INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.056

MIGALHAS nº 4.056

Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 - Migalhas nº 4.056 - Fechamento às 9h35.

 

"Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução."

Carlos Drummond de Andrade

Raimunda por Danielle

Uma mulher chamada Raimunda conseguiu autorização para trocar o nome com que foi registrada por ser conhecida em meio social e familiar, desde a infância, por Danielle. A decisão é da 4ª turma do STJ. O relator, ministro Marco Buzzi, entendeu que, no caso, a posse prolongada do nome social é suficiente para justificar a alteração. (Clique aqui)

Concurso - Deficiência física

O ministro Fachin concedeu liminar em MS para garantir a quatro candidatos o deferimento provisório de sua inscrição, como pessoas com deficiência, no 29º concurso público para provimento de cargos de procurador da República. Os candidatos possuem visão monocular irreversível, porém, acolhendo parecer jurídico de comissão especial, o procurador-Geral da República indeferiu sua inscrição, sob o argumento de que a condição não se enquadra no conceito de deficiência previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei 13.146/15). Contudo, Fachin afirmou que o STF tem entendimento no sentido de que a visão monocular se enquadra como deficiência física, habilitando o candidato em concurso público a concorrer às vagas reservadas. (Clique aqui)

Rebus sic stantibus

Temer segue em busca de alguém para o MJ.

Pacta sunt servanda

Na última sexta-feira, o ministro Carlos Velloso recusou o cargo de ministro da Justiça. "Não obstante meu desejo pessoal de contribuir com o país, neste momento tão delicado, compromissos de natureza profissional e, sobretudo, éticos, levam-me a adotar esta decisão." (Clique aqui)

?????

Na madrugada de hoje, aconteceu um princípio de incêndio na PF em Curitiba. Em virtude do fato, não haverá expediente hoje no local. (Clique aqui)

!!!!!!

Rodrigo Maia comunicou o ministro Fux que a Câmara validará os dois milhões de assinaturas de apoio ao pacote das 10 medidas anticorrupção, conforme determinou o ministro em dezembro do ano passado (clique aqui).

Participação feminina

O plenário do TSE cassou o tempo de propaganda de nove partidos políticos (PRB, PHS, PT, PSB, PSC, PMDB, PC do B, PR, e PSD) que descumpriram regra segundo a qual as legendas devem utilizar 20% do seu tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão para incentivar a participação feminina na política. (Clique aqui)

Odebrecht - Desbloqueio de bens

JF/PR suspende bloqueio de bens da Odebrecht atendendo pedido do MPF. A construtora firmou acordo de leniência, devidamente homologado. (Clique aqui)

Horas in itinere

O plenário virtual do STF entendeu que não há repercussão geral na matéria discutida em recurso interposto contra decisão do TST que determinou o cômputo do tempo de deslocamento do trabalhador como horas trabalhadas (in itinere). A maioria seguiu a manifestação do relator, ministro Fachin, no sentido de que a discussão da matéria, fundada em normas trabalhistas, exigiria o reexame de legislação infraconstitucional. (Clique aqui)

Uber

O Uber pode continuar funcionando em Aracaju/SE. Assim decidiu a juíza de Direito Christina Machado de Sales e Silva, da 18ª vara Cível, ao negar liminar requerida pela Superintendência de Trânsito e Transportes do município para proibir o Uber na cidade. Na decisão, a magistrada rechaçou o requerimento de proibição com base em lei municipal que proíbe o transporte por aplicativos, afirmando ser a norma inconstitucional, pois viola competência privada da União. Alegou também que a CF protege a livre iniciativa como um dos princípios que tutela o trabalho e seu caráter social. A Uber é representada pelo escritório Licks Advogados. (Clique aqui)

Nulidade

Decisão que aplicou a distribuição dinâmica do ônus da prova e atribuiu à ré a responsabilidade de produzir a prova pericial requerida pela autora, sem que tivesse oportunidade de ser ouvida sobre tal questão, infringe os princípios do contraditório e da não surpresa. O entendimento é do TJ/MG ao declarar a nulidade dessa decisão, determinando que outra seja proferida, após ter sido dada às partes oportunidade para se manifestar sobre a distribuição dinâmica do ônus da prova. O advogado Luís Gustavo Reis Mundim, sócio do escritório Reis Mundim Sociedade de Advogados, atua na causa pela ré. (Clique aqui)

Má-fé

Consumidora que ajuizou ação contra a Telefônica pleiteando exclusão da negativação e indenização por danos morais acabou condenada por litigância de má-fé. A decisão é da juíza de Direito Claudia Regina Macegosso, do JEC de BH/MG, ao entender que a simples negativa do débito pela autora não é suficiente para provar sua inexistência, e que a omissão dos verdadeiros fatos na inicial ofende os princípios norteadores da relação jurídica. (Clique aqui)

Violência !

O advogado Wagner da Silva Salgado, sua esposa, Soraya Gonçalves de Resende, e a filha do casal, Geovanna Resende Salgado, foram assassinados a tiros na própria casa na madrugada da última sexta-feira. Wagner era diretor de Eventos da OAB de São Gonçalo/RJ. (Clique aqui)

Migas

1 - TST - Mantida decisão que validou homologação de rescisão contratual por juiz de paz. (Clique aqui)

2 - TJ/DF - Lei distrital que reserva vagas para advogados em estacionamentos é declarada inconstitucional. (Clique aqui)

3 - SP - Estacionar na frente de garagem gera dano moral. (Clique aqui)

4 - SP - Supermercado indenizará por carência de informação em produto que causou queimaduras em consumidores. (Clique aqui)

Do Brasil para o mundo

Uma notícia para gáudio da comunidade jurídica : trabalho do ministro Luís Roberto Barroso está entre os dez mais baixados do Social Science Research Network, o mais conhecido site acadêmico do mundo, que dá acesso livre aos trabalhos publicados no exterior, na área de Ciências Sociais e Humanidades. O texto de S. Exa. é intitulado "Reason without Vote: The Representative and Majoritarian Function of Constitutional Courts", de abril de 2016, que a comunidade migalheira pode baixar clicando aqui.

Catálogo de Escritórios

O Catálogo de Escritórios é a ferramenta certa para conectar sua banca aos possíveis clientes e parceiros. Sediado em Recife/PE e com unidades em Belém/PA, Fortaleza/CE e Salvador/BA, há nove anos o escritório Bruno Vanderlei Advogados faz parte dessa rede de contatos. Faça como ele ! (Clique aqui)

Evento - Planejamento Tributário

O planejamento tributário é muitas vezes negligenciado na área estratégica dos negócios, mas em tempos de crise econômica pode ser responsável pelo sucesso de uma empresa. As suas nuances, porém, são variadas, e é por isso que Migalhas realiza no próximo dia 13 de março o seminário "Planejamento Tributário", com a participação de renomados juristas que compartilharão expertise única sobre o tema. Não fique de fora, inscreva-se. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Conversa Constitucional

Na coluna de hoje, o advogado Saul Tourinho Leal fala dos efeitos colaterais do conceito de "apropriação cultural" no Brasil. Para ele, cultura é troca e o conceito em questão tem consistência quando trabalhado historicamente. Entenda o porquê. (Clique aqui)

Lei Rouanet - Desafios

Os advogados José Mauro Decoussau Machado, Lisa Worcman e Gustavo Gonçalves Ferrer, do escritório Pinheiro Neto advogados, falam dos desafios da aplicação da lei Rouanet. Para os autores, a lei "não prima pela precisão ou detalhamento das condutas permitidas ou vedadas, dando margem a diferentes interpretações e entendimentos". (Clique aqui)

Processos arbitrais

O advogado Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, do escritório Duclerc Verçosa Advogados Associados, percorre a literatura universal a fim de explicar os processos arbitrais. Verçosa, analisando o discurso "O Elogio da Serenidade", de Bobbio, lembra de sentimentos como a paixão, a encenação e a sedução, que não combinam com a serenidade, "espírito que verdadeiramente deve conduzir os participantes de uma arbitragem". (Clique aqui)

Contratação lícita sem licitação

O advogado Reinaldo Federici, da Advocacia Hamilton de Oliveira, fala das possibilidades de contratações lícitas sem licitação. O autor explica que a Administração Pública pode optar por contratar sem procedimento licitatório "em situações com circunstâncias especiais e sempre a bem do serviço público". (Clique aqui)

Bacen

Os advogados Nei Zelmanovits e Pedro Eroles, do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, analisam a resolução 4.553/17, do CMN, que estabelece a segmentação das instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pelo BC. (Clique aqui)

ISS - streaming

Os advogados Mario Comparato e Maria Fernanda de Azevedo Costa, da banca Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados, dissertam sobre o ISS e a nova incidência sobre disponibilização de conteúdo por streaming. (Clique aqui)

Regularização tributária

Em janeiro, o governo brasileiro instituiu, por meio da MP 766/17, o Programa de Regularização Tributária. O advogado Eduardo Halperin, do escritório Silveiro Advogados, aponta que diferentemente de outros programas de parcelamento, como o Refis, o PRT não prevê redução de multa e de juros em caso de adesão, isso acontece, segundo ele, porque há uma tentativa do governo de mudar o comportamento dos contribuintes brasileiros. Confira. (Clique aqui)

Embriaguez

O promotor de Justiça aposentado Eudes Quintino de Oliveira Júnior e o advogado Antonelli Antonio Moreira Secanho analisam o exame clínico de constatação de embriaguez. (Clique aqui)

Inglês jurídico

A advogada Luciana Carvalho apresenta a expressão "mandado de prisão não cumprido". (Clique aqui)

Sorteio especial - Do mestre ao aluno

Iniciando a semana com o pé direito, Migalhas continua com a promoção "Do mestre ao aluno". Dessa vez, o mestre premiado levará os livros "Processo Tributário Analítico" (vls. 1, 2 e 3), coordenado por Paulo Cesar Conrado ; e "Derivação e Positivação no Direito Tributário" (vls. 1, 2 e 3), de Paulo de Barros Carvalho, ambos da Editora Noeses. Para concorrer, basta enviar um e-mail para [email protected], com o seu nome completo, disciplina que ministra e faculdade onde leciona. Lembrando que aqui professor e aluno ganham presente. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Fusão

Kraft Heinz retira proposta de fusão com Unilever de US$ 143 bi. (MI - clique aqui)

Lava Jato - Peru

No Peru, há mais de 30 inquéritos contra empreiteiras brasileiras. (LA - clique aqui)

_____________

Atenção !

Ao final do informativo você encontra, no "Mural Migalhas", as cidades que ainda não temos correspondentes cadastrados. Não perca tempo e aumente a sua rede de contatos desde já. Cadastre-se na seção Correspondentes e deixe o seu contato disponível para a prestação de serviços jurídicos ! (Clique aqui)

WhatsApp Migalhas

Já pensou em receber as melhores notícias do mundo jurídico em seu celular ? Cadastre-se no WhatsApp Migalhas e receba antes de todos. Basta nos adicionar em seus contatos +55 16 98150-4371 e mandar um whats com a palavra "mig".

Baú migalheiro

Há 416 anos, no dia 20 de fevereiro de 1601, por meio de carta régia, Diogo Botelho foi nomeado governador Geral do Brasil. Tomou posse em Olinda/PE em 1º de abril de 1602. (Compartilhe)

Sorteio

A 8ª edição do "Curso de Direito do Trabalho" (Saraiva - 390p.), de Carlos Henrique Bezerra Leite, traz a nova abordagem hermenêutica do Direito do Trabalho em relação aos direitos fundamentais sociais trabalhistas. A obra é doação da editora. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Carlos Forbes ministra uma aula sobre "Arbitragem Institucional" no curso online de atualização e prática sobre Arbitragem, promovido pelo Damásio Educacional. Ao todo são 69 aulas, com duração de 50 minutos cada. As inscrições começaram dia 1º/2 e as aulas ficarão disponíveis pelo prazo de 130 dias a contar da data da matrícula.

Para apresentar as implicações do Acordo Setorial de implantação do sistema de logística reversa de embalagens em geral, o escritório Felsberg Advogados, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), realiza em sua sede, no dia 31/3, às 9h30, café da manhã para discutir a inclusão e as obrigações das empresas associadas ao setor de vendas diretas no acordo setorial de embalagens. Na ocasião, Fabrício Soler, sócio do departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do escritório, explica como as empresas devem atuar nas questões relacionadas ao pós-consumo.

Joaquim de Paiva Muniz, da banca Trench, Rossi e Watanabe Advogados, será coordenador da pós-graduação à distância do conselho federal da OAB/Comissão de Arbitragem/Escola Nacional da Advocacia. Para inscrições, clique aqui.

No último dia 18, mais de 200 costureiras industriais se reuniram no sítio Escola do Sindicato das Costureiras de SP, na cidade de Mogi das Cruzes, para debater a proposta de reforma sindical do governo Federal com o advogado Aparecido Inacio Ferrari de Medeiros, da banca Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados.

A publicação Who's Who Legal divulgou sua lista dos advogados com menos de 45 anos considerados os futuros líderes da prática de Arbitragem no mundo. Na lista daqueles que já são sócios em seus escritórios, Renato Stephan Grion, de Pinheiro Neto Advogados, figura como o único latino-americano.

Compliance

O "5º Congresso Internacional de Compliance", promovido pela LEC - Legal, Ethics & Compliance, de 9 a 11/5, está com inscrições abertas. Em seus três dias de debates, o evento buscará registrar o mesmo êxito alcançado nos últimos anos. Em 2016, a quarta edição reuniu representantes de empresas públicas e privadas e as principais autoridades do Brasil e exterior no combate à corrupção e lavagem de dinheiro, que debateram amplamente o status das principais operações em curso no país, cases de sucesso e as medidas necessárias para o desenvolvimento e aplicação de uma melhor cultura de governança corporativa, de gestão de riscos e de políticas de compliance no Brasil e América Latina. Para a quinta edição do Congresso, com um mercado mais amadurecido no tema, a LEC trará uma agenda com temas mais aprofundados, esperando elevar a excelência do evento. (Clique aqui)

Direito Constitucional para Cidadãos

Acontece amanhã a aula 32 do "Curso de Direito Constitucional para Cidadãos". Nesta aula serão analisadas "As Normas Constitucionais que tratam da Educação". As aulas acontecem no período matutino, em SP, e são transmitidas online O curso é promovido pela AFMS Eventos, em parceria com a Escola Nacional de Direito. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Direito Urbanístico

O curso de especialização "Direito Urbanístico", da PUC-SP, estuda e discute casos práticos de aplicação da ordem legal urbana, de gestão democrática das cidades e planejamento territorial e combate à desigualdade social e territorial. (Clique aqui)

Participe

No dia 8/3, a Sodepe Brasil realiza os cursos "Gestão Fiscal, Financeiro & Jurídico no Departamento de Contas a Pagar" (clique aqui) ; e "Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório" (clique aqui), ambos em SP. Concorra a vagas-cortesias.

Desafios regulatórios e jurídicos da economia de apps

A FGV Direito SP realiza, dia 22/2, uma mesa redonda para debater as perspectivas da economia de apps no Brasil e os desafios regulatórios e jurídicos trazidos por ela. O evento contará com uma palestra do economista Michael Mandel, que apresentará as conclusões do paper "Brazil's App Economy", do qual é coautor. O estudo é inédito e será apresentado pela primeira vez no evento. A FGV Direito SP, no seu papel de promoção de debates de vanguarda entre o direito e outros campos do conhecimento, especialmente no âmbito da tecnologia, promove o evento para debater as questões regulatórias e jurídicas que envolvem o mercado de apps. A mesa redonda será composta pelos professores Anna Lygia Costa Rego, Gustavo de Freitas Morais, Gustavo Gonçalves Vettori e Rodrigo Kopke Salinas e por representantes do mercado brasileiro de apps. A mediação será feita pelo professor dos cursos de tributação de tecnologia e economia digital, Flavio Rubinstein. O evento será em inglês, sem tradução simultânea. (Clique aqui)

Novo CPC

Acontece hoje a aula 60 da 3ª edição do curso "As Novas Disposições do Novo Código de Processo Civil". Nesta aula serão analisados : RISTF - As Normas que Tratam Sobre as Sessões e Suas Disposições Gerais. Os Atos e Procedimentos Internos : Normas que Regem as Sessões, as Reuniões, as Audiências, a Pauta e a Ordem dos Trabalhos. As aulas acontecem nos períodos matutino e vespertino, em SP, e são transmitidas online. O curso é promovido pela Escola Nacional de Direito, em parceria com a AFMS Eventos. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

E-Social (Versão 2.2)

A Intelecto Soluções Inteligentes está com inscrições abertas para o curso "E-Social (Versão 2.2) - Administrando as Informações Lançadas no Sistema Com a Prática do Departamento Pessoal", dia 14/3, em SP. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Agraciada

Sorteio de obra : A contemplada com o título "Tutela Provisória : Tutela de Urgência e Tutela de Evidência" (Almedina Brasil - 2ª ed. - 390p.), de Artur César de Souza, é Jéssica Karolina Marques Pinto, de Salvador/BA. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Mansidão
GO/Alvorada do Norte
GO/Ivolândia
GO/Turvânia
MA/Riachão
MG/Prudente de Morais
MG/São José da Lapa
PI/Paes Landim
PR/Assaí
SP/Cardoso

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Agenda

  • São Paulo

20/2/17 - Ações de Locação e o novo CPC
20/2/17 - O Direito Civil e o Novo CPC
22/2/17 - Contratos Societários para a Realização de Negócios
22/2/17 - Novo Simples Nacional - Atualizado - Conforme LC 155/16 de 27/10/16
6/3/17 - Curso de Compliance Digital

Clique aqui

____________

Migalhas Clipping

CartaCapital

"Desordem e regresso"

IstoÉ Dinheiro

"O novo plano de voo da Embraer"

Veja

"Eles não estão nem aí"

IstoÉ

"'Levei mala de dinheiro para Lula'"

Época

"Pavor em Brasília"

The New York Times - EUA

"Trump Associates Push Backdoor Ukraine Plan"

The Washington Post - EUA

"Fresh push to regain Mosul"

Le Figaro - França

"Un mois après, Trump dans les tempêtes"

El País - Espanha

"Prevén US$ 250 millones para gasto en Rendición"

Público - Portugal

"Base de dados genética só abrange 15% dos condenados"

Die Welt - Alemanha

"Donald Trump und sein schwedisches Rätsel"

The Guardian - Inglaterra

"'Blackmail' tactics will backfire, EU leaders warn May"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Contas de partidos paradas no TSE somam R$ 2,2 milhões"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Fábrica de R$ 240 mi do Butantan não produz"

O Globo - Rio de Janeiro

"Megaobras vão ficar R$ 107 bi mais caras"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Eles também são vítimas"

Correio Braziliense - Brasília

"Sem garantia da PM, Fla descarta o Mané para jogo com Vasco"

Gazeta do Povo - Paraná

"Para boa parte dos trabalhadores, aposentadoria só virá aos 70 anos"

Zero Hora - Porto Alegre

"80% das ambulâncias entregues há um mês ao RS estão paradas"

O Povo - Ceará

"Chuvas intensas geram expectativa no interior"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Governo federal de olho na aposentadoria militar"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald's
· MercadoLivre
· Souza Cruz

Escritórios :

· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Favetti & Toledo Sociedade de Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Katzwinkel & Advogados Associados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lacerda Gama Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limiro Advogados Associados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lodovico Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
·
Sheldrick & Co
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier, Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato e Vasconcelos - Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· ACMA Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arnaldo Lima & Barbosa Moreira Advogados e Consultores
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia, Lourenzon & Pedrosa Advogados Associados
· Bella Martinez Advogados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira Pires, Fortini e Rossi e Sejas Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SAJ ADV - Software Jurídico
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Trevisan Escola de Negócios
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· ContabilON
· Damásio Educacional
· DCMS Estratégia Jurídica
· DocWise
· Editora Almedina Brasil
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR