INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.111

MIGALHAS nº 2.111

Sexta-feira, 27 de março de 2009 - Migalhas nº 2.111 - Fechamento às 11h.

"Ainda perante os tribunais marciais, não há condenação sem defesa."

Rui Barbosa

Direito de defesa

STF reafirma que fugitivos e desaparecidos da Justiça têm direito a recorrer. (Clique aqui)

CPI

A CPI das Escutas Clandestinas da Câmara aprovou ontem requerimentos de convocação para que o banqueiro Daniel Dantas e o juiz Fausto De Sanctis prestem depoimentos à comissão. (Clique aqui)

?????

Muito estranha (os rebuscados diriam que faz espécie), e possivelmente apenas especulativa, a informação hoje do Estadão de que o palácio do Planalto teria pedido para que o ministro Márcio Thomaz Bastos entrasse no caso Camargo Corrêa. O que se dá nessas horas, e numa empresa desse porte, é que os sócios procuram orientação dos mais variados profissionais, em geral os que lhes são mais próximos. Nesse sentido, parece absolutamente crível que um dos diretores, ligado ao ex-ministro, tenha-o consultado. Daí a dizer, categoricamente, como disse o matutino, que Márcio Thomaz Bastos entrou no caso atendendo um pedido do presidente da República, são outros quinhentos. Os jornalistas Fausto Macedo e David Friedlander afirmam ainda que "o apelo ao advogado se deve ao temor do Planalto de que uma crise atinja colaboradores próximos." Para a ligação lembram que "a empreiteira, oficialmente, é doadora também do PT".

Prisão cautelar

Nos últimos dias assistimos a uma enxurrada de prisões. Primeiro sacia-se a sanha dos leigos que querem ver poderosos (seja quem for) atrás das grades. Logo depois, com o indefectível HC, a frustração. Aí, para não ficar a ver navios, resolvem criticar o autor do ato liberatório. No entanto, como é bem de ver, e como sabem os doutos migalheiros, banalizou-se a prisão cautelar. Quem fala melhor disso, em oportuno artigo, é o advogado Antonio Sergio A. de Moraes Pitombo, para quem a "perda de referencial quanto à técnica jurídica de aplicação da prisão cautelar é a causa direta da exacerbação de prisões, antes do trânsito em julgado das sentenças condenatórias". Ouçamos, clique aqui.

Bancos

BC facilita crédito para bancos menores, os quais tiveram seu modelo de negócio inviabilizado diante do aumento do risco. Agora há garantia ao aplicador de até R$ 20 mi. (Clique aqui)

Crédito e leasing

Os bancos estão proibidos de cobrar qualquer taxa de seus clientes pela emissão de boletos bancários ou carnês referentes a operações de crédito e de leasing. Também estão obrigados a disponibilizar saques de até R$ 5.000 no mesmo dia em que o cliente pedir. O CMN entendeu que essas mudanças tinham de ser feitas para adaptar o sistema bancário ao CDC.

Estagiários

Ainda não cadastrou o seu currículo na seção "Estagiários" ? Então clique aqui agora mesmo e conheça este novo espaço dedicado ao acadêmicos (exclusivo, por enquanto, aos de Direito).

Opinião

A informatização tornou a RF muito mais eficiente para fiscalizar e cobrar contribuintes. No entanto, dizem advogados, essa eficiência não ocorre quando é o contribuinte que depende do Fisco. Veja os comentários dos causídicos, entre eles Roberto Pasqualin, de Pasqualin Advogados, e Abel Amaro, de Veirano Advogados, em matéria publicada pela Gazeta Mercantil. (Clique aqui)

Farmácia

O grupo farmacêutico francês Sanofi-Aventis assinou carta de intenções para comprar o laboratório brasileiro Medley.

Saúde

O Senado aprovou anteontem um projeto que obriga os planos de saúde a cobrirem procedimentos de planejamento familiar. Métodos como DIU, laqueadura e vasectomia já haviam sido incluídos em 2008 pela ANS como procedimentos obrigatórios.

Cruz

A Anvisa considera legal a resolução que instituiu as novas imagens nos maços de cigarros e vai recorrer da liminar da 23ª vara Federal do RJ que suspendeu a resolução a pedido da Souza Cruz.

Cruzes

Há uma confusão danada na paulista Mogi das Cruzes quanto ao atendimento bancário. Tudo começou quando os edis decidiram legislar sobre o assunto. Primeiro veio a lei 6.107/08 que determinou a adaptação dos terminais de autoatendimento para portadores de deficiência visual. A lei determinava multa pelo não cumprimento, o que gerou inúmeras autuações administrativas, atualmente suspensas pelo Judiciário. Depois, a lei 6.110/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos bancários disponibilizarem espaços para estacionamento de carros-fortes, também judicialmente suspensa. Mais recentemente, a prefeitura aplicou duas centenas de multas em descumprimento à lei 6.108/08, que obriga a presença de vigilante nos locais de autoatendimento por todo período de funcionamento do serviço. Ou seja, em cada caixa eletrônico deveria, segundo a edilidade mojiana, haver um vigilante. O jornal "Mogi News" informa que por determinação da Febraban o horário de funcionamento dos serviços do autoatendimento foi reduzido nas agências bancárias da cidade. De fato, desde ontem os terminais passaram a funcionar das 9 às 17h, e não mais das 6 às 22h. Como na briga dos elefantes quem sofre é a grama, quem saiu perdendo, por enquanto, foi a população. E como a história ainda vai dar pano pra manga, a Câmara Municipal entrou ontem com uma representação no MP contra a Febraban. De acordo com os vereadores, a medida adotada pela Febraban constitui-se em "notório atentado à ordem jurídica do município" e uma afronta "ao estado democrático de direito" por ter a "pretensão de suspender os efeitos da lei ".

Terceirização

Clique aqui e confira na íntegra de decisão do TST sobre a legalidade da terceirização em concessionárias de serviço público em processo envolvendo a Companhia Energética do Ceará - Coelce e o MPT da 7ª região.

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos, especialmente, em nome do excelentíssimo e querido migalheiro dr. Luiz Rafael Mayer, ex-ministro do STF, que hoje assiste às comemorações de seus 90 anos. O ilustre jurista, que nos honra ao figurar no rol de apoiadores de Migalhas, dedica sua vida ao Direito e continua - para gáudio do mundo jurídico pátrio - em pleno vigor intelectual. . (Clique aqui)

Crise

O otimismo do governo em relação a crise financeira e os verdadeiros impactos que ela vem causando são as questões abordadas em artigo assinado por Marcelo Gir Gomes (do escritório Marcelo Gir Gomes Advogados Associados). Ele sugere que o governo foque todos os segmentos da economia a fim de interromper o efeito cascata da crise que a cada dia faz crescer o número de desempregados. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Reforma Ortográfica

"O novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa causa tanta confusão que deveria merecer liminar judicial suspendendo os efeitos! Parece jogo de Tira-teima (com ou sem hífen?)!" Sidney Saraiva Apocalypse - escritório Stroeter Moraes de Carvalho e Apocalypse Advogados

Nota da Redação - Prezado migalheiro Apocalypse, de fato a reforma é apocalíptica.

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará a partir de segunda-feira com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Licenciamento compulsório

O fundamento internacional da propriedade intelectual, conjugado com a incorporação dos principais acordos internacionais, com destaque para os firmados no âmbito das organizações internacionais, justifica o uso do licenciamento compulsório. Patrícia Luciane de Carvalho, do escritório Peduti Sociedade de Advogados, comenta. (Clique aqui)

Nova sociedade

Juliana Mancini Henriques, do escritório Manucci Advogados, fala hoje da importância na escolha correta da natureza jurídica e tipo societário adequado, quando da criação de nova Sociedade. (Clique aqui)

Crime contra os costumes

No início do mês, um pedido de vista adiou a análise de HC que discute se MP pode propor ação em crimes contra vítimas pobres. Em Memorial apresentado pela defesa, a advogada Carla Rahal, do escritório Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados, afirma que "evidentemente, como não havia qualquer formalidade exigida para que o Ministério Público propusesse a ação penal nos casos de vítima pobre, problemas ocorriam gerando insegurança jurídica. Tanto é patente a problemática, que a opção do legislador foi a de exigência de ratificação, pela parte legítima, nos casos de ação penal privada intentada por pública, de todos os atos realizados, bem como a promoção do andamento do processo, ainda que pudessem permanecer nos mesmos autos". Entenda o caso e leia o memorial na íntegra, clique aqui.

Preso do lado de fora

Uma portaria baixada pelo juiz da 3ª vara criminal de Cáceres/MT, Alex Nunes de Figueiredo, limitando o tempo de visita dos advogados na Cadeia Pública do município provocou insatisfação na categoria e a OAB/MT entrou no CNJ.

Tratados de direitos humanos

O julgamento do STF, ocorrido em dezembro de 2008, que questionava a impossibilidade da prisão civil pela aplicação do Pacto de San José, alocou o nível supralegal aos tratados de direitos humanos. Para o professor Valerio de Oliveira Mazzuoli, o STF deveria rever sua posição e adotar a tese do nível constitucional. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Bullying

"Prezados colegas 'migalheiros': Parabéns à autora pelo excelente texto apresentado (Migalhas 2.110 - 26/3/09 - clique aqui). Realmente, o bullying vem crescendo e tomando conta dos ambientes escolares, em decorrência da decadência de valores sociais e familiares, e principalmente, pela sensação de impunidade das crianças e adolescentes, que acreditam que 'nunca serão descobertos' e que 'mesmo que sejam descobertos, não vai acontecer nada'. Geralmente o agressor é um indivíduo com frustrações, baixa auto-estima, inferior, que se compensa através dos comportamentos agressivos, e ainda busca o grupo de apoio, formado pela sedução ou pela intimidação para subsidiá-lo e para servir-lhe de escudo e proteção se algo 'der errado' (se for descoberto ou repreendido). Temos visto, nos últimos tempos, uma baixa tolerância à frustração e às diferenças. Em tempos de inclusão social, cidadania e dignidade, onde esses valores foram parar? Agradeço a todos a oportunidade de apresentar minha modesta 'migalha'." Denise Maria Perissini da Silva - psicóloga clínica e jurídica - SP

EUA culpado ?

Saiba porque Hillary Clinton disse que a culpa pela violência no México devido ao tráfico de drogas é, parcialmente, dos EUA. Clique aqui e confira esta e outras notícias no Migalhas Interantional de hoje.

Law Firm Marketing

Saiba como conquistar novos clientes com dignidade e respeito. Clique aqui e leia as dicas de peso do Law Firm Marketing no MI de hoje.

Lauda Legal

O título "A Nova Execução de Títulos Extrajudiciais" (216p.), coordenado por Luís Fernando de Lima Carvalho, analisa os principais pontos da alteração legislativa que trouxe ao ordenamento jurídico-processual brasileiro novos procedimentos para a execução fundada em títulos extrajudiciais. Participe do sorteio e concorra a um exemplar da obra gentilmente doado pela Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico. (Clique aqui)

Esmigalhando

Aproveite o fim de semana para participar das discussões e debates na seção "Migalhas dos leitores" do portal Migalhas. O espaço é aberto a todos. Clique aqui e confira os assuntos em pauta.

Reforma do Judiciário

O CNJ mandou o TRF em Brasília reduzir o valor da obra de sua nova sede orçada em R$ 477,8 milhões. Embora possua 27 desembargadores, o prédio teria 52 gabinetes. A proposta do TRF agora é enxugar o número para 35, prevendo aumento no quadro de juízes.

Posses

Desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria assume presidência do TRF da 5ª região no dia 30. (Clique aqui)

Juiz Federal Reynaldo Soares da Fonseca é promovido a desembargador do TRF da 1ª região. (Clique aqui)

Desembargadores Luiz Fernando Salles Rossi e José Manoel Ribeiro de Paula tomam posse no TJ/SP. (Clique aqui)

Toma posse no dia 30, como desembargador do TJ/MG, o advogado José Marcos Rodrigues Vieira. (Clique aqui)

Circus nº 129

Hoje é sexta-feira ! Dia de Circus ! A tão esperada coluna é intitulada de "Homens e números". Confira mais um brilhante texto de Adauto Suannes, clicando aqui.

Migalhas dos leitores - Barroso

"É sempre um presente ler os artigos do professor Barroso (Migalhas 2.108 - 24/3/09 - "'O mundo aos seus pés'" - clique aqui). Seu discurso como paraninfo, divulgado pelo Migalhas, revela sua alma generosa e inteligente. Felizes foram seus formandos e todos nós, que tivemos o privilégio de amanhecer com texto tão maravilhoso." Eleonora Bordini Coca - procuradora do Trabalho

Nota da Redação - Não sem motivo, ilustre procuradora, o texto bateu recordes de acesso esta semana. Clique aqui para terminar bem a semana com a comentada oração do mestre Barroso.

_____________

Migas

1 - MJ recomendará veto a PL que tipifica sequestro relâmpago. Relator do projeto no Senado lamenta. (Clique aqui)

2 - STF estabelece nova regra em votação sobre repercussão geral. (Clique aqui)

3 - STF confirma jurisprudência que impede fixação da pena abaixo do mínimo legal. (Clique aqui)

4 - STF indefere liminar na qual Estado do MS tenta proteger suas contas de bloqueio do Bacen Jud. (Clique aqui)

5 - STJ - Atividade exercida por meio de convênio não conta tempo de estágio probatório. (Clique aqui)

6 - STJ - Estado responde, junto com particular, por danos ao meio ambiente resultante de loteamento irregular. (Clique aqui)

7 - STJ - Mesmo que esteja irregular no país, estrangeiro tem direito a semiaberto. (Clique aqui)

8 - TJ/RN - Casal ganha posse de imóvel após 20 anos em terreno. (Clique aqui)

9 - TJ/AL desobriga Unimed a arcar com despesas de RPG. (Clique aqui)

10 - TJ/DF suspende expediente de alguns setores para mudança de endereço. (Clique aqui)

11 - Polícia Federal comemora 65 anos no dia 28/3. (Clique aqui)

12 - Ministros do STF escolhem conselheiros do CNJ e do CNMP. (Clique aqui)

13 - MP/SC - Liminar exige que Brasil Telecom cumpra o que promete em publicidade. (Clique aqui)

14 - Movimento Procuradores da Cidadania aproxima a advocacia pública da sociedade civil. (Clique aqui)

15 - PL quer a realização de inventário, partilha, separação e divórcio consensuais também por escrito particular sob patrocínio de advogado. (Clique aqui)

16 - Decreto 6.805 - Trata da venda de produtos e serviços disponibilizados pela ECT. (Clique aqui)

17 - Informativo n° 92 do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 56 anos, em 27 de março de 1953, trezentos mil operários de SP realizaram a maior greve do governo do presidente Getúlio Vargas. (Clique aqui)

Sorteio

Intitulado "Direito Constitucional" (MB - 502p.), o livro de autoria de Caio Marco Berardo constitui uma coletânea de idéias expostas de forma direta de modo a passar aos leitores o maior número de informações, envolvendo assuntos que já foram, ou com certeza, serão explorados no mundo dos concursos públicos. Abordagens históricas e menções à jurisprudência do STF foram aplicadas na obra. Clique aqui e faça sua inscrição no sorteio da obra, uma cortesia do autor.

Sorteio II

Para concorrer ao exemplar da obra "Terrorismo, Turismo, Direito" (Memnon Edições Científicas - 316p.), de autoria de Lívia Maria Armentano Koenigstein Zago, inscreva-se aqui e aproveite para saber mais sobre o livro.

Promoção - Theotonio Negrão

Atenção, Migalhas sorteia um "Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor" (Saraiva - 41ª edição - 2.144p.) e um "Código Civil e Legislação Civil em Vigor" (Saraiva - 28ª edição - 2.344p.). Um único ganhador receberá em casa essas duas relíquias oferecidas gentilmente por José Roberto F. Gouvêa, atualizador dos Códigos. Clique aqui para concorrer.

Lançamento

Acontece, no próximo dia 2/4, o lançamento, pela Editora Nobel, da obra "Câmbio & Negócios Internacionais: procedimentos, regulamentação e jurisprudência", de autoria da advogada Andrea Dumortout de Mendonça. O evento será na Livraria da Travessa (av. Afrânio de Mello Franco, 290, loja 205ª - Shopping Leblon - Rio de Janeiro/RJ), a partir das 19h. No dia 9/4, a autora também lançará a obra em São Paulo, às 19h, na Livraria da Vila (al. Lorena, 1.731, térreo - Jardins).

Concorrência

Guilherme Ribas representará o escritório Machado Associados Advogados e Consultores no "I Simpósio Brasileiro de Direito da Concorrência" como comentarista do painel "Combate aos cartéis e acordo de leniência". O simpósio será realizado no dia 3/4, em SP, e é uma promoção conjunta da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Núcleo de Direito Político e Econômico, juntamente com a Comissão de Estudos de Concorrência e Regulação Econômica da OAB/SP, o Cade, a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça - SDE/MJ e a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda - SEAE/MF. Clique aqui e saiba mais.

Constituição

A sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público realiza a partir do dia 1/4 o curso "Controle de Constitucionalidade e Interpretação Constitucional", em SP. Clique aqui para conferir a programação completa.

Trabalho e a crise

Nos dias 13 e 14/4 acontece em SP o curso "Direito do Trabalho em tempos de crise econômica". Confira a programação do evento que é realizado pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, clique aqui.

Secretárias

Confira a programação do curso "Secretária empreendedora - Inovação e Conhecimento", que a MDE Training promove no dia 15/4, em SP, e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Auditoria

O curso "Auditoria de contratos terceirizados" acontece em SP, no dia 7/4, organizado pela Central Prática Consultoria e Treinamento. Confira a programação completa e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Sexta-feira premiada !

Evento : A advogada Daniela Alves de Souza faturou a vaga-cortesia para o curso "Visão da magistratura e da advocacia sobre a atual execução civil" realizado pela AASP, de 30/3 a 2/4. Clique aqui e participe você também.

Sorteio : Os ganhadores do título "Curso de Direito Administrativo" (Saraiva - 863p. - clique aqui) são : Bruna Barbosa, advogada do escritório Barbosa, Campos & Porto Advogados Associados, de Belo Horizonte/MG; e Eryx de Castro Bicudo Pereira, advogado da Advocacia De Luizi.

Promoção : Homenagem a Luiz Flávio Gomes (clique aqui) :

Igor Zibetti, advogado do escritório Moncks & Zibetti Advocacia e Consultoria S/S, de Pelotas/RS, faturou as obras "Direito Penal" (RT - vls. 1 a 4) e "Criminologia" (RT - v.5 - 560p.).

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Tabatinga
BA/Mucuri
CE/Itapipoca
CE/Jaguaretama
CE/Quixeré
CE/Solonópole
MA/Arari
MA/Bacuri
MG/Poço Fundo
MG/Salinas
MG/Santa Bárbara
PA/Marituba
PI/Curitmatá
RN/Campo Grande
SC/Cunha Porã
SP/Santa Rosa de Viterbo

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Pakistani and Afghan Taliban Unify in Face of U.S. Influx"

The Washington Post - EUA

"Obama Plans Additional Funds for Afghan War"

Le Monde - França

"Obama répond aux questions des internautes"

Corriere Della Sera - Itália

"Biotestamento, decide il medico"

Le Figaro - França

"Barack Obama prêt à réformer le système financier"

Clarín - Argentina

"Se vota en junio y ya hay una fiebre de candidaturas"

Público - Portugal

"Secretas vão começar a prestar aos deputados"

El País - Espanha

"PSE y PP sellan el pacto para un 'lehendakari' no nacionalista"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Peter Maffay, das Abriss-Kommando"

The Guardian - Inglaterra

"Iraq group says it has made deal to release UK hostages"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Grampos da PF indicam doação ilegal"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"'Crise foi feita por gente branca e de olhos azuis'"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Dona da Daslu é condenada e presa"

O Globo - Rio de Janeiro

"PF apura lista de doações de empreiteira a políticos"

Estado de Minas - Minas Gerais

"O laranjal do Marajá"

Correio Braziliense - Brasília

"Casa nova também para a classe média"

O Estado do Paraná - Paraná

"BC toma novas decisões para favorecer crédit"

Zero Hora - Porto Alegre

"Colheita indica terceira maior safra de soja do RS"

O Povo - Ceará

"Cai censura ao O Povo"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Retrato falado ajuda a polícia"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marcelo Gir Gomes Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Mirian Gontijo e Advogados Associados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Pasqualin Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peduti Sociedade de Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Robortella Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tozzini Freire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz e Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Cardoso e Guimarães Advogados Associados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Roberto Schlesinger Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cerqueira Leite Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Crivelli Advogados Associados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro, e Gonçalves Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Sitzer e Gregolin Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Farina e Estanislau do Amaral Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Gerson Boson e Alkmim Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda, Brasil & Serra - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Gregori Capano Advogados Associados
· Grupo G Carvalho Advogados Associados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Küster Machado - Advogados Associados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva & Associados - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· PUC/RIO
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Regus do Brasil
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Shelter Business Center
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Studio Fiscal - Planejamento Tributário
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ALB Consultoria Ltda
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALERTE - Automatização de Leitura e Recortes de Diários Oficiais
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Destaque - Tecnologia Jurídica
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· DocStyles
· Editora Blucher
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora e Livraria Renovar
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Goya Consultoria
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· Ibmec São Paulo
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Jorge Cerqueira Consultores Associados - Jcca
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Lex Mercator International Education
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR