INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.670

MIGALHAS nº 4.670

 

Quarta-feira, 21 de agosto de 2019 - Migalhas nº 4.670.
Fechamento às 10h46.

 


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Metzker Advocacia

Clique aqui 


"Há indivíduos que só perdoam as ofensas depois de se vingarem delas."

Carlos Drummond de Andrade

Lava Jato

A PF madrugou hoje em SP e Salvador, tirando da cama o ex-diretor jurídico da Odebrecht, genro do dono, Maurício Ferro. (Clique aqui)

A Grande Família

Dizem que Marcelo Odebrecht tem ódio do cunhado, a quem imputa a costura da delação da empresa que o pôs em dura cana, deixando Maurício livre, leve e, sobretudo, um rico solto. Colaborador disciplinado, Marcelo, pelo visto, tem sido bem profícuo.

Debate - Combate à corrupção, acordos e delação

Hoje, a partir das 19h, Migalhas e o jornal Folha de S.Paulo realizam debate sobre combate à corrupção, acordos de leniência e delação premiada. Samantha Dobrowolski (MPF), André Mendonça (AGU), Bruno Dantas (TCU) e Pierpaolo Cruz Bottini (USP) discutirão como aperfeiçoar o sistema de acordos brasileiro e o que pode ser tirado da experiência de outros países. (Clique aqui)

Caixa 2

Fernando Haddad foi condenado por falsidade ideológica para fins eleitorais em 2012, quando foi eleito prefeito de SP. Decisão é do juiz de Direito da 1ª Zona Eleitoral, Francisco Shintate. (Clique aqui)

Recurso

Em entrevista ao Estadão, Haddad afirma que "a condenação versa sobre um tema estranho ao próprio inquérito" e que "sequer foi objeto da acusação".

Sentença

A sentença que condenou Haddad, sem entrar no mérito, é, na forma, um modelo do que não se deve fazer. O magistrado gasta quase uma resma com temas que nada têm a ver com o inquérito. São 447 laudas (!), sendo boa parte sem nenhum propósito. É até o caso de ser "reformada pelos próprios fundamentos". (Clique aqui)

Financiamento de eleições

Em parecer emitido em julho passado, o deputado relator da LDO favoreceu um aumento no fundo eleitoral. A possibilidade de ampliação dessa despesa pública tem gerado polêmica. Para contribuir com o debate democrático, o embaixador Fernando Mello Barreto busca respostas à seguinte pergunta: como tem sido a questão de financiamento de campanha tratada no Direito Eleitoral de outros países democráticos? (Clique aqui)

Prisão em 2ª instância

Ministro Marco Aurélio defere liminar em HC para suspender execução provisória de condenado em 2ª instância por chacina de Unaí. Na decisão, o ministro afirmou que "não se pode potencializar" a decisão de 2016 do plenário do STF que permitiu a execução da pena após condenação em 2ª instância, pois "precipitar a execução da sanção importa antecipação de culpa". (Clique aqui)

Eduardo Cunha

1ª turma do STF, por maioria, não conheceu de HC de Eduardo Cunha e manteve prisão decretada pela JF/RN. (Clique aqui)

Riocentro

Na próxima semana, 28/8, a 3ª seção do STJ deve julgar o histórico caso do atentado à bomba no Riocentro, ocorrido em abril de 1981 (clique aqui). O MPF recorre contra o trancamento da ação penal, alegando que o episódio configura crime contra a humanidade e que, por isso, é imprescritível e pede para que a instrução da ação seja retomada em 1º grau. O relator do recurso é o ministro Schietti. (REsp 1.798.903)

Lealdade contratual

É válida cláusula de perda total de valores pagos em caso de inadimplência proposta pelo próprio comprador. Assim decidiu da 3ª turma do STJ, ao considerar os princípios da boa-fé contratual e a vedação à adoção de comportamento contraditório pelas partes contratantes. (Clique aqui)

Desjudicialização - Previdência Social

Presidentes do STF, STJ, órgãos da Justiça, do INSS e representantes do governo assinam acordo que cria a Estratégia Nacional Integrada para Desjudicialização da Previdência Social. (Clique aqui)

Alienação parental

Desde 2010, a lei prevê penalizações para quem pratica a alienação parental. Hoje, em quase dez anos de existência, a norma corre risco de ser revogada. Entenda. (Clique aqui)

Vaquejada

Câmara aprova o PL 8.240/17, que regulamenta as práticas da vaquejada, rodeio e laço no Brasil. Texto segue para a sanção. (Clique aqui)

Violência doméstica - SUS ressarcido

Foi encaminhado para sanção o PL 2.438/19, que exige de agressor de violência doméstica ou familiar ressarcimento ao SUS. (Clique aqui)

Noshow

Latam deve indenizar, por danos morais e materiais, consumidora que teve passagem de volta cancelada após não comparecimento no voo de ida. Para a juíza de Direito Jane Silva Santos Vieira, do 9º JEC de Aracaju/SE, prática de cancelamento do trecho de volta por noshow na ida, embora justificável do ponto de vista econômico e empresarial, é abusiva. (Clique aqui)

Cautela

O juiz Federal substituto Moisés da Silva Maia, de Rio Branco/AC, afastou a responsabilidade do MercadoLivre em caso no qual homem, após receber falso e-mail de confirmação de venda, enviou celular pelos Correios. Para o magistrado, o autor não foi cauteloso no momento da venda. O escritório Chalfin, Goldberg, Vainboim & Fichtner Advogados Associados atuou na causa pelo MercadoLivre. (Clique aqui)

Busca por justiça

A busca por Justiça foi o que motivou a advogada Janicleia a seguir a carreira do Direito. O objetivo era atuar na causa de seu pai, que foi assassinado quando ela tinha apenas 14 anos. Ao Migalhas, a advogada conta que a família desmoronou com a morte do pai. Depois de muita dedicação por parte da filha, o réu hoje está preso. O Júri que decidirá o destino do assassino está marcado para o dia 27, terça-feira. Assista à entrevista, conheça essa história. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Sediado na bela Vitória/ES, Metzker Advocacia pratica seu mister com visão de negócios e foco em resultados, desenvolvendo soluções customizadas para empresas e pessoas físicas. No ramo Empresarial, concentra-se num modelo de prestação de serviços preventivo e consultivo, auxiliando empresas a alcançar seus objetivos econômicos. Reconhecido também na área Penal, destaca-se pelos pareceres realizados, atuações nos tribunais superiores, bem como no compliance penal. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.

APP Migalhas

Baixe agora mesmo o aplicativo Migalhas, pioneiro veículo digital especializado na cobertura do Judiciário brasileiro. Baixando, você será o primeiro a receber o prestigioso Informativo, além de acompanhar as últimas notícias do dia, artigos e destaques da TV Migalhas. É gratuito e não precisa de cadastro. Para você que já possui o app, basta atualizá-lo. (Clique aqui)


Compramos seu precatório!

https://precatorios.migalhas.com.br/ 


Cenário

O Congresso se reúne hoje e pode aprovar a LDO que vai balizar o primeiro orçamento elaborado pela equipe econômica do governo Bolsonaro. (Clique aqui)

Porandubas políticas

Chegando aos oito meses de governo Bolsonaro, segundo Gaudêncio Torquato, o apurado é menor do que se esperava. (Clique aqui)

Abuso de autoridade

Juízes do Trabalho Cesar Zucatti Pritsch, Fernanda Antunes Marques Junqueira e Ney Maranhão destacam que o PL 7.596/17, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, reproduz, entre outros aspectos, mais um atentado à democracia, com efeitos deletérios para as presentes e futuras gerações. (Clique aqui)

Abuso de autoridade - II

IGP - Instituto de Garantias Penais manifesta apoio ao PL 7.596/17, que define crimes de abuso de autoridade cometidos por agente público, servidor ou não no exercício de suas funções. (Clique aqui)

"O 'cala boca' não morreu"

Relembrando recente caso em que um torcedor foi detido após se manifestar contra Bolsonaro durante jogo na Arena Corinthians, Ricardo Toledo Santos Filho, vice-presidente da OAB/SP, traz uma reflexão sobre as abordagens da polícia frente à livre manifestação do pensamento e à Constituição. (Clique aqui)

Segurança e saúde

Pedro Pezzini Siqueira de Menezes, do escritório Rocha e Barcellos Advogados, aborda as mudanças das normas regulamentadoras relacionadas à segurança e saúde dos trabalhadores que, na opinião do autor, "são necessárias e bem-vindas, mas ainda são tímidas para melhorar a posição do Brasil no ranking de facilidade para fazer negócios". (Clique aqui)

Concursos - Condenação criminal

Tema delicado, a condenação criminal nos concursos costuma gerar muitas dúvidas entre os candidatos. Afinal, será que um participante nesta condição está, definitivamente, impedido de prestar um certame e disputar uma vaga pública? Confira o que observa o advogado Agnaldo Bastos, do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada. (Clique aqui)

Publicações empresariais

Professor do IBMEC/MG, Adriano Ferraz, e os advogados Gustavo Paulinelli e Pedro Ferreira detalham a MP 892/19, que altera a lei das S/A e permite a publicação de atos societários e demonstrações financeiras via internet. (Clique aqui)

Podcast

A LGPD irá impactar as empresas não somente nas relações comerciais, mas também nas relações trabalhistas. Em mais um podcast "Conectando Mentes Curiosas", Patricia Peck, especialista em Direito Digital, e Erika Mello, especialista em Direito Trabalhista do escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados, levantam as principais questões que envolvem a proteção dos dados trabalhistas. (Clique aqui)

Meio de campo

Os advogados Rodrigo R. Monteiro de Castro e Leonardo Barros C. de Araújo tratam da governança do Ceará Sporting Club, considerado uma das forças do nordeste que, hoje, disputa a série A do campeonato brasileiro. (Clique aqui)


Gramatigalhas

A leitora Marília Alvarenga de Faria envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Gostaria de saber se, além das construções 'intime-se', 'intimem-se' e 'cumpra-se', também é possível utilizar apenas: 'Intimem a testemunha', 'Cumpram a ordem', já que não se sabe qual o destinatário da ordem, quem irá cumpri-la. Grata."

E o leitor Charles Wiston de Oliveira envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Prezado dr. José Maria, sou delegado de polícia e gostaria de obter seus esclarecimentos (adicionais) quanto ao emprego da partícula 'se'. Em portarias de instauração de inquéritos policiais, costumo identificar nominalmente, quando possível, a quem dirijo o cumprimento das providências iniciais que alvitro necessárias nessa peça vestibular do procedimento investigatório. Explico: '... e determino ao senhor escrivão de polícia Fulano de Tal que, após o registro e autuação, promova as seguintes providências inaugurais de movimentação do feito...'. Então, e precisamente na utilização da partícula 'se' quanto aos documentos que ao escrivão indico para que sejam juntados, a questão é: 1. não seria o caso de suprimir/excluir o uso do 'se' (em 'junte-se'), já que há a determinação da pessoa (o nome do escrivão) a quem cabe cumprir a providência (p. ex. 'junte o boletim de ocorrência nº...'). 2. E, assim, na mesma situação, não seria a hipótese de manter no singular o 'junte' ainda que vários documentos devam ser juntados, posto que o sujeito (o escrivão) sempre esteve determinado e é a ele que dirijo a incumbência? Ex.: 'Junte o auto de apreensão de...; cópia da ordem de serviço expedida ao setor de investigações para...; o laudo de exame pericial de... e...'. 3. O emprego da partícula 'se' com o verbo (juntar, cumprir, intimar etc.), no singular (não consigo imaginá-lo no plural), não se remete, em tais casos, quando o sujeito não se encontra determinado (o que não é o caso aqui apresentado)? ou, diversamente, o 'se' deve concordar com o que está sendo juntado, cumprido etc.? Desculpe-me, mas são dúvidas que há muito me intrigam e que me endereçam a reflexões com colegas de trabalho."

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

Manual de Redação Jurídica

Esta e outras dúvidas sobre a Língua Portuguesa são esclarecidas com didatismo na 6ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor José Maria da Costa. A obra, atualizada pelo acordo ortográfico, traz centenas de novos e interessantes verbetes. Adquira seu indispensável exemplar. (Clique aqui)


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


  • Migalhas mundo

Itália

Primeiro-ministro da Itália Giuseppe Conte renuncia ao cargo. (MI - clique aqui)

Antitruste

Organismo antitruste da União Europeia investiga a moeda digital libra, proposta pelo Facebook. (MI - clique aqui)


Amplie seus contatos

Não perca tempo e aumente a sua rede de contatos desde já. Cadastre-se na seção Correspondentes e deixe o seu contato disponível para a prestação de serviços jurídicos! (Clique aqui)


Baú migalheiro

Há 78 anos, no dia 21 de agosto de 1941, foi eleito membro correspondente da Academia Brasileira de Letras o jornalista, escritor e tradutor português Joaquim Leitão. Ao longo de sua vida, ocupou diversos cargos públicos, entre eles o de secretário-Geral da Academia das Ciências de Lisboa, diretor do Museu da Assembleia Nacional da Restauração e inspetor das Bibliotecas, Arquivos e Museus Municipais de Lisboa. Foi ainda diretor-Geral da Assembleia Nacional entre 1935 e 1945. Traduziu dezenas de obras, entre as quais diversos romances de Tolstoi. Joaquim Leitão colaborou como jornalista no Jornal de Notícias e Correio da Manhã, assim como em revistas portuguesas e brasileiras. O escritor faleceu em 1966. (Compartilhe)
 


Apoiadores

Clique aqui para conhecer todos os Apoiadores de Migalhas


Sorteio

A obra "Código Civil Comentado" (Forense - 1.608p.), escrita por Anderson Schreiber, do escritório Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados, Flávio Tartuce, José Fernando Simão, Marco Aurélio Bezerra de Melo e Mário Delgado, da banca MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados, oferece conteúdo interativo e cada um dos dispositivos do Código Civil interpretado, por meio de comentários doutrinários e da análise dos entendimentos jurisprudenciais. O exemplar é gentileza da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

Os advogados Anderson Schreiber, do escritório Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados, Flávio Tartuce, José Fernando Simão, Marco Aurélio Bezerra de Melo e Mário Delgado, da banca MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados, lançam, hoje, o "Código Civil Comentado", na sede do TJ/RJ, às 18h.

Amanhã, a Saraiva Jur lança a obra "Liberdade e Prisão no Processo Penal", do advogado Roberto Delmanto. O evento será em SP, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, a partir das 18h30.

Acontece, no próximo dia 28, o lançamento do livro "Aspectos Polêmicos do Direito Constitucional Luso-Brasileiro", organizado por Daniel Blume Pereira de Almeida e Thiago Brhanner Garcês Costa, e com a coautoria de Fernanda Sauer, sócia do escritório Villemor Amaral Advogados. O evento será no RJ, na Biblioteca Daniel Aarão Reis, das 16 às 18h. (Clique aqui)

No próximo dia 3, será lançada no CEDES a 2ª edição da obra "Arbitragem na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e Madrid (BME)", de autoria de Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, da banca Almeida Guilherme Advogados Associados, com prefácio de João Grandino Rodas (Grandino Rodas Advogados) e prólogo na versão em espanhol de Fernando Cascón.

A 3ª edição do livro "Código de Processo Penal", de Fernando Gama Lobo, publicado pela Editora Almedina, é uma obra em que o autor comenta os artigos do texto legal, procurando explicar de forma prática o "direito em ação", sem esquecer o enquadramento teórico necessário para compreender de forma conjugada os diversos institutos jurídicos. (Clique aqui)

Confira o e-book "Negociação: goste ou não, você é um negociador", da MOL, um resumo do clássico "Como chegar ao sim", por Ana Luiza Isoldi. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Bichara Advogados realiza hoje, em SP, palestra para debater a reforma tributária. A conversa será comandada pelo fundador do escritório Luiz Gustavo Bichara e terá as participações de João Roma, deputado Federal e relator da reforma tributária na CCJ, e Samuel Pessôa, sócio da gestora de patrimônio Reliance, pesquisador da FGV e especialista em crescimento, flutuações e desenvolvimento econômico.

Hoje, Chenut Oliveira Santiago Advogados recebe em BH o economista Daniel Sena, diretor da Vermont Investimentos, que falará sobre "Organização Financeira". A palestra, que será transmitida para as demais unidades, faz parte da programação da recém-lançada Universidade Chenut Oliveira Santiago Advogados (UNICOS).

Maria Augusta Rost, sócia de Barretto & Rost Advogados, participa amanhã da mesa de debates "Arbitragem e Poder Público", em Brasília/DF. (Clique aqui)

Amanhã, em SP, o advogado Lucas Otsuka, do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, participa do "Summit Saúde Brasil 2019". (Clique aqui)

Renato Opice Blum (Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados) participa amanhã, em SP, do seminário "Privacidade e proteção de dados de crianças e adolescentes na era digital: O que a Lei Geral de proteção de dados trouxe de novo".

De amanhã a sábado, acontece o "18º Congresso Internacional de Arbitragem". O evento, que tem como tema a "Administração Pública e Arbitragem", será realizado em Brasília, com organização da CBAr. As advogadas Ane Elisa Perez, Carolina Smirnovas Quattrocchi, Deise da Silva Oliveira e Patricia Trompeter Secher, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, estarão presentes. (Clique aqui)

O advogado Newton Silveira, do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados, presidirá a Comissão Julgadora do Programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito da USP para o julgamento da tese de doutorado do candidato Luís Rodolfo Cruz e Creuz, intitulada "A tutela jurídica da propriedade intelectual nas relações de franquia empresarial (franchising): aplicação da teoria do estabelecimento empresarial aos modelos colaborativos de franquia business format franchising e learning network franchising para consideração de um supra/super estabelecimento empresarial e a tutela da propriedade intelectual". A sessão pública será realizada amanhã, às 13h, na Sala Visconde de São Leopoldo - 1º andar do Prédio Histórico no largo São Francisco.

Dia 30/8, Daniel Neves, sócio do escritório Neves, De Rosso e Fonseca Advogados Associados, irá palestrar sobre "Honorários advocatícios de sucumbência" no "10º Encontro Anual da AASP", em Campos do Jordão. (Clique aqui)

Nos próximos dias 29 e 30/8, Giuseppe Giamundo Neto (Giamundo Neto Advogados) participa da 7ª edição do "Congresso Internacional do Instituto Brasileiro de Direito da Construção - IBDiC", em SP. O advogado integrará o painel "Segurança Jurídica na contratação de obras públicas: princípio, meio e fim para o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil". (Clique aqui)

Com a palestra "Direito Imobiliário e Urbanístico: de onde viemos? para onde vamos?", André Abelha, do escritório Castier/Abelha Advogados, abriu ontem o "5º Colóquio de Direito Imobiliário e Urbanístico", promovido pela OAB de Londrina/PR. O evento acontece até amanhã, na sede da subseção paranaense. (Clique aqui)

Dia 9/8, Loeser, Blanchet e Hadad Advogados participou da palestra "Venda de imóvel rural para estrangeiro", organizada pelo IBRADEMP, e que contou com a presença dos senadores Irajá e Rodrigo Pacheco. (Clique aqui)

Educação jurídica

A reunião anual da Law Schools Global League (LGSL), ocorrida na Universidade de Turim entre 21 a 24/7, entre outros assuntos, tratou do desenvolvimento do projeto a ser realizado em parceria com a International Bar Association para a produção de um amplo estudo sobre educação jurídica global, denominado Developing a Blueprint for Global Legal Education. Segundo o projeto, as escolas integrantes da LGSL irão se subdividir para analisar os principais desafios e modelos de ensino jurídico nas regiões da América do Norte, União Europeia e Reino Unido, Sudeste Asiático, América do Sul, Rússia, China e Índia. A FGV Direito SP será responsável pela produção das informações e análise da jurisdição brasileira. O projeto será coordenado pelos professores Paulo Goldschmidt, Maria Lúcia Pádua Lima e Marina Feferbaum.

Infraestrutura

Dia 6/9, acontece o seminário da Comissão Nacional de Direito da Infraestrutura do Conselho Federal da OAB. Com vários nomes de peso, o evento será realizado em SP, no auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária). (Clique aqui)

Direito Agrário

IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros realiza, dias 22 e 23/8, em SP, o "III Congresso Nacional de Direito Agrário". O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; os ex-ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Antonio Cabrera Mano Filho, e o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, participarão do evento. (Clique aqui)

Inglês jurídico

O inglês jurídico vem se tornando fundamental àqueles que desejam se comunicar ou se expressar em contextos jurídicos. Dessa forma, o curso da PUC-SP capacita os participantes a compreender, reconhecer e lidar com os desafios comuns do inglês jurídico, com enfoque na terminologia e no Direito Comparado. (Clique aqui)

Reforma tributária

Em Brasília, dia 22/8, a BMJ Consultores Associados promove a mesa de debates "Reforma Tributária e Competitividade". (Clique aqui)

Encontro

De 29 a 31/8, será realizado o "10º Encontro Anual AASP", em Campos do Jordão/SP. Participe! (Clique aqui)

Contratos imobiliários

Em SP, dia 9/9, o Forum Cebefi promove o curso "Contratos Imobiliários - Teoria e Prática". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Cortesias

Sodepe Brasil promove os cursos "Holding Familiar e seus Aspectos Tributários" (clique aqui), dia 10/9; "Pejotização e a configuração de crimes contra ordem econômica" (clique aqui), dia 11/9, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Controladoria jurídica

Implante ou aprimore o setor de controladoria do seu escritório com a Radar - Gestão para Advogados. Em Recife/PE, o "Curso Completo de Controladoria Jurídica" acontecerá dias 12 e 13/9. Aproveite o preço especial no 1º lote. (Clique aqui)

IR

Intelecto Soluções Inteligentes está com inscrições abertas para o "Curso Prático de Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica". (Clique aqui)

Anuário

LEC - Legal, Ethics & Compliance, Consult-Master e VITTORE Partners lançam, dia 23/8, às 9h, no Hotel Unique, em SP, o "ORIGEM 2019", primeiro anuário dedicado à área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Brasil.

Desenho industrial

Apesar da entrada em vigor este ano e ter representado um enorme avanço ao processamento administrativo de desenhos industriais no Brasil, o "Manual de Desenhos Industriais", do INPI, ainda apresenta lacunas que precisam ser preenchidas em uma revisão futura. O assunto será debatido no painel "Temas contemporâneos sobre Desenhos Industriais: a proteção de interfaces gráficas dinâmicas e a proteção parcial de objetos", dia 26/8, no RJ, durante o "XXXIX Congresso Internacional da Propriedade Intelectual - ABPI". (Clique aqui)

Pé quente

Sorteio de obra: A obra "Verba Juris" (LiberLux - 1593p.), escrita por Douglas Dias Ferreira, vai para Pedro Spontam Neto, de Colíder/MT. (Clique aqui)


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas


Migalhas também é cultura!

Joaquim Manuel de Macedo | Padre Antônio Vieira | Luís Roberto Barroso | Joaquim Nabuco | Paulo Bomfim | Lima Barreto | Olavo Bilac | Bernardo Guimarães | Camilo Castelo Branco | Aluísio Azevedo | Bastos Tigre | Rui Barbosa | Machado de Assis | Euclides da Cunha | Eça de Queirós | José de Alencar

Clique aqui e acesse mais títulos


Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

BA/Chorrochó
CE/Assaré
PB/Coremas
PE/Amaraji
RN/Martins
SP/Manduri

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Carmakers' Pact To Cut Emissions Saps Trump Plan"

The Washington Post - EUA
"Fears of an ISIS renewal develop"

Le Monde - França
"Italie: les partis cherchent à construire un front anti-Salvini pour sortir de la crise"

Corriere Della Sera - Itália
"Conte processa Salvini e lascia"

Le Figaro - França
"Macron affiche sa volonté de relancer les réformes"

Clarín - Argentina
"Macri volvió a hablar con Alberto F. y dijo: 'El dólar se va quedar donde está'"

El País - Espanha
"El PSOE responde a UP que no es viable la coalición y pide otra fórmula"

Público - Portugal
"Bolachas e leites com chocolate fora da publicidade para criança"

Die Welt - Alemanha
"Verfassungsrichter segnen staatliche Mietenregulierung ab"

The Guardian - Inglaterra
"Johnson heads to Europe after call to ditch backstop is rejected"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Caixa lança crédito imobiliário mais barato e atrelado à inflação"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Crédito imobiliário da Caixa terá correção pela inflação"

O Globo - Rio de Janeiro
"Novo Coaf abre portas a indicações políticas"

Estado de Minas - Minas Gerais
"Desrespeito em toda parte"

Correio Braziliense - Brasília
"Novos juros podem reduzir prestação da casa em 51%"

Zero Hora - Porto Alegre
"Nova linha para casa própria reduz juro e vincula prestação à inflação"

O Povo - Ceará
"Caixa reduz taxa para compra de imóveis"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Prioridade na vacina do sarampo para os bebês"

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR