INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. Migalhas nº 697

Migalhas nº 697

Quinta-feira, 12 de junho de 2003  - nº 697 - Fechamento às 8h43. 

 

 

SONETO DA FIDELIDADE

 

De tudo, meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

 

Eu possa me dizer do amor (que tive) :

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

 

 

Vinícius de Morais

 

 

Fidelidade

 

 

Ontem, diante de milhares de pessoas reunidas em frente ao Congresso Nacional, Lula fez discurso inflamado contra a perda de direitos que a proposta da Previdência do governo poderá impor ao trabalhador. Também culpou a política econômica adotada pelo presidente da República como responsável pelo enorme desemprego no País. Protestando contra o aumento da idade mínima de aposentadoria, Lula disse que o presidente não sabe que quem "começa a trabalhar aos 14 anos pode se aposentar com 44 anos".

 

 

Nota da Redação: estamos punindo severamente nosso desatento funcionário, catador de Migalhas. Pois não é que, sem dar pelo engano, catou essa notícia de um embolorado jornal, de 4 anos atrás?

__________

 

 

 

Estilingue e vidraça

 

 

Ontem em Brasília, na manifestação contra a reforma da Previdência, deputados do PT e dirigentes da CUT foram vaiados, chamados de "pelegos, mentirosos, safados e traidores" e bombardeados por garrafas de água e latinhas de cerveja. Mas a maior ofensa foi endereçada ao líder do PT na Câmara, o baiano Nélson Pellegrino : "Filhote de ACM!"

 

Quem diria!

 

Faixas vistas na manifestação de ontem na Esplanada dos Ministérios:

 

-- "Agora é Luta"

 

-- "Primeiro, Fora Collor. Segundo, fora FHC. Terceiro, Lula, agora é fora você, já."

 

_________

 

Em Londres

 

O Financial Times comenta a repercussão econômica da manifestação dos servidores. "Investors who see pension reform as essential for the long-term health of public finances will be watching the government's response to public pressure." (Clique aqui)

 

(Os investidores, que consideram a reforma previdenciária um elemento decisivo para o saneamento das finanças públicas a longo prazo, acompanharão atentamente a reação do governo à pressão da opinião pública.)

 

___________

 

 

Ainda hoje, no final do informativo, veja as migalhas dos enamorados.

 

__________

 

ECA

 

A CCJ da Câmara aprovou, por unanimidade, projeto de modificação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A proposta proíbe propaganda de cigarro perto de escolas, dobra punição para quem usar imagens sexuais de adolescentes e veta a divulgação de iniciais de infratores. O texto também muda o Código Penal, aumentando penas para estupro contra menores.

 

Migalhas dos leitores - I

 

"Como já dizia (ou se diz que dizia...) o político francês Georges Clémenceau, que "a guerra é coisa séria demais para ser confiada exclusivamente aos generais" (La guerre! C'est une chose trop grave pour la confier à des militaires), é minha opinião - e, se me permitem ousar, meu alerta - que a segurança pública e o combate à criminalidade  são coisas sérias demais para serem confiadas exclusivamente aos políticos, filósofos, juristas e criminalistas. São ao Povo que importam. E o Povo tem que ser ouvido." João Caio Goulart Penteado - escritório Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse - Advogados

 

___________

 

Lei de Falências

 

Ontem, o líder do governo, deputado Aldo Rabello promoveu a retirada da pauta do projeto de Lei de Falências.

 

Arapuã

 

O TJ/SP reformou ontem a sentença do juiz da 6ª vara cível da Capital que em agosto de 2002 decretara a falência da rede de lojas Arapuã. A empresa, assim, volta ao regime de concordata preventiva.

 

Migalhas dos leitores - II

 

"Ainda sobre o Neguvon (Migalhas n°695 - 10/6/03), o notável Joelmir quando da edição do plano Collor/Zélia, que confiscou a poupança, assim se expressou. "o remédio foi tão forte que matou a vaca e os carrapatos"." Paulo Trevisani

 

Caiu do muro?

 

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), será submetido hoje a uma cirurgia para a reconstrução do ligamento do joelho direito.

____________

 

Migalhas dos leitores - III

 

"Aos 12, 13 anos, lembro-me da chatice de certas cerimônias e rotinas, imensamente potencializadas pela obrigatoriedade. Com certeza a presença em tais eventos se fazia física, jamais emocionalmente. Vejamos o seguinte exemplo tomado de nossa vida diária: quantas horas infindáveis e perdidas não imaginávamos cada estocada da tesoura em nossas cabeleiras infantis. Já hoje, passado em muitos anos, a mesma tesoura voa ligeira, quer pela ausência de afazeres, quer pela distinta noção do fator tempo. Diante destas profundas considerações, indago se aquele menino/lobinho, presente à cerimônia do STF (teriam seus pais encaminhado o mesmo a inóspito local diante de cancelamento da aula de natação?) não teria, em realidade, dito: "Grande o discurso, doutor!" ??" Marcelo Caetano de Mello

 

"Manifesto meu apoio ao ilustre colega, Dr. Alexandre Thiollier, do qual me orgulho de privar da amizade e principalmente dos mesmos ideais. Em suas assertivas, fica claro que a defesa da classe, hoje, é inexistente. Advogados; devemos nos defender nestes momentos tenebrosos, onde o governo federal parece ser o maior interessado no fim de nossa ilustre profissão." José R. Guimarães Junior

_______

 

Não perca hoje nas Migalhas quentes a resposta do leitor Alexandre Thiollier à resposta do presidente da OAB, dr. Rubens Approbato Machado. (Clique aqui)

 

Entenda a celeuma criada em torno do discurso de Approbato na posse do presidente do STF. Veja a opinião dos leitores, clique aqui. Veja a resposta do presidente da Ordem dos Advogados, clique aqui.

 

___________

 

Agências Reguladoras

 

"A discussão acerca da independência de entidades da administração indireta e a estabilidade de seus dirigentes não é uma discussão de vanguarda". É o que afirmam Marcelo Viveiros de Moura e Francisco Werneck Maranhão, sócio e associado de Pinheiro Neto Advogados, ao analisarem a independência das Agências Reguladoras em artigo para o site Migalhas. Os advogados comentam também a defesa, feita pelo governo, da independência do Banco Central. Clique aqui e leia esse ímpar artigo.

 

PIS/PASEP

 

As principais alterações no PIS/PASEP introduzidas pelas Leis nºs 10.637/02 e 10.684/03 são comentadas detalhadamente hoje nas Migalhas de peso pelo advogado Pedro Anan Jr., associado do escritório Amaro, Stuber e Advogados Associados. Para entender um pouco mais sobre o tema, clique aqui.

 

___________

 

Migalhas conta a partir de hoje com mais um Fomentador do Direito

  • Associação dos Advogados do Rio de Janeiro - AARJ (Clique aqui)

 

Criada pela abnegação de alguns profissionais do Direito, a Associação dos Advogados do Rio de Janeiro - AARJ - congrega hoje muitos dos maiores nomes das letras jurídicas do País. Com a finalidade de solucionar questões da vida acadêmica e profissional, a AARJ vem realizando um valoroso papel. Clique aqui e conheça a AARJ.

______

 

Dando exemplo

 

A uma semana da reunião do Copom, que decidirá sobre a manutenção ou não da Taxa Selic em 26,5% ao ano, a Nossa Caixa Nosso Banco, controlada pelo governo paulista, anuncia hoje a redução dos juros em dez de suas linhas de crédito.

 

Controlando o mercado

 

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aumentou de zero para até 14% a Tarifa Externa Comum (TEC) de 500 medicamentos. A medida visa a estimular a produção nacional.

 

Já nos proclamas

 

O ministro da Defesa, José Viegas, disse ontem que as negociações entre a TAM e a Varig para o acordo de fusão já está pronto, dependendo apenas da formalização jurídica, o que deve ocorrer nos próximos dias.

 

Crítica

 

Um dia depois de o do presidente do STF, Maurício Corrêa, ter defendido o controle externo do Judiciário, o presidente do TSE, Sepúlveda Pertence, criticou ontem a proposta. Na sua opinião, um órgão criado para este fim, se for composto por integrantes de outros poderes além do Judiciário, correria o risco de servir a propósitos "mais políticos do que fiscalizatórios".

 

Nove meses depois

 

A Schering do Brasil foi condenada ontem pelo TJ/PR a pagar para uma dona de casa indenização de R$ 100 mil por danos morais e mais R$ 100 mil por danos materiais. Ela engravidou em junho de 1998 enquanto tomava o anticoncepcional Microvilar.


Fim da greve no Acre

 

Mesmo não tendo sido atendidos em nenhum ponto de suas reivindicações, os juízes do Acre voltaram ontem ao trabalho após uma greve que durou 36 dias e causou um acúmulo de 6.000 audiências suspensas.

 

Presente

 

A migalheira Cecilia Aparecida de Abreu Moura Contrucci, do Grupo Camargo Corrêa, é a primeira ganhadora do sorteio da obra "Curso de Direito Desportivo", oferecida pelo co-autor Thiago Barbosa Sandim, do escritório Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados.

 

Atenção! Migalhas sorteia mais um exemplar dessa obra, que aborda dentre outros assuntos a Lei Geral sobre Desportos, mais conhecida como "Lei Pelé". Para você que ainda não se inscreveu, clique aqui e concorra.

________

 

Novo Refis

 

O programa chamado "novo Refis" é uma medida que possibilitará o parcelamento de dívidas com a Receita Federal e com o INSS. Apesar de ter sido inspirado no antigo Refis, o novo modelo apresenta características peculiares e inovadoras que merecem a análise cuidadosa das empresas e pessoas físicas que pretendam ingressar no novo Refis. É com este objetivo que a Internews desenvolveu um prático seminário, a ser realizado em 4 de julho, em SP. Não deixe de participar. Mais informações, clique aqui.

 

Vaga

 

Os organizadores do evento, gentilmente, oferecem uma vaga-cortesia a ser sorteada em Migalhas. Concorra, clique aqui.

 

_____

 

Último dia

 

Hoje é o último dia para você se inscrever e participar do sorteio da vaga-cortesia para o curso "Técnicas de elaboração de contratos adequadas ao novo Código Civil", oferecida pelo organizador do evento, Forum CEBEFI. Participe desde evento, a ser realizado no dia 24/6, em Florianópolis - SC, que vai debater as alterações nos contratos decorrentes da unificação do direito obrigacional privado. Concorra , clique aqui.

 

_______

 

Migalhas dos enamorados

 

História - I

 

O "Dia dos Namorados" foi lançado no Brasil -precisamente em São Paulo- em 1948 pelo publicitário João Dória, inspirado na popularidade do "Valentine's Day". O evento foi bem acolhido e passou a ser cultivado pelos brasileiros românticos e incentivado pelo comércio em geral.

 

História - II

 

O "Valentine's Day", 14 de fevereiro é a data do "Dia dos Namorados" nos países anglo-saxões. A história conta que São Valentim tornou-se o padroeiro dos enamorados. Valentim foi condenado à morte no ano 269 por desafiar o decreto do imperador Cláudius II (214-270), que proibiu novos casamentos na Roma antiga em tempos de guerra. A razão do decreto é que se desconfiava que os soldados casados eram menos valentes. Valentim, padre católico romano, desrespeitou o decreto e continuou casando os apaixonados... sendo que séculos depois de sua condenação à morte foi canonizado pelo Papa Gelásio I.

 

Atualidades

 

Pasquale Cipro Neto, na Folha de S. Paulo : Hoje é Dia dos (E)Namorados, para alegria (ou frustração) dos comerciantes. (Epa! Pensei alto.) De onde vem a palavra "namorado"? "Namorado" (que se usa freqüentemente como substantivo) vem do particípio do verbo "namorar", que, por sua vez, resulta da aférese de "enamorar", que, por sua vez, resulta de "en- + amor + -ar". Antes que alguém me xingue, explico que "aférese" (ou "ablação") nada mais é do que a supressão de um fonema ou de um grupo de fonemas do início de uma palavra.

 

Não sei se a palavra "namorar" traz às pessoas a relação imediata com o vocábulo "amor". Posso estar enganado, mas penso que não traz. Aliás, nem sei se é o amor o que move os "namorados" que lotaram as lojas nos últimos dias ("Refugiamo-nos no amor, este célebre sentimento, e o amor faltou: chovia, ventava, fazia frio em São Paulo", escreveu Carlos Drummond de Andrade). Diz o mesmo Drummond que "amor é privilégio de maduros"; para muita gente, "namorar" (que, não custa repetir, vem de "amor") hoje em dia está virando (ou já virou) sinônimo de "ficar".

____________

 

NAMORADOS

 

Carlos Drummond de Andrade

 

Quem não tem namorado é alguém que tirou ferias remuneradas de si mesmo.

Namorado é a mais difícil das conquistas.

Difícil porque namorado de verdade é muito raro.

Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lagrimas, nuvem, quindim, brasa ou filosofia.

Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é difícil,

mas namorado mesmo, é muito difícil.

Não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer

proteger e quando se chega perto dele treme, sua frio e quase

desmaia pedindo proteção.

A proteção dele não precisa ser parrida, decidida ou bandoleira:

Basta um olhar de compreensão ou mesmo de afeição.

Quem não tem namorado não é quem não tem um amor:

É quem não sabe o gosto de namorar.

Se você tem 3 pretendentes, 2 paqueras, 1 envolvimento e 2

amantes, mesmo assim pode não ter nenhum namorado.

Não tem namorado quem não sabe o gosto de chuva, de cinema depois

das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho.

Quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar

sorvete de lagartixa e quem ama sem alegria.

Namorar não é apenas quem faz pactos com a infelicidade, é fazer

pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar.

Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas, de carinho

escondido na hora em que passa o filme, de flor caçada no muro e

entregue de repente, de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius, Chico

Buarque lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou

descobre meia rasgada, de ânsia de viajar junto para a Escócia,

Europa, Oriente ou mesmo de metro, bonde, nuvem, cavalo alado,

tapete mágico ou foguete interplanetário. Não tem namorado quem

não gosta de dormir agarrado, fazer sesta abraçado, fazer compra

juntos, quem não gosta de falar do próprio amor, nem ficar horas e

horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobados

de alegria pela lucidez do amor.

Não tem namorado quem não descobre a criança própria e a do amado

e sai com ela para parques, fliperamas, beira d'água, show do

Milton Nascimento, bosques enluarados, luas de manha ou musical da Metro.

Quem não tem musica secreta com ele, quem não dedica livros, não

e corta artigos, quem não se chateia com o fato de o seu bem se paquerado.

Quem ama sem gostar, quem gosta sem curtir, quem curte sem  aprofundar.

Quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de

semana, na madrugada ou no meio-dia do dia de sol em plena praia

cheia de rivais; quem ama sem se dedicar, quem namora sem brincar,

quem vive cheio de obrigações, quem faz sexo sem esperar o outro

ir junto com ele, quem confunde solidão com ficar sozinho e em

paz; quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.

Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre

e você vive pesando duzentos quilos de grilos e de medos, ponha a

saia mais leve, aquela de chita, passeie de mãos dadas com o ar.

Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com flores,

com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração

acelerado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim.

Acorde com o gosto de caqui e sorria lírios para quem passe

debaixo de sua janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos

Beba licor de contos de fadas. Ande como se o chão estivesse

repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de

borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases

sutis e palavras de galanteria.

Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele

pouquinho necessário para fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido.

Enlou-cresça!

_______________________

 

Migalhas Clipping

 

The New York Times - EUA

 

"Bush Under Fire in Congress for Criticizing Israel"

 

The Washington Post - EUA

 

"Bush Careful in Reaction To Middle East Violence"

 

Le Monde - França

 

"Israël entend "écraser" le mouvement Hamas"

 

Corriere della Sera - Itália

 

"Ricominciare a 60 anni, le donne sfidano la società"

 

Le Figaro - França

 

"La paix sabotée au Proche-Orient"

 

Clarín - Argentina

 

"El juicio contra Nazareno, cada vez más cerca"

 

Público - Portugal

 

"Fátima Felgueiras Implica Direcção do PS no "Saco Azul""

 

El País - Espanha

 

"Tamayo y Sáez, denunciados ante la Fiscalía por un presunto delito de cohecho"

 

O Estado de S. Paulo - São Paulo

 

"Israel e palestinos: ataques matam 26"

 

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

 

"Tribunal rejeita contas do governo do Rio em 2002"

 

Folha de S. Paulo - São Paulo

 

"Servidores fazem maior ato contra Lula"

 

O Globo - Rio de Janeiro

 

"Contas de Garotinho e Benedita são rejeitadas"

 

Estado de Minas - Minas Gerais

 

"Tetra na cabeça"

 

Correio Braziliense - Brasília

 

"Governo joga duro e servidor promete greve"

 

Zero Hora - Porto Alegre

 

"Presidente da CUT e líder do PT são vaiados em protesto"

 

O Estado do Paraná - Curitiba

 

"Máfia do dólar tenta remontar esquema CC5"

 

O Povo - Fortaleza

 

 "Cai custo de vida em Fortaleza"

 

O Imparcial - São Luís

 

"Fundação é condenada a indenizar professores"

 

_______

 

Apoiadores :
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Joyce Roysen Advogados
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Advocacia Raul de Araujo Filho
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Araújo e Policastro Advogados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Ceglia Neto, Advogados 
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • França Ribeiro Advocacia
  • Franceschini e Miranda - Advogados
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados 
  • H. Brasil Cabral Advogados Associados
______________________________
 
Fontes

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR