INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.609

MIGALHAS nº 3.609

Quarta-feira, 6 de maio de 2015 - Migalhas nº 3.609 - Fechamento às 9h44.


"O saber não é nativo, faz-se da experiência, que só amanhece para nós com a madureza dos anos."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Um lustro a mais

Câmara cunha mudança constitucional que eleva de 70 para 75 anos a compulsória dos ministros dos Tribunais Superiores e do TCU. Texto vai à promulgação. (Clique aqui)

Consequência - I

Com o reflexo imediato da promulgação da PEC, cinco ministros do STF (Celso de Mello, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Teori Zavascki e Rosa Weber) e três do STJ (Napoleão Nunes Maia Filho, Felix Fischer e Laurita Vaz) não serão mais pegos pela compulsória até o fim do mandato dilmal. Se não houver pedidos voluntários de saída durante os próximos anos, a presidente não gastará a tinta de sua caneta para indicar um ministro para as respectivas Cortes, a não ser nas três vagas já (e ainda !) abertas no STJ. Veja a nova previsão de aposentadoria dos ministros do STF e STJ. (Clique aqui)

Fim do suplício

Pela má vontade com que Dilma lida com as nomeações, ela deve estar pouco se importando com a retirada desta prerrogativa. Imaginamos que até esteja aliviada. É difícil crer, mas é verdade. (Compartilhe)

Consequência - II

Se tudo fluir naturalmente, o próximo presidente da República, cujo mandato deve ir de 2019 a 2022, só deve indicar dois ministros do Supremo, diante das aposentadorias, neste interstício, de Celso de Mello e Marco Aurélio. Outra curiosidade é que o ministro mais longevo da atual composição será o ministro Toffoli, que só será alcançado pela compulsória em novembro do distante 2042. Vida longa a todos ! (Compartilhe)

Tira aqui, mantém ali

Após a aprovação da PEC dos 75, houve imediata manifestação nas redes sociais. O resultado foi tido pelos internautas como uma derrota do PT e do governo Dilma. Ocorre que, olhando na outra metade do copo, dos atuais dez membros da Corte Suprema, sete - indicados por Lula e Dilma - terão o mandato por mais um lustro. Isso para não falar do próximo, cuja sabatina (que cada vez está mais árdua) está marcada para o próximo dia 12. (Compartilhe)

Toma lá, dá cá

Na noite de ontem, o programa partidário do PT foi ao ar e Lula enfiou o dedo na ferida dos deputados. Em rede nacional, o ex-presidente falou sobre o PL da terceirização e saiu em defesa da "classe trabalhadora", afirmando que os benefícios conquistados "ao longo de gerações" "não caíram do céu" e que o projeto, que "passou pela Câmara dos Deputados", "faz o Brasil retornar ao que era no começo do século passado". O reflexo do pronunciamento foi imediato. Pautadas para ontem na Casa Legislativa, as medidas do ajuste fiscal saíram e deram lugar à PEC dos 75. (Compartilhe)

Porandubas políticas

Quando Lula assumiu o governo, em janeiro de 2003, a Petrobras tinha 120 mil trabalhadores terceirizados. Hoje, tem 360 mil. Na coluna de hoje, Gaudêncio Torquato aborda a postura do atual governo, que proclama ser contra a terceirização. "Conversa de Lula é lamúria pausada para acalentar bovinos, quer dizer, conversa mole pra boi dormir." (Clique aqui)

Interesse privado

De forma desarrazoada, inapropriada, deselegante, desrespeitosa e quiçá ilegal divulgou-se por aí o valor do espólio dos bens deixados por um saudoso advogado brasileiro. Ato contínuo, os novidadeiros passaram a reproduzir a informação. O fato é que se isso serve de assunto para fuxicos na sala de espera da audiência, por outro lado expõe os herdeiros - diante do vultoso patrimônio amealhado - a toda sorte de riscos. Isso para não falar que se reduziu a tostões a capacidade, a ética e o imensurável legado que esse não mencionado criminalista cunhou na história do Estado Democrático de Direito. Como se não bastasse, a soma dos bens - a qual este rotativo peremptoriamente se recusa a replicar, conquanto dela tivesse ciência há bem mais tempo - consta em arrolamento sumário que tramita (vejam os senhores !) sob segredo de Justiça. De modo que, além da viúva e sua filha, a ninguém mais interessa o que se teria conseguido poupar com mais de meio século de festejada advocacia privada. Se em vida, reservado como era, não exibiu a opulência que possuía (com efeito, não se tem notícia de nenhum arroubo ostensório), certamente não iria querer ver expostas suas herdeiras a olhos linguareiros. Por fim, no ômega desta nota, e que aliás deveria ter sido sopesado no alfa, a informação não guarda relevância alguma para a comunidade jurídica. Entre pão bolorento e migalhas frescas, prefira estas. (Compartilhe)

_____________

Gramatigalhas

A leitora Silvana L. Santos envia ao autor de Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Professor, qual é a diferença entre as palavras ratificar e retificar? Obrigada."

Se você também quer saber o que o dr. José Maria da Costa pensa sobre essa questão, clique aqui.

Manual de Redação Jurídica

Esta e outras dúvidas sobre a Língua Portuguesa são esclarecidas com didatismo na 5ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor José Maria da Costa. A obra é atualizada pelo novo acordo ortográfico. Adquira seu indispensável exemplar. (Clique aqui)

_____________

Arbitragem, vem aí nova lei !

Senado rejeita emenda da Câmara ao projeto de modernização da lei de arbitragem (PLS 406/13), e mantém texto original. Proposta segue para sanção. (Clique aqui)

MP/GO

A 1ª turma do STF não conheceu o MS que visava restabelecer inquérito civil público destinado a investigar atos praticados no âmbito da administração superior do MP/GO. O ministro Marco Aurélio, relator do feito, ficou vencido. S. Ex.ª entendeu que o procedimento foi erroneamente arquivado pelo decano do Colégio de Procuradores de Justiça, em benefício do procurador-Geral. O ato, no entanto, foi homologado pelo CNMP. Para o ministro, houve perda de parâmetros, abandono de princípios e menosprezo à independência funcional dos integrantes do parquet. Veja a íntegra do importante voto do ministro, clique aqui.

Lava Jato

O ministro Teori prorrogou as investigações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no âmbito da operação Lava Jato (clique aqui). A conclusão do inquérito deve se dar no dia 29/6.

Falso advogado

A 2ª turma do STF declarou nulos todos os atos processuais em que o réu por homicídio qualificado foi representado por profissional não inscrito nos quadros da OAB. (Clique aqui)

Gratificação

A 2ª turma do STF negou MS contra decisão do CNMP que impedia o pagamento de gratificação a procuradores de Justiça do RS que integravam o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça e o Conselho Superior do MP. A relatora, ministra Cármen Lúcia, considerou que a jurisprudência da Corte veda acréscimo de qualquer espécie remuneratória a subsídio e que a legislação prevê a participação dos procuradores em sessões deliberativas como uma de suas atribuições. (Clique aqui)

Vagas - CNJ e CNMP

Os líderes partidários indicaram ontem no Senado os nomes de Fabiano Augusto Martins Silveira e Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho para serem reconduzidos ao CNJ e ao CNMP, respectivamente. Os nomes serão agora analisados pela CCJ.

Super Fácil ?

A Sul América Capitalização foi condenada por publicidade enganosa dos títulos de capitalização Super Fácil Carro e Super Fácil Casa. A empresa prometia a compra fácil de carros e casas. Porém, quando recebia o contrato, entregue após o pagamento da taxa de adesão, o consumidor percebia que se tratava de título de capitalização. Para a 4ª turma do STJ, que manteve a condenação, houve publicidade ilícita e prática abusiva na venda dos títulos. (Clique aqui)

Dispensa coletiva

Metalúrgica terá de suspender dispensas imotivadas de funcionários por não ter realizado negociação coletiva com sindicato da categoria. Os trabalhadores deverão ser reincluídos na folha de pagamento até o julgamento final da demanda. A liminar foi deferida pela juíza do Trabalho Ana Carolina Marcos Nery Souza, da 4ª vara de Camaçari/BA. Os trabalhadores foram representados pelo escritório Alino & Roberto e Advogados. (Clique aqui)

Petrobras - Navios

O juízo da 13ª vara da JF/SP concedeu liminar para suspender os contratos de aquisição de navios sondas formalizados entre a Petrobras e a Sete Brasil. A decisão também suspende a liberação de qualquer financiamento, crédito ou investimento do BNDES à Sete Brasil até o julgamento final da ação. O pedido foi feito pelo advogado Paulo Henrique Fantoni em ação popular. (0007826-66.2015.4.03.6100)

Fórum Trabalhista Ruy Barbosa

Ontem, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em SP, suspendeu os prazos - exceto nos processos que tramitam no PJe - e o atendimento ao público devido a uma morte ocorrida nas dependências do fórum. O TRT da 2ª região informou que o incidente se trata do suicídio de um jovem de 23 anos. De acordo com a Corte, não há registro de audiências envolvendo o jovem nesta data. O caso foi encaminhado ao 23º DP (Perdizes), que analisa as imagens do circuito de segurança do fórum. (Clique aqui)

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Catálogo de Escritórios

Conhece o Catálogo de Escritórios Migalhas ? Então não perca tempo. Navegue pela seção e encontre os melhores escritórios do país. Em Ribeirão Preto/SP, visite a banca Bernardini Advogados - Advocacia e Consultoria Jurídica Empresarial. (Clique aqui)

Novos modelos de família

Calcada no tripé "responsabilidade, amor e humanidade", a família, em todos os seus moldes, e os movimentos contrários aos seus novos modelos são analisados pelo advogado Dalton Cesar Cordeiro de Miranda (Trench, Rossi e Watanabe Advogados). "Tais movimentos discriminatórios, calcados basicamente em preceitos religiosos e em um país constitucionalmente laico, expõem quão intolerante, preconceituosa e discriminatória ainda é a sociedade brasileira." (Clique aqui)

Cadastro Ambiental Rural

O cadastramento das propriedades e posses rurais no Cadastro Ambiental Rural passou a ser obrigatório em 6 de maio de 2014. Até abril deste ano, no entanto, a adesão ainda era baixa. Para o advogado Rafael Antonietti Matthes, de Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados, "as dimensões continentais do país dificultaram a proliferação das informações relativas à legislação, especialmente no tocante aos compromissos ambientais". O causídico sugere a prorrogação do prazo para inscrição por mais um ano. (Clique aqui)

Impactos ambientais

"Para a vida é primordial a existência de água, assim é necessário que haja o aumento do comprometimento com a preservação ambiental e das águas, por meio da tutela efetiva das águas como direito humano fundamental essencial à dignidade da pessoa humana." Sobre o tema, veja as considerações da advogada Pâmela Daré Entringer Pezzin, de Bragança Advocacia. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Espionagem

Câmara dos Deputados francesa aprova PL que regulamenta escutas telefônicas e o monitoramento de dados na internet. (MI - clique aqui)

Esta e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Bolsa

Bovespa é a principal acionista da bolsa de Santiago, Chile. (LA - clique aqui)

_____________

Contrate

Bem sabem os migalheiros que o trabalho diário da advocacia exige a colaboração de colegas em outras comarcas. Para fazer esta conexão no mundo jurídico, Migalhas criou a seção Correspondentes. Encontre um profissional em qualquer cidade do Brasil, agora com muito mais agilidade. É só clicar aqui.

Seja contratado

A seção Correspondentes é a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Conheça e faça hoje mesmo o seu cadastro. Ao final do informativo, um mural destaca as cidades nas quais ainda não há ninguém cadastrado. Eis aí a oportunidade !

Encontro da advocacia

Com a presença de ministros de tribunais superiores, a AASP realiza, de 14 a 16/5, o "VI Encontro Anual AASP", em Santos (Mendes Convention Center). Com o tema "Presunção de Inocência", o ministro Peluso, no dia 14, às 19h30, profere a aula magna de abertura. Também palestrarão os ministros Cármen Lúcia e Paulo Dias de Moura Ribeiro ; e o jurista Luiz Fachin, indicado ao cargo no STF. Reserve seu lugar, as vagas são limitadas. (Clique aqui)

25 anos

Um escritório com tradição e modernidade, essa é a descrição que define Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados, que está comemorando 25 anos de atuação. Uma banca com foco na excelência das soluções legais, sem deixar de lado sua responsabilidade social. Sucesso, é o que desejamos ! (Clique aqui)

Missa

Será realizada nesta sexta-feira, às 19h, a missa de 7º dia em sufrágio da alma da senhora Josina Magno Barbosa Falleiros, avó da advogada Ana Flávia Magno Sandoval, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (praça Hélvio Nunes da Silva, 193, Ituverava - SP).

Baú migalheiro

Há 101 anos, no dia 6 de maio de 1914, aprovando requerimento formulado pelo ministro André Cavalcanti, o STF prestava homenagem à memória do desembargador Lima Drumond, mandando lançar em ata um voto de profundo pesar pelo falecimento do ilustre magistrado e professor, que "moço ainda, pois contava apenas 48 anos de idade, tanto se elevara no conceito e na admiração de seus contemporâneos". (Compartilhe)

Sorteio

Na obra "A Distintividade das Marcas" (Saraiva - 318p.), o autor Lélio Denicoli Schmidt reflete sobre o tema e suas consequências como tarefa imprescindível para quem pretende estudar a propriedade industrial, em especial a proteção das marcas. A obra foi gentileza da editora para sorteio. (Clique aqui)

Lançamentos (Compartilhe)

A Editora Del Rey lança, com bases imprescindíveis para a compreensão do Direito Constitucional Positivo, a 21ª edição da obra "Direito Constitucional - Teoria do Estado e da Constituição", de Kildare Gonçalves Carvalho. (Clique aqui)

Lançada pela Editora Atlas, a obra "Suprema Corte dos Estados Unidos - Principais Decisões", do procurador da Fazenda Nacional João Carlos Souto, reúne alguns dos principais casos julgados da mais antiga Corte de Justiça do mundo e traz análises de diversas decisões. (Clique aqui)

O novo lançamento da Editora Forense, a obra "Teoria Geral do Processo em Conformidade com o Novo CPC", de José Maria Rosa Tesheiner e Rennan Faria Kruger Thamay, professor da FADISP - Faculdade Especializada em Direito, traz os conceitos fundamentais e os principais institutos da Teoria Geral do Processo. (Clique aqui)

A obra "Preço de Transferência Como Norma de Ajuste do Imposto Sobre a Renda", de Vivian de Freitas e Rodrigues de Oliveira, é o novo lançamento da Editora Noeses Ltda. (Clique aqui)

Migalhíssimas (Compartilhe)

Luciana Bassani, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, palestra sobre "Franchising Chapter of the New Civil Code of Argentina", no painel "News around the World", durante a "31st Annual Joint Conference", promovida pela International Franchise Association - IFA, hoje, em Chicago. (Clique aqui)

"Como uma organização pode crescer a partir do reconhecimento e correção de erros cometidos" será tema da palestra que o sócio-diretor do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, Carlos Harten, proferirá amanhã, no Hotel Transamérica Prestige, em Boa Viagem. O encontro reunirá especialistas do mundo jurídico para debater práticas inovadoras de gestão e compliance.

O "II Ciclo de Palestras sobre o Novo Código de Processo Civil", promovido pelo TJ/CE, sob a coordenação do advogado Tiago Asfor Rocha Lima, representante da OAB/CE e sócio do escritório Rocha, Marinho e Sales Advogados, terá continuidade. O evento acontecerá dia 8/5, das 14 às 18h, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, em Fortaleza. A segunda rodada de debates reunirá importantes autoridades e tem o objetivo de debater novos pontos sobre as mudanças e impactos da nova legislação entre magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores e a comunidade jurídica cearense em geral. (Clique aqui)

A atual crise hídrica despertou a atenção de autoridades e especialistas para discutir o uso consciente e racional da água, e uma das formas para conservar esse bem natural é o reuso. Para debater os aspectos legais, programas e políticas de incentivo ao reuso da água, Fabrício Soler, de Felsberg Advogados, apresenta o painel "Normatização e requisitos legais para o reuso da água", durante a conferência "Diretrizes e tomada de decisões sobre projetos de reuso de água", dia 12/5, às 9h, em SP.

Roberto Rosas, do escritório Rosas Advogados, e Marcio Kayatt serão coordenadores do "6º Seminário sobre o Superior Tribunal de Justiça", promovido pela AASP, dia 18/5, em SP. (Clique aqui)

Araújo e Policastro Advogados foi recomendado como um dos principais escritórios de advocacia do mundo na área Tributária pela publicação inglesa Tax Directors Handbook. Seus sócios Camila Araújo e Luiz Carlos Venturi foram destaques na Who Who's Legal e na LACCA como referências em suas áreas de atuação.

Concurso

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo abriu concurso público para o preenchimento de oito vagas em seu quadro de funcionários. Entre os cargos disponíveis estão o de líder de serviços gerais e de oficial administrativo, que exigem ensino médio completo, e os de assistente jurídico e de contador, com a exigência do diploma de curso superior na área escolhida. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 18/5. (Clique aqui)

Inglês jurídico

A Target English, Inglês Instrumental está com inscrições abertas para novas turmas de inglês jurídico, início dia 16/5, com desconto de 15%. O curso apresenta os seguintes tópicos : Types of business structures, Business documents + vocabulary, Analising and drafting letters, Employment law terms, Contract structure and role plays, role plays with real cases e mais. Agende uma aula demonstrativa, sem compromisso. Outras informações por telefone : (11) 9 5261-5981 ou e-mail (clique aqui).

Direito Sindical

De 18 a 28/5, das 19 às 21h, a AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo promove o "I Curso de Direito Sindical", em SP. (Clique aqui)

Tribunal

A AASP oferece uma vaga-cortesia para o curso "Teoria e prática do tribunal do júri", que acontece de 18 a 20/5, em SP. (Clique aqui)

Ressarcimento

No dia 18/6, a VCA LAW - Academia Jurídica promove o curso "Ressarcimento da substituição tributária do ICMS/SP", em SP. (Clique aqui)

Contrato

O Forum Cebefi realiza o curso "Contrato de compra e venda mercantil", dia 20/5, em SP. (Clique aqui)

Online

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela FocoFiscal - Cursos e Capacitação, para o curso online "E-Social - Implementação e preenchimento - Atualizado com Resolução 1/2015 do MTE de 24/2/15". (Clique aqui)

Concorra

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, oferece vagas-cortesia para os cursos "Formação do Preço de Venda : O Impacto dos Tributos Indiretos" (clique aqui), dia 16/5 ; e "Capacitação Básica do Setor Fiscal : Conhecimentos Básicos e Fundamentais" (clique aqui), dias 16, 23 e 30/5, ambos em SP.

Participe

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Editora NDJ para os cursos "Lei de Responsabilidade Fiscal" (clique aqui), dias 19 e 20/5 ; e "Hipóteses e procedimentos de rescisão contratual e aplicação de sanções administrativas" (clique aqui), dia 29/5, ambos em SP.

Cortesias

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários "Assédio moral no trabalho - Individual ou coletivo" (clique aqui), dia 20/5 ; e "Holdings imobiliárias, incorporadoras e programas habitacionais" (clique aqui), dia 27/5, ambos em SP.

Conversa Legal

Amanhã, no programa "Conversa Legal", Alexandre Motta, da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico, recebe o advogado Leonardo Barém Leite, do escritório Almeida Advogados, que falará sobre "Fusões e Aquisições". O Conversa Legal vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h, na Flix TV. Para assistir ao programa, acesse o site. (Clique aqui)

Defensoria pública

Nesta quinta e sexta-feira, acontece o seminário "Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública", no Museu da República, no RJ. Organizado pelo Fórum Justiça, o seminário visa debater a incidência da Defensoria Pública no sistema de justiça, propor uma campanha para a Convenção Regional de Acesso à Justiça e impulsionar a construção de modelo de justiça integrador, com funcionalidade democrática. (Clique aqui)

Ganhadores

Evento : Rogerio dos Santos é o felizardo que faturou a vaga-cortesia oferecida pela Editora NDJ para o curso "Orçamento de Obras e Serviços de Engenharia", que acontece dia 8/5, em SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra - Lauda Legal : Pedro Pannuti, de Curitiba/PR, é o ganhador da obra "Direito Sumular STF" (JH Mizuno - 929p.), de Alice Saldanha Villar. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "Arbitragem e Mediação - A Reforma da Legislação Brasileira" (Atlas - 345p.), coordenada pelo ministro Luiz Felipe Salomão e por Caio Cesar Vieira Rocha, vai para Luis Gonzaga Fernandes Neto, advogado em Fortaleza/CE. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Viçosa
BA/Brotas de Macaúbas
BA/Guaratinga
MT/Cotriguaçu
PB/Conceição
PE/Alagoinha
PE/Macaparana
RJ/Mendes
RN/Campo Redondo
SP/Parapuã
TO/Palmeirópolis

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"French take step to vastly widen domestic spying"

The Washington Post - EUA

"Hope stirs in Hershey, Cuba"

Le Monde - França

"Le Pen père et fille, la déchirure"

Le Figaro - França

"«La République ne doit plus reculer»"

Clarín - Argentina

"Nueva embestida del Gobierno para lograr una vacante en la Corte"

El País - Espanha

"Podemos ofrece un programa vago que borra los radicalismos"

Público - Portugal

"Juiz Carlos Alexandre teme estar a ser espiado por organização secreta"

Die Welt - Alemanha

"Zahl der Asylbewerber verdoppelt sich 2015"

The Guardian - Inglaterra

"Revealed: hitlist of welfare cuts facing next chancellor"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Câmara derrota governo e aprova PEC da Bengala"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Congresso estende mandato no STF e tira nomeações de Dilma"

O Globo - Rio de Janeiro

"Dilma perde poder de indicar cinco ministros para o STF"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Polícia indica 19 pela queda do viaduto"

Correio Braziliense - Brasília

"PT tira Dilma da TV, mas não se livra do panelaço"

Gazeta do Povo - Paraná

"Governo pede tempo e professores mantêm greve / Grupo de desembargadores não pagará previdência / Pressionado, Richa discute demissão de secretários"

Zero Hora - Porto Alegre

"Ação de maus políticos originou desvios na Petrobras, diz Costa"

O Povo - Ceará

"Ceará tem terceira chacina em dois meses"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Dia de barulho no País"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz

Escritórios :

· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guarnera Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hasson Sayeg e Novaes Advogados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados
· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· LL Advogados

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mateucci Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis, Tôrres e Florêncio Advocacia
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rodrigo Pimentel Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Schechtmann & Bechara Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Alves Mota & Campos advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bertolucci & Ramos Gonçalves Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Bragança Advocacia
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· D'Antino Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· EGB Advogados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Tedesco Tecnologia
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VCA LAW - Academia Jurídica
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Aracatu - Português para Estrangeiros Língua e Cultura Brasileira
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD - Câmara de Arbitragem Digital
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Atlas
· Editora Del Rey
· Editora Forense
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· ESG Corp
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FGV DIREITO SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Digital - IBDDIG
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Maia Training
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR