INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 4.438

MIGALHAS nº 4.438

Terça-feira, 11 de setembro de 2018 - Migalhas nº 4.438 - Fechamento às 10h15.

 

"Facadas (pecuniariamente falando) leva-as qualquer homem; mas aquela não foi no sentido metafórico, senão no natural."

Machado de Assis

Odebrecht - Temer

O JN trouxe ontem áudios entregues por um delator com a combinação de entrega de dinheiro ao Coronel Lima. Coincidentemente (para quem acredita em Papai Noel), o Coronel liga para Temer logo depois de combinar os recebimentos. Para a PF, o dinheiro seria fruto da facada que o então vice-presidente deu em Marcelo Odebrecht.

Bolsonaro

Na pauta da 1ª turma do STF de hoje, está a denúncia contra Bolsonaro por racismo. Voto-vista do ministro Alexandre de Moraes definirá o resultado do julgamento que está empatado em 2 a 2. Será que o STF virá com uma facada? (Clique aqui)

Meios e fins

Ontem, uma advogada foi algemada e retirada de uma audiência por policiais no 3º JEC de Duque de Caxias/RJ. A causídica teria solicitado acesso à contestação, mas a juíza leiga afirmou que a audiência estava encerrada, e que ela estava "liberada". Como insistiu em permanecer até a chegada de um representante da OAB, a polícia foi chamada para forçá-la a se retirar. Veja o vídeo, clique aqui.

Um Cabral pra chamar de seu...

Beto Richa foi preso na manhã de hoje no Paraná. A operação foi coordenada pelo Gaeco do MP/PR que investiga o programa Patrulha do Campo, que faz a manutenção das estradas rurais. A esposa dele, Fernanda Richa, seu ex-chefe de gabinete Deonlison Roldo e seu irmão, Pepe Richa, também foram presos. (Clique aqui)

Regimento Interno - Cade

Cade coloca em consulta pública minuta de um novo Regimento Interno. O texto traz mudanças interessantes para os advogados no que diz respeito a prazos e sustentações orais, por exemplo. Confira. (Clique aqui)

Patrocínio simultâneo

6ª turma do STJ restabeleceu sentença que absolveu sumariamente um advogado acusado do crime de patrocínio simultâneo. No caso, o causídico atuou como procurador do município de Ferraz de Vasconcelos/SP em processo de falência contra uma empresa, na condição de credor, e também, na mesma ação, como representante de outra empresa, de empreendimentos imobiliários, em ato jurídico de arrematação de imóvel da falida. A sentença considerou que o município não era parte adversa da empresa de empreendimentos imobiliários na demanda judicial, por isso não se configurou o crime de patrocínio simultâneo, também chamado de tergiversação no CP. (Clique aqui)

Aposentadoria

A 1ª seção do STJ irá uniformizar entendimento sobre o cálculo da renda inicial de aposentadoria. O ministro Herman Benjamin admitiu pedido de uniformização de interpretação de lei a respeito da sistemática utilizada para apurar a renda média inicial de benefício concedido pelo INSS. (Clique aqui)

Cuidado!

Ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ, manteve decisão que condenou a Nokia a indenizar família de vítima de descarga elétrica em celular conectado à energia. No caso, a empresa foi condenada a pagar pensão mensal e indenização, por danos morais, a mãe e filha de um homem que morreu por descarga elétrica, após ser atingido por um raio enquanto falava pelo celular que estava conectado na energia. (Clique aqui)

Dia "D", de Djamila

Sensacional ontem a palestra feita por Djamila Ribeiro no escritório Pinheiro Neto Advogados. A festejada banca foi o "lugar de fala" da filósofa, que explicou com bons fundamentos a problemática da mulher e, sobretudo, da "branquitude". Além do auditório cheio, de sócios a estagiários, as outras unidades da banca, no Rio de Janeiro e Brasília, puderam acompanhar em tempo real.

Novela em Migalhas

No capítulo anterior, a doença de D. Constança propiciou aos irmãos, Vinícius e Isabel, que estreitassem ainda mais o bom relacionamento que vinham desenvolvendo. O tempo tem sido, de fato, o senhor da história na casa do finado Conselheiro, que talvez não imaginasse que Isabel fosse vestir tão bem o papel de sinhazinha da casa, obtendo ascendência, inclusive, sobre o irmão. Mas... espere! Que barulho é esse? Parece que hoje não é tão pacífico o papel da moça! Vejamos sem demora o que está a aprontar. Ainda neste informativo. (Clique aqui)

Seminário - 30 anos da Constituição

A Constituição Brasileira fará 30 anos em 2018. Para homenagear a data histórica, Migalhas promove o seminário "A Constituição Cidadã: 30 anos de Avanços e Desafios", com grandes nomes do mundo jurídico, dia 1º de outubro, no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej. As vagas para o evento são limitadas. Inscreva-se. (Clique aqui)

_____________

Registralhas

Na coluna de hoje, Vitor Frederico Kümpel e Bruno de Ávila Borgarelli tratam da possibilidade de aplicar a modalidade de usucapião administrativa às unidades autônomas em condomínios edilícios. (Clique aqui)

Insolvência em foco

Ao abordar a recuperação judicial e licitação, o professor Alberto Camiña Moreira enfatiza que a distribuição da recuperação judicial pode representar o fim da empresa caso ela seja automaticamente proibida de concorrer em processos licitatórios. (Clique aqui)

Cenário

No meio do tiroteio político, a JF ressuscitou um assunto mais do que delicado para o PT. Foi marcado o depoimento de Palocci em processo que investiga irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma. (Clique aqui)

Poder punitivo

No âmbito da Constituição Federal, os advogados Bruno Di Marino e Felipe de Oliveira Gonçalves, da banca Basilio Advogados, discutem a amplitude do poder punitivo da Anatel. "A lei, que vale mais que a Constituição, vale menos, hoje, no reino multiabsorvente e totalizante do público, do que uma resolução, até então, na ordem lógica da pirâmide, uma norma inferior." (Clique aqui)

"Dar a cada um a vida que lhe é devida"

Ao abordar o tema da descriminalização do aborto no STF, a advogada Angela Vidal Gandra Martins, da Advocacia Gandra Martins, pede "que o Supremo continue sendo Supremo em fazer valer a Constituição", cumprindo assim seu papel primordial, ao garantir a tão almejada segurança jurídica - e consequentemente, no caso, o direito à vida - a todos os brasileiros. (Clique aqui)

Registro de marca

Advogados Elisa Junqueira Figueiredo e Renan Freitas Lopes, do escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados, discorrem sobre a exclusividade de uso que o registro de uma marca confere ao seu titular. (Clique aqui)

Feminicídio

Advogada Mariana Cardoso Magalhães, do escritório Homero Costa Advogados, detalha uma emenda ao PL 3.030/15, que determina o aumento de pena para os casos de feminicídio. (Clique aqui)

Concessão

Sócio-diretor do Forum Cebefi, Leslie Amendolara trata da parceria em concessão de serviços públicos. (Clique aqui)

Resíduos sólidos

Responsável pela área Ambiental do escritório Lemos e Associados Advocacia, Luciana Lanna fala da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Brexit

Líderes dos 27 países da UE se reúnem, em novembro, para apurar o futuro das fronteiras com o Brexit. (MI - clique aqui)

Mensagem de voz

Facebook acusa BlackBerry de roubar tecnologia de mensagem de voz. (MI - clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

Capítulo - VI

Isabel tem o hábito de sair sozinha!

No dia seguinte de manhã, erguendo-se tarde, Vinícius soube que Isabel saíra a cavalo.

- Sozinha?

- Com o Vicente.

Vicente era o escravo que se afeiçoara, primeiro que todos, a Isabel; Vinícius designara-o para servi-la. A notícia do passeio não lhe agradou. Falou a D. Constança, que sorriu com tranquilidade:

- Que tem isso? disse ela. Já uma vez saiu a passeio com o Vicente e não aconteceu nada.

- Mas não é bonito, insistiu Vinícius. Não está livre de um ato de desatenção.

- Qual! Toda a vizinhança a conhece. Demais, Vicente já não é tão criança. Tranquiliza-te, que ela não tarda. Que horas são?

- Oito!

- Dez ou quinze minutos mais. Parece-me que já ouço um tropel...

Os dois estavam na sala de jantar; passaram à varanda, e viram efetivamente entrar no terreiro Isabel e o pajem. Isabel deu um salto e entregou a rédea de Moema ao pajem que acabava de apear-se. Depois subiu a escada da varanda. Ao colocar o pé no primeiro degrau, deu com os olhos no irmão e na tia.

- Já de pé! exclamou abraçando D. Constança.

- Já, para lhe ralhar, disse sorrindo. É a segunda vez que você se lembra de sair sem o seu irmão.

- Não quis incomodá-lo, replicou ela voltando-se para Vinícius. Tinha imensa vontade de dar um passeio, e Moema também. Apenas hora e meia.

Aquele dia foi o de maior tristeza para a moça. Vinícius passou quase todo o tempo no gabinete; nas poucas ocasiões em que se encontraram, ele só falou por monossílabos, às vezes por gestos. De tarde, acabado o jantar, Vinícius desceu à chácara. Já não era só o passeio de Isabel que o mortificava; ao passeio juntava-se a carta. Teria razão a tia em suas primeiras repugnâncias?

Ouviu atrás de si um passo apressado e o farfalhar de um vestido:

- Está mal comigo? perguntou Isabel com doçura.

Ao ouvir-lhe a voz, fundiu-se a cólera do mancebo.

- Confesso que não gostei muito. E se eu lhe pedir que não saia nunca sem mim?

- Não sei se poderei obedecer. Nem sempre você poderá acompanhar-me; além disso, indo com o pajem, é como se fosse só; e meu espírito gosta, às vezes, de trotar livremente na solidão.

- Naturalmente a pensar de coisas amorosas... acrescentou Vinícius cravando os olhos interrogadores na irmã.

Isabel não respondeu; tomou-lhe o braço e os dois seguiram silenciosamente uns dez minutos. Chegando a um banco de madeira, Vinícius sentou-se; Isabel ficou de pé diante dele. Olharam um para outro sem proferir palavra; mas o lábio de Vinícius tremera duas ou três vezes como hesitando no que ia dizer. Por fim, o moço venceu-se.

- Isabel, disse ele, você ama.

A moça estremeceu e corou vivamente.

- Muito! Muito! Muito!

Vinícius empalideceu. A moça recuou um passo, e, trêmula, pôs o dedo na boca, como a impor-lhe silêncio. A vergonha flamejava no rosto; Isabel voltou as costas ao irmão e afastou-se rapidamente. Ao mesmo tempo, a sineta do portão era agitada com força, e uma voz atroava a chácara:

- Licença para o amigo que vem do outro mundo!

Era Paiva! Os dois amigos lançaram-se nos braços um do outro. Isabel, a alguma distância, presenciou aquela efusão, e não lhe foi difícil adivinhar quem era o recém-chegado. Quando os dois rapazes se julgaram assaz abraçados, tomaram o caminho da casa. Ao ouvir que Isabel era irmã de Vinícius, Paiva ficou espantado. Vinícius, antes de entrar, explicou ao amigo a situação de Isabel, cujas qualidades e educação louvou, com o fim de lhe fazer compreender o respeito e a afeição que ela de todos merecia. Isabel adivinhou esse trabalho preparatório do irmão, logo que entrou na sala.

Paiva era da mesma estatura que Vinícius, um pouco mais cheio, ombros largos, fisionomia risonha e franca, natureza móbil e expansiva. Era narrador agradável, achava facilmente o lado cômico das coisas e mais se comprazia em dizer os acidentes de um jantar de hotel ou de uma noite de teatro que em descrever as belezas da Suíça ou os destroços de Roma. A visita durou pouco mais de hora. Vinícius acompanhou-o até o portão. Atravessando a chácara, falaram do passado, e um pouco do futuro.

- Falaste-me em uma de tuas cartas de certa Laura...

- A filha do Correa.

- Justo. Quase terminado na igreja, suponho?

- Tal qual.

- Quando?

- Brevemente.

- Marido, enfim! Feliz Vinícius!

- Arranjo-te noiva também. Podes pensar não ser a tua vocação, mas não serás o primeiro que a erre, sem que daí venha mal ao mundo.

- Pois arranja lá isso... Em todo caso não será tua irmã. Na verdade, é bonita; mas... se permites a franqueza de outrora, acho-lhe uma costela de desdém...

- Que ideia! É a mais afável criatura do mundo. Verás mais tarde; hoje estava, talvez, preocupada. Em todo o caso, não havias de querer que ela saltasse a dançar contigo na sala, de mais a mais sem música.

Paiva acabava de acender um charuto; apertou a mão de Vinícius e saiu. Vinícius acordou de um sonho. A realidade pôs-lhe as mãos de chumbo e repetiu-lhe ao ouvido a confissão interrompida de Isabel. Ansioso por saber o resto, entrou ele imediatamente em casa. Mas a irmã se recolhera ao quarto. Vinícius imitou-a. Era forçoso esperar uma noite inteira, demora que afligia. A preocupação retardou-lhe o sono. A confissão súbita e eloquente da irmã ficara-lhe no espírito, como se fora o eco perpétuo de uma voz extinta.

Nem no dia seguinte, nem nos subsequentes alcançou o que esperava. Isabel, ou evitava ficar a sós com ele, ou esquivava-se a maior explicação. Nos passeios matinais, procurou Vinícius, mais de uma vez, tratar do assunto que o preocupava. Isabel ouvia com um sorriso, e respondia com um gracejo; depois, dava de rédea à conversação e galopava na direção oposta; nunca mais o moço lograva trazê-la ao ponto de partida. Um dia, a insistência de Vinícius teve tal caráter de autoridade, que pareceu molestar Isabel. Vinícius viu que cedera a um mau impulso, e pediu perdão. Isabel travou-lhe da mão e lhe disse:

- Obrigada! Se me não dissesse isso, ver-me-ia disparar por este caminho fora até ao fim do mundo ou até ao fim da vida.

- Isabel!

- Oh! não é vão melindre, é a própria necessidade da minha posição. Somente as asas do favor me protegem... Pois bem, seja sempre generoso, não procure violar o sacrário de minha alma. Não insista em pedir a explicação de palavras mal pensadas e ditas em má hora...

- Mal pensadas? Pode ser; mas por isso é que são verdadeiras; se você tivesse tempo de as meditar, guardá-las-ia consigo, avara de seus segredos e suspeitosa de corações amigos. Meu fim era somente ajudá-la a ser venturosa, destruir...

- É tarde! interrompeu a moça, consultando o reloginho preso à cintura. Vamos?

Vinícius sorriu melancolicamente; ofereceu-lhe o joelho, ela pousou nele o pezinho afilado e leve e saltou no selim.

O episódio da confissão vinha às vezes, como hóspede importuno, projetar entre eles o nebuloso perfil; mas o espírito de Vinícius repelia-o, e a alegria da irmã fazia o resto. Entretanto, graças ao amigo recém-chegado, o filho do conselheiro saiu um pouco de suas regras habituais, e começou a provar alguma coisa mais da vida exterior.
A noite do último dia do ano, contudo, veio turvar a limpidez das águas. Naquele dia fazia anos Vinícius.

- Quero dar-lhe o meu presente, disse ela, estendendo-lhe um desenho. Era uma parte da estrada de Andaraí, a mesma por onde eles costumavam passear, mas com algumas particularidades do primeiro dia. Dois cavaleiros, ele e ela, iam subindo a passo lento; ao longe, e acima via-se a velha casa da bandeira azul; no primeiro plano, desciam o preto e as mulas. Por baixo do desenho uma data: 25 de julho de 1850. Vinícius não pôde conter um gesto de admiração, quando a moça retirou de cima do desenho a folha de papel de seda que o cobria. Apertou a mão de Isabel e examinou o trabalho. Notou a firmeza das linhas, a exação das circunstâncias locais, as impressões de uma hora fugitiva que o lápis da irmã tivera a arte de fixar no papel.

- Não podia fazer-me presente melhor, disse ele; dá-me uma parte de si mesma, um fruto de seu espírito. E que fruto! Não há muita moça que desenhe assim. Era talvez por isso que você saía algumas vezes sozinha com o pajem?

Vinícius contemplou ainda instantes o desenho; depois levou-o aos lábios. O beijo acertou de cair na cabeça da cavaleira.

Foi o original que corou.

_____________

WhatsApp Migalhas

Cadastre o número +55 16 98105-4010 e nos envie um whats.

Aguardamos seu contato!

_____________

Notícias em suas mãos

Não perca nenhum lance do Judiciário: as principais notícias você recebe na palma de sua mão, cadastrando-se no WhatsApp Migalhas. Basta clicar aqui, adicionar nosso número em seus contatos e enviar um whats com a palavra "mig".

Novo site

O escritório Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados reformou totalmente sua casa digital. O novo site está mais dinâmico, de fácil navegabilidade e atualizado com a principais publicações da banca. Faça uma visita virtual. (Clique aqui)

Novidade virtual

O Martinelli Advogados acaba de lançar seu novo site, mais colaborativo, amigável para os dispositivos móveis e com total integração com as redes sociais Linkedin e Facebook. O novo portal oferece também conteúdo produzido pelos colaboradores da banca. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 182 anos, no dia 11 de setembro de 1836, rebeldes da Revolução Farroupilha, insatisfeitos com o governo brasileiro, proclamaram a República Rio-Grandense, estabelecendo como capital a cidade de Piratini/RS. A nova República não foi reconhecida oficialmente pelo Império do Brasil e foi dissolvida pelo Tratado de Poncho Verde, em 1845. (Clique aqui)

Sorteio

A obra "Soft Law e Produção de Provas na Arbitragem Internacional" (Atlas - 208p.), de André de Albuquerque Cavalcanti Abbud, esclarece o que é o soft law, mostrando como os instrumentos internacionais influenciam o comportamento dos advogados que atuam nos processos arbitrais. O livro é brinde da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

Acontece, hoje, o lançamento da obra "As Cortes Supremas Diante da Prova" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais), de Simone Trento. O evento será em Brasília, no Espaço Cultural STJ (SAFS, quadra 6, lote 1, trecho III), a partir das 18h30.

No próximo dia 18, será lançada a obra "STJ e o CPC/2015: Recursos Típicos e Ações Originárias" (Migalhas), coordenada por Fabiana Favreto e Renato Cesar Guedes Grilo, uma homenagem ao ministro Benedito Gonçalves, na semana em que celebra 10 anos da posse no STJ. O evento será em Brasília, no Espaço Cultural STJ, às 18h30. (Clique aqui)

Será lançado no próximo dia 20 o livro "A Nova Geração de CEOs" (Companhia das Letras), organizado por Jair Ribeiro, Giuliana Napolitano, Celso Loducca e Pierre Moreau. O evento será em SP, na Casa do Saber (rua Dr. Mario Ferraz, 414), às 19h.

O escritório Pinheiro Neto Advogados e a Revista Bravo lançam o 4º episódio "Além do Gênero", da temporada Diversidade. (Clique aqui)

Migalhíssimas

André Mendes Moreira, sócio da banca Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados e professor de Direito Tributário na UFMG e na Faculdade de Direito Milton Campos, é um dos homenageados amanhã com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. Presidida pelo governador Fernando Pimentel, a solenidade será na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Diamantina/MG.

Amanhã, Pedro Marcos Nunes Barbosa, sócio do escritório Denis Borges Barbosa Advogados e professor do Instituto de Direito da PUC-Rio, ministra aula sobre "A interface entre marcas tridimensionais, desenho industrial e direito autoral", na ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial. (Clique aqui)

Gustavo Piva de Andrade, sócio do escritório Dannemann Siemsen, será o único brasileiro a palestrar no congresso anual da ALAI - Association Littéraire Et Artistique Internationale, realizado entre amanhã e sexta, em Montreal/Canadá. O evento reúne especialistas e tem como tema "Copyright in Action: International Perspective on Remedies". O advogado proferirá a palestra "Preliminary and Permanent Injunctions in Copyrights cases: the Perspective of a BRICS Country", explicando os requisitos para se obter tutelas judiciais no Brasil e mostrando casos práticos, em especial na área de software, dia 13/9, no painel "Seizures and Injunctions".

Dia 13/9, em SP, o escritório Marcelo Tostes Advogados promove o evento "O Futuro do Direito - SP". Em palestra voltada para estagiários e advogados internos, com foco na administração de Contencioso, o sócio fundador Marcelo Tostes discute temas importantes do mundo jurídico atual, como a 4ª revolução das tecnológicas disruptivas, inteligência artificial, mediação de conflitos, big data e como as principais novidades tecnológicas reconstruirão a relação entre advogados - empresas. (Clique aqui)

Os sócios fundadores da banca Barretto & Rost Advogados, Ricardo Barretto de Andrade e Maria Augusta Rost, palestram no evento "Arbitragem: Polêmicas e Atualidades", que acontece dia 14/9, na FAAP, em Ribeirão Preto/SP. (Clique aqui)

O advogado Justino de Oliveira (Justino de Oliveira Advogados) participa, dia 19/9, da "Conferência Resolução de Conflitos na Administração Pública", evento organizado pela CBMAE, CESA, FIEMA e PGE-MA, em São Luís/MA, para falar sobre a "A Agenda da Arbitragem com a Administração Pública. Mais do mesmo ou tem espaço para inovação?". (Clique aqui)

O IBDE - Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia, que tem como diretor institucional Ricardo Marletti Debatin da Silveira, sócio do escritório Machado Associados Advogados e Consultores, realiza, dias 20 e 21/9, o "12º Congresso Internacional do Direito de Energia". Com o tema "A evolução do Setor Elétrico frente às incertezas políticas no Brasil", o evento reunirá, em SP, importantes nomes do meio jurídico. (Clique aqui)

Em Bogotá/Colômbia, de 27/9 a 1º/10, acontece a "XI Competencia Internacional de Arbitraje", organizada pela Universidad de Buenos Aires e pela Universidad del Rosario. O evento conta com a participação de 50 equipes vindas da América Latina, América do Norte e Europa. A advogada Luísa Quintão, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, participa como árbitra e coach da única representante brasileira, a "Equipo CAM-CCBC", formada por estudantes da FGV Direito SP, Mackenzie, PUC-SP e USP e organizada e patrocinada pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. (Clique aqui)

Paulo César Teixeira Duarte Filho, sócio da área Tributária do escritório Stocche Forbes Advogados, palestrou, dia 4/9, sobre as práticas tributárias em transações internacionais entre o Brasil e a Áustria no evento para empresas austríacas "Brasil: Back to Business", promovido pelo Consulado junto com a Câmara de Economia da Áustria.

Na semana passada, o sócio do escritório Covac - Sociedade de Advogados e especialista em Direito Educacional, Gilberto Couto, foi entrevistado em reportagem do programa "Via Legal", da TV Justiça. A matéria abordou a questão de bolsas de estudo. (Clique aqui)

O escritório Araújo e Policastro Advogados foi destaque na publicação "The Legal 500 Latin America 2018" nas áreas Tributária, Trabalhista, Antitruste & Concorrencial e Empresarial. Os advogados da banca Fernanda Botinha Nascimento, Fernanda Pereira Leite, Sylvio Fernando Paes de Barros Júnior, Ana Lúcia Pinke Ribeiro de Paiva, Bruno L. Peixoto, Theodoro Araújo, Bárbara dos Santos Moreira, Eduardo Correa Fazoli, Camila Araújo e José Paulo Bueno também foram citados na publicação.

Sócio do Santos Santana Sociedade de Advogados, José Bueno foi convidado para compor o quadro de membros do Conselho do Comércio Externo da Fecomércio-SP. A indicação de Bueno, que tem expertise em Comércio Exterior e Direito Aduaneiro, além de experiência na condução de operações internacionais, visa enriquecer ainda mais o Conselho, criado com o objetivo de desenvolver estudos e ações de representação para o segmento.

O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados é o coordenador do capítulo de abertura do próximo guia da "Leaders League Brasil", o "Brazil's Best Counsel", na área de Patentes. O texto será assinado por Eduardo Machado, Monica Gurvitz e Rodrigo Mourão Magalhães.

Mediação e conciliação

O Instituto Vertus inicia uma nova turma do "VII Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial", que será de 25/10 a 24/11. (Clique aqui)

Saneamento básico

A Comissão Especial Interinstitucional de Direito ao Saneamento Básico da OAB/SP, com o apoio das Comissões Especial de Direito Constitucional e de Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, realiza dia 13/9, às 10h, audiência pública para debater as atualizações introduzidas pela MP 844/18, no marco legal do saneamento básico. (Clique aqui)

CPC

AASP oferece vaga-cortesia para o curso "Precedentes no Código de Processo Civil de 2015", de 17 a 20/9, em SP. (Clique aqui)

Liderança jurídica

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela Radar - Gestão para Advogados, para o curso online "Liderança para Sócios e Gerentes Jurídicos", dia 18/9. (Clique aqui)

Contratos

Acontece, em SP, dia 19/9, o curso "Técnicas de Elaboração de Contratos", promovido pelo Forum Cebefi. (Clique aqui)

Concurso de monografias

O IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional realiza o "Concurso de Monografias sobre Defesa da Concorrência". O prazo para entrega dos trabalhos será até dia 20/9. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Direito Ambiental

Estão abertas as matrículas para o curso de extensão em "Direito Ambiental e Mudanças Climáticas", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade da Gávea, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 22h. (Clique aqui)

Agraciados

Evento: Leandro Pachani é o ganhador da vaga-cortesia, oferecida pela Sodepe Brasil, para o seminário "Holding Familiar e Seus Aspectos Tributários", dia 13/9, em SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra: A obra "Direito Processual Tributário Brasileiro" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 9ª edição - 877p.), de autoria de James Marins, vai para Luciano Mendonça da Silva, de Lavras/MG. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo


Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto
Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui   

___________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AL/Capela
BA/Encruzilhada
CE/Pereiro
CE/Quiterianópolis
GO/Alvorada do Norte
GO/Mossâmedes
GO/São Francisco de Goiás
MS/Bela Vista
PB/Soledade
PI/Gilbués
PR/Luiziana
RN/Angicos
RN/Pedro Avelino
RN/Triunfo Potiguar

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"White House set to weaken rules curbing methane"

The Washington Post - EUA

"PLO ordered to close office in U.S."

Le Monde - França

"Le choc climatique aggrave la faim dans le monde"

Corriere Della Sera - Itália

"M5S-Lega, sale la tensione"

Le Figaro - França

"Élysée, Assemblée: les fidèles de Macron en première ligne"

Clarín - Argentina

"Clarens: $30 millones de las coimas fueron al plan de viviendas de las Madres"

El País - Espanha

"El Poder Judicial muestra firmeza contra el 'procés' antes de la Diada"

Público - Portugal

"Portugal é o 10.º país mais democrático do mundo"

Die Welt - Alemanha

"Hetzjagd-Debatte: Maaßen berichtet, Seehofer schweigt"

The Guardian - Inglaterra

"Women in UK dying earlier than in most EU countries"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Adversários retomam tom crítico a ideias de Bolsonaro"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Após ataque, Bolsonaro tem 24%, e quatro empatam em segundo lugar"

O Globo - Rio de Janeiro

"Bolsonaro tem 24%, e quatro empatam em segundo lugar"

Estado de Minas - Minas Gerais

"A vida pregressa do esfaqueador"

Correio Braziliense - Brasília

"Reajuste do diesel deve virar quinzenal em 2019"

Zero Hora - Porto Alegre

"Investimento privado para ampliar produção no país não decola"

O Povo - Ceará

"Após ataque, Bolsonaro segue líder, mas rejeição cresce"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Bolsonaro lidera e briga pelo 2º lugar se acirra"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Amil
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald's

Escritórios :

· EFCAN Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados 
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio - Advogados
· Espinheira, Borges & Quadros Advogados Associados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fabio Zambitte Ibrahim & Associados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernando Soares Jr. e Krähenbühl Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz Andrade Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria 
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados  
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino & Coelho Advogados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Garbi Sociedade de Advogados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· GM Carvalho & Fraia Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gondim Albuquerque Negreiros ADV
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
  
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knippel Advogados Associados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Larrain y Asociados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados  
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Amarante Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno - Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Lira Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante & Wagner Advogados Associados
· Mauro Menezes & Advogados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Melcheds || Mello e Rached Advogados
· Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· Miranda Junqueira Martins Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados 
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Novotny Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paschoa Sociedade de Advogados
· Paulo Hamilton e Reina Filho Sociedade de Advogados
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados 
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados 
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Porto Lauand Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Raphael Carneiro & Márcio Santos Advogados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados 
· Rocha e Barcellos Advogados 
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados 
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· Saboya, Direito, Muanis - Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados 
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Castro & Barros Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Sucasas Tozadori Alves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados 
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· TLA - Tasoko Loturco e Almeida Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Trench Rossi Watanabe
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza Advogados Associados
· Vieira Neto Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados 
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· a|CF - Advocacia Cunha Ferraz
· A Santos Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala Advogados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Correa de Castro & Associados
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fávero e Vaughn
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa 
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· Aguiar Advogados
· Aidar Fagundes Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados 
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbieri Advogados
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barretto & Rost Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Bertol Sociedade Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia
· Bissolatti Sociedade de Advogados
· Bisson, Bortoloti e Moreno - Sociedade de Advogados
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· CMARTINS Advogados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chalfun Advogados Associados
· Chaves Advocacia
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Cortes, Simões Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados  
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados 
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Corrêa da Veiga Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· CSMV Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Dalle Lucca, Henneberg, Duque Bertasi e Linard Advogados
· Daniel Gerber Advogados Associados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados 
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados 
· Deda LLG Advogados
· De Lima Assafim e Advogados Associados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados

____________

Clique aqui

para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações 
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ACT Promoção da Saúde
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial 
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD - Centro de Atualização em Direito
· CAESP - Conselho Arbitral do Estado de São Paulo
· Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais - CAA/MG
· CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil
· CAMISP - Câmara de Arbitragem e Mediação Internacional de São Paulo
· Capital Administradora
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU-IICS Escola de Direito
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Concept - Paralegal Empresarial
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Del Rey
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· ÉOS Inovação na Advocacia
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Espaço LEX
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundação Israel Pinheiro
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· Grupo Inrise
· Human to Human Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná 
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR