INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.414

MIGALHAS nº 1.414

Quarta-feira, 17 de maio de 2006 - Migalhas nº 1.414 - Fechamento às 11h.

 

"Assim como o perfume é a expressão da flor, o pensamento é o perfume do espírito."

Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882)

Gramatigalhas

O leitores Ronaldo de Souza,  Jose Maciel da Silva e Paulo Penteado de Faria e Silva Junior enviaram ao autor de Gramatigalhas mensagens questionando se estaria correto o título de uma das notas contidas no Migalhas 1.411, de 12/5/06  ("Poderiam os 'Rolling Stones' ensinarem 'marketing' para advogados?") : "Está correto ensinarem?"

  • Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o Dr. José Maria da Costa, então clique aqui. Entende primeiro e fala derradeiro.

___________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará a partir de amanhã com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

___________

Execuções Fiscais

Os doutos migalheiros vêm acompanhando há tempos as aventuras do astuto dr. Pintassilgo pelas comarcas do Estado de São Paulo. Rápido e preciso, o ávido pássaro contou histórias, conheceu personagens e tentou mostrar (às vezes sem sucesso) a realidade do Judiciário nas cidades. E a realidade mostra que todas as comarcas em um ponto são iguais. Alto índice de execuções fiscais. Elas representam, em SP, aproximadamente 50% dos processos que tramitam na Justiça. Há cidade onde os feitos dessa natureza somam 87,57% dos processos da comarca. No próximo semestre de 2006 o Ministério da Justiça pretende divulgar um estudo que avaliou esse volume de processos. O principal ponto da pesquisa será as soluções para colocar em práticas políticas mais adequadas para a cobrança de tributos. Para falar sobre esse tema, abrindo o espaço para o tema, Migalhas traz hoje alguns elementos para contribuir com os debates. Clique aqui para ver. Casa onde não entra sol, entra o remédio.

MI 347

Confira a edição de hoje do Migalhas International, que traz:

  • Os advogados de Saddam Hussein iniciam a defesa com testemunha

  • Arquivos de crimes nazistas prontos para serem abertos

Para ler, clique aqui. Rente como pão quente.

Grammatigalhas

Como não poderia deixar de ser, hoje é dia das Grammatigalhas, as migalhas gramaticais da língua inglesa, que acompanha o Migalhas International, sempre às quartas-feiras. Elucide todas as suas dúvidas sobre o vocábulo, e aprenda expressões como Hat trick. Clique aqui e confira. Vai e vem quem de seu tem.

Mão-de-obra importada

Geraldo Campelo da Fonseca Filho, advogado do escritório Martorelli e Gouveia Advogados, traça hoje nas linhas migalheiras as exigências legais, impostas por nosso ordenamento jurídico, para que um estrangeiro possa vir a exercer seu labor em empresa situada em nosso país. Confira as elucidativas palavras do causídico, clique aqui. Sapo de fora não chia ?

Correio Híbrido

Criado pelo governo FHC, que o engavetou após a indignada reação dos setores produtivos, e ressuscitado na gestão Lula, o serviço de Correio Híbrido foi contratado em 2004 pela ECT. Questionando o porquê de Lula ter ressuscitado um projeto que se mostra monopolista dos Correios, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos, do escritório Almeida Camargo Advogados, sobe à tribuna migalheira. Ouçamos, clique aqui. Errados começos, dificultosos fins.

Programa de apoio

Foi novamente sob pressão que o governo estabeleceu uma data final para o lançamento do pacotão agrícola. Enquanto produtores interditavam estradas em todo o país, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anunciava para o dia 25 o lançamento do Plano de Safra 2006/2007, além de medidas que reduzam o custo das lavouras. De caldo requentado nunca bom bocado.

Programa de apoio II

Um financiamento de R$ 400 milhões para o setor calçadista foi anunciado ontem, em Porto Alegre, pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. De boas intenções o céu está calçado.

Conseqüência

As duas últimas migalhas mostram o preço que o governo paga, e aí não são migalhas, por manter o dólar em patamares irreais. Debaixo desse angu tem torresmo.

Nada formal

O presidente do BNDES, Demian Fiocca, afirmou que, até ontem, não havia aparecido investidor com proposta concreta de compra da Varig, mesmo com o empréstimo-ponte oferecido pelo banco. O prazo de apresentação das propostas para contrair o empréstimo se encerra hoje, às 18h. Folhinha e noivado só prestam um ano.

Banco Santos volta à baila

No dia 25, será realizada a primeira assembléia dos credores do Banco Santos. Um comitê será eleito para tentar fiscalizar o processo de venda dos ativos que restaram. A conta dos mortos quem faz são os vivos.

Festival de Códigos

Migalhas convida os professores de Direito para uma promoção especial Migalhas - Saraiva. Os mestres concorrerão a uma coleção  completa - que deverá ser sorteada depois para um de seus alunos - contendo seis Códigos Saraiva atualizados (CC, CPC, CP, CPP, Comercial e CTN). O professor também ganhará um prêmio especial, com três brilhantes obras. Para participar, basta que você, Mestre, envie um e-mail para [email protected]  informando a instituição em que leciona e a disciplina ministrada. Participe. Saiba mais informações, clique aqui. Entre o princípio e o fim há sempre um meio.

Independência ou...

Dentro de três ou quatro anos, o Brasil quer obter independência no abastecimento de gás natural. Será com essa diretriz dada pelo presidente Lula que o Conselho Nacional de Política Energética anuncia amanhã medidas que incluem a antecipação do programa de biodiesel no país. Embora tenha falado sobre o plano ontem na Capital, a ministra Dilma Rousseff evitou dar detalhes. Dois proveitos num saco, só se dando um nó no meio.

Reforma agrária

O governo boliviano apresentou a sua proposta de reforma agrária, na qual prevê uma distribuição de terras "rápida e maciça", que privilegia comunidades indígenas e mulheres e se compromete a respeitar latifúndios, desde que em situação regular e produtivos. As medidas não incluem ação específica contra estrangeiros. Fazenda herdada não é estimada.

Queixas

Dezesseis meses depois da aprovação da lei das PPPs, o governo estadual gaúcho não criou um fundo para assegurar investimentos feitos nos projetos. A inexistência da garantia inibe a iniciativa privada. Da mão à boca se perde a sopa.

"Temos a lei, mas não temos o fundo. Para atrair investimentos, é preciso marco regulatório sólido." Sérgio Coelho da Silva presidente da Associação Gaúcha das Concessionárias de Rodovias

Compra

Parte do complexo do Frigorífico Mercosul, de Bagé/RS, foi negociada com o fundo de investimentos norte-americano AIG. Galinha que canta é dona dos ovos.

Imprensa

Ontem, no programa Observatório da Imprensa, das tvs educativas, André Singer, assessor de comunicação da presidência da República, falou que a Veja - ao publicar o que se chamou de dossiê Caymann II - esqueceu-se de regras básicas de jornalismo. Aliás, entre os convidados foi uníssono o tom de repúdio contra o hebdomadário do Civita. No entanto, hoje, nas Porandubas políticas, o festejado jornalista Gaudêncio Torquato afirma que a "Veja não publicaria a matéria na forma como fez se não soubesse mais, muito mais." Faça-se justiça, embora desabem os céus.

Apresentando temas da pauta nacional, recheados de informações exclusivas, as Porandubas políticas levam a assinatura do jornalista Gaudêncio Torquato. Toda quarta-feira, em Migalhas. Hoje é dia. Clique aqui para ler. Mais vale um hoje, que dois amanhã.

___________

Nota de repúdio

Alberto Silva Franco, Antonio Carlos Malheiros, Belisário dos Santos Junior, Dalmo Dallari, Denis Mizne, Fabio K. Comparato, Goffredo Telles Jr., Hélio Bicudo, José Carlos Dias, Marco Antonio Barbosa, Margarida Genevois, Maria Eugenia Raposo da Silva Telles, Maria Victória Benevides, Maurício Zanoide de Moraes, Oscar Vilhena, Paulo Mesquita, Paulo Sérgio Pinheiro, Pedro Paulo Martoni Branco, Ranulfo de Melo Freire, Ricardo Kotscho e Rubens Naves, já antevendo que o som dos tiros disparados no fim de semana pode ser o eco do que há muito já estourou, assinaram nota de solidariedade à polícia paulista, lembrando que a defesa dos Direitos Humanos nunca foi e não será agora um obstáculo às ações rigorosas e eficientes em defesa da sociedade. Clique aqui. Quando se ouve um tiro, a bala já anda longe.

Painel Migalhas

"A Comissão Justiça e Paz de São Paulo vem a público lembrar que o respeito às leis e a existência do Estado de Direito são condições mínimas e indispensáveis para a vigência dos direitos humanos. Por outro lado, vem solidarizar-se com os familiares dos integrantes de corporações militares, policiais ou da sociedade civil, pranteando e homenageando os mortos e os feridos nos atentados e rebeliões dos últimos dias. A justiça e a paz fundamentam-se na não-violência e no diálogo digno deste nome." Antonio Carlos Malheiros, presidente, e Antonio Carlos Ribeiro Fester, secretário-geral da Comissão Justiça e Paz de São Paulo Mais vale um solto apeado do que um preso montado.

Combate ao crime

O Senado pretende aprovar hoje, na CCJ, um pacote de medidas mais rigorosas para combater o crime organizado e criar o máximo de dificuldades para os líderes das organizações dentro dos presídios. Renan Calheiros se comprometeu a pedir ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo, agilidade na aprovação das propostas. De afogadilho, no desespero de limpar a imagem, mais suja que pau de galinheiro, os parlamentares irão promover mais uma mefistofélica legislação. Com efeito, acertou quem disse que os parlamentares só iriam se preocupar com as cadeias quando os primeiros políticos forem presos. O ladrão cuida que todos o são.

Culpados

Segundo pesquisa do Datafolha, 55% dos paulistanos culpam o Poder Judiciário pelos ataques da facção criminosa PCC. Cumpre com o teu dever, suceda o que suceder.

SOS SP

Sobre o caos que se instalou no Estado de São Paulo nos últimos dias, confira abaixo os artigos de doutos migalheiros:

"Os extra-terrestres de São Paulo" - Ranieri Mazzilli Neto, advogado, membro da comissão de direitos humanos da OAB/RJ (Clique aqui)

"A onda de ataques em São Paulo - Inferno de Dante !" - Carlos Alberto Barbosa de Mattos, advogado (Clique aqui

"Terrorismo: A demonstração de diferenças culturais" - Antonio Baptista Gonçalves, advogado, membro da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP (Clique aqui)

___________

Migalhas dos leitores

"A 'Migalhas dos leitores - Vaga no TRT da 15ª Região' (Migalhas 1.413 - 16/5/06), subscrita pelo nobre 'migalheiro' Fábio Bueno de Aguiar me fez, mais uma vez, refletir sobre quão importante a ocupação de uma vaga nos Tribunais por Advogados. Ainda que o cargo de Juiz ou Desembargador possa, para muitos, ter 'ares' de vaidade - principalmente pelo 'Quinto Constitucional' - o criterioso processo seletivo a que são submetidos os operadores do Direito dotados do 'mais alto saber jurídico' e 'ilibada reputação' reflete o salutar 'espírito democrático' neste País onde o PCC manda! E desmanda! Parabéns ao meu 'xará' pela humildade com que congratulou o escolhido à vaga. Isso sim é saber Jurídico! Abraço," Fábio F. C. Pereira Lopes - escritório Pereira Lopes Advogados, Jundiaí/SP

Nova sócia

Após 12 anos de vida pública e passado o período de quarentena exigido na saída de seu último cargo público, a ex-diretora da ANS, Maria Stella Gregori, acaba de retomar sua carreira profissional e, pela primeira vez, aceitou um convite para atuar na iniciativa privada. Ela é a nova sócia da Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados. Clique aqui. Com quem pode não se brinca.

Migalheiros na Agrishow

O escritório Veirano Advogados participa da Feira Agrishow Ribeirão Preto 2006, a maior feira agrícola da América Latina. Até sábado, o escritório manterá especialistas no local para explicar aos visitantes como atua a área de agribusiness e prestar esclarecimentos sobre a legislação do setor, os cuidados com os contratos e o interesse dos investidores estrangeiros pela região. O evento é realizado no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Oeste, em Ribeirão Preto. O tema principal deste ano será a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Mais de 600 expositores nacionais e estrangeiros esperam receber, aproximadamente, 140 mil visitantes. Em feira de gado, palavra é dinheiro.

UERJ

A UERJ decidiu ontem suspender por tempo indeterminado o vestibular do ano que vem. A UERJ está em greve desde 3 de abril. Encomenda sem dinheiro fica no tinteiro.

Unicamp, Unesp e USP param hoje

Professores e funcionários das três universidades estaduais de SP vão parar as atividades hoje para pressionar reitores a negociar reajuste salarial. Eles pedem 7%. A certeza do ganho diminui a canseira.

Em nome da arte

As palavras de Oscar Niemeyer expostas no túnel da entrada principal do Memorial da América Latina reafirmam a importância do trabalho desenvolvido pela artista Maria Bonomi no país. Sempre pioneira, a artista reuniu autoridades e os índios Guaranis na apresentação do Projeto "Etnias - do primeiro e sempre Brasil", na semana passada. Clique aqui.

Migalhas do Macaco Simão

"E a trégua em Sampa? Trégua nada, entrégua. Entrégua tudo que eles querem. Fizeram um acordão! Entrégua tudo pro PCC! Eles vão assistir a Copa em TV de plasma! Corneta! Indulto pra final na Paulista! E o Parreira, coitado! Foi ofuscado pelo PCC. Ele que gosta tanto de retranca foi ofuscado pelos ataques!" Ri-se o sujo do mal lavado, e o roto do esfarrapado.

Migas

1 - A 4ª Turma do STJ acolheu o recurso de uma condômina para que fosse reduzido o percentual da multa moratória de 20% para 2% para as parcelas vencidas do seu condomínio após a entrada em vigor do novo estatuto civil. (Clique aqui)

2 - Mato Grosso do Sul obtém no STF antecipação de tutela em ação sobre cobrança de ICMS na importação de gás natural. (Clique aqui)

3 - Para o TST, anotação de demissão por justa causa na Carteira de Trabalho estigmatiza o demitido e representa motivo suficiente para o pagamento de indenização por danos morais ao trabalhador prejudicado. (Clique aqui)

4 - Entendimento do TJ/RS, diz que bens adquiridos do exterior por não-comerciantes estão isentos de ICMS, mesmo após a EC n° 33/01. (Clique aqui)

5 - A Terceira Turma do STJ decidiu, por maioria de votos, que o CDC pode ser aplicado aos contratos de consórcio e que a taxa de administração cobrada pela administradora não pode ultrapassar 12% do valor do bem. (Clique aqui)

6 - A Companhia Vale do Rio Doce foi condenada pelo TST a pagar adicional de periculosidade a todos os empregados representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Congonhas, Belo Vale e Ouro Preto/MG. (Clique aqui)

7 - O TSE negou, por unanimidade, o pedido de reconsideração feito pelo PSL quanto à possibilidade de que a emenda constitucional que derrubou a regra da verticalização das coligações eleitorais valesse para as próximas eleições de outubro. (Clique aqui)

8 - O TJ/RJ determinou que o jornal "O Globo" publique direito de resposta do governo do Estado a reportagens sobre a rede de ONGs que recebeu R$ 243 milhões em convênios e cujos sócios contribuíram para a pré-campanha de Anthony Garotinho à Presidência. (Clique aqui)

9 - Em reunião realizada ontem, o CNJ definiu a criação de banco de dados sobre a população carcerária no Brasil, autorizou prosseguimento de processo contra juiz federal em MG e assinou convênios para agilizar e desburocratizar a Justiça brasileira. (Clique aqui)

10 - Após manifestação do Desembargador Genaro José Baroni Borges, sugerindo prisão aos responsáveis pelo não-pagamento de precatórios pelo Estado do RS, MP expede nota de repúdio. (Clique aqui)

11 - Em iniciativa pioneira, TRF da 5ª Região passa a fazer correição virtual de processos que tramitam na Justiça Federal. (Clique aqui)

12 - O tributarista Rafael Giglioli Sandi, do escritório Peixoto E Cury Advogados, comenta a portaria editada esse mês pela prefeitura de São Paulo autorizando o protesto em cartório de dívidas ativas, tributárias ou não, cujos valores não ultrapassem R$ 10 mil. (Clique aqui)

13 - MPF/RJ e PF deflagram Operação Branca de Neve para comprovar a prática de lavagem de dinheiro por uma quadrilha de fraudadores da Previdência Social. (Clique aqui)

14 - A Assembléia Legislativa de SP aprovou ontem o PLC 17/06 que institui o Adicional Operacional de Localidade aos integrantes das carreiras da Polícia Civil e da Polícia Militar do Estado. (Clique aqui)

15 - O senadores aprovaram ontem a MP 280/06 que reajusta em 8% a tabela do Imposto de Renda das pessoas físicas, válida a partir de 1º de fevereiro de 2006. (Clique aqui)

16 - A HP e a BCS Informática prepararam o "Tour Tecnológico", um espaço hi-tech para advogados, disponível na Fenalaw, feira de produtos e serviços para advogados, que acontece de 17 a 19 de maio, em SP. (Clique aqui)

17 - Eleições 2006: TRE/SP pune PT por propaganda antecipada e TSE suspende anúncios do PSDB em 2007. (Clique aqui)

_________

dr. Pintassilgo

Vôo 66 - Viradouro

  • Número de processos do Fórum de Viradouro - Feitos em andamento

Feitos Cíveis - 4.158 (52,33%)
Feitos da Jurisdição Criminal Comum - 671 (8,44%)
Feitos do Júri (após Pronúncia) - 3 (0,04%)
Feitos da Execução Criminal - 76 (0,96%)
Feitos do Juizado Especial Criminal - 320 (4,03%)
Feitos da Infância e Juventude - 105 (1,32%)
Feitos da Execução Fiscal - 2.613 (32,88%)

Total - 7.946 processos

Passarinho que na água se cria, sempre por ela pia.

__________

Baú Migalheiro

Há 118 anos, no dia 17 de maio de 1888, os juízes da 2ª vara comercial e do 8º distrito da Corte, representados pelo seu juiz de direito, Dr. Antonio Joaquim de Macedo Soares, advogados, escrivães e seus escreventes, solicitadores e oficiais, endereçam ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Justiça, conselheiro Antonio Ferreira Viana, ofício em que, associando-se ao Supremo Tribunal de Justiça e à Relação, "congratulam-se com os representantes da Nação, S. A. Imperial Regente, em nome de S. M. o Imperador, a assembléia geral legislativa e poder executivo, pela promulgação da divina Lei n. 3.353 de 13 do corrente, que aboliu a escravidão no Brasil". Entre outros subscrevem esse ofício: João Antonio de Araújo Vasconcelos, Zeferino de Faria Filho, Alfredo Bernardes da Silva, Lucio de Mendonça e Oscar de Macedo Soares. Em nome da Princesa Imperial Regente, o ministro da Justiça, por ofício de 25 de maio, agradeceu as congratulações.

Falecimento

Com pesar, a OAB/BA informa o falecimento ontem à tarde (16/05) do colega desembargador aposentado Claudionor Ramos, 90 anos, em decorrência de complicações de um pós-operatório. O sepultamento será hoje (17/5), às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, antecedido de missa, às 10h.

__________

Complete sua biblioteca

Clique aqui para concorrer ao sorteio da obra "Responsabilidade Civil por Perda de uma Chance" (115 p.), escrita por Sérgio Savi, gentilmente oferecida pela editora Atlas. Este livro trata de tema cada vez mais freqüente nos tribunais brasileiros, logrando associar os contornos dogmáticos e os problemas concretos relativos à responsabilidade civil por perda de uma chance. Não perca tempo!

A editora Pillares gentilmente ofereceu o livro "As Garantias Reais e Pessoais no Factoring" (256 p.), escrito por Rubens Filinto da Silva. O autor aborda nesta publicação dois assuntos polêmicos: as garantias pessoais e reais, por serem ferramentas de gestão de riscos de crédito, e interessantes "way outs" de créditos problemáticos, e o direito de regresso nos negócios de factoring. Clique aqui para participar do sorteio.

Quem a boa árvore se chega, boa sombra o cobre.

___________

Lançamentos

Hoje, às 18h, no Club Homs, na av. Paulista, 735, SP, será lançada a obra "Direito Civil. Direito Patrimonial. Direito Existencial - Estudo em homenagem à professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka", coordenada por Flávio Tartuce e Ricardo Castilho, com 43 artigos de vários diretores e membros do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família. Informações: (11) 3289-1366. Na ocasião, também será lançado o livro "Questões Controvertidas - volume 5", que teve colaboração de vários especialistas na esfera civil, como o presidente da Ajufesp, Erik Gramstrup. Informações, clique aqui.

Amanhã, às 18h30, no Centro Cultura Justiça Federal, no RJ, acontece o lançamento do livro "A guarda dos filhos família em litígio - Uma interlocução da Psicanálise com o Direito", de Lenita Pacheco Lemos Duarte. No mesmo local, mas no dia 2/6, a partir das 17h, será lançado o livro "Processo e Constituição", coletânea de vários autores em homenagem ao grande processualista José Carlos Barbosa Moreira.

É lançada, pela editora Forense, a obra "Evasão e elisão fiscal. O parágrafo único do art. 116, CTN, e o Direito Comparado", escrita pelo professor Sacha Calmon.

É lançada, com a organização de Anne Zanellato da Motta Ribeiro, Helen Zanellato da Motta Ribeiro, do escritório curitibano Motta Ribeiro, e pelo Grupo Bonjur, a segunda edição do "Guia dos Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - Curitiba e Região Metropolitana". Clique aqui e confira.

Quem quer, já fez metade.

___________

Migalhas dos leitores

Na maior ágora do mundo jurídico, os operadores do Direito esmigalham semanalmente os assuntos. Clique aqui e veja as discussões destes últimos dias. O direito do anzol é ser torto.

Migalheiro atento

Fique por dentro dos bastidores da política nacional, cadastre-se e receba semanalmente as Porandubas políticas, assinadas pelo experiente jornalista Gaudêncio Torquato. Clique aqui. Quem pergunta quer saber.

Este é o caminho

Hoje é o último dia para os migalheiros concorrerem a uma vaga-cortesia para o seminário "ISO 27001 - Segurança da Informação", que será realizado dia 23/5, em SP, pela InterNews. Obter essa certificação é o caminho para mostrar ao mercado que a sua empresa é absolutamente segura no tráfego de informações. Garanta-se. Clique aqui e concorra. Não faz passo largo quem tem perna curta.

"Advogado, tu és da Justiça a clava forte"

É sob esse lema que a OAB/MT lançará dia 19/5, às 16h, em sua sede - concomitante com todas as 27 Sub-Seções do Estado - a Campanha de Valorização da Advocacia no Estado e o Manual de Defesa das Prerrogativas. O bem só é conhecido depois de perdido.

Justiça brasileira: qual é seu futuro ?

Magistrados, acadêmicos e especialistas se reunirão dia 19/5, na Faculdade de Direito da USP, para discutir o futuro da Justiça brasileira, durante o seminário Reforma do Judiciário - Aspectos relevantes e perspectivas. Entre os palestrantes, estão os ministros do STF, Enrique Ricardo Lewandowski e Eros Grau. A participação no evento é gratuita. Para confirmar sua presença, clique aqui. Quem aproveita o farelo, não esperdice o fubá.

Ganhe

Uma vaga-cortesia para o seminário "Os Critérios para Implantação do Centro de Serviços Compartilhados", a ser realizado dia 30/5, em SP, pela CULTCORP - Cultura Corporativa. Clique aqui

Uma vaga-cortesia para o curso "Licitações na Modalidade de Pregão", que o FORUM CEBEFI realizará dia 8/6, em SP. Clique aqui.

Quem planta, colhe.

_________

Eventos

$$$

A Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas apresentará durante a 3ª edição da Fenalaw, que acontece até sexta-feira, o novo módulo financeiro do software Law Office, o primeiro ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) jurídico desenvolvido no Brasil, que permitirá, de forma inédita, a análise da rentabilidade do escritório por área de trabalho, cliente ou processos. Conheça o trabalho, clique aqui.

Convocação

Secretárias, participem do curso que a Central Prática Consultoria e Treinamento, desde 2001, oferece a toda e qualquer secretária, com tópicos específicos para as que trabalham na área jurídica. Esse treinamento, que obteve grande sucesso em várias regiões do país, ocorrerá em SP, dia 27/5. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Sócios e dirigentes estrangeiros

Investimentos estrangeiros no Brasil é o tema do evento de peso que o escritório Miguel Silva Associados promoverá dia 19/5, em SP, com o objetivo de instruir os participantes para a realização de trabalhos que envolvem sócios e dirigentes estrangeiros. Clique aqui.

Atento à fiscalização

A ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional realizará nos dias 24 e 25/5, em SP, a conferência "Atendimento a Fiscalização Trabalhista, Tributária e Previdenciária" que debaterá, entre outros temas, como agir mediante às diferentes fases da fiscalização. Clique aqui.

Em ordem

Aprenda como deve ser feita a organização e a administração de uma biblioteca jurídica usando conceitos básicos e fundamentais, com o curso "Organizando Bibliotecas Jurídicas" que o IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos promoverá no dia 27/5, em SP. Clique aqui.

Fique por dentro...

... das modificações ocorridas no CPC, participando do Curso de Extensão que EPDS - Escola Paulista de Direito Social realizará nos dias 31/5 e 28/6, em SP. Clique aqui e confira.

Restituição, ressarcimento e compensação

A FISCOSoft apresentará em um seminário, dia 9/6, em SP, a versão atual do Sistema PER/DCOMP, utilizado para pedidos de restituição, ressarcimento e compensação da RF. Clique aqui e confira os benefícios que esse evento lhe trará.

Curso de destaque

A R2 Learning, empresa especialista em ministrar cursos jurídicos totalmente on-line, disponibiliza o curso "Direito Constitucional Tributário - Módulo I", coordenado pelos Professores da PUC/SP, Julcira Maria Mello Vianna e Dr. Roque Antonio Carrazza, que iniciará a partir de 5/6. Clique aqui e saiba mais.

Quem primeiro anda, primeiro manja.

____________

Participação

O advogado Joaquim de Paiva Muniz, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, é um dos professores convidados do curso de pós-graduação em "Direito do Consumidor" da PUC-RJ, no qual falará sobre os aspectos relacionados ao Direito Empresarial. Quem corre, cansa; quem anda alcança.

Contraponto

Hoje, às 20h30, na TV Justiça, o programa Contraponto, apresentado por Cacilda Decoussau Affonso Ferreira, recebe o vice-Presidente do STJ, Francisco Peçanha Martins. Devido à crise de violência que se instalou em SP nos últimos dias, o programa desta quinta-feira, na TV Comunitária, às 22h30, irá reprisar a entrevista com o desembargador Luiz Carlos dos Santos. O Contraponto vai ao ar às quartas-feiras, às 20h30, na TV Justiça, com reprises as quintas (9h30), domingos (10h) e segundas (16h30). Nem só de pão vive o homem.

O Direito e a vida

A comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito da OAB/SP promoverá dia 19/5, em SP, o seminário de Biodireito: "A repartição de benefícios no acesso aos recursos genéticos", que contará com a ilustre participação de Claúdio Mattos, advogado do escritório Demarest e Almeida Advogados. Clique aqui. Quem planta e cria, tem alegria.

Comércio Internacional e Desenvolvimento

Grandes nomes da economia e do Direito debaterão assuntos como regionalismo e multilateralismo e os limites estruturais ao comércio entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, durante a conferência que o IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento realizará dias 22 e 23/5, em SP. Clique aqui. A candeia que vai na frente é a que "alumeia".

OAB/PR...

...promoverá nos dias 25 e 26/5, em Londrina, o "I Encontro Estadual de Advogados Iniciantes do Paraná e II Encontro de Jovens Advogados de Londrina" que contará com a participação das subseções de Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Londrina e Santo Antonio da Platina. Para saber mais, clique aqui. Prever, para prover.

Participou e ganhou

O migalheiro Paulo Germano Autran de Mesquita, de Fortaleza/CE, ganhou o livro "Direito Constitucional Brasileiro - Perspectivas e Controvérsias Contemporâneas" (703 p.), coordenado por Regina Quaresma e Maria Lúcia de Paula Oliveira, gentilmente oferecido pela editora Forense. Parabéns! Só alcança quem não cansa.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Divide Remains as Bush Pushes Immigration Plan"

The Washington Post - EUA

"Confidence in GOP Hits New Low, Poll Finds"

Le Monde - França

"L'ex-porte-avions "Clemenceau" a accosté dans le port militaire de Brest"

Corriere Della Sera - Itália

"Interni ad Amato, Mastella alla Giustizia"

Le Figaro - França

"Retour au port de Brest pour l'ex-Clemenceau"

Clarín - Argentina

"Kirchner busca acuerdos con un sector radical"

Público - Portugal

"Festa até às três da manhã para receber mestres da pintura"

El País - Espanha

"El Gobierno convocará el Pacto Antiterrorista antes del verano para analizar el alto el fuego"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Fichtenblüte: Ein dichter gelber Schleier lässt den Ochsenkopf verschwinden"

The Guardian - Inglaterra

"Blair presses the nuclear button"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Cidade se acalma; advogada foi a Marcola em avião da PM"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"CV deve R$2 milhões ao PCC"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Polícia prende 24 e mata 33 em 12h"

O Globo - Rio de Janeiro

"Polícia reage com matança em SP"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Onda de terror mata 124 em SP"

Correio Braziliense - Brasília

"O novo golpe dos sanguessugas"

O Estado do Paraná - Paraná

"Desespero do produtor rural pára o Paraná"

Zero Hora - Porto Alegre

"O novo golpe dos sanguessugas"

O Povo - Fortaleza

"Lei deve ficar mais dura"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"PM abre fogo contra o crime em SP"

___________

Apoiadores :

· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Buccioli e Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgar Guimarães & Advogados Associados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Link Up Educação e Treinamentos LTDA
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo de Petróleo e Gás
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· PUC-SP/COGEAE
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR