a queda de sua popularidade, Dilma propôs - em reunião com governadores - um plebiscito seguido de instauração de assembleia constituinte para a realização da tão falada, há anos (!), reforma política. Mais do que exclamações o que se viu foram questionamentos : tratar de reforma constitucional sem a participação do Legislativo ? Ruptura de ordem constitucional decidida em gabinete do Executivo ? Tratar de leis quando a questão refere-se ao comportamento da administração ?

Uma coisa é certa, a presidente conseguiu a unanimidade, desagradou a gregos e troianos. Até quem buscou apoiá-la reconheceu como único ponto positivo a boa intenção, aquela que bem sabemos onde reside.

Para a comunidade jurídica, a questão é clara : só o povo tem o poder de delegar a seus representantes o poder constituinte originário, ilimitado, soberano, em momentos de ruptura drástica de ordem jurídica, como na passagem da longa ditadura militar para a democracia, em 1985. Não se trata disso neste momento. O povo saiu às ruas por medo da inflação e contra os desenfreados gastos públicos, uma de suas causas. Não existe assembleia constituinte parcial. E, para reafirmá-lo, os jornais de hoje valeram-se de palavras proferidas pelo constitucionalista Luís Roberto Barroso, agora ministro do STF, em entrevista a este poderoso rotativo, em outubro de 2011. Ouçamo-lo sempre, e mais uma vez. (Clique aqui)

Plebiscito, na pauta

Após propor plebiscito para instalar uma Constituinte exclusiva para reforma política, Dilma se reúne hoje com líderes do STF, do Congresso e da OAB. (Clique aqui)

Reforma Política, em discussão

O projeto Eleições Limpas, lançado ontem durante ato público na sede da OAB, já recebeu mais de 13 mil assinaturas. Confira a íntegra do texto, clique aqui.

Constituinte

O juiz Federal Juliano Taveira Bernardes e o procurador do Estado de SP Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira analisam a inconstitucionalidade do ato de Dilma. (Clique aqui)

_____________
_______

Petição eletrônica

Corte Especial do STJ decide que advogado titular do certificado digital deve ter procuração, mas nome não precisa constar na peça. (Clique aqui)

Investigação

A 5ª turma do STJ entendeu que o MP tem legitimidade para conduzir procedimentos administrativos e requisitar diligências investigatórias. Confira o acórdão. (Clique aqui)

Expediente

A OAB/SP ingressou com ADIn (4.598) no STF para questionar redução do horário de atendimento nos fóruns paulistas. (Clique aqui)

Magistratura preocupada

Em reunião no TJ/SP para discutir os rumos do Judiciário, magistrados destacam o desalento generalizado dos juízes, levando a grande número de evasão, e enfraquecimento das decisões de 1ª e 2ª instâncias. (Clique aqui)

Arbitragem no Brasil

Com o objetivo de captar a opinião dos principais agentes do processo arbitral, o Comitê Brasileiro de Arbitragem realizou, juntamente com o Instituto de Pesquisas Ipsos, a pesquisa "Arbitragem no Brasil". André de Albuquerque Cavalcanti Abbud, diretor do CBAr, conta que, segundo os entrevistados, as principais vantagens da arbitragem em comparação ao processo judicial são o menor tempo necessário para obter uma solução definitiva para o conflito, a qualidade e o caráter técnico das decisões e a flexibilidade e informalidade do procedimento arbitral. (Clique aqui)

Banco Santos

Migalhas noticiou semana passada que a 2ª câmara reservada de Direito Empresarial do TJ/SP decidiu, em julgamento de agravo de instrumento proposto por grupo de credores do Banco Santos, que a homologação de todo e qualquer acordo firmado com devedor pressupõe a oitiva do Comitê de Credores e do falido. Embora nos autos da falência tenha sido conferida autorização ao administrador da massa, Vânio Aguiar, para a realização de tais acordos, a decisão noticiada não parece significar reviravolta processual, mas antes aplicação de decisão anterior mais genérica, bem como interpretação do espírito da lei. (Clique aqui)

Passeio completo

TRF da 1ª região mantém portaria que disciplina o vestuário dos servidores no TRE/BA. A norma dispõe que "os servidores do sexo masculino usarão traje passeio - calça, camisa e gravata - sendo obrigatório o uso de paletó ou blazer, para os secretários, assessores, coordenadores e chefes de cartório da capital". Já para as servidoras "será facultado o uso de vestido, saia, ou calça e blusa". Não é permitido para ambos os sexos vestir jeans, bermudas, calçar tênis, chinelos ou similares. (Clique aqui)

Publicação de peso

A InBook Editora, em parceria com o portal Migalhas, está lapidando um sofisticado projeto editorial que reunirá destacadas bancas do mercado jurídico. Valorosos nomes já integram o projeto, entre eles o da banca Chiaparini e Bastos Advogados. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Competência da JT alcança terceiros envolvidos em conflito entre empregado e empregador. (Clique aqui)

2 - STJ - Causas que discutem juros e correção monetária de depósitos judiciais podem ser discutidas dentro da ação principal. (Clique aqui)

3 - TJ/DF - Portaria regulamenta procedimentos de recolhimento e devolução das custas judiciais eletrônicas, que serão exclusivamente emitidas pelo site do Tribunal. (Clique aqui)

Transparência ?

O juiz Ari Ferreira de Queiroz, da 3ª vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia/GO, proibiu a divulgação de salário nominal de servidores da Assembleia Legislativa de GO no site da casa. (Clique aqui)

Feirão de carro

A 33ª câmara de Direito Privado do TJ/SP deu provimento ao recurso das empresas Unidas S/A, representada pelo escritório Rayes & Fagundes Advogados Associados, e BV Financeira, que reivindicavam o não pagamento de indenização por danos morais a cliente que teve nome negativado após desistir de compra de carro em feirão. (Clique aqui)

FGTS

Empresa deve recolher FGTS referente a período de aposentadoria por invalidez de trabalhadora, de acordo com decisão do TRT da 5ª região. A causa foi patrocinada pelo escritório Alino & Roberto e Advogados. (Clique aqui)

Boate Kiss

As audiências em que serão ouvidas as vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria/RS, terão início amanhã. (Clique aqui)

Corrupção

Jogando para torcida, Dilma defendeu ontem que a corrupção seja classificada como crime hediondo. A proposta, contudo, não é inovadora. Atualmente, tramitam no Senado quatro PLs que tratam do tema. (Clique aqui)

Na Real

Diante dos últimos acontecimentos, "fica claro que a preocupação de Dilma não era o manifesto em si, e sim os estragos que as passeatas poderiam causar nos planos reeleitorais da turma". Veja as análises dos colunistas José Marcio Mendonça e Francisco Petros. (Clique aqui)

_____________ *** _____________

IV Semana Goffrediana

Homenagem

A vida e a obra de Goffredo da Silva Telles Junior inspiram sobremaneira qualquer cidadão guiado pelos ideais de amor e liberdade difundidos pelo Professor. No mês em que lembramos, com saudade, sua despedida terrena, uma semana inteira é dedicada ao legado do Mestre. (Clique aqui)  

Mas em Moscou ?

Embora contrário "aos contatos do Brasil com o governo soviético", o então deputado constituinte Goffredo da Silva Telles Jr. foi favorável à instalação de embaixada brasileira em Moscou. Ciente da perplexidade que a aparente contradição poderia suscitar, assomou à tribuna para proferir histórico discurso, em que o sentido de responsabilidade das nações soberanas na ordem internacional foi a nota distintiva. Em um mundo que sofria os horrores da recém-terminada Segunda Guerra, Goffredo vislumbrou a necessidade de serem ultrapassados os limites "de uma política de campanário", defendendo "o dever indeclinável de colaborar na ingente obra de reconstrução do mundo". (Clique aqui)

Sorteio

Eterno estudante, o espírito curioso de Goffredo Telles Junior é celebrado por meio de sorteio de suas principais obras. Basta se cadastrar uma única vez para concorrer a três obras por dia e uma coleção inteira na sexta-feira. (Clique aqui)

Viva !

Clique aqui e confira os primeiros ganhadores das obras goffredianas.

_____________ *** _____________

Visto de trabalho

Como muitos estrangeiros têm chegado ao Brasil buscando uma oportunidade de emprego, o MTE editou resolução normativa para regular a concessão de autorização de trabalho a eles. No artigo elaborado pelos advogados Luiz Fernando Alouche e Tamira Maira Fioravante, do escritório Almeida Advogados, são abordados os principais pontos desta norma, que atualiza o entendimento do MTE a respeito do tema. (Clique aqui)

Crédito dedutível

A possibilidade de aproveitamento das despesas de frete como crédito dedutível, na apuração da base de cálculo do PIS e da COFINS não cumulativos, é o tema debatido por Amal Nasrallah, do escritório Pacífico, Advogados Associados. (Clique aqui)

Estabilidade

A advogada Ana Paula da Costa Aoki, do escritório Resina & Marcon Advogados Associados, disserta sobre a estabilidade provisória garantida no contrato de experiência nos casos de acidente de trabalho. (Clique aqui)

Licitação

Em artigo, a advogada Jéssica Ciléia Cabral Fratta, membro do corpo jurídico da Editora NDJ, tece comentários sobre licitação e outros temas atuais do Direito Administrativo. (Clique aqui)

Arrependimento

Advogado e sócio-diretor do Forum Cebefi, Leslie Amendolara analisa o decreto-lei 7.962/13, que regulamenta o direito de arrependimento do cliente, já previsto no artigo 49 do CDC. (Clique aqui)

Espanhol jurídico

Na coluna de hoje, Nuria Bertachini apresenta as formas, em espanhol, para se referir ao crime de lavagem de dinheiro. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Berlusconi

O Tribunal de Milão condenou ontem a sete anos de prisão Silvio Berlusconi, por prostituição juvenil e abuso de poder, na primeira sentença do chamado "caso Ruby".

Imprensa

No Equador, foi publicada a lei que regulamenta o trabalho da imprensa. (LA - clique aqui)

Asilo

A PGR opinou pelo não conhecimento do HC (117.905) do senador boliviano Roger Pinto Molina para que o governo brasileiro agilize sua saída da Bolívia. Molina está há um ano asilado na embaixada brasileira em La Paz. O ministro Marco Aurélio é relator do processo (clique aqui).

_____________

Prêmio Innovare

Profissionais de todas as áreas de conhecimento têm até o dia 30/6 para se inscrever na categoria Prêmio Especial Innovare, com o tema "A Justiça do Século XXI".

TSE

O advogado Admar Gonzaga Neto toma posse hoje como ministro substituto no TSE na classe dos advogados.

TRE/RS

A desembargadora Federal Maria de Fátima Freitas Labarrère, do TRF da 4ª região, toma posse hoje como membro efetivo do TRE/RS.

TJ/RJ

Os juízes Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes, Gisele de Lima e Silva Rosa e Joaquim Domingos de Almeida Neto tomaram posse ontem no cargo de desembargador do TJ/RJ.

Lauda Legal

Em termos didáticos e com preocupação prática, os autores Jessé Torres Pereira Jr. e Marinês Restelatto Dotti, desembargador do TJ/RJ e advogada da União, respectivamente, apresentam a obra "Da Responsabilidade de Agentes Públicos e Privados nos Processos Administrativos de Licitação e Contratação" (438p.), trazida a lume pela Editora NDJ. Leia a resenha de Roberta Resende e torça para receber em casa um exemplar. (Clique aqui)

Fachadas

As placas de vidro evidenciam a fachada do escritório de Votuporanga/SP. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Missa

Acontece hoje, às 19h, a missa de 7º dia em sufrágio da alma do desembargador Federal Nelson Gomes da Silva, do TRF da 1ª região, na Igreja São Judas Tadeu (setor Coimbra, Goiânia, GO).

Baú migalheiro

Há 163 anos, no dia 25 de junho de 1850, foi promulgado o Código do Comércio.

Sorteio

Na obra "Lições de Direito Constitucional" (Forense - 1.216p.), de Leonardo Vizeu Figueiredo, o tema é a Constituição aplicada à vida, com seus fundamentos éticos, sociais, econômicos, e não somente um catálogo de direitos individuais e deveres da sociedade, do Estado, da família e de outros entes sociais. Um exemplar foi doado pela editora. (Clique aqui)

Lançamentos

A Editora Fórum lança, no próximo dia 19/7, obra "Direito Fundamental à Boa Administração Pública", de Jaime Rodríguez-Arana Muñoz, traduzida por Daniel Wunder Hachem. O evento será em Curitiba/PR, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFPR, às 19h30. (Clique aqui)

A Editora Saraiva e o Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP lançam, amanhã, as obras "Manual dos Direitos da Mulher", "Manual do Direito Homoafetivo" e "Mandado de Injunção". O evento será em Brasília/DF, no IDP, a partir das 20h. (Clique aqui)

A Editora Arraes Editores acaba de lançar o livro "Elementos para uma Teoria Geral do Ministério Público", de Marcelo Goulart. (Clique aqui)

Acaba de ser lançado o volume 20 da "Revista do Instituto do Direito Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - RIDB". (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, às 16h15, Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados, palestrará sobre "Pensão por morte", durante o "32º Congresso Brasileiro de Previdência Social", no Centro de Convenções Rebouças.

Carlos S. Forbes, do escritório Mundie e Advogados, será o debatedor do workshop "Convenção de Viena de Compra e Venda Internacional : Direito Comercial Global", que será realizado no CEU-IICS Escola de Direito, amanhã. (Clique aqui)

O escritório Demarest e Almeida Advogados promove, nesta quinta-feira, o seminário "Balanço acerca do primeiro ano da nova lei do Cade" (clique aqui). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por e-mail (clique aqui).

No dia 27/6, Renato Opice Blum, do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, participará do "Seminário de Direito Digital, Segurança da Informação e Prevenção à Fraude", no auditório da Seprosp. Na ocasião, o advogado discutirá sobre a "Evolução da Tecnologia e Direito Digital - Aspectos Nacionais e Internacionais". (Clique aqui)

Anderson Schreiber, do escritório Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados, palestrará sobre "Contratos eletrônicos e Direito do Consumidor", durante o "I Congresso do IBDCivil", que ocorrerá de 8 a 10/8, no RJ. O professor Stefano Rodotà, um dos maiores nomes do Direito Civil italiano, fará a conferência magna de abertura. (Clique aqui)

No dia 3/7, às 18h30, o advogado José Maria da Costa palestrará sobre "A redação jurídica e o novo Acordo Ortográfico", em SP, na Advocacia Sandoval Filho.

O advogado Joaquim de Paiva Muniz, da área de Arbitragem & Contencioso do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, foi nomeado presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ.

Administração Pública

O IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial realiza, dia 2/7, das 9 às 11h, no auditório da sede do Instituto, em SP, o seminário sobre "Projeto de Lei 6.826/2010". Informações : (11) 3255-0399.

Direito Comercial

Amanhã, às 19h, na sede do IASP, acontece o lançamento da "Jornada Paulista de Direito Comercial". As inscrições são gratuitas e obrigatórias, mas as vagas são limitadas. (Clique aqui)

Defesa da concorrência

No dia 28/6, às 10h, acontece, no salão nobre da OAB/SP, a palestra "Um Ano da Lei de Defesa da Concorrência" e a "Cerimônia de Posse da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/SP", da qual Vicente Bagnoli foi nomeado presidente. (Clique aqui)

Processo seletivo

As inscrições para o Programa de Iniciação Científica da Direito GV terminam no próximo dia 30. (Clique aqui)

Extensão

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Contratos : teoria e prática", do Instituto de Direito da PUC-Rio, que será realizado às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22h, no campus da Barra. (Clique aqui)

Benefícios

O curso "Cálculos de Revisão de Benefícios e Atualidades" é realizado pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social, dia 28/6, em SP. (Clique aqui)

Inglês

Estão abertas as inscrições para o curso de "Inglês Jurídico", da Target English. As aulas começam dia 1º/7, em SP. (Clique aqui)

CC

Acontece, de 1º a 4/7 e de 15 a 18/7, em SP, o curso de férias "Os dez anos de vigência do Código Civil - principais modificações no Direito Privado", promovido pela AASP. (Clique aqui)

Contratos

O Forum Cebefi programou para o dia 4/7 o curso "Técnicas de elaboração de contratos", em SP. (Clique aqui)

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários "Contratos bancários" (clique aqui), dia 4/7, e "Dissolução parcial de empresas e apuração de haveres" (clique aqui), dia 17/7, ambos em SP.

Simpósios

No dia 4/7, a Editora NDJ promove o simpósio "Responsabilidade dos membros de comissões de licitação, pregoeiros, equipes e apoio, comissões ou servidores responsáveis pelo recebimento do objeto, gestores e fiscais de contratos", em Cuiabá/MT (clique aqui), e, no dia 16/7, "Hipóteses e procedimentos de rescisão contratual e aplicação das sanções administrativas", em Macapá /AP (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Paralegais

A Apoio Serviços Paralegais realiza o curso "Serviços Paralegais - Conceito Geral", de 15 a 19/7, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Curso

A Thomson Reuters - FISCOSoft programou para o dia 18/7 o curso "Cruzamento de informações da Receita Federal (DCTF x EFD-Contribuições x Per/Dcomp x DIPJ x Lalur x Fcont x Sped Contábil)", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Presenteado

Sorteio de obra : Leandro Henrique Bossonario, da Manetoni Distribuidora, de Piracicaba/SP, faturou o livro "Erro Médico e suas consequências jurídicas" (Del Rey - 4ª edição - 389p.), de Décio Policastro, do escritório Araújo e Policastro Advogados. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Camilo Castelo Branco

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Igreja Nova

PE/Sanharó

PE/Surubim

PI/Monsenhor Gil

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.S. Civil Charges Against Corzine Are Seen as Near"

The Washington Post - EUA

"Court keeps alive affirmative action"

Corriere Della Sera - Itália

"Condanna dura per Berlusconi: sete anni"

Le Figaro - França

"2013: les déficits explosent"

Clarín - Argentina

"Angeles: apareció una prueba directa contra el portero"

El País - Espanha

"EE UU presiona a América Latina y Rusia para cazar a Snowden"

Público - Portugal

"Gestor volta à CGD após ter sido indemnizado em mais de 500 mil euros"

Die Welt - Alemanha

"Snowden ist "gesund und in Sicherheit""

The Guardian - Inglaterra

"Yard spied on critics of police corruption"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Dilma propõe Constituinte para reforma política e é contestada"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Dilma sugere plebiscito para reformar a política"

O Globo - Rio de Janeiro

"O Brasil nas ruas: Dilma propõe Constituinte e cria polêmica com Congresso e STF"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Um plebiscito, quatro pactos"

Correio Braziliense - Brasília

"Plebiscito para reforma política é alvo de críticas"

Gazeta do Povo - Paraná

"Pacto de Dilma inclui plebiscito e constituinte"

Zero Hora - Porto Alegre

"Dilma propõe cinco pacotes"

O Povo - Ceará

"Pactos em favor do Brasil: Dilma propõe que corrupção seja crime hediondo"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Dilma contra-ataca"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Souza Cruz
· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour
· Cosan
· Google

Escritórios :

· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados 
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados 
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados    
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados 
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados 
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados 
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados 
· Átila Machado & Advogados
· Ayres, Ribeiro, Oliveira, Jayme e Associados 
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata & Costa Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carvalho & Costa Consultoria Jurídica
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Kufa Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Laura Figueiredo Advogados Associados 
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Libertuci Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Leonardos Advogados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Rahal e Meggiolaro - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters - FISCOSoft
· TOP PRIME
· TOTVS
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas 
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo 
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial 
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais 
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual    
· Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ  
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP 
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digesto
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades da Indústria
· FGV DIREITO RIO
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Goya Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Judiciale
· JEM Consultoria
· Justo na lei
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Pezco Microanalysis

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR