INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.366

MIGALHAS nº 1.366

Segunda-feira, 6 de março de 2006 - Migalhas nº 1.366 - Fechamento às 11h.

 

"Muita gente encara a vida

só com mágoas e tristeza,

sem saber que a própria vida

é uma fonte de beleza."

Antônio Martins,

Cambuquira/MG

Ficção

Ao final deste informativo, veja os ganhadores do Oscar 2006. 

Realidade

A situação está tensa na manhã desta segunda-feira no Morro da Providência, no bairro da Saúde, no RJ. Os militares que ocupam o morro estão sendo alvo dos bandidos. O tiroteio é intenso. No início da madrugada, soldados foram atacados com granada pelos bandidos, em represália à operação militar para recuperação de 10 fuzis calibre 7.62 e uma pistola nove milímetros roubados de um quartel em São Cristóvão, na sexta-feira.

"Politicamente Expostas"

Políticos, juízes, procuradores e profissionais com cargos estratégicos na administração pública terão, ainda neste ano, todas as movimentações financeiras diariamente monitoradas pelo BC. Até o final deste mês, a CGU conclui a lista com cargos e nomes de autoridades dos três Poderes que vão ser classificadas como "Pessoas Politicamente Expostas" e, por isso, estarão na mira constante dos órgãos de controle (!). Era só o que faltava. O lobo a vigiar o rebanho, que tanto pode ter lobos, como cordeiros.  

Juros

Em reunião reservada na quinta de manhã no Palácio do Planalto, Lula cobrou do presidente do BC, Henrique Meirelles, a redução de um ponto percentual na taxa básica de juros. Na reunião de quarta-feira, se os juros caírem este um ponto, mostrará a fraqueza do Copom, subserviente à vontade de S. Exa., que volta e meia é pego macambúzio com o passamento de Michelle da Silva, mascote fox-terrier de 14 anos da família, que faleceu em 28/7/05.

____________

dr. Pintassilgo

Dentro de alguns momentos, dr. Pintassilgo pousará em sua tela.

Em qual comarca ele estará ?

____________

Verticalização

O TSE decidiu manter na sexta-feira a regra da verticalização, que proíbe os partidos políticos de fazer nos Estados coligações diferentes das estabelecidas na disputa à presidência da República. Em consulta formulada pelo PSL, a Corte eleitoral, por cinco votos a dois, manteve a regra, instituída em 2002. A decisão ainda pode ser contestada no STF.

De cima para baixo

E há mais. O presidente do Senado, Renan Calheiros, tem em suas mãos uma proposta de emenda constitucional (PEC 4/02), já votada e aprovada, pronta para a promulgação extinguindo essa proibição. A promulgação, anteriormente prevista para 14/2, foi adiada por Renan, que esperava o posicionamento do TSE.

Questionamentos

"A Câmara dos Deputados deveria resguardar a sua dignidade, não insistindo em querer rasgar a Constituição Federal ao sabor do jogo político partidário, ou seja, do seu interesse próprio. A Constituição é muito clara no seu artigo 16: não se pode mudar a legislação eleitoral um ano antes do pleito." Roberto Busato, presidente da OAB

"Sem dúvida, as emendas têm a mesma natureza e a mesma força hierárquica das próprias normas constitucionais." Celso Ribeiro Bastos

A quem interessar possa...

A decisão do TSE teria como principal perdedor o PMDB. Amorfo e dividido, o PMDB só conseguiria emplacar um vice na chapa de Lula se não fosse preciso repetir a mesma coligação nos Estados. Como um dos candidatos do PMDB a fazer dupla com Lula é justamente o presidente do STF, um recurso ao Supremo agora seria uma ótima chance para analisar o posicionamento do brilhante ministro Nelson Jobim. Que, em suas próprias palavras, é um "transeunte" na Corte, pois já prometeu sair no fim deste mês.

A quem interessa...

A revista Veja vem com tudo pra cima do PT ("O Mensalão - II - Marcos Valério ameaça apontar os deputados do PMDB que receberam dinheiro"). Tudo o que ela diz parece ser verdadeiro. Parece e deve ser mesmo. No entanto, fica no ar a sensação de que estava ali, na gaveta do editor, esperando o momento mais oportuno. Politicamente mais oportuno.

Em cheio

O alvo, além do PT, é a ala governista do PMDB. Algo a ver com as verticalizantes migalhas ? Vai saber. A revista, sempre se utilizando mesmo do estratagema (de que ouviu de duas pessoas "muito ligadas" a fulano e sicrano), conta que Marcos Valério "pode jogar o PMDB na lama do mensalão e contar como o PT pagou para Ratinho fazer elogios a Lula". Com as infalíveis escutas telefônicas, que surgem de cá e de lá, veja o que traz Veja.  

"No decorrer de 2004, o advogado Roberto Bertholdo, membro do conselho de administração de Itaipu até fevereiro de 2005, foi grampeado por um ex-sócio. O ex-sócio, o também advogado Sérgio Renato Costa Filho, gravou cerca de 200 horas de conversa que ele próprio manteve com Bertholdo. VEJA teve acesso a uma parte das gravações. No trecho abaixo, Bertholdo faz menção a um acordo pelo qual o PT pagaria "cinco paus" ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, e conta que um dos negociadores era Delúbio Soares, então tesoureiro petista. A polícia acredita que "cinco paus" sejam 5 milhões de reais."

Neste trecho, Bertholdo conta, em conversa gravada por seu ex-sócio Sérgio Renato Costa Filho, ter descoberto que a Siemens pagou uma propina de "seis paus" de dólares ao diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, em troca do perdão de uma dívida milionária da empresa alemã com a estatal. A polícia acredita que "seis paus" sejam 6 milhões de dólares. Na mesma conversa, Bertholdo mostra-se indignado porque Samek não dividiu a propina com o PMDB."

Arsenal

Em todo o caso, veja em migalhas o porquê da matéria de capa parecer fruto de hoploteca.

  • Migalhas 1.115 - 25/2/05

Imbróglio

Mônica Bergamo hoje em sua coluna conta que o advogado Roberto Bertholdo foi substituído às pressas do conselho da Itaipú Binacional. Por interferência direta do ministro José Dirceu, ele deixou o cargo depois que um sócio de Bertholdo o acusou na polícia de espancamento, tendo tido até dois dentes quebrados. O advogado, que nega as acusações, era apadrinhado pelo PMDB do Paraná. No lugar do advogado entrou Silas Rondeau Cavalcante Silva, presidente da Eletrobrás.

  • Migalhas 1.163 - 9/5/05

Imbróglio - II

Com o título "Caso sério", a revista Época desta semana (Coluna Bastidores, assinada por Thomas Traumann) traz a seguinte nota: "O advogado Roberto Bertholdo, do escritório Bertholdo&Costa, com sede no Paraná e clientes graúdos em Brasília, São Paulo e Rio, está foragido da Justiça depois de torturar, roubar e manter em cárcere privado o ex-sócio, segundo registro policial. Sérgio Costa, pediu o fim da sociedade após denúncias de que o outro tentava vender sentenças ao STJ - inquérito IPL n° 204/05, da PF. Bertholdo alegou que a separação traria à tona as operações ilícitas, partiu para a ignorância e agora é procurado pela polícia."

  • Migalhas 1.224 - 4/8/05

"Café no bule"

Incluído na lista dos que receberam dinheiro de Marcos Valério, o ex-líder do PMDB na Câmara José Borba (PR) pode acabar renunciando ao mandato para não revelar para quem foram os recursos. Boa parte dos R$ 2,1 milhões teria - dizem os jornais - como verdadeiro destinatário o apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, para bancar espaço cedido pelo apresentador ao presidente Lula na 'entrevista-churrasco' transmitida pelo Programa do Ratinho veiculado pelo SBT em 30 de abril de 2004.

  • Migalhas 1.255 - 5/8/05

"Café no bule" - II

Ontem o advogado Alexandre de Salles Gonçalves, do escritório Guilherme De Salles Gonçalves & Advogados Associados, banca que tem como cliente o apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, entrou em contato com a Redação de Migalhas, enviando uma nota de esclarecimento de seu cliente, acerca das notícias de que parte do dinheiro recebido pelo ex-líder do PMDB na Câmara, José Borba (PR) - via valerioduto - , seria para bancar o espaço cedido pelo apresentador ao presidente Lula na "entrevista-churrasco" transmitida pelo Programa do Ratinho em 30/4/04. Veja abaixo:

"Em face da notícia publicada no jornal "O ESTADO DE SÃO PAULO" de hoje, dia 04 de agosto de 2005, imputando a minha pessoa um absurdo recebimento de valores para veicular uma entrevista com o Exmo. Sr. Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, tenho a esclarecer o seguinte: 1)- Determinei, de imediato, que meus advogados interpelassem no Supremo Tribunal Federal o Deputado José Borba (PMDB-PR), para que esclareça esses fatos. 2)- Repudio, com indignação absoluta, essa acusação absurda. Partilho da amizade do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a década de 1990, e já o havia entrevistado em meus programas muito antes da sua eleição à Presidência da República. Essa entrevista, veiculada em abril de 2004, foi tentada pela minha assessoria durante quase seis meses, tendo sido agendada com o então assessor de imprensa da Presidência da República, Ricardo Kotscho, que também é meu amigo e conheço desde a década de 1990. 3)- A hipótese do Presidente da República ter "pago", de forma irregular e ainda através de um deputado, a sua aparição em meu programa, é tão mentirosa e absurda que certamente não merecerá a mais tênue credibilidade de nenhum brasileiro. Assim, essa alegação (de que o Presidente ou quaisquer pessoas supostamente ligadas ao mesmo teriam "pago" para tal entrevista ocorrer) não se sustenta, e tomarei todas as atitudes para esclarecer os fatos e, através da Justiça, responsabilizar os inventores dessa mentira." Carlos Roberto Massa - RATINHO

Mais uma vez na roda

A CPI dos Bingos realiza uma série de depoimentos esta semana. E mais uma vez a gestão de Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto volta à baila. Serão ouvidas três pessoas que trabalharam na prefeitura no governo de Palocci. Umas delas é Marilene Falsarella (hein ?!) que disse à PF que houve irregularidades na contratação da empresa Leão & Leão.

"O controle das licitações no combate à corrupção"

Nos últimos meses, temos acompanhado a veiculação diária de matérias, dando conta de inúmeras fraudes cometidas em licitações. Levando-nos a refletir sobre aspectos determinantes do controle da administração pública e dos artifícios de que se valem aqueles que praticam a corrupção cotidianamente, o ilustre causídico Edgar Guimarães, do escritório Edgar Guimarães & Advogados Associados, publica artigo hoje no portal Migalhas. Para ler, clique aqui.

___________________

Migalhas International

Confira na edição de hoje (319) do Migalhas International :

  • Empresa brasileira Avipal cessa suas operações temporariamente

  • Lula pede conversa com Bush e Chavez

  • Anistia Internacional afirma que os abusos no Iraque continuam

Para ler, clique aqui.

_____________

Protocolo de Cartagena

A Convenção sobre Diversidade Biológica celebrada em 1992 teve por objetivo a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios advindos da utilização dos recursos genéticos. Nesse contexto,  foi firmado o Protocolo de Cartagena em 29/1/00, tendo por escopo o movimento transfronteiriço, o trânsito, a manipulação e a utilização segura de organismos vivos modificados - OVMs passíveis de impactar adversamente a diversidade biológica. Sobre o assunto, confira o texto de Antonio José L. C. Monteiro, do escritório Pinheiro Neto Advogados, nas Migalhas de peso de hoje. Clique aqui.

__________________

Migalhas quentes

  • Mantido convênio da Geap para servidores federais

  • Negada liminar a ex-deputada Janete Capiberibe que queria recondução ao cargo

  • Libbs já pode fabricar e comercializar o anticoncepcional Elani

  • Pleno do STJ se reúne hoje para eleger seu próximo presidente

  • TST : Autenticidade de cópias depende de assinatura do advogado

  • Conselho da Justiça Federal decide sobre devolução de quintos

Estas e outras, clique aqui.

____________

Migalhas dos leitores

"Chamado a me manifestar pelo migalheiro Alexandre Thiollier, que entrou pendenga com o dr. Pintassilgo (nem ele escapou!), sinto poder não entrar na arenga. Em questão de bicudos e chatos, é melhor não meter minhas farpas. No entanto, como escólio, repito o que já disse Guilherme de Figueiredo em seu impagável 'Tratado Geral dos Chatos'

'Durante toda a vida, o indivíduo está submetido a uma quantidade enorme de coisas e seres chatos, cuja ação varia com o meio, a capacidade de resistência, etc., enquanto ele próprio emite suas partículas de chateação. Por conseguinte, vivemos imersos num caldo de cultura, um universo de maior ou menor poluição momentânea, o que nos obriga a pequenos gestos às vezes inconscientes, tais como ir beber água, ir lá dentro, acender um cigarro, fingir que não vê ou não ouve, dar o bolo, fugir da rotina, esquecer nomes de pessoas, tirar férias, viajar e outros paliativos. Para nossa própria existência, tudo consiste em rarefazer cientificamente a chateação circulante, evitar as camadas onde é mais densa, etc. Infelizmente, até hoje foi impossível inventar um artefato, aspirador, aerador, renovador de ar, borrifador que suprima ou diminua a densidade de chateação ambiente.'

Deixando minha farpa, chata e bicuda, despeço-me." Ramalho Ortigão

____________

Sem saída

O governo estuda uma rígida regulamentação para o setor do álcool com o objetivo de garantir a oferta no mercado interno. O produto passará a ser tratado como combustível e não como simples commodity agrícola.

Light

Seis grupos devem apresentar propostas à EDF na próxima quarta-feira : Brasil Energia, Energia do Rio, GP, Brascan/Iposeira, Pátria/Blackstone e AES/Guggenheim.

  • O Brasil Energia tem participação da Cemig, da AG Concessões (do grupo Andrade Gutierrez), do banco Pactual e de um pool de investidores liderado pelo empresário Aldo Flores.

  • O Energia do Rio é capitaneado pelo grupo Parnaso, da família Gouvêa Vieira. Parceria entre Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, e outros empresários : Armando Klabin, Olavo Monteiro de Carvalho e Carlos Mariani Bittencourt.

  • Não se sabe ao certo quem é o parceiro do GP em sua oferta pela Light. No mercado, os rumores são que o aliado do grupo de Jorge Paulo Lemann é o Bank of America.

  • O Brascan/Iposeira conta com o ex-presidente do BNDES Eleazar de Carvalho Filho.

Linha azul

O privilégio concedido pela Receita Federal a 12 indústrias, como Embraer, Bosch, IBM, Volks, Motorola e Philips, para "ter fronteira livre" no comércio exterior brasileiro começa a ser cobiçado por empresários de todo o país. O grupo de 12 empresas, que participa com cerca de 10% do comércio exterior brasileiro, está autorizado a importar e a exportar por meio da chamada "linha azul".

Microempresas

Depois de mais de um ano de tramitação, a Câmara prevê votar, nesta semana, o projeto da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que promete reduzir a carga tributária e estimular as atividades de pequenos empreendedores.

Artigo - I

"Justiça é o princípio universal de correção no curso de evolução da humanidade. Está no ar, nos céus, na natureza. Decorre do princípio fundamental que rege o cosmos: o da evolução. Obedecem-no os fenômenos todos e respectivas ciências, sem exceções." Noel Nascimento, n'O Estado do Paraná

Artigo - II

"Se há algo a que as seguradoras têm horror é a chamada agravação de risco, a ação ou omissão do segurado que faz com que um determinado risco fique mais exposto à ocorrência de um sinistro. O assunto é tão sério que o Código Civil tem artigo expresso que isenta a seguradora da obrigação de indenizar, quando ficar provado que o segurado fez ou deixou de fazer algo que aumentou a possibilidade da ocorrência do fato que geraria a indenização. (...) um período em que há uma concentração de sinistros é no carnaval. Nele, o risco de acidentes cresce em razão do afrouxamento das rédeas por causa da festa." Antonio Penteado Mendonça - escritório Penteado Mendonça Advocacia, no jornal O Estado de S. Paulo

Artigo - III

"O tecnicista e o positivista costumam bem conhecer as leis, os códigos, a jurisprudência. Mas se ignoram o caráter predominantemente social do direito e sua natureza interdisciplinar, sua feição axiológica, são juiz ou advogado pela metade, meio profissional e meio cidadão." Benedito Calheiros Bonfim, no Correio Braziliense

IPTU

A Daslu não existe para o IPTU. O prédio de 57.370 m2 não está no cadastro da Secretaria de Finanças da Prefeitura de SP, responsável pela cobrança do imposto. Ou seja, pagar IPTU não é chique, ou não está na moda.

Onde está o controle ?

Como informou Migalhas, Edemar Cid Ferreira terá mesmo de sair da casa onde vive no Morumbi (clique aqui). Espera-se que deixe lá o controle-remoto que faz mudar as luzes, de várias cores, que iluminam o prédio onde antes abrigava seu banco. Assim, os ilustres novos ocupantes do estabelecimento poderão acendê-lo a seu gosto, deixando-o, por exemplo, verde como um pinheiro, ou neto como uma pérola.

____________

dr. Pintassilgo

Daqui a pouco o dr. Pintassilgo estará em seu computador.

Não perca sua crônica, contando o que está vendo na comarca.

______________

Opportunity

Autora da decisão que levou ao afastamento do Opportunity do controle da Brasil Telecom, a juíza Márcia Cunha, da 2ª Vara Empresarial da Justiça do Rio, declarou-se na semana passada sob suspeição. Ao comunicar sua decisão no processo, afirmou "não ter força para enfrentar o poder econômico" do Opportunity. Declarou que, desde que afastou o Opportunity da Brasil Telecom, tem "sofrido toda a sorte de infortúnios". Entre os quais, citou os boatos contra ela de que teria sido corrompida e comprado um apartamento em Ipanema (do qual a juíza diz ser locatária) e de que a decisão contra o Opportunity teria sido redigida por advogados dos fundos de pensão. A juíza queixou-se ainda que teria sofrido intimidação por parte de estranhos, que seu gabinete teria sido invadido e ainda de que ela e o filho foram ameaçados na rua onde moram. Além disso, aponta as representações do Opportunity que a acusam de improbidade administrativa e falsidade.

Opportunity - II

O estopim de sua decisão, pelo que alegou, foi a apresentação por parte do Opportunity de quatro laudos periciais ao Conselho de Magistratura, onde corre processo disciplinar contra a juíza. Os laudos contratados pelo banco atestariam não ser de autoria dela a sentença a favor dos fundos. Um deles, do imortal Antonio Olintho. Sob o título "Perícia Estilística e de Identificação Autoral", o acadêmico compara várias sentenças da juíza e conclui que o texto da decisão "não está filiado ao estilo da juíza tanto na parte vocabular como na formação de frases". Para ele, a juíza "não é a verdadeira autora".  A primeira argumentação do Opportunity para afastar a juíza era que sua filha havia estagiado no escritório que advoga para os fundos nesse caso. Depois disso, começaram a circular boatos de que a juíza não foi autora da decisão e que teria recebido dinheiro para favorecer os fundos.

A história em migalhas

  • Migalhas 1.265 - 3/10/05

Acusação

A juíza da 2ª Vara Empresarial do RJ, Márcia Cunha de Carvalho, acusou o Banco Opportunity de tentar corrompê-la para ter uma sentença favorável no julgamento de disputa com fundos de pensão e o Citigroup pelo controle da empresa de telefonia Brasil Telecom. Em entrevista ao jornal "O Globo", publicada sábado, ela acusou o lobista Eduardo Rascovisky de ser a pessoa que teria intermediado a tentativa de suborno do banco.

  • Migalhas 1.287 - 4/11/05

Ganho de causa a juíza acusada pelo Opportunity

A 8a Câmara Cível do TJ/RJ decidiu ontem, por unanimidade, julgar improcedente a exceção de impedimento movida pelos advogados do grupo Opportunity contra a juíza Márcia Cunha de Carvalho, da 2a vara empresarial. Responsável pelo julgamento da disputa entre o grupo e fundos de pensão pelo controle da operadora de telefonia BrT, a juíza foi acusada pelo Opportunity de ter interesse pessoal na decisão. Sua filha fora estagiária do escritório de advocacia Andrade & Fichtner, que representava os fundos de pensão.

_______________

Abril vermelho

As 14 áreas invadidas ontem em Pernambuco pelo MST antecipam o tradicional Abril Vermelho deflagrado pelo movimento nos últimos anos. Os líderes dos sem-terra prometem não dar trégua.

"O maior problema do Judiciário é a falta de compreensão e os altos índices de subserviência dos juízes aos latifundiários. Há uma visão generalizada de que o movimento é baderneiro, de que é preciso criminalizar nossas ações. Isso é quase uma regra. Infelizmente, há município sem que, seja qual for o teor da ação, sabemos que será desfavorável para nós." Jaime Amorim, líder do MST

"Não são as pressões sociais que definem o rumo da Justiça, mas a letra da lei. Os juízes de primeira instância estão bem mais próximos dos conflitos, com as questões expostas abertamente a seus olhos. Sofrem as pressões do meio e estão sujeitos a influências como qualquer um. Mas, na essência, a decisão deles é baseada na lei." Sebastião Amorim - presidente da Apamagis

"O Conselho Constitucional Francês"

Em um elucidativo artigo, o juiz Antonio Pessoa Cardoso fala nas Migalhas de peso de hoje do sistema judiciário da França. Confira, clique aqui.

Costumes

"Estou seguindo, neste momento, quatro histórias sobre Lula. Uma mais entusiasmante do que a outra. Mas há muito mais material explosivo dando sopa por aí. Bastaria que as pessoas se dispusessem a compartilhá-lo. Nos Estados Unidos, inúmeros sites dependem apenas disso: da qualidade dos documentos desencavados pelos internautas. No Brasil, algo assim jamais funcionaria. Ninguém cede espontaneamente cartas, fotografias, contratos, recibos, reservas de hotel, passagens aéreas, extratos bancários, ordens de pagamento e outros documentos que envolvam autoridades. Os brasileiros ainda não foram tomados pelo espírito do parajornalismo. Nosso negócio é o acobertamento. Nosso negócio é a cumplicidade. O mesmo código do silêncio que vigora nas favelas dominadas por traficantes vigora também nos gabinetes e escritórios." Diogo Mainardi, na Veja desta semana

De olho

O Departamento de Correspondentes Migalhas registra a todo momento solicitações em vários pontos do país e em muitos lugares ainda não há nenhuma pessoa cadastrada. Fique de olho no Mural Migalhas (ao final do informativo) e aproveite a oportunidade para ser o primeiro correspondente cadastrado no seu município.

  • O DCM está a sua disposição para qualquer informação. Sempre que precisar entre em contato conosco: [email protected].

__________

Opinião

"É imprescindível ainda que uma nova legislação repare os exageros punitivos inseridos em diversos tipos do Código Penal. A importante manifestação do Supremo Tribunal Federal pela inconstitucionalidade do parágrafo 1º do art. 2º da lei nº 8.072/90 abre oportunidade a um reexame mais abrangente e aprofundado da questão do crime hediondo e recomenda que se dê a essa matéria um tratamento em sintonia fina com a Constituição da República." Alberto Silva Franco

Crimes hediondos

O livramento condicional em crimes hediondos e assemelhados após a declaração de inconstitucionalidade do regime integral fechado é o tema abordado hoje no portal Migalhas pelo promotor Renato Marcão, membro do IBCCrim - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Clique aqui.

Painel Migalhas

"Comungo do pensamento do advogado Eduardo Pizarro Carnelós (Migalhas 1.365), pois a esmagadora maioria das infundadas críticas à decisão do TJ-SP desconsiderou, propositalmente ou não, questões meramente técnicas de relevância jurídica. Nós, que militamos na defesa incansável dos direitos e garantias constitucionais, sentimos na própria pele o que é defender acusado já condenado, sem o devido processo legal, pela opinião pública, abastecida pelo combustível inflamável dos "juristas de plantão". Trata-se de "grupelhos" que se utilizam de decisões judiciais para promoção e evidência. Em caso de condenação, criticam o excesso; em caso contrário, a "liberalidade". Omitem que toda decisão judicial é fruto do devido processo legal, com respeito à presunção de inocência, ao contraditório e à amplitude de defesa." Sidney Gonçalves, advogado criminalista, coordenador da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP 

"O artigo do advogado Eduardo Pizzaro (Migalhas 1.365) foi simplesmente brilhante. Espero que os violadores da Constituição Federal (que são muitos) e os grupos organizados encarregados de criar o "senso comum" de acordo com seus interesses (que não são poucos) reflitam sobre essas palavras." Patrícia Morais, Berlim, Alemanha

"O pesadelo do Carandiru não cessa de nos atormentar. A última cena desse episódio tenebroso foi a defesa que dois ilustres advogados fizeram (...) do acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo que absolveu o comandante da operação policial-militar, responsável pela execução sumária, com tiros nas costas, de 111 pessoas recolhidas naquele presídio. Aprendemos e ensinamos, nas faculdades de direito, que ao instituir a soberania dos veredictos do tribunal do júri, a Constituição (art. 5º, inciso 38, alínea c) reconheceu-lhe a competência exclusiva para condenar ou absolver o réu. Em grau de recurso, só cabe ao tribunal de 2ª instância julgar da validade ou nulidade da decisão recorrida, com o reenvio do réu, neste último caso, a novo júri. A Constituição terá sido alterada nesta parte? Essa alteração foi comunicada unicamente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, e não a todo o povo brasileiro?" Fábio Konder Comparato, professor titular da USP

"Com o propósito deliberado de não debater o caso concreto, outra coisa não fez o senhor Eduardo Pizarro Carnelós (Migalhas 1.365), tratando especificamente da absolvição do coronel Ubiratan, da instituição do Tribunal do Júri e do Tribunal de Justiça. Enquanto considerações como essas forem feitas de forma velada, sob o manto "teórico", e enquanto as discussões sobre o Judiciário e suas decisões forem tidas como sacralizadas, construiremos tão-somente o senso comum, tão criticado por esse mesmo autor. Discutamos, sim, o caso concreto, e não deixemos que a justificativa dos "aspectos técnicos" esconda o que realmente se espera de um Judiciário em um Estado democrático de Direito: a aplicação da lei, de forma igual para todos." Juliana Ribeiro Brandão, advogada

"O artigo do doutor Eduardo Pizarro Carnelós é a luz no fim do túnel (Migalhas 1.365). Precisamos de lucidez e de coragem para enfrentar os justiceiros de plantão, com o seu exército de patrulheiros revanchistas, maniqueístas e populistas, sempre os mesmos fariseus da história da humanidade. É preciso bom senso e responsabilidade." Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda, desembargador do TJ/SP

Falecimento

O apresentador de TV e colunista social Athayde Patrese, 64, morreu por volta das 22h de sexta-feira, em SP. Patrese se dedicava à cobertura do mundo das celebridades e ficou conhecido por utilizar um microfone de ouro e pelo bordão "Simplesmente um luxo".

Baú Migalheiro

Há 66 anos, no dia 6 de março de 1940, falece o desembargador José Ovidio Marcondes Romeiro, do Tribunal de Apelação do Distrito Federal. Ingressou na Justiça local como juiz da 12ª Pretoria em 1894; promovido a juiz de direito e a desembargador, o ilustre magistrado integrou, na sua primeira fase, o Tribunal Superior Eleitoral. Aposentara-se em 1937, por força da Carta Constitucional desse ano, que fixara em 68 anos o limite de idade para aquele efeito.

____________

Sociedade Anônima Atual

Concorra a um exemplar da obra "Sociedade Anônima Atual - Comentários e Anotações às Inovações Trazidas pela Lei nº 10.303/01" (293 p.) de Marcelo Fortes Barbosa Filho, gentilmente oferecida pela editora Atlas, que trata da necessidade de entronizar novas práticas no âmbito das Sociedades por Ações, alterando seu sistema de gestão e conformando regras novas e capazes de garantir a presença da segurança adequada aos investimentos privados. Clique aqui.

Preços Públicos

O livro "Taxas e Preços Públicos" (287 p.), escrito por Fabiano Verli, gentilmente oferecido pela Editora RT - Revista dos Tribunais, tem o objetivo de fazer com que o leitor se coloque diante de variados pontos de vista sobre dois fenômenos jurídicos e reflita com o autor sobre o que os diferencia e o que os une e, sobretudo, o que legitima cada um deles no atual panorama constitucional brasileiro. Clique aqui e concorra a um exemplar.

Direito do Trabalho

Tem início no próximo dia 18/3, em SP, o curso "Iniciação ao Direito do Trabalho", realizado pelo Núcleo Mascaro. Um dos objetivos é mostrar as principais decisões dos tribunais do trabalho no sentido prático sem a perda da perspectiva teórica. Participe do curso, clique aqui e saiba mais.

Em discussão : IR - Lucro Real

No dia 25/3, acontece em SP o curso "Imposto de Renda Pessoa Jurídica - Lucro Real", que tem como palestrante o advogado Anis Kfouri Jr.. O evento é realizado pela CPF cursos que gentilmente oferece uma vaga para sorteio entre os migalheiros. Participe deste oportuno curso, clique aqui e saiba como.

Direito Empresarial Internacional

Dia 7/3, às 19h, no CEU - Centro de Extensão Universitária, o Professor Dener Anderson ministrará a primeira aula do "Curso de Especialização em Direito Empresarial Internacional". O curso é uma grande oportunidade de contato com as tendências mundiais e o instrumental necessário para operar no mercado globalizado. Especialize-se. Clique aqui e saiba como.

Mestrado

O Professor Dr. Luiz Manoel Gomes Junior, do escritório Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados, coordena o curso de Mestrado em Direitos Coletivos e Função Social do Direito, realizado pela Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto, que terá início em abril. As inscrições para o processo seletivo serão até dia 10/3. Informações  (16) 3603-6861.

Sociedades na Atualidade Negocial

Para esclarecer a substituição da Teoria da Empresa pela Teoria dos Atos de Comércio, vigente desde o advento da Lei n.º 10.406/02 (novo CC), abordando os temas relativos ao empresário e aos tipos de sociedades, com seus principais aspectos, especialmente a Sociedade Limitada, a Link Up Educação e Treinamentos LTDA realiza dia 16/3, em SP, o curso "As Sociedades na Atualidade Negocial". Clique aqui.

Último dia

Para os migalheiros que almejam uma vaga-cortesia para importantes eventos jurídicos, atenção! Hoje é o último dia para inscrever-se e concorrer ao:

Seminário - Reformas no Código de Processo Civil, a ser realizado pela Central Prática Consultoria e Treinamento, dia 9/3, em SP. Clique aqui.

II Seminário para operadores de Direito - Arbitragem em contratos de adesão, que a Coelho dos Santos Consultoria em Seguros realiza, abordando os meios extrajudiciais de resolução de conflitos nas relações de consumo, dia 8/3, em SP. São duas vagas. Clique aqui.

__________

Lançamento

Dia 8/3, no Senado Federal, será lançada a obra "Sob o Signo de Rui Barbosa", escrita por João Bosco Bezerra Bonfim. Com apresentação do cientista político BolívarLamounier, o livro examina os discursos dos presidentes do Senado, cita que em algumas ocasiões os presidentes, que também presidem as sessões do Congresso Nacional, tiveram de se comprometer com agendas moralizantes, após desvios de conduta de alguns de seus membros, além de identificar os perigos apontados, os inimigos eleitos, os problemas do país nos momentos e as suas propostas para que sejam superados. Uma viagem histórica imperdível.

AASP em ação

A AASP - Associação dos Advogados de São Paulo solicitou à presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região que o Pleno daquele Tribunal julgue, o mais rápido possível, os conflitos positivos de competência suscitados, "ex officio", pelo magistrado Rafael E. Pugliese Ribeiro, nos quais é questionada a juridicidade da designação de juízes auxiliares para atuarem como relatores e revisores em processos anteriormente distribuídos a juízes do Tribunal, com flagrante violação a diversos princípios basilares, tais como o do juiz natural e o da necessidade de distribuição dos processos por sorteio em audiência pública. Para a AASP, a distribuição dos processos se impõe principalmente depois da EC nº 45, que acrescentou o inciso XV ao artigo 93 da CF.

Felizarda

A migalheira Tatiana Iykiê Assao Garcia, de Brasília/DF, foi a ganhadora de um exemplar da obra "Instituições de Direito Público e Privado" (440 p.), escrito por Nelson Godoy Bassil Dower, gentilmente oferecido pela Editora Saraiva.

Oscar

  • Melhor filme - Crash - No Limite
  • Melhor direção - Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain)
  • Melhor roteiro adaptado - O Segredo de Brokeback Mountain
  • Melhor roteiro original - Crash - No Limite
  • Melhor ator - Philip Seymour Hoffman por Capote
  • Melhor ator coadjuvante - George Clooney por Syriana
  • Melhor atriz - Reese Witherspoon por Johnny e June
  • Melhor atriz coadjuvante - Rachel Weisz por O Jardineiro Fiel -
  • Melhor filme de animação - Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais
  • Direção de arte - Memórias de uma Gueixa
  • Fotografia - Memórias de uma Gueixa
  • Figurino - Memórias de uma Gueixa
  • Melhor documentário - A Marcha dos Pingüins
  • Melhor documentário de curta-metragem - Uma Nota de Triunfo
  • Melhor Montagem - Crash - No Limite
  • Melhor Filme Estrangeiro - Tsotsi (África do Sul)
  • Maquiagem - As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
  • Melhor trilha sonora original - O Segredo de Brokeback Mountain (Gustavo Santaolalla)
  • Melhor canção - It's Hard Out Here for a Pimp
  • Melhor filme de animação - curta-metragem - A Lua e o Filho - Uma Conversa Imaginária
  • Melhor curta-metragem -Six Shooter
  • Melhor edição de som - King Kong
  • Melhor mixagem de som - King Kong
  • Efeitos visuais  - King Kong

_______________

Mural Migalhas

Cidades onde há busca por Correspondentes :

AL/ Santana do Ipanema

GO/ Quirinópolis

MA/ Arame

MA/ Grajaú

MA/ Imperatriz

MA/ Santa Luzia

MG/ Teófilo Otoni

PA/ Abaetuba

PR/ Rio Negro

PR/ Wenceslau Braz

RN/ Pau dos Ferros

RS/ Soledade

SC/ Santa Maria

SP/ Andradina

SP/ Guaíra

SP/ Porangaba

SP/ Rancharia

SP/ São Roque

SP/ São Simão

Caso você seja de alguma destas cidades e deseje se cadastrar como correspondente para prestar serviços, clique aqui.

 

_____________________

____________________________________

Agenda Migalhas

  • Rio de Janeiro

14/3/06 - Seminário - Gestão Legal de Patrimônio

15/3/06 - Seminário - O agravo após a Lei nº 11.187/05

16/3/06 - Seminário - Prática Atual de Recuperação Judicial de Créditos

17/3/06 - Curso - Avaliação dos dois anos do Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro

21/3/06 - Curso - MBA de Regulamentação em Petróleo e Gás

27/3/06 - Cursos - MBA Executivo em Finanças e em Gestão de Negócios

27/3/06 - Curso - LL.M. Direito Corporativo

27/3/06 - Pós-graduação "CBA Gestão de Negócios" e "CBA Marketing"

29/3/06 - Agenda IAB - Março

12/4/06 - Agenda IAB - Abril

  • Bahia

31/10/06 - 50º Congresso da União Internacional dos Advogados

  • Nacional

Curso - Especialização em Direito Educacional

Curso - Especialização em Direito Empresarial Internacional

Curso - Especialização em Direito das Novas Tecnologias

Web Seminário - As Novas Regras do ISS

Web Seminário - Lei de Falências - As novas regras e as alterações do CTN

Web-Seminário - Certificação Digital na Prática

Web Seminário - Previdência Social - Retenção dos 11%

Cursos - R2 Learning

Web Seminário - Lucro Real - Estimativa Mensal e Apuração Anual

Web Seminário - ISS - Importação e Exportação de Serviços

Web Seminário - ISS - Retenção na Fonte

Web Seminário - ISS - Uma Análise de sua Base de Cálculo

Curso - Especialização em Direito Tributário

Curso - Especialização em Direito Processual Tributário

Curso - Especialização em Direito Processual Civil

Curso - Especialização em Direito dos Contratos

Curso - Especialização em Direito Constitucional

Curso - Especialização em Direito do Trabalho

Cursos - Pós - Graduação da Rede de Ensino LFG

Cursos preparatórios para carreiras jurídicas

  • São Paulo

6/3/06 - Curso - Especialização Profissionalizante

6/3/06 - Curso - Direito Constitucional Avançado - Adequado à Emenda 45/2004

7/3/06 - 3º Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Direito Empresarial

7/3/06 - Curso - Direito Civil - Parte Geral

8/3/06 - Curso - Transfer Pricing - Como Apurar e Preencher a DIPJ

8/3/06 - II Seminário para operadores de Direito - Arbitragem em contratos de adesão

8/3/06 - Curso - Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público

9/3/06 - Curso - Pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental

9/3/06 - Seminário - Reformas no Código de Processo Civil

10/3/06 - Curso - Avaliação de Impactos Ambientais: Roteiro Prático para Viabilizar Projetos

11/3/06 - Curso - Iniciação ao Direito do Trabalho

11/3/06 - Curso - Cálculo Trabalhista

13/3/06 - Curso - Administração Legal para Advogados

13/3/06 - Curso - Inglês Instrumental: Leitura de Textos Jurídicos e de Negócios

14/3/06 - Curso - Preparatório para o Exame de Proficiência em Italiano

14/3/06 - Curso de Extensão - O Código Civil: Uma Visão Jurídica e Interdisciplinar

14/3/06 - Curso - Extensão em Contratos Internacionais

15/3/06 - Curso - Direitos Autorais e Direitos da Personalidade: Como Evitar as Condenações em Indenização por Dano Moral

15/3/06 - Seminário - Análise e Gestão de Riscos em Projetos

15/3/06 - Curso - Planejamento tributário

15/3/06 - II Seminário Internacional ASPI sobre o Protocolo de Madri - O Registro Internacional de Marcas

15/3/06 - Seminário - As Novas Regras do ISS no Município de São Paulo e suas Implicações para os Prestadores de Serviços sediados em outras Cidades do Brasil

16/3/06 - Seminário - Planejamento Tributário em 2006

17/3/06 - Palestra - ONG - Como criar e qualificar

17/3/06 - Seminário - Os Rumos da Economia

21/3/06 - Seminário - Usgaap - Conversão de Balanço Em Moeda Estrangeira - Procedimentos Práticos

25/3/06 - Curso - Secretariando Advogados

28/3/06 - Curso - Direito Material Coletivo

29/3/06 - Curso - Agravos Retido e de Instrumento - Inovações da Lei 11.187/2005

27/4/06 - Cursos - Direito Comparado - Ministrados em Inglês, com explicações em Português

6/5/06 - Seminário - Advocacia Trabalhista e Processo de Execução

10/5/06 - Cursos - Atualização e Capacitação - OAB/SP

6/6/06 - Seminário - Jurisprudência Atual do TST - Súmulas e O.J.

20/6/06 - Palestra - IRPJ - Imposto de Renda das Empresas - Visão Geral

 

(Clique aqui)

 

__________________

_____________

dr. Pintassilgo logo mais pousará em sua tela, aguarde !

_______________

Migalhas Clipping

IstoÉ Dinheiro

"A euforia do álcool"

Veja

"O mensalão II - Marcos Valéiro ameaça apontar os deputados do PMDB que receberam dinheiro."

IstoÉ

"Pandemia - A gripe do frango está chegando."

Época

"O que falta para o Brasil crescer."

CartaCapital

"De acusador a acusado"

DER SPIEGEL

"Jeder für sich"

The New York Times - EUA

"Huge Phone Deal Seeks to Thwart Smaller Rivals"

The Washington Post - EUA

"Baseball Officials Sign Lease for D.C. Stadium"

Le Monde - França

"Fusion géante dans les télécommunications aux Etats-Unis : ATT rachète BellSouth"

Le Figaro - França

"Le Sénat adopte le projet de loi « Egalité des chances »"

Clarín - Argentina

"Boca hundió más a Racing"

Público - Portugal

"Plano Tecnológico: Sócrates procura inspiração no modelo finlandês"

El País - Espanha

"La ponencia del Estatuto cierra su labor con el debate del preámbulo"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

""So ein Chaos gab es noch nie""

The Guardian - Inglaterra

"Split fails to help Jowell"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"MST abre o '2006 vermelho'"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Exército amplia zona de guerra nas favelas"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Invasões e mortes no campo crescem nos 3 anos de Lula"

O Globo - Rio de Janeiro

"Exército cerca mais favelas e põe tropas de prontidão"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Classe média consegue remédios na Justiça"

Correio Braziliense - Brasília

"Medo de cassação une o PT e o PFL"

Zero Hora - Porto Alegre

"Invasores desafiam Justiça"

O Povo - Fortaleza

"Qual o melhor modelo para a sua declaração"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"MST invade 15 fazendas"

______

Apoiadores :

· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Ad vogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgar Guimarães & Advogados Associados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale, Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Comunicare Consultoria de Comunicação
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso FMB - Coordenador Flávio Monteiro de Barros
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial_
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvime nto
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Link Up Educação e Treinamentos LTDA
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo de Petróleo e Gás
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· PUC-SP/COGEAE
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR