INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 4.789

MIGALHAS nº 4.789

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020 - Migalhas nº 4.789.
Fechamento às 10h10.
 

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Reis & Alberge Advogados

(Clique aqui)

 

"O amor é como o balão: quanto mais rápido sobe, mais rápido desaparece."

Monteiro Lobato

 

Revenge porn

Pais indenizarão ex-namorada do filho, à época adolescente, por divulgação de fotos íntimas no WhatsApp após o término do relacionamento. Decisão é do TJ/SP ao manter sentença e determinar que app impeça o compartilhamento das imagens. (Clique aqui)

Amor e ódio

Jornais dizem que Sérgio Cabral envolve pela primeira vez Adriana Ancelmo nos crimes. O que não dizem é o motivo: o amor. O amor e seu sentimento antagônico: o ódio. Com efeito, Adriana Ancelmo estaria namorando, e Cabral se vingando.

Casais

A propósito das esposas dos delatores e dos condenados, é preciso ainda ser estudado o caso. De fato, elas estão obrigadas a denunciar os maridos, sob pena de serem cúmplices? Presume-se o conhecimento delas acerca dos ilícitos dos cônjuges? Enfim, é um tema para tese de doutorado.

Folia à vista

A maior festa popular brasileira bate à porta e o país todo se reorganiza para os dias de folia. O Judiciário não fica de fora: Carnaval altera o expediente das Cortes. Enquanto Rei Momo se prepara para entrar na avenida, veja como fica o dia a dia de cada tribunal, clique aqui.

OAB digital

Conselho Federal da OAB aprovou ontem a criação do cartão de identidade digital do advogado. Saiba como baixar o seu. (Clique aqui)

Cota feminina

A OAB também aprovou a obrigatoriedade de presença mínima de 30% de palestrantes mulheres em eventos do Conselho e Comissões. A norma sugere que a cota seja respeitada também nas seccionais. (Clique aqui)

Agora é que são elAs

Aprovada a cota feminina, o presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, informou que a Conferência Nacional da OAB, que acontecerá em novembro deste ano, comemorando 90 anos da entidade, terá 120 palestrantes homens e 120 mulheres.

Honorários advocatícios

São devidos honorários advocatícios em processo extinto sem resolução de mérito ante a iliquidez dos pedidos? Para a 5ª turma do TST, sim. O colegiado observou que a ação foi proposta após a reforma trabalhista - que não fez referência à exigibilidade dos honorários sucumbenciais nos casos de extinção do processo sem resolução de mérito. Os ministros entenderam, então, que a só provocação do aparato judicial, gerando a atuação necessária do advogado da parte contrária, é o que basta para justificar a condenação. (Clique aqui)

Justiça gratuita - Honorários

Por unanimidade, o pleno do TRT da 8ª região declarou inconstitucional a condenação em sucumbência a beneficiário da Justiça gratuita. O colegiado invalidou artigo trazido pela reforma trabalhista sob a justificativa de que o dispositivo causa obstáculo para aqueles que realmente precisam da Justiça do Trabalho. (Clique aqui)

CPC/15 - Julgamento ampliado

Ministro Og Fernandes, do STJ, determina que o TRF da 2ª região adote a técnica prevista no art. 942 do CPC/15 para o julgamento de mandado de segurança. Conforme S. Exa., a técnica de julgamento ampliado deve ser exercida de ofício pelo órgão julgador, sendo desnecessária a provocação pela parte interessada; e se aplica indistintamente ao julgamento de apelação, sendo irrelevante ser esta originada de mandamus. (Clique aqui)

Exame de DNA

A admissão de reanálise de negativa de paternidade transitada em julgado depende da demonstração de insuficiência de provas ou de dúvida razoável. Entendimento é da 3ª turma do STJ, ao reformar acórdão que possibilitou a relativização de exame de DNA feito há mais de 20 anos. (Clique aqui)

Nova lei de franquia

O ano começa com uma grande novidade para o mercado do Direito Empresarial: um novo marco legal no setor de franquias. Recém publicada, a lei 13.966/19 alterou aspectos fundamentais na relação franqueador-franqueado. Para mergulhar com profundidade no assunto, Migalhas realiza dia 11/3, em SP, o evento "Nova lei de franquia - aspectos práticos da lei 13.966/2019". (Clique aqui)

Denúncia - I

A PGR denunciou o senador Ciro Nogueira pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além dele, outras seis pessoas, incluindo o empresário Marcelo Odebrecht, também foram denunciadas. (Clique aqui)

Denúncia - II

TJ/RJ aceita denúncia e torna réus o ex-procurador-Geral de Justiça Cláudio Lopes, o ex-governador do RJ Sérgio Cabral, o ex-secretário de governo Wilson Carlos, e Sérgio de Castro - apontado como operador financeiro da organização criminosa chefiada por Cabral. (Clique aqui)

Idade mínima - Ensino fundamental

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino ajuizou ação no STF contra lei do RS (15.433/19) que estabelece idade para ingresso no ensino fundamental. A norma estadual prevê condições para o ingresso de crianças mais novas, que só completariam seis anos depois de 31/3. Segundo a entidade, a lei define um corte etário diferente do previsto na legislação Federal. (Clique aqui)

Idade mínima - Ensino fundamental - II

Sobre a questão da idade mínima para o ingresso no ensino, o STF já se debruçou sobre o tema. Em 2018, os ministros decidiram que é constitucional o corte etário de seis anos para ingresso no ensino fundamental. Os ministros ainda decidiram, por maioria, que a idade precisa estar completa no início do ano letivo, quando da realização da matrícula. Relembre. (Clique aqui)

Estelionato

A câmara Criminal do TJ/PB manteve condenação de advogada por crime de estelionato. Por não prestar serviços advocatícios pelos quais foi contratada, a advogada responderá a pena de oito anos de reclusão no regime semiaberto. (Clique aqui)

Evento - Lei anticrime

A nova lei 13.964/19, que entrou em vigor em janeiro deste ano, altera dispositivos do Código Penal, do Código de Processo Penal e da lei de Execuções Penais. Os aspectos que envolvem o pacote anticrime serão o foco do evento promovido por Migalhas dia 4/3, em SP. Conheça a programação e garanta sua vaga. (Clique aqui)

Violência doméstica - Medidas protetivas

CNJ debate a criação do Banco Nacional de Medidas Protetivas de Urgência, sistema integrado de informações para o acompanhamento de medidas cautelares para a proteção da vítima de violência doméstica. 

German Report

A Corte infraconstitucional alemã, Bundesgerichtshof, decidiu que os planos de saúde são obrigados a cobrir tratamento de inseminação artificial mesmo em mulheres maduras. A recente decisão é tema da coluna de Karina Nunes Fritz. (Clique aqui)

Saúde suplementar

A banca Advocacia Fontes Advogados Associados S/S compilou os mais importantes precedentes do STJ sobre saúde suplementar. Temas como custeio de fertilização in vitro por operadora de saúde, resilição do contrato coletivo e fornecimento de medicamento importado não registrado na Anvisa constam no documento. Confira, clique aqui.

Investimentos

Justiça de SP autoriza busca de ativos financeiros de sócios e empresas de investimentos que encerraram as atividades sem restituir integralmente os investidores. Ação é patrocinada pelo escritório Vieira Tavares Advogados. (Clique aqui)

Reintegração revogada

JT/RJ revoga liminar que determinava reintegração de trabalhador que havia sido eleito como delegado do Sindicato Nacional dos Aeroviários, o qual previa a estabilidade de seus delegados em convenção. Juiz do Trabalho Ronaldo da Silva Callado considerou que decisão judicial cancelou o registro do sindicato no município, e a entidade que representa a classe atualmente não prevê a estabilidade. O escritório Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais atua na causa pela empresa. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Fundado em Curitiba por Clayton Reis e Guilherme Alberge Reis, o escritório Reis & Alberge Advogados possui como foco de atuação uma advocacia consultiva, sobretudo na área de Responsabilidade Civil, mediante a elaboração de pareceres técnicos, orientações e realização de sustentações orais perante os tribunais, sem deixar de atuar no contencioso. Sempre pautando sua atuação na ética, profissionalismo e respeito, o escritório tem como objetivo prestar um serviço personalizado a cada cliente. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.

Vende-se

Governo planeja vender R$ 3 bi em imóveis da União neste ano. Dentre os 465 imóveis a serem colocados à disposição estão 60 apartamentos funcionais em Brasília. 

Marizalhas

O advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira faz registro sincero ao valoroso trabalho das enfermeiras, em sensível texto que narra fato curioso acerca do imortal Ignácio de Loyola Brandão, "que após passar por intensas agruras hospitalares", nos legou o livro com o singular e delicioso título "Veia Bailarina". Confira. (Clique aqui)

Direto da Redação

A alta Direção de Migalhas esteve hoje pela manhã no escritório BMA Advogados, em sua elegante sede no RJ, chantada no Largo do Ibam, entre o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Recebida pelo sócio Francisco Müssnich, advogado de nomeada, a equipe migalheira visitou as belas e modernas instalações. Ao final, a certeza de que o Direito ali está, de fato, adulçorado de um lado, e abençoado de outro.  

 

Eventos

"Privacidade e Proteção de Dados e Compliance - Teoria e Prática", dia 18 de fevereiro, em SP. (Clique aqui)

"Pacote Anticrime - nova Lei nº 13.964/19 - Alterações da Legislação Penal e Processual", dia 4 de março, em SP. (Clique aqui)

"Nova Lei de Franquia - Aspectos práticos da lei 13.966/19", dia 11 de março, em SP. (Clique aqui)

"Atualidades do Direito Imobiliário e os Desafios para a Retomada", dia 16 de março, em SP. (Clique aqui)

 

Apoiadores Migalhas

Em 2020, veja e seja visto na maior vitrine do mundo jurídico!

Clique aqui.

 

Apólice de seguro

O advogado Victor Augusto Benes Senhora (J. Armando Batista e Benes Advogados) destaca: "a apólice à base de reclamação, de aparente dificuldade na sua compreensão, se interpretada e consequentemente aplicada corretamente, tem a força suficiente para proteger os interesses do segurado frente sua responsabilidade perante terceiros e, ao mesmo tempo, o fundo mutual administrado pela seguradora". (Clique aqui)

Sistema acusatório

Do escritório Pereira Martins Advogados Associados, o advogado Eliezer Pereira Martins traz as primeiras impressões sobre o sistema acusatório nas investigações de fatos relacionados ao uso da força letal pelas forças de segurança na lei anticrime. (Clique aqui)

"Existe lei para quem desmata"

Em artigo, o advogado Fábio Medina Osório, da banca Medina Osório Advogados, ressalta: "Já existem, desde longa data, instrumentos legais para evitar os desmatamentos e as queimadas na Amazônia. Mas faltam resultados efetivos em termos de multas e punição dos infratores". (Clique aqui)

 

Compramos seu precatório!

https://precatorios.migalhas.com.br

 

WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.

 
  • Migalhas mundo

Mercado

EUA retiram Brasil da lista de nações consideradas em desenvolvimento, e que dava ao país determinados privilégios comerciais. Norma também afeta países como Argentina, Índia e Colômbia.

Uber

Nos EUA, um juiz negou pedido da Uber para suspender lei de trabalho da Califórnia que visa dar mais direitos aos motoristas. (MI - clique aqui)

Joint venture

Banco Central da China aprovou um pedido da joint venture chinesa da Mastercard para conduzir operações de compensação de cartões bancários no país. (MI - clique aqui)

Cerco militar

Executivo de El Salvador encurralou com força militar o Congresso, na busca de aprovação de milionário empréstimo internacional para projetos de segurança. (LA - clique aqui)

 

APP Migalhas

Baixe agora mesmo o aplicativo Migalhas e seja o primeiro a receber o Informativo. É gratuito e não precisa de cadastro. (Clique aqui)

Falecimento

Faleceu no último sábado, aos 63 anos, o advogado Osni Marcos Leite (OAB/PR 27.679). Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba.

Baú migalheiro

Há 171 anos, no dia 11 de fevereiro de 1849, o município de Goiana/PE foi tomado pelos revolucionários de Pernambuco, sob o comando do dr. Peixoto de Brito, que entre eles tinha o título de general. Ficaram prisioneiros o coronel Cipriano José de Almeida, do exército, e a guarnição por este comandada. (Clique aqui)

 

Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

 

Sorteio

A obra "Análise Econômica no Processo Civil Brasileiro" (Lumen Juris - 228p.), da advogada Ana Carolina Melman, do escritório Licks Advogados, demonstra que a economia é um campo do conhecimento que pode estabelecer com o Direito Processual um diálogo proveitoso, em busca de um processo mais eficiente, efetivo e responsável. Quatro migalheiros serão presenteados pela autora! (Clique aqui)

Lançamentos

Amanhã, o advogado Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo, sócio do escritório Dal Pozzo Advogados, lança, em SP, na sede da banca, a partir das 18h30, a obra "Revisitando uma História sem Fim: O Ministério Público em Tempos de Crise". (Clique aqui)

O penalista Cezar Roberto Bitencourt atualizou e revisou o livro "Tratado de Direito Penal", em cinco volumes, cuja 26ª edição acaba de ser lançada pela Saraiva Jur. (Clique aqui)
 

Migalhíssimas

A Humanar - Escola de Aprimoramento do escritório Moraes Pitombo Advogados realiza, dia 14/2, em SP, um encontro para debater o pacote anticrime e as interpretações possíveis dos novos dispositivos legais.

Juliana Chinem, coordenadora de Bernardi & Schnapp Advogados, é uma das palestrantes convidadas para o "Legal Management", evento promovido pela Connect Law, dia 7/3, em SP. Ela irá compartilhar algumas das boas práticas adotadas pelo escritório em temas relacionados à gestão.

O advogado Bernardo Fico e a estagiária de Direito Beatriz de Sousa, do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, ganharam a etapa regional do "Price Media Law Moot Court Competition", organizado pela Universidade de Oxford. A disputa aconteceu dias 6, 7 e 8/2, em NY. Bernardo e Beatriz compõem o time da USP e é a primeira vez que uma universidade que não tem o inglês como língua nativa conquista esta etapa. Agora eles seguem para a rodada mundial, que acontecerá de 31/3 a 3/4, em Oxford, na Inglaterra. Cerca de 50 universidades do mundo todo participam da disputa final. Em 2020, a competição discute a proteção de dados pessoais sob a guarda de plataformas digitais e os discursos de ódio contra minorias religiosas.

Carlos Alberto Garbi, diretor nacional de publicações da ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões, trata do tema "Divórcio Unilateral / Divórcio Impositivo". Confira. (Clique aqui)

O colunista migalheiro Thiago Marinho Nunes é o professor responsável pelo "LL.M. em Arbitragem Comercial" do IBMEC-SP. O curso, que está com inscrições abertas, fará com que os participantes desenvolvam competências específicas para atuar na resolução dessas disputas jurídicas, seja na condição de advogado ou árbitro, por meio de um aprendizado teórico e especialmente prático da arbitragem. Leitores do Migalhas têm 25% de desconto. (Clique aqui)

PLR

Amanhã o IASP realiza a palestra "Prêmios e PLR na Perspectiva da MP 905", em SP. (Clique aqui)

Direito Imobiliário

A sede institucional da OAB/SP receberá o encontro "Mulheres no Direito Imobiliário" dia 13/2, a partir das 8h30. A pauta é ampla e inclui temas como "Participação Feminina no Mercado de Trabalho", "Direito Imobiliário nas Esferas Judicial e Extrajudicial", "Atualidades e Desafios da Alienação Fiduciária", entre outros. (Clique aqui)

11ª edição do Pre-Moot

O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá promove dias 15 e 16/2 a 11ª edição de seu Pre-Moot, evento preparatório para a tradicional competição Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot). A edição deste ano acontecerá na unidade de São Paulo do escritório Cescon Barrieu Advogados. A etapa oral do Vis Moot acontece em abril em Viena, Áustria e, também, em março em Hong Kong, China na sua versão oriental, o Vis East Moot. O CAM-CCBC oferecerá patrocínio a oito equipes para viabilizar a viagem dos estudantes para Viena ou Hong Kong.

Preparatório

Estão abertas, até 28/2, as inscrições para o "Curso Preparatório para Qualificação como Solicitor no Reino Unido e País de Gales - QLTS", promovido pelo Grupo BARBRI. Inscreva-se! (Clique aqui)

Cursos

Sodepe Brasil promove os cursos "Holding Familiar e seus Aspectos Tributários" (clique aqui); e "O Refis Perpétuo - Contribuinte Legal e a Regularização Perante a PGFN e RFB" (clique aqui), ambos dia 5/3, em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Direito Econômico

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito Econômico e Regulatório", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade do Centro, segundas e quartas, das 19 às 22h. (Clique aqui)

Criança e Adolescente

CEPED UERJ está com inscrições abertas para o curso "Direito Especial da Criança e do Adolescente". As aulas terão início em abril. Inscreva-se! (Clique aqui)

Contratação e Gestão Pública

Estão abertas as inscrições para a "18ª edição do Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública", promovido pela Editora Fórum, dias 28 e 29/5, em Brasília. O tema, este ano, será "A nova contratação Pública" e o evento contará com a presença de renomados especialistas da área, que farão reflexões importantes sobre o cenário atual das contratações públicas e responderão a perguntas e comentários. (Clique aqui)

Direitos Humanos

O curso de extensão "Direitos Humanos, Legislação e Políticas Educacionais", da PUC-SP, aprofunda o estudo dos Direitos Humanos como área de conhecimento transdisciplinar, subsidiando o conhecimento, a compreensão e a prática de direitos humanos no âmbito escolar e social. Inscreva-se. (Clique aqui)

Online

Concorra a uma vaga-cortesia para o curso online "Venda de sociedades limitadas", promovido pela CEO Treinamentos. (Clique aqui)

Holding familiar

Com uma visão multidisciplinar, o curso apostilado "Holding Familiar - A importância de conhecer suas vantagens" aborda de forma objetiva e prática as principais características para a constituição e formação de uma holding. Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

 

Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

 

Migalhas também é cultura!

Monteiro Lobato |Joaquim Manuel de Macedo | Padre Antônio Vieira | Luís Roberto Barroso | Joaquim Nabuco | Paulo Bomfim | Lima Barreto | Olavo Bilac | Bernardo Guimarães | Camilo Castelo Branco | Aluísio Azevedo | Bastos Tigre | Rui Barbosa | Machado de Assis | Euclides da Cunha | Eça de Queirós | José de Alencar

Clique aqui e acesse mais títulos

 

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

BA/Itiruçu
BA/Maracás
MG/Virginópolis
SP/Ribeirão Branco

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)

 

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Virus Lockdown Stifles Economy In a Wary China"

The Washington Post - EUA
"Trump proposes massive domestic spending cuts"

Le Monde - França
"L'Allemagne dans les turbulences de l'après-Merkel"

Corriere Della Sera - Itália
"Renzi minaccia di sfiduciare Bonafede Prescrizione, l'ira di Conte: no a ricatti"

Le Figaro - França
"Merkel affaiblie, le modele allemand s'essouffle"

Clarín - Argentina
"Alberto volvió a apoyar a Frederic en Seguridad e ignora un pedido de Berni"

El País - Espanha
"Urkullu y Feijóo llaman a las urnas y reavivan la tensión electoral"

Público - Portugal
"Pornografia infantil online dá origem a duas denúncias por dia"

Die Welt - Alemanha
"Gescheitert - nach nur 14 Monaten"

The Guardian - Inglaterra
"Johnson pledges £5bn overhaul of bus services to fend off HS2 revolt"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Temporal faz São Paulo viver dia de caos"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Tempestade inunda e trava São Paulo"

O Globo - Rio de Janeiro
"São Paulo para com chuva forte, 'novo normal' no país"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Um mês de dor e desamparo"

Correio Braziliense - Brasília
"PM reforçará vigilância nos blocos de carnaval"

Zero Hora - Porto Alegre
"Homicídios e latrocínios caem, mas feminicídios triplicam no RS"

O Povo - Ceará
"A disputa pelas rotas regionais"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Um aceno para o Nordeste"

Atualizado em: 11/2/2020 12:21

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR