INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.293

MIGALHAS nº 1.293

Quarta-feira, 16 de novembro de 2005 - Migalhas nº 1.293 - Fechamento às 11h. 

"Os pneumáticos são o coração de uma carroceria. Dão-lhe aquela pulsação regular que aumenta com a velocidade, como a de um atleta numa corrida de cem metros, e diminui com a marcha lenta como a de um homem que passeia pelo jardim. Têm, como o coração, doenças graves: dilatações, aneurismas incuráveis, que estouram e matam. A vida dos pneumáticos não é longa. Varia de ano a ano e meio. Eles pensam, porém, com suas borrachas, que é muito mais comprida. É que contam anos em quilômetros. São como os patriarcas do Velho Testamento, para quem quinhentos janeiros eram 'canja'."

Sérgio Milliet
(20/9/1898 - 9/11/1966)

Barbudos e carecas

Durante o feriado o governo definiu, mudando a estratégia da corrida, que hoje vai fazer um pit-stop. As atenções estão voltadas para uma possível troca no pneumático.

Direto da Redação

Caros leitores, compromissados em transmitir o que se passa, até mesmo o que vemos (ou pensamos ver) nas entrelinhas, as próximas duas notas são completamente paradoxais. A primeira é extraída dos jornais de hoje, a segunda da leitura percuciente dos matutinos das últimas semanas.

  • 1

Numa última tentativa de superar a crise política envolvendo seu nome, Palocci antecipou para hoje seu depoimento na CAE do Senado, marcado inicialmente para o dia 22. O Palácio do Planalto deflagrou a operação ontem, com aval do presidente Lula. Palocci falará às 15h, no plenário.

  • 2

Palocci falará hoje no Congresso somente após o fechamento do mercado. Espera-se que jogue a toalha. Já percebendo que há munição de sobra (!) contra ele, seria deitar por terra (e roxa) um dos únicos feitos do governo : manter a estabilidade. Ademais, dizem que o ministro não mais encontra respaldo em nenhuma ala do PT. E isto se deu porque quando se soube o valor da "caixinha" que era destinada ao partido por uma empreiteira em Ribeirão Preto, os que cuidavam do Caixa 2 na cúpula perceberam que lá só chegava a metade. A outra, "perdia-se" pela rodovia Anhangüera. O substituto já teria aceito o convite. Pelo visto, nessa história Lula já deu fim.

______

Quem viver, verá !

______

Última oportunidade

O governo terá hoje uma última oportunidade para negociar a aprovação, no Senado, da MP 258, mas o depoimento de Palocci pode dificultar a aprovação da Super-Receita criada pela MP.

Pedido de prisão

A Polícia Civil e o MP vão pedir a prisão de envolvidos no superfaturamento do serviço de coleta de lixo de Ribeirão Preto na segunda gestão de Palocci como prefeito, de 2001 a 2002.

Baú migalheiro

Formado em Direito no Largo de São Francisco, Monteiro Lobato correspondeu-se durante toda a vida com um dos colegas do Minarete (sua famosa república), Godofredo Rangel. Autor de "Vida Ociosa", Rangel - que entre outras coisas foi juiz de Direito na pujante cidade mineira de Passos - foi guardando zelosamente as cartas recebidas. Depois de cinqüenta anos de correspondência, elas foram publicadas no livro chamado "A Barca de Gleyre". É indubitavelmente uma das principais fontes de pesquisa sobre Lobato, eis que está ali, às escâncaras, sua vivacidade, sua inquietação. É Lobato cuspido e escarrado.

O leitor atento, que conhece a estrutura invisível deste informativo, deve estar se perguntando : o que é que tem a ver o escritor do Vale do Paraíba com essas notícias sobre o ex-alcaide do Vale do Rio Pardo ?

Respondemos. Garimpando os guardados na Redação, encontramos uma carta de Lobato enviada a Rangel no dia 18 de janeiro de 1907. Nela o escritor conta que esteve em Ribeirão Preto. Veja o que ele encontrou lá há quase cem anos, em especial a narrativa profética da imagem do prefeito.

"Rangel,

Estou seriamente endividado para contigo, em cartas, livros, cumprimento de promessas, pedaços do Queijo... Mas explica-se a má finança. O mês de dezembro passei-o todo fora daqui, em S. Paulo e no Oeste.

Corri as linhas da Paulista, Mogiana e Sorocabana, com paradas nas inconcebíveis cidades que da noite para o dia o Café criou - S. Carlos, um lugarejo de ontem, hoje com 40 mil almas; Ribeirão Preto, com 60 mil; Araraquara, Piracicaba a formosa e outras. Vim de lá maravilhado e todo semeado de coragem nova, pois em toda a região da Terra Roxa - um puro óxido de ferro - recebi nas ventas um bafo de seiva, com pronunciado sabor de riqueza latente. 

Em Ribeirão, a colheita do município foi o ano passado de 4 e meio milhões de arrobas - coisa fabulosa e nunca vista. Um fazendeiro, o Schmidt, colheu, só ele, 900.000 arrobas. Costumes, hábitos, idéias, tudo lá é diferente destas nossas cidades do velho S. Paulo e da tua Minas. Em Ribeirão dizem que há 800 "mulheres da vida", todas "estrangeiras e caras". Ninguém "ama" ali à nacional. O Moulin Rouge funciona há 12 anos e importa champanha e francesas diretamente. 

A terra-chão, porém, é uma calamidade - "enferruja", isto é, avermelha todas as pessoas e coisas, desde a fachada das casas até o nariz dos prefeitos. Vai um pacotinho de amostra. Não pense que é tinta, não. 

Lá ninguém mora; apenas estaciona para ganhar dinheiro. Esse meu passeio de 3.453 quilômetros de via férrea buliu muito com as minhas idéias.

_________________

Monopólio postal

Falando em correspondências, será retomado amanhã, no STF, o julgamento da ADPF 46, que tem como patrono o advogado Dauro Löhnhoff Dórea, da Advocacia Dauro Dórea, protocolada pela Associação Brasileira das Empresas de Distribuição (Abraed) questionando o suposto monopólio postal no Brasil.

  • Sobre o assunto, o ilustre dr. Marco Aurélio Souza, advogado da banca, tece importantes considerações. Clique aqui.

Retrospectiva postal

Antes de tomar qualquer posição em relação à questão do monopólio postal, veja como se deu o caso:

  • Serviços postais - A quem compete este trabalho? - Clique aqui 

  • Voto proferido pelo ministro Marco Aurélio, relator da ADPF 46, que questiona o monopólio de serviço postal exercido pela ECT. - Clique aqui

___________________

____________

Gramatigalhas

A estudante de Direito Melina Silva Martinho envia ao autor de Gramatigalhas a seguinte indagação :

"Gostaria de saber se, no final da petição, é correto usar 'Nesses termos...' ou 'Nestes termos...' ?"

O leitor Fuad Ballura também envia-nos a seguinte mensagem :

"Caros Redatores, acredito que quiseram dizer desta casa, ou não ? Melhor dirá o competente titular de Gramatigalhas.

Nosso amado Diretor, que ontem aproveitava o feriado sentado num dos charmosos cafés da Praça da República, na agitada Firenze, na bela Toscana, ao saber da ida de Lula ao seu encontro tratou de aprontar sua volta ao Brasil. Depois de passar por Roma, onde será recebido pelo Sumo Pontífice, nosso líder embarcará em seu jatinho particular. Felizes pelo seu regresso, os redatores dessa casa já deixaram os lenços brancos prontos, para alegremente agitarem nas sacadas do edifício sede deste rotativo quando nosso amantíssimo líder sobrevoar o prédio. (Migalhas 1.272 - 13/10/05)."

Sobre os pronomes demonstrativos, o leitor Bruno Bergmanhs também envia a seguinte mensagem :

"Prezados Senhores, tenho dúvidas a respeito do uso adequado e pertinente dos pronomes demonstrativos 'este', 'esse' e 'aquele'. Em que ocasiões devo usá-los ? Ao fazer uma menção a algo já citado anteriormente, em um texto, devo utilizar 'este' ou 'esse' ? (ex: O carro é vermelho. Este é grande. / O carro é vermelho. Esse é grande.)."

Se você também quer saber o que pensa a respeito o Dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

_______________

___________________________

Grammatigalhas

Hoje também é dia de gramática no Migalhas International. Fique por dentro dos corretos termos em inglês, utilizados em vendas internacionais de bens. Clique aqui.

International

Os DVDs e CDs piratas tupiniquins foram alvo de discussão na mídia internacional depois que S. Exa., o presidente Lula, assistiu ao filme "2 filhos de Francisco" em vídeo falsificado. Bem podem imaginar que o tom dos matutinos alienígenas... Fique por dentro desta e de outras notícias do Brasil e do mundo no Migalhas International. Se você ainda não é cadastrado, clique aqui.

País empencado

Ontem um caminhão parado em frente ao Congresso intrigou os brasilienses. Carregado de maduras bananas, o que ele estaria fazendo lá ? Seria uma alusão aos integrantes da casa ? Ou o famoso restaurante da Câmara prepararia mariola, mineiro-com-botas, nego-bom, bananada, etc ? Qual o quê. Um gaiato que passou de bicicleta esclareceu o mistério : é o Dia da Proclamação da República.

O fim do mensalão

Depois de 120 dias de atividade, a CPI do Mensalão se reúne hoje pela última vez, sem perspectivas de apresentar resultados concretos.

Migalhas dos leitores - República do Pingüim

"Depois que até um tal de Ciro Gomes foi Ministro da Fazenda, tchau-tchau Pallocci .. tchau, tchau bambino ... Se for por falta de adeus, meu caro mosqueteiro de Ali-Bababá, tome seu rumo que a pátria comemorará o rompimento das amarras com mais um integrante desse PTduto-valeriano... . Quanto à ameaça do rei-nu, Lula Pinóquio da Silva, de surpreender os brasileiros com um nome inesperado para o Ministério, gostaria de registrar que ele, o pinóquio da silva, deve fazer o que quiser porque este país irá enxotá-lo de qualquer jeito do governo junto com toda a camarilha que o cerca. Os brasileiros, em especial os paulistas, não mais aceitarão ser humilhados com as mentiras do cotidiano e com a farsa que se montou para este país engolir. Engolimos o sapo mas não engoliremos sua baba. Fora Lula ! Fora Lula, será o grito das ruas ! E para não dizer que não falei das flores : 'e vá com Deus, deixe em paz nossa vida, parodiando os mestres Evaldo Gouveia e Jair Amorim." Alexandre Thiollier - escritório Thiollier Advogados

Correspondente

Cada vez mais advogados de todo o Brasil participam da seção Correspondentes. Espalhado pelas mais distintas regiões brasileiras, atingindo lugares de qualquer ponto do país, Correspondentes faz a busca por um causídico ficar mais rápida e prática. Seja você também mais um correspondente e preste valorosos serviços na sua comarca. Clique aqui.

Chance extra

Além da possibilidade de começar a prestar valorosos serviços, os correspondentes cadastrados em Migalhas concorrem semanalmente ao sorteio de uma obra jurídica. Hoje, a correspondente cadastrada na cidade de Nova Friburgo/RJ, Andressa Maria Fonseca Santos Pires, ganhou o livro "O fato imponível" (2004, 230 p.), de Dino Jarach, da editora RT - Revista dos Tribunais. Clique aqui.

De peso

"Os 95 anos de Miguel Reale", por Floriano de Azevedo Marques Neto, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia. Para ler, clique aqui.

APA

Depois do Plano Diretor de São Paulo, agora, Jayme Vita Roso, do escritório Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos, investiga os aspectos jurídicos da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, localizada na cidade de São Paulo. Foi ela tema de toda uma sessão do curso da AASP. Clique aqui.

"É incrível dizer que até representantes de vereadores presentes na sessão desconheciam a importância da APA, não só para o meio ambiente como pólo irradiador de serviços a serem praticados na zona e grande fomentador de negócios." Jayme Vita Roso

____________

Rede TV!

A Rede TV! ficou fora do ar durante todo o dia de ontem em São Paulo devido ao descumprimento de decisões judiciais referentes ao programa "Tarde Quentes, apresentado por João Kleber. Embora a decisão da juíza da 2ª vara Cível Federal de SP, Rosana Vidor, determinasse a suspensão do sinal de TV aberta da emissora para todo o Brasil durante 48 horas, ou até a Rede TV! se comprometer por escrito a cumprir as exigências da Justiça, a medida só foi cumprida na capital paulista.

Petrobrás vence licitação de gás

A empresa brasileira Petrobrás-Teikoko, a hispano- Argentina Repsol- YPF, a americana Chevron e a venezuelana Winkler Oil ganharam ontem uma licitação para explorar gás em frente à costa ocidental venezuelana.

Gerdau rumo à UE

O grupo brasileiro Gerdau e o banco espanhol Santander fecharam ontem a compra da siderúrgica espanhola Sidenor por 443,8 milhões de euros, o equivalente a US$ 514,8 milhões.

PUC em reforma

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo iniciou uma reforma administrativa para acabar com uma dívida de R$ 71 milhões.

Adiada...

...para o dia 29/11 a 9ª Sessão Ordinária do CNJ, que estava marcada para hoje.

Dia de visita

O conselheiro federal da OAB por São Paulo, Orlando Maluf Haddad, está presidindo uma Comissão recém-criada pelo Conselho Federal para acompanhar as investigações sobre corrupção, em todos os níveis de poder. Hoje, a partir das 13h, Haddad estará em Brasília visitando os presidentes da CPI dos Bingos, deputado federal Efraim Moraes; da CPI do Mensalão, deputado federal Amir Lando; e CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral. Haddad também terá encontro com o presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, deputado Ricardo Izar.

OAB/SP

O conselheiro nato, ex-presidente da Seccional Paulista e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Approbato Machado, será o novo diretor da ESA - Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, sucedendo Ada Pellegrini Grinover, que deixou o cargo no dia 4/11. Clique aqui.

OAB/PR

Nas Migalhas quentes de hoje, as últimas notícias do mundo jurídico paranaense. Não deixe de ler, clique aqui.

Migalhas dos leitores - Contato

"Um abraço ao Adauto Suannes que, para quem não sabe, foi Juiz de Direito e Desembargador no TJ de São Paulo ("Cartoon" - clique aqui). Muitas vezes esteve em Araraquara, quando cumpria a sua tarefa de Juiz Corregedor. Excelente pessoa." Mario Sergio Speretta - advogado, escritório Speretta Advogados Associados

Procura-se

Sabe aquele seu amigo da Academia, que você não tem notícia há várias décadas.... Mande um aviso para publicarmos. Aqui você o encontrará, ele também deve ser um migalheiro...

______

Migalhas quentes

  • Movimento "Da Indignação à Ação" conta com apoio de entidades para exame do estudo de pedido de impeachment de Lula
  • STJ julgou 232,1 mil processos entre janeiro e outubro deste ano
  • OAB já examinou 172 pedidos de novos cursos de Direito

Estas e outras, clique aqui.

_______________

________

Sentença Migalheira

Vistos, etc.

Trata-se ação de reconhecimento de paternidade.

Batatais/SP, por seus migalheiros já qualificados neste informativo, pleiteou o reconhecimento de sua paternidade em face do alegado filho e ilustre Professor José Frederico Marques (Mgs. 841). Foi apresentada contestação (Mgs. 842).

Afranio Affonso Ferreira Neto, neto do processualista, alegou - em síntese - que seu progenitor, malgrado afetivamente muitíssimo ligado à cidade de Batatais, nasceu em Santos, em 14 de fevereiro de 1912.

Em réplica (Mgs. 842), os migalheiros apontam que embora ocasionalmente nascido em Santos, Frederico Marques pertence a velhas estirpes dos limites do Bom Jesus da Cana Verde. E, por isso, Batatais nunca abriu mão de tê-lo como um de seus filhos - e dos mais ilustres. Citam ainda curioso ditado: "a cria da gata que dá à luz no forno não é pão-de-queijo, mas gatinho".

Na tréplica (Mgs. 1.292), o demandado neto mantém seus argumentos, de que a origem do saudoso avô "é a cidade na qual D. Nancy o trouxe à luz". No entanto, por mera liberalidade, afirma "que como mandatário dos herdeiros do 'Zezinho', autoriza precariamente" que o chamem de batataense.

Não se conformando com o precário consentimento, os migalheiros juntam aos autos, em memoriais, parecer do eminente ministro Saulo Ramos, amigo do saudoso professor. Interessado também na demanda, eis que natural de Brodósqui/SP e sempre julgou o amigo como um vizinho (poucos quilômetros, e doces montanhas, separam as localidades), Saulo Ramos traz subsídios importantes para o deslinde do feito. 

Conterrâneo de Portinari, Saulo Ramos é artista também, não no pincel, mas na pena. E diz : 

"Frederico Marques se considerava batataense e sempre invocava seu velho pai Frederico José Marques para provar a naturalidade. De Santos, me dizia ele, somente guardava a lembrança de uma prima poetisa Maria José Aranha Rezende, que eu conheci por que escrevia para o jornal em que eu trabalhava, A Tribuna. De resto, por opção, convicção e obsessão era Batatais."

É, em síntese, o relatório.

Decido.

Procedem as razões da ventilada requerente. Em que pese as brumas do oceano Atlântico invocarem com boas razões terem umedecido primeiramente as vestes batismais do Professor, o fato é que a alta Mogiana guardava suas raízes e, portanto, por analogia ao disposto no art. 41 do Estatuto da Criança e Adolescente, tenho o requerido como filho da pleiteante.

Apto a fazer a entrega da prestação jurisdicional, sem risco de prematuridade do julgado, acolho o pedido, para declarar a paternidade do autor, reconhecendo Batatais como sendo, de direito, a terra natal do Professor José Frederico Marques. Permanecendo, de fato, ocasionalmente santista, desnecessária a alteração nos assentos cartorários.

Julgo extinto o feito com julgamento de mérito.

Transitada em julgado, arquive-se sem custas, ante a gratuidade de lei.

P. R. I. C.

Amado Diretor

Migalhas, 16 de novembro de 2005.

___________

____________________

Crimes hediondos

Quinze anos após a promulgação da Lei 8.072/1990, a reedição do clássico "Crimes Hediondos", de Alberto Silva Franco, se mostra renovada. Compondo um amplo e relevante painel sobre as causas e os fatores da referida norma, o autor, inicialmente, expõe as bases do Direito Penal no Estado Democrático de Direito e o embasamento constitucional do tema em questão. Analisa a legislação infraconstitucional, as leis penais posteriores e os tipos equiparados ao crime hediondo. Trata das implicações pertinentes ao assunto e abrange, ainda, as implicações no processo penal. Ao final, faz uma avaliação crítica da Lei de Crimes Hediondos no quadro penal brasileiro. Conheça o brilhante trabalho e concorra a um exemplar oferecido pela editora RT-Revista dos Tribunais, clique aqui.

Ganhe

Um exemplar do livro "Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade" (483 p.), escrito pelo Ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes, gentilmente oferecido pela editora Saraiva. Clique aqui.

Imperdível

Concorra a uma vaga-cortesia para o Seminário - Sócios e Dirigentes Estrangeiros - Procedimentos Cambiais, Societários e Patrimoniais, promovido pelo escritório Miguel Silva Associados. O primeiro grupo tem início no dia 18/11. Clique aqui.

Participação

O professor Marçal Justen Filho, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, participa do Seminário: Eficiência e Economicidade nas Licitações e Contratações Administrativas, que acontece de 23 a 25/11, em Brasília/DF. Clique aqui.

O coordenador da pós-graduação da FGV DIREITO RIO, Sérgio Guerra, fala do papel do CADE nos controles de privatização das estatais durante o workshop "O novo regime jurídico das empresas estatais", hoje e amanhã, no Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito. A palestra começa às 19h. O Cepad fica na Av. Almirante Barroso, 91/2º.

O ex-presidente da CVM, Luiz Leonardo Cantidiano, do escritório Motta, Fernandes Rocha - Advogados, participou do Brazil Day, em Nova York.

________________

Acontece

Amanhã, em SP, o Seminário - Questões pontuais de planejamento tributário para 2006, promovido pela Central Prática Consultoria e Treinamento. Clique aqui.

Café da Manhã - O CADE e os atos de concentração: a vida pós Nestlé/Garoto, organizado pelo escritório Araújo e Policastro Advogados. Dia 18/11, em SP. Clique aqui.

_______________

ADPO

Conheça um pouco mais dos eventos promovido pela ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional e faça agora mesmo sua inscrição.

  • 22 e 23/11 - Curso - Como Gerenciar com Sucesso uma Crise Corporativa. Clique aqui

  • 23 e 24/11 - Curso - Desenvolvimento de Analistas em Administração de Departamento Pessoal. Clique aqui

  • 28/11 - Curso - Planejamento Sucessórios, Tributários e Planejamento Patrimonial. Clique aqui

  • 29/11 - Curso - Selecionando Talentos. Clique aqui.

_________________

EPDS

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social é uma instituição de ensino dedicada ao aperfeiçoamento de profissionais do Direito, ministrando cursos de pós-graduação "lato sensu" e de extensão. Confira alguns eventos abaixo.

  • 19/11 - Curso de Extensão - Direito Desportivo - Aspectos Trabalhistas e Previdenciários. Clique aqui

  • 21/11 a 14/12 - Curso de Extensão em Processo Civil. Clique aqui

  • 26/11 - Curso de Extensão em Direito Previdenciário: Aposentadoria Especial e Trabalhador Rural. Clique aqui

  • Fevereiro de 2006 - Curso de Especialização em Direito Previdenciário - Temas Atuais. Clique aqui.

_____________________

FORUM CEBEFI

Confira a agenda de eventos do FORUM CEBEFI para o mês de novembro e aproveite para concorrer a vagas-cortesia.

_______________

Especialização

O CEU - Centro de Extensão Universitária realiza excelentes cursos de especialização. Veja abaixo alguns e participe.

  • Curso - Especialização em Direito das Novas Tecnologias. Clique aqui.

  • Curso - Especialização em Direito dos Contratos. Clique aqui.

  • Curso - Especialização em Direito Processual Civil. Clique aqui.

____________________

Processo Seletivo 2006 FADISP

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2006 da FADISP Faculdade Autônoma de Direito. Venha desfrutar de uma grade curricular diferenciada e preocupada com a formação de profissionais aptos às exigências do mercado de trabalho. O processo seletivo será realizado dia 18 de dezembro. Para saber mais clique aqui.

Cálculo Trabalhista

Com início nos dias 26/11 e 3/12, o Núcleo Mascaro promove o curso Cálculo Trabalhista. O evento é coordenado pelo advogado Marcelo Mascaro Nascimento. Mais informações, clique aqui.

Workshop

O IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos promove nos dias 23 e 24/11, em SP, o Workshop - Imposto de Renda Pessoas Jurídicas. Clique aqui e concorra a vagas-cortesia.

Comunicado

RCD Cursos Jurídicos comunica a mudança de endereço. Agora, o RCD ministra seus cursos na Avenida Paulista, 967 - 12º andar.

Eficiência do sistema judiciário

Como aumentar a eficiência e a rapidez no atendimento do Sistema Judiciário é o tema da palestra que o ministro do TST, Ives Gandra Filho, fará na FGV DIREITO RIO (Praia de Botafogo, 190), amanhã, às 19h. O debate : "Uma visão gerencial da atividade judicial: como dar efetividade e celeridade à prestação jurisdicional" é aberto ao público.

Super premiada

A migalheira Melissa Stephan, do Rio de Janeiro/RJ, é a felizarda ganhadora da obra "Arbitragem Comercial Internacional e Ordem Pública" (385p.), oferecida pelo autor, o advogado Ricardo Ramalho Almeida, do escritório Lobo & Ibeas Advogados.

Resultado das diligências

Esta madrugada, quando uma estonteante Lua cheia brilhava no céu, os redatores desta Casa foram chegando. Com semblantes sorumbáticos, denunciavam que foram baldados os esforços pela busca do Ômega do ministro da Justiça, realizada nos países onde Lula havia passado. Para lá foram porque fontes diziam que o pranteado automóvel estaria em busca de S. Exa. o presidente Lula, na tentativa de obter a repatriação, uma vez que seu antigo dono - talvez empedernido com os fatos que inesperadamente teve vir a cuidar, estranhos à sua pasta - não demonstra nenhum sentimento (Migalhas 1.292). No entanto, um dos repórteres chegou festivo. Com faro aguçado, tinha obtido uma pista. Enviado ao Gabão, ele foi buscar informações do Ômega com o Rolls-Royce prateado do presidente Omar Bongo, que Lula garbosamente desfilou no dia 27 de julho de 2004. Para não prejudicar as investigações, por enquanto não podemos adiantar nenhuma informação.

Migalhas dos leitores - Aniversário Migalhas

"Prezado Miguel: Parabéns pelo aniversário do Migalhas (1.292 - 11/11/05 - "Um lustro")! São cinco anos de sucesso e muitas outras conquistas ainda virão. O mundo jurídico não seria o mesmo sem esse poderoso rotativo. Contem com o nosso apoio sempre! Um grande abraço," Walter Douglas Stuber e Adriana M. Gödel Stuber - escritório Stuber - Advogados Associados

"Prezados, Cumprimentamos 'Migalhas' pelo lustro, com o desejo de que neste Brasil sem problemas (só as soluções é que são proteladas), mantenham o vício da literatura grego-latina, grande arma contra as ditaduras mentais contemporâneas. Saudações," Ricardo Estelles - advogado

"Amado Diretor, Parabéns pelo lustro de Migalhas. Parabéns mais pela edição primorosa da quinta que passou, a melhor de todas -- digo com autoridade de quem não perdeu nenhuma (Migalhas 1.291 - Clique aqui). Não fosse cansativo, sugeriria que todas as notícias viessem epigrafadas por ditados alusivos ao texto. Mas tudo o que é demais enjoa. Sem intromissão em tão perfeita obra de comunicação jurídica, lembre-me de slogan que criei há mais de quarenta anos para meu noticiário na gloriosa Rádio Cultura de Campinas, o "Jato da Verdade": "Migalhas, não deixe para amanhã o que você pode saber hoje. Abração," Moacyr Castro

_______________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Torture Alleged at Ministry Site Outside Baghdad"

The Washington Post - EUA

"Paper Shows Oil Chiefs Met With Cheney in 2001"

Le Monde - França

"La tendance à l'apaisement dans les banlieues se confirme"

Corriere della Sera - Itália

"«Sono i kamikaze gli eretici dell'Islam»"

Le Figaro - França

"L'Assemblée prolonge l'état d'urgence"

Clarín - Argentina

"Lavagna embiste contra Moyano y las alimenticias"

Público - Portugal

"China e Leste anulam crescimento da economia portuguesa"

El País - Espanha

"Suspendida la cotización de Endesa"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Lastwagen brannte aus: Defekte Standheizung führte zum Totalschaden"

Le Soir - Bélgica

"Formule 1: Les documents qui accablent kubla"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Palocci se antecipa e vai hoje ao Senado para evitar CPI"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Palocci depõe para conter crise"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Palocci tenta esfriar crise e antecipa ida ao Senado"

O Globo - Rio de Janeiro

"Palocci tenta reduzir crise antecipando ida ao Senado"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Depoimento no Senado define futuro de Palocci"

Correio Braziliense - Brasília

"Palocci se antecipa e enfrenta o Senado"

Zero Hora - Porto Alegre

"Palocci tenta hoje no Senado pôr fim a pressão para sair"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Ministério admite flexibilizar restrições impostas ao Paraná"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Palocci fala hoje"

_________
______

Apoiadores :

· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Pacheco, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale, Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Advocacia S/C
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· Siciliano
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros
· Comunicare Consultoria de Comunicação
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso FMB - Coordenador Flávio Monteiro de Barros
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· JusPODIVM Centro Preparatório para Carreira Jurídica
· Just-Traduções Joanita Haimerl S/S
______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR