INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.205

MIGALHAS nº 4.205

Quinta-feira, 28 de setembro de 2017 - Migalhas nº 4.205 - Fechamento às 9h15.

 

"Quem dá às constituições realidade, não é, nem a inteligência, que as concebe, nem o pergaminho, que as estampa: é a magistratura, que as defende."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Em defesa do livrinho

Hoje, às 11h, o plenário do Senado, em sessão deliberativa, vota a decisão do STF sobre o afastamento do senador Aécio. Será mais uma jabuticaba tupiniquim, uma vez que não existe previsão constitucional para que os senadores deliberem sobre isso. Acerca do recolhimento noturno do notívago parlamentar (a sentença Netflix), também não há o que apreciar, uma vez que não se trata de prisão, como literalmente consta do compêndio processual penal.

Cumpra-se

O Congresso, com esse gesto desabusado, vai criar o estopim que faltava para a crise. O não cumprimento de decisões judiciais é o maior perigo que pode sofrer uma democracia.

Pra lá e pra cá

O jornal O Globo de hoje diz que Temer, PT e Gilmar se uniram contra a decisão do STF. Aí ficou fácil saber de que lado está o corretismo.

Ensino religioso

Em votação apertada, maioria do Supremo decidiu ontem que é constitucional ensino religioso em escolas públicas de natureza confessional, vinculado a religião específica. Ficaram vencidos o relator, ministro Barroso, Rosa, Fux, Marco Aurélio e Celso de Mello, para quem, em compatibilidade com o estado laico, o ensino público religioso deveria ser genérico. (Clique aqui)

?????

Quem vai determinar qual religião será ensinada na escola aqui do bairro?

Ensino fundamental - Idade mínima

O plenário do STF iniciou ontem o julgamento da ADC 17, que discute a constitucionalidade de norma que fixa a idade mínima de seis anos para o ingresso no ensino fundamental. Após voto do relator, ministro Fachin, pela constitucionalidade do dispositivo, voto em que foi acompanhado pelo ministro Moraes, julgamento foi adiado por pedido de vista do ministro Barroso. (Clique aqui)

Expurgos inflacionários

A 2ª seção do STJ decidiu ontem desafetar os dois recursos que versavam sobre ações civis públicas de poupadores em relação aos expurgos inflacionários. A decisão unânime foi após o voto-vista do ministro Cueva, ausente o ministro Raul. Em uma das questões - legitimidade ativa de não associados para execução de sentença - Cueva destacou que tema análogo foi decidido em repetitivo de 2014, em que foi reconhecida a possibilidade da execução. (Clique aqui)

Sustentação oral

Mais um capítulo da novela sobre o prazo no STJ de até 48 horas, após publicação da pauta, para que advogados se inscrevam para sustentar oralmente. O tema foi debatido ontem na 2ª seção em caso no qual houve pedido intempestivo - e em processo repetitivo. Veja as considerações dos ministros, clique aqui.

Sustentação oral - II

Há meses se arrasta no STJ a polêmica sobre a sustentação oral. Inclusive, há duas semanas, a OAB enviou ofício à ministra Laurita, presidente, solicitando providências. Fato é que há ministros da própria Corte que têm dúvidas acerca da legalidade da regra incluída no regimento interno. Fica a dúvida: quando a emenda 25 será alvo de nova discussão no Pleno?

Sustentação oral - Em tempo

Ontem, na 1ª seção, ministro Mauro Campbell Marques lembrou que a presidente da Corte, ministra Laurita Vaz, já informou que o tema será submetido novamente a comissão de regimento e ao plenário a pedido do Conselho Federal da OAB.

Vaga no STJ

Após a tempestade, a calmaria: a Corte Especial do STJ aprovou ontem a indicação do desembargador José Lázaro Alfredo Guimarães, do TRF da 5ª região, para a vaga de Raul Araújo na 4ª turma e na 2ª seção. O ministro Salomão fez questão de agradecer a oportunidade que os ministros da turma tiveram para a análise da indicação.

Violência doméstica

Dano moral no caso dos crimes de violência doméstica é tema de repetitivo no STJ. Na sessão de ontem, a 3ª seção da Corte acolheu proposta de afetação do REsp sobre o tema para que ele fosse julgado como repetitivo, sugestão do relator, ministro Schietti. O ministro apontou que há uma pequena divergência entre as turmas sobre o tema. "Há um entendimento de que é necessário que o Ministério Público formule expressamente o pedido na denúncia para que se fixe o dano moral na sentença, mas a 5ª turma tem alguns julgados entendendo que além disso se faz necessário discutir durante a instrução o valor desse dano moral." (Clique aqui)

Medicamentos - Fornecimento pelo Estado

A 1ª seção do STJ iniciou ontem o julgamento de recurso repetitivo que trata da obrigatoriedade de fornecimento pelo Estado de medicamentos não contemplados na portaria 2.982/09 do Ministério da Saúde (programa de medicamentos excepcionais). Relator, o ministro Benedito Gonçalves votou no sentido de que a concessão de medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS exige a presença cumulativa dos seguintes requisitos: apresentação de laudo médico que ateste o caráter imprescindível do remédio para o tratamento, a insuficiência financeira do paciente e o registro do medicamento na Anvisa. Pediu vista dos autos a ministra Assusete Magalhães. (Clique aqui)

Medicamentos - Fornecimento pelo Estado - II

A discussão também está na pauta do Supremo, que já iniciou o julgamento conjunto de dois REs (566.471 e 657.718) que tratam do fornecimento de remédios de alto custo não disponíveis na lista do SUS e de medicamentos não registrados na Anvisa (clique aqui).

Ambiental

O ministro Salomão pediu vista ontem em repetitivo no qual se discute a responsabilidade das empresas adquirentes da carga do navio Vicuña pelo dano ambiental decorrente da explosão na baía de Paranaguá, um dos maiores acidentes ambientais no Paraná, ocorrido em 2004. O relator, ministro Cueva, propôs tese no sentido de que as empresas adquirentes da carga transportada pelo navio Vicuña não respondem pela reparação dos danos alegadamente suportados por pescadores da região atingida, haja vista a ausência de nexo causal dos alegados prejuízos decorrentes da proibição temporária da pesca. (REsp 1.596.081 e REsp 1.602.106)

Alteração - Súmulas e orientações jurisprudenciais

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais para se adequar ao CPC. (Clique aqui)

Justiça eleitoral - Novo cargo

Plenário do TSE aprova resolução que cria o cargo de oficial de justiça no âmbito da Justiça Eleitoral, que até então, não dispunha da função para o cumprimento de mandados judiciais. (Clique aqui)

Lei de execução penal

CCJ do Senado aprova reforma da lei de execução penal. Texto segue para o plenário. (Clique aqui)

Evento imperdível - Execução Civil

A partir das mudanças e novidades propostas pelo CPC, especificamente para o processo de execução civil, Migalhas realiza o evento "Execução Civil", no dia 17 de outubro, das 8h30 às 17h, em SP, com a coordenação científica de Fernando da Fonseca Gajardoni. Inscreva-se já para inteirar-se do tema. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Servidor que ingressou no serviço público Federal vindo do estadual pode optar por regime previdenciário próprio da União. (Clique aqui)

2 - SP - Claro indenizará cliente cobrada por filmes eróticos nunca solicitados. (Clique aqui)

_____________

CPC na prática

O professor Daniel Penteado de Castro, na coluna de hoje, trata da tutela provisória no incidente de desconsideração da personalidade jurídica. (Clique aqui)

Reforma trabalhista

A reforma trabalhista não trouxe alterações somente no plano material do Direito do Trabalho, mas também significativa mudança no plano processual. A partir disso, o analista jurídico do escritório Andrade Maia Advogados, Kleber Correa da Silveira fala sobre o recurso de revista. (Clique aqui)

Reforma trabalhista - II

Dentre as inovações da reforma destaca-se o novo conceito de vínculo empregatício: a regulamentação do modelo de trabalho intermitente. O advogado Paulo Sergio João, da banca Paulo Sergio João Advogados, traz reflexões sobre o tema. (Clique aqui)

Usucapião extrajudicial - V

Em seu quinto artigo da série sobre a usucapião extrajudicial, o coordenador do Departamento de Normas e Enunciados do Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG, Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto, e o oficial de registro de imóveis de Passa Quatro/MG, João Arthur Siqueira da Silva Costa, falam da anuência do titular registral e/ou dos confrontantes. (Clique aqui)

Obras públicas

Ao abordar os custeios de obras públicas em Salvador, o advogado Henrique Silva de Oliveira, do escritório Trigueiro Fontes Advogados, aponta para a "carência de discussão pública" sobre o assunto. (Clique aqui)

Software jurídico

Cofundador e CEO da Aurum, Antonio Gerassi Neto explica como um software jurídico pode tornar seu escritório de advocacia mais competitivo. (Clique aqui)

_____________

Trabalho

Cadastre-se como Correspondente Migalhas. É a oportunidade de trabalho que faltava para você ganhar uma grana extra. Aproveite e confira no final do informativo as cidades onde há real demanda de profissionais para prestar serviço a escritórios ou departamentos jurídicos. (Clique aqui)

WhatsApp Migalhas

É muito fácil receber notícias e vídeos exclusivos direto em seu celular e manter-se informado onde estiver. Basta clicar aqui e cadastrar-se no WhatsApp Migalhas, salvar nosso número e mandar um whats com a palavra "mig".

Mercado de Trabalho

Muitas oportunidades! Visite agora mesmo a seção Mercado de Trabalho e confira as vagas oferecidas. (Clique aqui)

Mercado

Apostando em um novo desafio profissional após anos em renomada banca carioca, o advogado e colunista migalheiro Fabio Zambitte Ibrahim inaugura no Rio de Janeiro seu novo escritório, especializado em Direito Previdenciário: Fabio Zambitte Ibrahim & Associados. (Clique aqui)

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro Moura Ribeiro, do STJ, e ministro aposentado do mesmo tribunal, William Andrade Patterson, que assistem hoje às comemorações de seus aniversários. (Compartilhe)

Posse

A Academia Brasileira de Filosofia realiza a solenidade de posse de Angela Vidal Gandra da Silva Martins como membro titular, com saudação do acadêmico Paulo de Barros Carvalho. E posse de Doutor Honoris Causa de Ives Gandra da Silva Martins Filho, presidente do TST. Amanhã, às 20h30, no RJ.

Seminário comemorativo

O TRT da 1ª região convida para o seminário comemorativo ao Centenário de Nascimento do ministro Arnaldo Lopes Süssekind, que será realizado dia 19/10, às 18h, no Centro Cultural do TRT da 1ª região (av. Presidente Antônio Carlos, 251, térreo, Centro, RJ). As inscrições podem ser feitas até dia 13/10. Participe! (Clique aqui)

Fachadas

Uma florida primavera colore a fachada do escritório de Amparo/SP. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 81 anos, no dia 28 de setembro de 1936, Frederico de Barros Barreto foi nomeado presidente do Tribunal de Segurança Nacional. (Compartilhe)

Sorteio

A obra "Os Fundamentos do Antitruste" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 9ª edição - 508p.), de Paula A. Forgioni, é um manual que aborda o Direito Concorrencial no Brasil e analisa os principais institutos da matéria. Concorra ao exemplar. (Clique aqui)

Lançamento

Acontece, no próximo dia 4, o lançamento da obra "Prisão Cautelar - Dramas, Princípios e Alternativas", do ministro Rogério Schietti Cruz. O evento será em Brasília, no Espaço Cultural STJ, das 18h30 às 21h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, em Toronto/Canadá, acontece o evento "Doing Business in Brazil". Joaquim Muniz, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, participa do painel "Economic and Political Outlook of 2017 Onwards: Challenges and Opportunities". (Clique aqui)

Carlos Harten, de Queiroz Cavalcanti Advocacia e presidente da Comissão de Direito Securitário do Conselho Federal da OAB, e o ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, fazem a abertura do "2º Congresso Internacional de Direito do Seguro", em Florianópolis, hoje e amanhã. O evento é o encontro das Comissões de Direito Securitário das secionais da OAB e do CFOAB, com o apoio da AINDA, e conta com renomados juristas da área. Carlos Harten e o ministro Salomão falam da jurisprudência do STJ em matéria securitária.

Amanhã, em Porto Alegre, Sérgio Rabello Tamm Renault, sócio fundador do escritório Tojal | Renault Advogados e presidente do Instituto Innovare, apresenta a palestra "Iniciativas Inovadoras na Gestão: Boas Práticas Premiadas Pelo Instituto Innovare", na "VIII Conferência Estadual da Advocacia". (Clique aqui)

Em Vitória/ES, amanhã, Gabriel Schulman, consultor de Denis Borges Barbosa Advogados, apresenta a palestra "Planos de Saúde no Brasil, regulação, perspectivas, desafios e sustentabilidade", no "5º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico". (Clique aqui)

A partir das 10h30 de amanhã, Fábio Medina Osório, do escritório Medina Osório Advogados, participa do "XXII Congresso Nacional do Ministério Público", em BH, apresentando a conferência "Regras de Compliance no mundo corporativo". O evento deve reunir cerca de 1.700 membros do MP de todo o Brasil. (Clique aqui)

Mariana Reis Abenza, sócia do escritório Dannemann Siemsen Advogados, apresenta palestra no painel "Aspectos Jurídicos do Franchising", durante a "Expo Franchising", promovida pela Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro, dia 30/9. É uma grande oportunidade para conhecer melhor o mercado, já que cerca de 250 marcas expositoras estarão presentes. Com quase o dobro do tamanho, os organizadores esperam reunir cerca de 20 mil pessoas interessadas em abrir sua primeira franquia e franqueados que já conhecem o setor e querem aumentar ou diversificar os negócios.

De 4 a 6/10, Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados, participa do "IV Simpósio Internacional Consinter/Universidade de Barcelona", na Espanha, apresentando dois temas: "Hierarquia dos tratados" e "Parlamentarismo como sistema de governo".

A convite da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, o professor de Direito Administrativo da USP Justino de Oliveira, do escritório Justino de Oliveira Advogados, participa do "I Simpósio Nacional de Combate à Corrupção", que acontece dias 9 e 10/11, em SP, para tratar sobre o tema da "Articulação interinstitucional no combate à corrupção". (Clique aqui)

A Academia Brasileira de Direito Tributário - ABDT realiza o "26º Simpósio Nacional de Estudos Tributário", em SP, dia 10/11. O evento será em homenagem ao professor Roberto Rosas, do escritório Rosas Advogados. Na ocasião tomam posse os acadêmicos, recém-eleitos, ministro Mauro Campbell; professor Humberto Bergman Avila e professor Luis Eduardo Schoueri, titulares de Direito Tributário da USP; e professor Paulo Ayres Barreto, também da USP.

Dia 27/10, a partir das 8h30, em SP, o escritório Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais realiza o "VII Workshop de Estratégias Jurídicas". (Clique aqui)

Thiago Spercel, sócio da área Societária do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, participou dia 26/9 de grupo de discussão sobre "Corrupção e Responsabilidade", promovido pela revista Capital Aberto, em SP. Spercel, junto a outros especialistas do setor, abordou os impactos da Lei 12.846 (lei anticorrupção) nas operações de M&A. O grupo também discutiu a sucessão por passivos de corrupção no contexto de compra e venda de empresas, mecanismos de detecção e prevenção e arranjos contratuais para mitigação de riscos. Também foi abordada a solidariedade entre empresas do grupo econômico por atos de corrupção.

"Who's Who Legal Brazil 2017" reconhece 51 profissionais de Pinheiro Neto Advogados. Publicação ainda destaca a excelência do escritório em múltiplas áreas para clientes das mais variadas indústrias.

O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados foi destaque em duas publicações neste mês: "Legal 500" e "Chambers and Partners". Ambas classificam o escritório na área de Propriedade Intelectual. O guia "Legal 500" ressaltou a abordagem voltada para entrega de soluções, destacando os sócios Luiz Edgard Montaury Pimenta, Eduardo Machado, Roberto Viera de Mello e Gabriela Salerno, especialista em patentes. Já a publicação "Chambers and Partners", citou que o escritório se destaca como boutique de Propriedade Intelectual altamente conceituada e especializada. Foram destaques os sócios Luiz Edgard Montaury Pimenta, Eduardo Machado e Ricardo Vieira de Mello.

Inscrições

Começam hoje as inscrições para os programas de pós-graduação e de curta duração oferecidos pelo programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP (GVlaw). Acesse o site e veja quais cursos estão sendo oferecidos. (Clique aqui)

Direito Empresarial

Robson Ferreira, um dos coordenadores do curso "Direito Empresarial Digital e Inovação", que acontecerá na AASP nos dias 4, 9, 11, 16, 18 e 23/10, fala sobre as inovações no cenário do comércio eletrônico no Brasil, tema que também será mais detalhado durante as palestras. "Apesar da crise por que passam os mercados, o comércio eletrônico continua a crescer consistentemente, permitindo às empresas vender com um custo operacional mais vantajoso", esclarece Ferreira. Confira a programação. (Clique aqui)

Novo CPC

Acontece hoje a aula 32 da 4ª edição do curso "As Novas Disposições do Novo Código de Processo Civil". Nesta aula serão analisados os requisitos necessários para realizar qualquer execução: o título executivo, e a exigibilidade da obrigação; a responsabilidade patrimonial; as diversas espécies de execução e suas disposições gerais. A aula acontece no período vespertino, em SP, e é transmitida online. O curso é promovido pela Escola Nacional de Direito, em parceria com a AFMS Eventos. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Mediação

O professor Adolfo Ceretti, mediador na Itália, fala ao Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes sobre como difundir a cultura da mediação no Brasil. (Clique aqui)

Reforma trabalhista - Principais aspectos

No dia 30/9, o IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários promove o curso "Principais aspectos da reforma trabalhista", em BH. (Clique aqui)

Contratos internacionais

O Forum Cebefi promove o curso "Contratos Internacionais", dia 5/10, em SP. (Clique aqui)

Cursos

Nos dias 6 e 7/10, o Cenofisco Centro de Capacitação Profissional promove o curso "Retenções Tributárias na Fonte: IR, INSS, ISS, PIS, Cofins e CSLL", no RJ (clique aqui), e, dia 6/10, "EFD Contribuições - Regras para Geração do Arquivo Digital", em SP (clique aqui).

Participe

A Sodepe Brasil oferece vagas-cortesia para os cursos "Holding Imobiliária - Gestão e Proteção Patrimonial na Administração de Imóveis" (clique aqui), dia 6/10; e "Recuperação Judicial como Ferramenta Jurídica - Protegendo a Empresa e os bens dos Sócios" (clique aqui), dia 9/10, ambos em SP.

Reforma trabalhista - Mudanças

O novo curso de extensão "Reforma Trabalhista", da PUC-SP, capacita os jovens e profissionais do Direito para desenvolver suas atividades na área Trabalhista, Administrativa ou Contenciosa, diante das modificações legislativas trazidas pela lei 13.467/17, permitindo que os alunos conheçam com profundidade as novidades trazidas por esse diploma legislativo, bem como, analisar de forma crítica as consequências que deverão surgir de sua aplicação. (Clique aqui)

Curso Preparatório

Acontecem amanhã as aulas 23 e 24 do "Curso Preparatório - XXIV Exame de Ordem Unificado OAB". Nestas aulas serão analisados: Direito do Consumidor, Direito Comercial, Processo Civil, Direito Penal e Processual Penal. As aulas acontecem no período vespertino, em SP, e são transmitidas online. O curso é promovido pela Escola Nacional de Direito, em parceria com a AFMS Eventos. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Curso preparatório

O IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito é seu parceiro na trajetória para a aprovação! As aulas gratuitas do curso preparatório para a 1ª etapa da OAB seguem o modelo dinâmico com exercícios resolvidos e explicados pelos professores que dão dicas e orientações sobre os pontos mais cobrados nas últimas bancas da FGV. Inscrições Gratuitas. No dia 4/10, às 16h, a aula será sobre "Direito Ambiental". Participe! (Clique aqui)

Campeões

Sorteio: Gilberto Joao Roque de Oliveira Bueno é o presenteado com a apostila virtual "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens". (Clique aqui)

Sorteio de obra: Graziani Lancin de Souza, de Juiz de Fora/MG, ganhou o livro "História do Direito Brasileiro - Leituras da Ordem Jurídica Nacional" (Atlas - 4ª edição - 599p.), organizado por Eduardo C. B. Bittar. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

BA/Urandi
GO/Davinópolis
MA/Cândido Mendes
MA/Matinha
MG/Chapada Gaúcha
MG/Divino das Laranjeiras
MS/Sonora
PA/São Geraldo do Araguaia

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Sweeping Trump Tax Plan Vague on Details and Cost"

The Washington Post - EUA

"GOP proposes deep tax cuts with few details"

Le Monde - França

"Sécurité sociale: les choix de Macron pour réduire les déficts"

Le Figaro - França

"Budget 2018: les impôts baissent, la dépense résiste"

Clarín - Argentina

"Al final, Cristina admitió que en su gobierno 'hubo hechos de corrupción'"

El País - Espanha

"'Hackers' rusos ayudan a tener activa la web del referéndum"

Público - Portugal

"Inspector-geral do Trabalho alvo de processo disciplinar"

Die Welt - Alemanha

"Deutsche Wirtschaft ist nicht zu stoppen - Boom geht weiter"

The Guardian - Inglaterra

"'The Tories are hanging on by their fingertips' - Corbyn"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Senadores se unem para manter Aécio no cargo; STF se divide"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Senado deve rejeitar o afastamento de Aécio"

O Globo - Rio de Janeiro

"PT, Temer e Gilmar se unem contra STF por afastar Aécio"

Estado de Minas - Minas Gerais

"O penta é azul"

Correio Braziliense - Brasília

"Construção civil reage e cria empregos no DF"

Zero Hora - Porto Alegre

"Professor de rede pública pode ensinar sua religião na sala de aula"

O Povo - Ceará

"Juiz aposentado é condenado por pedofilia e estupro"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Decisão sobre Aécio gera crise e divisão no Supremo"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald's
· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zuba Advocacia
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· AFMS ATTORNEY & COUNSELOR AT LAW
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato & Vasconcelos Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia & Pedrosa Advogados
· Bella Martinez Advogados
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio - Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flexa, Vieites Novaes e Annes Dias Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lavítola Siqueira e Reina Sociedade de Advogados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno - Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lodovico Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis Advogados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salgado Duarte Oliveira Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Cescon Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD - Centro de Atualização em Direito
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· DCMS Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Almedina Brasil
· Editora Del Rey
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· ENAFE - Escola Nacional de Aperfeiçoamento, Formação e Editora
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· IMAS - Instituto Ministro Arnaldo Süssekind de Direito do Trabalho
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Sul-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento - ISPED
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LBE School
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Nativo Traduções
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/RO - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rondônia
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· Ribas Secco Escritório de Perícias
· RVC Consultores Tributários
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· TMK Treinamentos
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR