INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.050

MIGALHAS nº 4.050

Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 - Migalhas nº 4.050 - Fechamento às 10h35.

 

"O homem nasceu simples, diz a Escritura ; mas ele mesmo é que se meteu em infinitas questões."

Machado de Assis
(Clique aqui)

Sabatinados

Há quem diga que a sabatina dos candidatos ao Supremo pelo Senado não passa de protocolo. Corrobora isso o fato de que há um século não se rejeita um indicado. Mas nem sempre o interrogatório corre placidamente. Com o governo já depauperado, o último a integrar a Corte, ministro Fachin, passou por longas 11 horas de questionamentos. Veja quanto tempo durou a sabatina de cada um dos atuais integrantes da Corte. (Clique aqui)

Outros tempos

Dos ministros na ativa, não conseguimos apurar quanto demorou a sabatina dos mais antigos na Casa, Celso de Mello e Marco Aurélio. E sabe por que, leitor ? Porque provavelmente nem se noticiou isso, uma vez que não havia esse interesse todo da população em volta do Supremo. De lá pra cá, no entanto, e a partir da TV Justiça, muita coisa mudou. (Clique aqui)

Supremo constrangimento

Falando em memória, recordamos os descabidos comentários recebidos pela primeira mulher a integrar a Corte Suprema. Ellen Gracie recebeu votos durante a sabatina levando em conta "beleza", "charme", e "elegância física". Mas pior mesmo foi quando um parlamentar, médico, disse que como ginecologista, aprendeu a lidar "de perto com as mulheres, a entender muito profundamente a sensibilidade feminina". (Clique aqui)

Inquérito

Ministro Fachin determina abertura de inquérito para investigar Jucá, Renan, Sarney e Sérgio Machado. Há notícia de que Fachin autorizou ainda que se informe todas as entradas do advogado Eduardo Ferrão ao prédio do STF, como pediu o PGR. A pergunta que se faz é o que isso vai provar ? Qual o resultado prático de se dizer que ele foi, por exemplo, 100 vezes em 2016 ? Ai, ai, ai...

Perdão

Juíza fluminense que suspendeu novamente ontem a nomeação de Moreira Franco pediu perdão a Temer : "Peço, humildemente perdão ao presidente Temer pela insurgência, mas por pura lealdade às suas lições de Direito Constitucional. Perdoe-me por ser fiel aos seus ensinamentos ainda gravados na minha memória, mas também nos livros que editou e nos quais estudei. Não só aprendi com elas, mas, também acreditei nelas e essa é a verdadeira forma de aprendizado." (Clique aqui)

Direto da Redação

A leitura da decisão da juíza provocou uma baixa importante no quadro de redatores deste nosso poderoso rotativo. Sr. Abjurado, vetusto jornalista da casa, resolveu pedir aposentadoria. Depois de mais de catorze lustros servindo ao amado Diretor de Migalhas, ele entendeu que era hora de pendurar as chuteiras. Por quê ?, perguntaram os colegas. E ele, abanando a decisão da magistrada, com grifos no pedido de escusas, disse que não tinha conseguido achar adjetivos para qualificá-la. Era, pois, o momento de passar o bastão. Se a moda pega...

Nepotismo

Ministro Marco Aurélio concedeu liminar para suspender a nomeação de Marcelo Hodge Crivella, filho do prefeito do Rio de Janeiro - Marcelo Crivella -, para o cargo de secretário-chefe da Casa Civil.

Dica de leitura

Quer entender o jogo político que envolve Lava Jato, Supremo, CCJ, Temer ?

Reportagem de Marina Dias na Folha de S.Paulo - Clique aqui.

Artigo de José Roberto de Toledo, no Estadão - Clique aqui.

_____________

Solteira, eu ?

Mineira de Fervedouro descobriu que não era oficialmente casada quando foi solicitar o divórcio. A princípio, parece que foi um golpe de sorte. De fato, todos que se separam sonham com isso. Mas ela não gostou de ser inupta. E entrou na Justiça contra o tabelião. Resultado : ensolteirou-se e ganhou R$ 10 mil. A condenação foi mantida pela 15ª câmara Cível do TJ/MG. (Clique aqui)

"Cunhada é parente"

Ameaça contra cunhada se enquadra na lei Maria da Penha. Entendimento é do TJ/SC ao manter condenação contra homem por ameaça a sua cunhada. O desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, relator, afirmou : "A cunhada é parente por afinidade em segundo grau na linha colateral (art. 1.595, § 1º, do Código Civil). Assim, possível considerá-la inserida no âmbito familiar." (Clique aqui)

"Cunhada não é parente"

A propósito do parentesco com cunhados, lembremos da campanha de Brizola, cujo slogan ficou registrado na política brasileira. Em 1965, Brizola não pôde se candidatar a presidente porque era cunhado de Goulart. Daí, seus correligionários protestavam : Cunhado não é parente, Brizola pra presidente !".

Licença-maternidade

Uma servidora de Santa Fé do Sul/SP, que teve gêmeos prematuros, conseguiu a prorrogação da licença-maternidade em 141 dias. As crianças nasceram com 24 semanas e ficaram internadas em UTI neonatal. A decisão é do Juizado Especial da Fazenda Pública da comarca. (Clique aqui)

Liberdade religiosa x Direito à vida

Em SP, foi autorizada a transfusão de sangue em bebê recém-nascido, apesar da recusa dos pais que são Testemunhas de Jeová. A família, da Bahia, havia conseguido na Justiça o direito de realizar o parto no hospital Beneficência Portuguesa, porque apenas em SP poderia encontrar o tratamento para a enfermidade do filho, que havia sido diagnosticada ainda no ventre. Após o parto, a criança passou por cirurgia e teve sangramento, sendo acometida por anemia. Segundo a equipe médica, a transfusão é a última possibilidade de manter vivo o bebê. Entendendo que o direito à vida se sobrepõe ao direito à liberdade religiosa, a juíza de Direito Mônica Di Stasi Gantus Encinas, da 3ª vara Cível de SP, deferiu tutela de urgência solicitada pelo respeitado nosocômio. (Clique aqui)

Liberdade religiosa x Ética médica

O advogado Wilson L. Vollet Filho (Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados) analisa decisão do STJ em HC na qual a 6ª turma inocentou os pais de menina que morreu após recusa de transfusão de sangue por motivos religiosos. A Corte, no entanto, responsabilizou os médicos por não utilizarem todos os métodos à disposição para salvar a criança. (Clique aqui)

Gente demais não garante celeridade

A eficácia de sentença não depende da citação de todas empresas de grupo econômico, decidiu a juíza do Trabalho Ana Lucia de Oliveira, da 90ª vara de SP, ao excluir do polo passivo de reclamação trabalhista 36 de 37 empresas de conglomerado. A magistrada ponderou que "a pluralidade excessiva de reclamadas" pode "comprometer a rápida solução do litígio, promover a demora na prestação jurisdicional e, principalmente, irá afrontar os princípios constitucionais da celeridade processual e da razoável duração do processo, causando, não obstante, tumulto processual". (Clique aqui)

Crimes ambientais - Competência

STF define que é da Justiça Federal a competência jurisdicional para processar e julgar crime ambiental em relação à exportação ilegal de animais silvestres diante da transnacionalidade do delito. Por unanimidade, os ministros acompanharam o voto do relator, Fux. (Clique aqui)

Sucessão

"É válida a penhora de bens de pessoa jurídica de direito privado realizada anteriormente à sucessão desta pela União, não devendo a execução prosseguir mediante precatório." Esta foi a tese fixada pelo plenário do STF ontem, em julgamento de RE, com repercussão geral, que discutiu a penhora de bens da Rede Ferroviária S.A., realizada anteriormente à sucessão pela União. (Clique aqui)

BB x MG

O ministro Celso de Mello suspendeu decisão da Justiça mineira que obrigava o Banco do Brasil a realizar o pagamento de depósitos judiciais enquanto houvesse valores no fundo de reserva. O ministro considerou que a decisão aparenta transgredir a autoridade do decidido pelo ministro Teori na ADIn 5.353, que determinou a suspensão do andamento de todos os processos em que se discuta a constitucionalidade da lei estadual 21.720/15, que trata de depósitos judiciais. (Clique aqui)

Uber

O juiz de Direito Wagner Gidaro, da 2ª vara de Fazenda Pública de Campinas/SP, concedeu liminar para determinar que autoridades ligadas à prefeitura de Campinas se abstenham de praticar atos que inviabilizem o livre exercício da atividade econômica do Uber. A liminar abrange, entre outros atos, a apreensão de veículos e imposição de multas a motoristas cadastrados no aplicativo. O escritório escritório Licks Advogados representa o Uber no caso. (Processo: 1004872-97.2017.8.26.0114)

Sem sinal

A operadora Vivo não terá de indenizar consumidora que alegava inoperância da linha telefônica, mas não conseguiu provar o fato. O juiz de Direito André Souza Brito, da 2ª vara Cível do RJ, ponderou que, além de não ter sido comprovado o fato, "as operadoras de telefonia móvel não podem garantir que não haja nenhum local em que a linha não possa ficar eventualmente fora de área". (Clique aqui)

Antecipação de prova

O advogado Elias Marques de Medeiros Neto, diretor jurídico da Cosan, trata da medida antecipada de prova, sem o requisito da urgência, como aliada da eficiência e da efetividade do contencioso administrativo. (Clique aqui)

Educação

A União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação deverão exigir das instituições de ensino superior, ao promoverem o seu credenciamento no FIES e enquanto permanecerem no cadastro, a prova de sua regularidade trabalhista, com a apresentação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. A decisão é da JF/DF, em ação civil pública do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, representado na causa pelo escritório Bento, Muniz & Monteiro Advocacia. (Clique aqui)

Chacina de Osasco

A Justiça de SP decidiu que quatro suspeitos de participação na chacina de Osasco, que deixou 17 mortos em agosto de 2015, irão a júri popular. Eles foram denunciados sob a suspeita de terem participado da chacina em represália à morte de um PM e de um guarda dias antes. O advogado Fernando Capano, sócio do escritório Capano, Passafaro Advogados Associados, que representa um dos policiais, considera a decisão absolutamente equivocada, uma vez que não há qualquer prova que vincule seu cliente às cenas dos crimes. "Segundo princípio clássico do Direito Penal, o ônus da prova é do MP, que inclusive reconheceu nos autos, em suas alegações finais, que o conjunto probatório é extremamente frágil. Em verdade, o que parece, diante do impacto midiático do caso, é que se optou pelo mais 'fácil', ou seja, prende-se apenas para se afirmar que o Estado está responsabilizando alguém, sem levar em conta que, para além das famílias que certamente foram destruídas em razão do crime, há também outra família de um inocente, preso já por quase dois anos, que está absolutamente dilacerada pela situação."

Sistema prisional - Ideias e sugestões

Tratando da justiça restaurativa, prevenção da criminalidade, código do recluso, prioridade processual e da inconstitucionalidade da execução da prisão e da pena privativa de liberdade, o procurador de Justiça do MP/PR Cândido Furtado Maia Neto enumera medidas práticas e objetivas para os problemas do sistema prisional. (Clique aqui)

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Investimento estrangeiro direto

O CMN, por meio da resolução 4.533, alterou as regras sobre registro no Banco Central de investimento estrangeiro direto. Sobre o assunto, as advogadas Alessandra Garcia e Elizabeth Larsen, da banca Demarest Advogados, destacam que a nova regra por um lado "facilitará o trâmite da perspectiva do investido, porém deixará para as instituições financeiras que realizem o câmbio a responsabilidade pela atribuição de verificação dos elementos financeiros e regulamentares da operação". (Clique aqui)

40 anos da lei das S/A

Em 2016, a lei brasileira de Sociedades Anônimas fez seu 40º aniversário. Mas será que essa lei é tão boa assim ? É o que questiona advogado Luciano Benetti Timm, do escritório Carvalho, Machado e Timm Advogados, ao fazer um balanço sobre a norma. (Clique aqui)

Na mira de cibercriminosos

O Relatório Anual de Segurança 2015 da Cisco classificou os escritórios de advocacia como o número sete em sua lista de setores de negócios mais vulneráveis, comumente visados por hackers, sendo essa a primeira vez que a área jurídica apareceu entre os 10 primeiros. A partir do assunto, diretor comercial e de negócios da DocWise, Henrique Barreto de Aguiar elenca políticas básicas de governança e segurança. (Clique aqui)

Visto francês

A advogada Tatiana Roncato, do escritório Roncato Advogados, explica o que fazer para morar na França. Em matéria publicada pela InfoMoney, ela ressalta que "é possível obter o visto de longa duração, condição permanente, através de estudo, de trabalho e de investimento, além do pedido do visto de outro país da União Europeia." (Clique aqui)

Semanário migalheiro

Confira as mais lidas nesta semana em Migalhas :

Alexandre de Moraes é indicado para o STF. (Clique aqui)

[Muito leitor achou que Migalhas iria mostrar as imagens] Google não pode ser responsabilizado por fotos íntimas publicadas por terceiros. (Clique aqui)

OAB repudia declaração em novela da Globo de que advogado é "trambiqueiro". (Clique aqui)

Gilmar Mendes : "Temos encontro marcado com essas alongadas prisões em Curitiba". (Clique aqui)

Homem deve compensar ex-esposa por uso exclusivo de imóvel do casal. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Imigrantes

Tribunal de Apelação Federal rejeita tentativa de Trump em restabelecer decreto sobre estrangeiros. (MI - clique aqui)

Novo procurador-Geral

Senado americano confirma Jeff Sessions como procurador-Geral de Trump. (MI - clique aqui)

$$$

Perda trimestral do Twitter sobe para US$ 167 mi. (MI - clique aqui)

Falha no sistema

Na França, homem processa Uber em $45 mi de euros alegando falha no sistema que dedurou traição. (MI - clique aqui)

Negócios

Reckitt Benckiser compra Mead Johnson por US$ 16,6 bi. (MI - clique aqui)

Prisão - Peru

Justiça peruana ordenou a detenção preventiva do ex-presidente Alejandro Toledo pelos subornos da Odebrecht. (LA - clique aqui)

Odebrecht - Advogados

MP do Panamá realiza vistoria no escritório de advocacia Mossack Fonseca pelos subornos da Odebrecht. (LA - clique aqui)

Arbitragem

Na Colômbia, arbitragem que dirimia conflito entre Odebrecht e governo ficou sem árbitros. (LA - clique aqui)

_____________

Corresponda-se !

Já conhece a seção Correspondentes ? Ao se cadastrar seus contatos ficam disponíveis para quem buscar um correspondente na sua cidade. Você pode executar diversas diligências em sua região. Clique aqui e cadastre-se !

WhatsApp Migalhas

Garanta muito mais conteúdo no seu dia, recebendo as melhores notícias jurídicas e vídeos exclusivos em seu celular. Quer saber como ? É muito fácil ! Participe do WhatsApp Migalhas cadastrando-se em apenas dois passos : inclua +55 16 98150-4371 em seus contatos e mande um whats com a palavra "mig".

Concurso de monografia

O Comitê de Ensino Jurídico e Relações com Faculdades do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados divulga o resultado do "X Concurso de Monografia Orlando Di Giacomo Filho", realizado em 2016, sob o tema "O Direito e as Discriminações Sociais". (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado hoje é Miguel Balazs Neto. (Clique aqui)

_____________

Informe publicitário

Uma hora você pode estar em um lugar, e, logo depois, em outro. Bradesco Prime - o banco certo para quem precisa de serviços internacionais, atendimento personalizado e consultoria de investimento. (Clique aqui)

_____________

Baú migalheiro

Há 120 anos, no dia 10 de fevereiro de 1897, o STF, em grau de revisão criminal, absolveu o juiz Alcides de Mendonça Lima, condenado por não aplicar a lei estadual de organização judiciária enquanto presidente do tribunal do júri da comarca do Rio Grande/RS. (Compartilhe)

Sorteio

Em "O Limite de Valor da Alteração Qualitativa do Contrato de Obra Pública" (Lumen Juris- 232p.), o procurador André Uryn apresenta um levantamento doutrinário sobre a evolução legislativa e jurisprudência do TCU sobre os limites de valor da alteração unilateral qualitativa. O autor oferece gentilmente um exemplar. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 23, serão lançados 3 volumes da obra "IUS Constitutionale Commune na América Latina" (Juruá), coordenada por Armin Von Bogdandy, Mariela Morales Antoniazzi e Flávia Piovesan. O volume III conta com a coautoria da advogada Melina Fachin, do banca Fachin Advogados Associados. O evento será em Curitiba/PR, no salão nobre da UFPR, a partir das 11h30. (Clique aqui)

O livro "Tutela Provisória" (2ª edição), de Artur César de Souza, é lançamento da Editora Almedina Brasil, e um verdadeiro livro de doutrina processual. (Clique aqui)

Migalhíssimas

A otimização de custos em empresas é tema de palestra no próximo dia 16, às 9h30, em SP. O advogado Pedro Roncato, sócio-fundador da Roncato Advogados, especialista em Direito Tributário, fala sobre plano fiscal, tributário, societário e análise de contratos. A programação do evento inclui ainda discussão sobre procedimentos no âmbito administrativo e Judiciário ; abordagem sobre os benefícios e incentivos fiscais ; e demonstração de redução de custos jurídicos. A inscrição gratuita, com vagas limitadas, pode ser feita por e-mail (clique aqui) ou por telefone - com Luciana Costa - (11) 3171-0588. A palestra terá transmissão ao vivo no Facebook do escritório (@roncatoadvogados).

Adriano Schnur e Lucas Sant'Anna, sócios do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, são reconhecidos pela premiação internacional Client Choice Awards. Schnur, que é da área Financeira, foi premiado na categoria Securitisation & Structured Finance. Já Sant'Anna, do Contencioso e Direito Público, foi agraciado em Projects and Procurement.

Centro de Mediação AASP

A AASP inaugurou ontem as novas instalações do Centro de Mediação AASP, que funcionará no sexto andar do edifício-sede da entidade (rua Álvares Penteado, 151, Centro). Na mesma oportunidade, foi renovado o convênio de colaboração técnica com o TJ/SP, dispondo sobre o envio, para a administração do CM AASP, de mediação de conflitos judicializados. O CM AASP foi criado a partir do Convênio de Cooperação Técnica celebrado com o TJ/SP, em 2015. No ano de 2016, sua atuação na administração de demandas trabalhistas promovidas por sindicatos e trabalhadores em face da Unimed Paulistana trouxe para a AASP o prêmio "Conciliar é Legal" 2016 - categoria Demandas Complexas ou Coletivas. "O prêmio significa, sem dúvida, uma chancela ao trabalho e à contribuição da Associação para a facilitação do acesso à justiça", afirma Fátima Cristina Bonassa Bucker, diretora cultural e responsável pelo Centro de Mediação. O CM AASP atuará também como centro privado de mediação. Como parte dos objetivos do CM AASP se inclui, ainda, a oferta de cursos de formação de mediadores e daqueles destinados a advogados, capacitando-os a atuar em procedimentos não adversariais de solução de disputas.

Licitações públicas

O programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP (GVlaw) está com inscrições abertas para o curso de curta duração focado em Licitações Públicas. Baseado nas recentes alterações legislativas, este curso tem por objetivo atualizar o conhecimento na matéria, focando nas mudanças e estudando temas como novas hipóteses de dispensa ; pregão ; licitação no Regime Diferenciado de Contratações ; licitação para obras e serviços de engenharia ; licitação para concessões ; licitações nas empresas estatais e controle das licitações pelos tribunais. (Clique aqui)

Direito e internet

Com o objetivo de incentivar cada vez mais a produção científica na área de Direito e Tecnologia, o Centro de Direito, Internet e Sociedade do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP (Cedis/IDP) abre inscrições para o Concurso de Monografias Jurídicas, que vai premiar os melhores trabalhos relacionados à temática. O certame, que é aberto a acadêmicos de Direito de qualquer instituição de ensino e a profissionais das diversas áreas das ciências jurídicas, políticas e sociais, receberá projetos relacionados a três áreas : Governo Eletrônico, Liberdade de Expressão, Eleições e Propaganda Eleitoral e Impacto Econômico da Internet e Regulação. A data final para envio das monografias é 1º/3. (Clique aqui)

Compliance digital

A Tecnologia alterou definitivamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Inúmeras são as inovações que permitem a geração, a troca e o armazenamento de imensos volumes de informações. Assim, o aprimoramento, avanço e a cada vez mais intensa utilização da Tecnologia da Informação trazem como consequência para o Compliance Officer a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre as questões legais que orbitam esse tema. Pensando nisso, a LEC - Legal, Ethics & Compliance organizou o "Curso de Compliance Digital", que será realizado de 6 a 20/3, em SP. (Clique aqui)

Reforma Previdenciária

A AASP promove, de 13 a 16/2, em SP, o curso "A Reforma Previdenciária : Aspectos Pontuais". (Clique aqui)

Contratos Societários

No dia 22/2, em SP, o Forum Cebefi promove curso "Contratos Societários para a Realização de Negócios". (Clique aqui)

Famílias e Sucessões

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização "Famílias e Sucessões", do Instituto de Direito da PUC-Rio. Na unidade do Centro, às segundas e quartas, das 19 às 22h, e na unidade da Gávea, aos sábados, das 9 às 14h. (Clique aqui)

Agraciados

Sorteio especial - Do mestre ao aluno : O professor Eduardo Collet e Silva Peixoto, que ministra aulas de Direito Civil na Unip - Chácara Santo Antonio, foi o contemplado com a coleção "Direito Civil" (Forense - vls. 1, 2, 3, 4, 5 e 6), de Flávio Tartuce. Parabéns ! (Clique aqui)

Sorteio - Lauda legal : Marcela Tavares Rimolo, de Curitiba/PR, faturou a obra "Marco Civil da Internet Comentado" (Atlas - 227p.), do autor Victor Hugo Pereira Gonçalves. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O exemplar de "Administração para Concursos" (Método - 640p.), de Antonio Cesar Amaru Maximiano, vai para Leonardo Alberto Ribeiro, de Bom Despacho/MG. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Careiro da Várzea
BA/Chorrochó
MA/Cedral
MG/Comendador Gomes
MG/Rio Pardo de Minas
MT/Acorizal
PB/Água Branca
PB/Conceição

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Judges Refuse To Reinstate Travel Ban"

The Washington Post - EUA

"Suspension of entry ban upheld"

Le Monde - França

"Un programme sans s'exposer: le dilemme de Macro"

Le Figaro - França

"Vaccins: I'inquiétante défiance des Français"

Clarín - Argentina

"El Gobierno va obligado al Congreso para explicar el acuerdo por el Correo"

El País - Espanha

"Vázquez destaca "reglas claras" para inversores"

Público - Portugal

"Duas mil empresas deixaram de exportar para Angola"

Die Welt - Alemanha

"Das Ende des alten Europas"

The Guardian - Inglaterra

"Rebellion threat grows over May's bar on child refugees"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"STF quer que Temer explique nomeação de Moreira Franco"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Ministro fez negócio 15 vezes maior que o próprio patrimônio"

O Globo - Rio de Janeiro

"O inferno do Rio"

Estado de Minas - Minas Gerais

"O caminho do medo"

Correio Braziliense - Brasília

"STF manda investigar Renan, Jucá e Sarney"

Gazeta do Povo - Paraná

"Renan, Jucá e Sarney são alvo de inquérito no STF por obstrução da Lava Jato"

Zero Hora - Porto Alegre

"Disfarçando o desperdício"

O Povo - Ceará

"Governo admite ampliar restrição de água para agricultura"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Cronograma de saques do FGTS sai terça-feira"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· McDonald's
· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· JBS

Escritórios :

· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Favetti & Toledo Sociedade de Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Katzwinkel & Advogados Associados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lacerda Gama Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limiro Advogados Associados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lodovico Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Matarasso Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
·
Sheldrick & Co
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier, Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato e Vasconcelos - Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· ACMA Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arnaldo Lima & Barbosa Moreira Advogados e Consultores
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia, Lourenzon & Pedrosa Advogados Associados
· Bella Martinez Advogados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira Pires, Fortini e Rossi e Sejas Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SAJ ADV - Software Jurídico
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Trevisan Escola de Negócios
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· ContabilON
· Damásio Educacional
· DCMS Estratégia Jurídica
· DocWise
· Editora Almedina Brasil
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR