INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.506

MIGALHAS nº 4.506

Quinta-feira, 20 de dezembro de 2018 - Migalhas nº 4.506 - Fechamento às 10h19.

 

"Tempo disso, tempo daquilo; falta o tempo de nada."

Carlos Drummond de Andrade

Tempos estranhos

Quem esperava uma tarde calma no Supremo, após o ministro Toffolli encerrar o ano com o indefectível balanço, ficou de boca aberta.

1

Ministro Marco Aurélio concedeu liminar determinando a suspensão de execução de pena antes do trânsito em julgado da condenação, bem como a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação. "Se essa temática não for urgente, desconheço outra que o seja." (Clique aqui)

2

Com a notícia da liminar de Marco Aurélio, vários advogados correram para pedir a liberdade de seus clientes. A defesa do ex-presidente Lula foi uma delas. (Clique aqui)

3

No caso de Lula, a juíza Federal responsável pela execução da pena, Carolina Moura Lebbos, saiu pela tangente, pedindo para ouvir o MPF. (Clique aqui)

4

Se foi baldada para Lula, outros se aproveitaram da decisão do ministro Marco Aurélio. Com efeito, em SC o juiz de Direito João Marcos Busch determinou o imediato cumprimento da decisão do ministro determinando a soltura de reeducando que havia sido condenado em razão da prática de crime comum. (Clique aqui)

5

Pouco tempo depois, a PGR entrou com pedido, dirigido à presidência do STF, para suspender a decisão liminar do ministro Marco Aurélio. (Clique aqui)

6

A alegria dos que poderiam ser beneficiados durou pouco. Junto com o dia, terminou a liminar. De fato, no início da noite, em autofágica decisão, o ministro Toffoli suspendeu o que Marco Aurélio havia decidido. (Clique aqui)

Pauta, ainda que tardia

A decisão do ministro Marco Aurélio chama atenção para um fato incontestável: é preciso, urgentemente, colocar em pauta a questão da prisão em segunda instância. Aliás, já passou da hora de vir à tona a posição de todos os ministros, já que houve notória mudança de posicionamento, sem falar na alteração da composição da Corte. Ao marcar para abril, o presidente, a bem da verdade, protelou a solução. Liberdade é o bem mais caro de todos, e não é possível que interesses tributários e patrimoniais se sobreponham a ela. De modo que a decisão do ministro Marco Aurélio, antes de ser criticada, deve ser entendida.

!!!

Ministro Lewandowski suspendeu ontem a eficácia da MP 849/18, que adiou para 2020 a implementação do reajuste previsto para 2019 aos servidores da administração pública Federal. Segundo o relator, com a chegada dos recessos parlamentar e forense, é necessário suspender a eficácia da norma de modo a resguardar os direitos dos servidores públicos federais e prevenir a consumação de prática, aparentemente, inconstitucional. (Clique aqui)

Exploração de petróleo

Ministro Marco Aurélio deferiu medida cautelar para suspender eficácia do decreto 9.355/18. A norma estabeleceu processo especial de cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos pela Petrobras e suas subsidiárias ou controladas. Para o ministro, o chefe do Executivo Federal disciplinou matéria constitucionalmente reservada a lei em sentido formal, e o decreto criou "verdadeiro microssistema licitatório". (Clique aqui)

Quem avisa amigo é?

Na última sessão do ano, os ministros do STF retomaram discussão sobre a necessidade de aviso prévio para reunião pública. Os ministros se debruçaram sobre a seguinte questão: a ausência de comunicação prévia às autoridades competentes torna ilícita uma manifestação? Até o momento, o placar está 5x3 para o entendimento de que a falta de aviso não implica na ilegalidade da reunião. Pedido de vista do presidente Toffoli suspendeu o julgamento. (Clique aqui)

Balanço - STF

Encerrando o ano Judiciário (era o que se achava), Toffoli trouxe um balanço do trabalho em 2018 e completou: "Não há dúvida de que não há Suprema Corte no mundo com tantos feitos distribuídos a ela e sendo julgados pelos juízes como há aqui em no nosso país". (Clique aqui)

Absolvido

A Corte Especial do STJ absolveu ontem o subprocurador-Geral da República Moacir Guimarães Moraes Filho da acusação de ter agido, em 2003, para exigir vantagens indevidas de uma construtora em Brasília. Por maioria, o colegiado acompanhou o voto do revisor, ministro Napoleão. (Clique aqui)

Medidas alternativas

Ministro Sebastião Reis Júnior deferiu liminar para substituir a prisão preventiva de Cláudio Soares Lopes, ex-procurador-Geral de Justiça do RJ, por medidas cautelares alternativas. O ex-procurador é acusado de receber pagamento indevido para dar proteção às atividades ilícitas da organização criminosa liderada pelo ex-governador Sérgio Cabral. (Clique aqui)

Balanço - STJ

Na última sessão do semestre forense, o ministro Noronha apresentou os números de produtividade do Tribunal. O STJ superou pela primeira vez a marca de 500 mil julgados, elevando a produtividade em mais de 10% - foram quase 40 mil processos julgados a mais do que em 2017. A Corte Superior recebeu 4% de processos a mais do que no ano passado, mas conseguiu redução recorde do acervo processual, e agora o estoque caiu de 330 mil processos no início do ano para 293 mil processos. Conforme Noronha, o ano de 2019 será "desafiador do ponto de vista orçamentário", de modo que será mais necessário ainda "garantir a eficiência e a inovação".

Decreto dos Portos

PGR apresenta denúncia contra Temer e outras cinco pessoas por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Denúncia foi apresentada no âmbito do inquérito, que investiga irregularidades na edição do decreto 9.427/17 - decreto dos Portos. (Clique aqui)

Honorários de sucumbência

Dodge ajuizou no Supremo a ADIn 6.053, na qual questiona dispositivos da lei 13.327/16 que destinam honorários de sucumbência aos advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores Federais e procuradores do Banco Central. Segundo a PGR, os advogados públicos são remunerados por subsídios pela integralidade dos serviços prestados, revelando-se incongruente a percepção de honorários de sucumbência, pagos unicamente em razão do êxito em determinada demanda. Para a Procuradoria, os honorários sucumbenciais têm nítido caráter remuneratório e de contraprestação de serviços prestados no curso do processo. Assim, uma vez recolhidos pelo ente público, integram a receita pública. (Clique aqui)

_____________

Novas leis - Proteção às mulheres

Temer sancionou quatro leis de proteção às mulheres em solenidade com a bancada feminina do Congresso Nacional (clique aqui):

Lei 13.769/18 - Substitui a prisão preventiva por prisão domiciliar para a mulher gestante ou que for mãe ou responsável por crianças ou pessoas com deficiência.

Lei 13.770/18 - Dispõe sobre cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.

Lei 13.771/18 - Estabelece punição mais rigorosa para o crime de feminicídio, caso seja praticado contra menor de 14 anos, maior de 60 anos, contra pessoa com deficiência ou portadora de doenças degenerativas.

Lei 13.772/18 - Lei estabelece punição para quem fotografar, filmar ou registrar conteúdo de ato sexual, íntimo e privado, sem autorização dos participantes.

_____________

Anuidade - OAB/MT

A nova tabela de anuidade da OAB/MT foi aprovada pelo Conselho Seccional e poderá ser paga a partir de fevereiro de 2019. Pela primeira vez, a anuidade poderá ser paga com cartão de crédito. Confira os valores. (Clique aqui)

Ipesp - Extinção

Lei paulista 16.877/18 autoriza a extinção do Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo - Ipesp e transfere sua administração para a Secretaria de Estado da Fazenda. De acordo com o governo estadual, 10 mil advogados aposentados e pensionistas passarão a ser pagos diretamente pelo Tesouro Estadual. (Clique aqui)

AASP - Nova diretoria

Ontem, o Conselho Diretor da AASP elegeu a diretoria da entidade para o ano de 2019. O novo presidente da associação será o advogado Renato José Cury. (Clique aqui)

Sebrae-SP

Tramita na Justiça de SP ação na qual Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP, afastado pelo Conselho da instituição, pretende a anulação do ato e a sua recondução ao cargo. O autor teria mandato até 31 de dezembro de 2018, em razão de recondução tida no ano de 2015. Contudo, narrou na inicial, por ter exposto irregularidades perpetradas por Conselheiros do órgão em procedimento instaurado pelo MP/SP, foi afastado do cargo diretivo. Segundo a defesa, patrocinada pelo advogado Evandro Fabiani Capano, sócio da banca Capano, Passafaro Advogados Associados, "por conta da denúncia às irregularidades, Caetano foi afastado, bem como diversos assessores diretos, de forma arbitrária de suas funções; mais ainda, tal afastamento se deu sem o respeito ao estatuto do Sebrae e sem as garantias mínimas do contraditório e ampla defesa". O processo tramita na 21ª vara Cível de SP. (1119077-50.2018.8.26.0100)

Trabalhista

O ministro Breno Medeiros, do TST, suspendeu decisão que havia reintegrado fisiologista demitido ao São Paulo Futebol Clube. O profissional alegou que tem doença grave e o TRT da 2ª região, com base na súmula 443 do TST, havia ordenado a reintegração. No entanto, o ministro do TST entendeu que o câncer, conquanto doença grave, não necessariamente gera estigma e preconceito de modo a atrair a incidência da súmula, diferente de doenças como HIV. O advogado Mauricio Corrêa da Veiga, do escritório Corrêa da Veiga Advogados, atua na causa pelo clube. (Clique aqui)

Concurso público

Candidato que foi reprovado por 0,07 segundos em prova de natação da PM/DF consegue liminar para participar da próxima fase de concurso. O candidato foi patrocinado na causa pelo escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada. (Clique aqui)

_____________

Caso João de Deus

Os advogados Luiz Flávio Borges D'Urso e Luiz Augusto Filizzola D'Urso (D'Urso e Borges Advogados Associados) abordam o caso do médium João de Deus a partir da novíssima lei 13.718/18, que trata de crimes sexuais. (Clique aqui)

Honorários assistenciais

Do escritório Andrade Maia Advogados, Kleber Correa da Silveira, ao abordar os chamados honorários assistenciais, faz uma breve análise frente a recente publicação da lei 13.725/18. (Clique aqui)

Atos concertados

É possível a realização de "atos concertados" entre o Judiciário e o juízo arbitral? Confira o que entende o advogado Marcelo Mazzola, do escritório Dannemann Siemsen. (Clique aqui)

Agravo de instrumento

Os conflitos que envolvem as hipóteses de cabimento do recurso de agravo de instrumento é tema tratado pelo advogado Fábio Leme, do escritório Daniel Advogados, que destaca ser fundamental que o STJ "defina, de uma vez, quais decisões interlocutórias são agraváveis, de modo a afastar o cenário de insegurança jurídica que vem tomando conta dos Tribunais Ordinários". (Clique aqui)

Guerra comercial

Do escritório Meister Scorsim Advocacia, o advogado Ericson M. Scorsim discorre sobre o impacto no Brasil da guerra comercial entre EUA e China no setor de tecnologia, internet e telecomunicações. "É o momento de boas práticas de negociação internacional, com o melhor da diplomacia brasileira, e a sabedoria na escolha do caminho do meio; navegando-se entre correntes econômicas, políticas e culturais diferentes". (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

OMC

EUA e China entram em confronto na OMC com acusação mútua de prejudicar o sistema multilateral de comércio. (MI - clique aqui)

Asilo

Juiz federal dos EUA proíbe que governo do presidente Trump aplique regras que dificultam a busca por asilo no país. (MI - clique aqui)

Sigilo

MP do caso Lava Jato no Peru garante sigilo do acordo de cooperação judicial assinado com Odebrecht. (LA - clique aqui)

_____________

WhatsApp Migalhas

Cadastre o número +55 16 98105-4010 e nos envie um whats.

Aguardamos seu contato!

_____________

Promoção "Migalhas Correspondentes amplia sua rede de contatos"

Ao realizar um novo cadastro ou renovar uma cidade pelo plano de 6 meses, o correspondente será contemplado com outra localidade pelo período de 4 meses. Não perca esta oportunidade e amplie seus contatos. (Clique aqui)

Especial de Natal - Livraria Migalhas

Digite o código promocional - NATAL25MIG - na finalização de sua compra na Livraria Migalhas e aproveite o desconto de 25% em todo o catálogo. (Clique aqui)

Migalheiro atualizado

Tenha sempre assunto no grupo da faculdade mantendo-se atualizado com o WhatsApp Migalhas. Cadastrando-se você recebe as principais notícias e vídeos exclusivos! Basta clicar aqui e enviar um whats com a palavra "mig" para realizar o cadastro.

Botafogo de Ribeirão Preto

O Estádio Santa Cruz, sede de conquistas do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto, passou a integrar o seleto rol de Arenas Multiuso no Estado de São Paulo, com a assinatura da Escritura Pública de Cessão de Direitos de Superfície. Com a guinada, o clube planeja receber em sua arena o primeiro Hard Rock Café no Estado de São Paulo. A operação contou com a atuação de Biazzo Simon Advogados, estruturada pelo novo sócio da área imobiliária e contratual, Victor Miranda de Toledo. (Clique aqui)

Reforço

Escritório Demarest Advogados inova e contrata Gustavo Biagioli como novo Diretor Jurídico e de Compliance. O reforço está em linha com a estratégia da banca em investir no crescimento sustentável e fortalecer os processos administrativos internos. (Clique aqui)

Mercado de Trabalho

Muitas oportunidades! Visite agora mesmo a seção Mercado de Trabalho e confira as vagas oferecidas. (Clique aqui)

Fachadas

A modernidade, resultado dos vidros espelhados e do logotipo em parede amadeirada, destaca a fachada do escritório de Aracaju/SE. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Falecimento

Faleceu, ontem, aos 87 anos, em São Paulo, o advogado Irecê Trench (OAB/SP 11.262), sócio fundador de Trench Rossi Watanabe. Com quase 40 anos de carreira, Irecê Trench capitaneou a história de um dos escritórios mais representativos do país, valorizando não apenas seus títulos e grande conhecimento na área jurídica, como, também, as relações humanas. Formado nas Arcadas (Turma de 1958), deixa esposa, filho, netos, amigos e sócios. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 240 anos, no dia 20 de dezembro de 1778, nasceu, em Portugal, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. Ele integrou a Assembleia Constituinte da qual se originou a Constituição do Império do Brasil de 1824. Foi como deputado da Assembleia Geral Legislativa pela província de São Paulo. Também foi senador por Minas Gerais e ministro do Império e da Justiça. Morreu em 1859, no Rio de Janeiro. (Compartilhe)

Lançamento

Acaba de ser lançada a 4ª edição da obra "Teoria da Improbidade Administrativa" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais), de Fábio Medina Osório, do escritório Medina Osório Advogados. (Clique aqui)

Agradecimento

Migalhas agradece à AASP pelo número 140 da "Revista do Advogado - 30 Anos da Constituição Federal" (Ideias e Letras), que ocupa lugar de destaque em nossa biblioteca.

Migalhíssimas

Humanar, escola do escritório Moraes Pitombo Advogados, teve a conclusão de seu primeiro "Curso de Processo Penal", com a formação de 23 profissionais, sob a coordenação do advogado Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, mestre e doutor em Direito Penal pela USP, e pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. A escola vai oferecer esse serviço de aprimoramento intelectual a departamentos jurídicos de empresas em 2019. Na banca, o novo curso será de Direito Penal Econômico, voltado à análise da aplicação da lei penal em diversos setores da economia. (Clique aqui)

Dia 17/12, aconteceu o "Encontro Azevedo Sette Advogados", reunião de advogados do escritório para reflexão sobre as atividades desenvolvidas em 2018 e discussões sobre o planejamento 2019. O evento contpu com apresentações do sócio fundador Ordélio Azevedo Sette e dos sócios Frederico Bopp Dieterich e Fernando Sette e a relevante presença de Roberto Ribeiro, presidente da concessionária do Hospital do Barreiro que contribuiu, de forma enriquecedora, com a visão do cliente sobre o que se espera de um escritório de advocacia.

Em entrevista para o "Blog do Direito Civil & Imobiliário", Alexandre Junqueira Gomide (Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados) aborda a questão do "PL dos Distratos" com o professor Francisco Loureiro, desembargador do TJ/SP. (Clique aqui)

Em artigo publicado ontem no Correio Braziliense, o advogado Fábio Medina Osório, do Medina Osório Advogados, fala sobre a presunção de inocência e os balizadores do sistema normativo vigente. "É hora de se cobrar a qualidade do poder investigatório das autoridades, para que o pilar da segurança jurídica seja resguardado ao máximo. Índices de impunidade serão reduzidos na medida em que as instituições funcionarem de modo integrado e reunirem provas." (Clique aqui)

Cursos

Acontece, no RJ, os cursos "Formação de Analista Fiscal", de 10 a 12/1 (clique aqui); e "eSocial Versão 2.5 - Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na Folha de Pagamento" (clique aqui), dia 11/1, ambos promovidos pelo Cenofisco Centro de Capacitação Profissional.

Direito de Empresas

Estão abertas as matrículas para o curso de especialização em "Direito de Empresas", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade do Centro, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h10. (Clique aqui)

Padronização

Estão abertas as inscrições para o curso "Como criar e manter uma padronização", promovido pela Radar - Gestão para Advogados. Você irá aprender como manter funcionando as ferramentas de gestão, os fluxos e os procedimentos definidos em um escritório de advocacia. Não basta implantar as ferramentas, é preciso dar-lhes efetividade. Curso online dia 28/1, das 19 às 22h. (Clique aqui)

PIS e COFINS

Matricule-se no curso "Prático de PIS e COFINS", com a professora Fabiana Del Padre Tomé, realizado pela Intelecto Soluções Inteligentes. (Clique aqui)

Viva

Sorteio: Caetano Lira Caltabiano é o ganhador da apostila virtual "Holding Familiar - A importância de conhecer suas vantagens". (Clique aqui)

_____________

Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de: Ana Oliveira Moraes, escritório Penteado Mendonça e Char Advocacia; Rodrigo R. Monteiro de Castro, escritório r. monteiro de castro advogados; Leônidas Scholz, escritório Advocacia Criminal Leônidas Scholz; Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados; Rocha e Barcellos Advogados; Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados; Baraldi Advocacia Empresarial; Warde Advogados; SABZ Advogados; Luiz Carlos Aceti Júnior, Aceti Advocacia; Fabrício Cagol, escritório MZ Advocacia; Caminha Barbosa & Siphone - Sociedade de Advogados; Lotti e Araújo Sociedade de Advogados; Marques de Almeida Advogados; Daniela Leiras, Danthi Comunicações; Docwise; SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro; Reginalda dos Santos de Melo da Cruz, oficial de Gabinete no STM - Superior Tribunal Militar; Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo; Broadcast; DNA Consulting Marketing Jurídico; Habiltec; Galeria de Comunicações; Creazione Marcas e Patentes; ABAL; Só Marcas - Presentes Corporativos; Adega Alentejana; Dimas Ramalho, Conselheiro do TCE/SP; Roberto de Lucena, deputado federal; Emerson Ademir Borges de Oliveira; Flávio Tartuce; Marcelo Dottore; Piero de Sousa Pinto.

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo


Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto
Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

___________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AM/Tabatinga
CE/Aracoiaba
GO/Aurilândia
GO/Fazenda Nova
GO/Mozarlândia
PB/Malta

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

__________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.S. ends mission in Syria as Trump pulls 2,000 troops"

The Washington Post - EUA

"U.S. to quickly pull troops from Syria"

Le Monde - França

"Net relentissement de la croissance en France"

Corriere Della Sera - Itália

"«Così ho convento i vice»"

Le Figaro - França

"Le plan «gilets jaunes» fait tanguer I'exécutif"

Clarín - Argentina

"Por la crisis, el Gobierno frena los proyectos para financiar la obra pública"

El País - Espanha

"Los expresidentes de la Generalitat piden el fin de la huelga de hambre"

Público - Portugal

"Enfermeiros pagam 33 mil euros a plataforma de angariação"

Die Welt - Alemanha

"Deutschland senkt Hürden für Arbeitsmigration"

The Guardian - Inglaterra

"May will be 'forced to back down' over migrant curbs"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Toffoli derruba liminar que poderia tirar Lula da prisão"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Toffoli suspende decisão que poderia tirar Lula da cadeia"

O Globo - Rio de Janeiro

"Em 20 anos, número de servidores sobe 82%"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Toffoli barra liberdade de Lula e mais 169 mil"

Correio Braziliense - Brasília

"A quarta-feira que não acabou"

Zero Hora - Porto Alegre

"Toffoli suspende liminar que poderia dar liberdade a Lula"

O Povo - Ceará

"Novo impasse jurídico"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"STF 'solta' Lula à tarde e prende à noite"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Amil
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald's
· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo

Escritórios :

· CMARTINS Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Reis Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro Barros Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chalfun Advogados Associados
· Chaves Advocacia
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Cortes, Simões Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Corrêa da Veiga Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· CSMV Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Gerber Advogados Associados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Davi Tangerino e Salo de Carvalho Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· De Lima Assafim e Advogados Associados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· EFCAN Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio - Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fabio Zambitte Ibrahim & Associados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Pellon e Lamonica Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernando Soares Jr. e Krähenbühl Advogados
· Fernandes e Abreu | Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernando José da Costa Advogados
· Ferraz Andrade Advogados
· Ferraz de Camargo Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· FKG - Forbes, Kozan e Gasparetti Advogados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino & Coelho Advogados
· Garbi Sociedade de Advogados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· GM Carvalho & Fraia Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouveia e Ohno Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Huck Otranto Camargo
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Flores Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Larrain y Asociados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· LEMOS Advocacia Para Negócios
· Leonardo Amarante Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno - Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sial & Reynaldo Alves Advocacia e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Lira Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado Meyer Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante & Wagner Advogados Associados
· Mauro Menezes & Advogados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Melcheds || Mello e Rached Advogados
· Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Milaré Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· Miranda Junqueira Martins Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Monteiro & Neves Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Novotny Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Paschoa Sociedade de Advogados
· Paulo Hamilton e Reina Filho Sociedade de Advogados
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Porto Lauand Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
· Priscila M. P. Corrêa da Fonseca Advocacia
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Raphael Carneiro & Márcio Santos Advogados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· S. Freitas Advogados
· Saboya, Direito, Muanis - Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Shynaide Mafra Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· SiqueiraCastro
· Smaniotto, Castro & Barros Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Sperling Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Sucasas Tozadori Alves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· TLA - Tasoko Loturco e Almeida Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Trench Rossi Watanabe
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza Advogados Associados
· Vieira Neto Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· ZAMM - Zampol Akao Mattiazzo e Menino - Sociedade de Advogados
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· a|CF - Advocacia Cunha Ferraz
· A Santos Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala Advogados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Correa de Castro & Associados
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fávero e Vaughn
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· Aguiar Advogados
· Agnaldo Bastos Advocacia Especializada
· Aidar Fagundes Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbieri Advogados
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barretto & Rost Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Batochio Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Bertol Sociedade Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia
· Bissolatti Sociedade de Advogados
· Bisson, Bortoloti e Moreno - Sociedade de Advogados
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
____________

Clique aqui

para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Editora Del Rey
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· ÉOS Inovação na Advocacia
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Fábio Proto Perícias
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundação Israel Pinheiro
· Fundamar - Fundação 18 de março
· GRACIOTTI Assessoria Empresarial
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· Grupo Inrise
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ACT Promoção da Saúde
· Advise
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAESP - Conselho Arbitral do Estado de São Paulo
· Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais - CAA/MG
· CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil
·
CAMES
· Capital Administradora
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU Law School
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR