domingo, 29 de novembro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 1.050

Quinta-feira, 18 de novembro de 2004 - Migalhas nº 1.050 - Fechamento às 9h56.              

"Past and to come seem best; things present worst."

(O passado e o futuro nos parecem sempre melhores; o presente, sempre pior.)

Shakespeare (1564-1616)

Passado

Passados quase 13 anos de tramitação, o Senado concluiu ontem a votação da reforma do Judiciário.

Presente

Seguem agora para a promulgação os principais pontos da reforma: o controle externo do Judiciário, a súmula vinculante e a federalização dos crimes contra os direitos humanos. As alterações relativas à súmula impeditiva de recursos, ao fim do nepotismo e ao foro privilegiado voltarão à Câmara dos Deputados.

Futuro

Não dá para fazer previsões de como essa reforma melhorará efetivamente a prestação jurisdicional. Certamente, opinantes mais abalizados podem prever as mudanças melhor do que os cogitabundos redatores deste poderoso rotativo. De fato, comentários de Migalhas sobre a (pesudo ?) reforma do Judiciário seriam, agora, levianos. Tão levianos quanto culpar a altitude pela derrota ontem da Seleção brasileira de futebol.

Com a engrenagem lubrificada

Depois dos acordo$, os deputados aprovaram ontem, após quase três meses de paralisia nas votações, uma das 24 MPs que trancam a pauta: a de n° 197, que cria o programa de Modernização do Maquinário do Parque Industrial Nacional (Modermaq).

Um jeitão no jetom?

O STJ decidiu que não incide IR sobre a ajuda de custo por comparecimento a sessões legislativas extraordinárias pagas aos parlamentares estaduais. (Clique aqui)

Fumus boni iuris ?

O ministro do STF Eros Grau concedeu ontem liminar que suspende a decisão do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL que cassou os mandatos do senador João Capiberibe e de sua mulher, a deputada federal Janete Capiberibe, ambos do PSB do Amapá. Com a decisão, o casal poderá permanecer nos cargos até que o STF julgue o mérito do caso. Se a moda pega, que periculum...!

0,5%

O BC confirmou ontem a estimativa de analistas de mercado e subiu, pelo terceiro mês consecutivo, a taxa Selic de 16,75% para 17,25% ao ano.

0,01%

Para cumprir decisão do STF que manda o governo dar reajuste linear a servidores, aposentados e pensionistas do serviço público anualmente, o governo decidiu conceder aumento simbólico de 0,01% retroativo (ufa!) a janeiro deste ano.

IR

Palocci afirmou ontem que a correção da tabela do IR para pessoa física deve sair ainda neste ano, como já foi prometido pelo governo.

Faturou e não recebeu - Tributação ?

Objeto de preocupação de muitos contribuintes, a incidência do PIS e da COFINS sobre os valores faturados e não recebidos é discutido hoje em Migalhas por Tércio Chiavassa e Diego Caldas R. de Simone, integrantes do escritório Pinheiro Neto Advogados. Confira as análises dos causídicos, clique aqui.

Unibanco / (Pão de Açúcar) \ Itaú

Surgiu uma pedra no sapato da financeira criada pelo grupo Pão de Açúcar em sociedade com o Itaú. O Unibanco, que tem contratos de prestação de serviços de financiamento ao consumo em lojas do Pão de Açúcar e da rede Sendas por meio de sua controlada Fininvest, está questionando o fato de não ter sido oferecido à instituição o direito de preferência previsto em contrato.

Investimento

A LG anuncia hoje um investimento de US$ 50 milhões na expansão da capacidade e produção da fábrica de telefones celulares em Taubaté/SP.

Contribuições

A CCJ do Senado aprovou ontem um decreto legislativo que derruba a Portaria nº 160, do ministério do Trabalho (que  estabelece controles sobre a cobrança de contribuições sindicais). O decreto permitirá aos sindicatos cobrar livremente de todos os trabalhadores - mesmo os não associados às organizações - contribuições assistenciais e confederativas.

"O petróleo ainda é nosso"

Às vésperas da Sexta Rodada de Licitação da ANP, realizada em agosto, o polêmico governador do PR impetrou uma ADIn contra diversos dispositivos da Lei n° 9.478/97, a Lei do Petróleo. No entanto, para Luiz Antonio Maia Espínola de Lemos e Luis Antonio Menezes da Silva, membros da área de gás e petróleo do escritório Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados, há um equívoco nas alegações da ADIn. Confira as reflexões dos especialistas, clique aqui.

Compra

A Kmart Holding Corp., a rede de varejo controlada pelo bilionário Edward Lampert, formalizou ontem a compra da Sears, Roebuck & Co. por US$ 11 bilhões. O negócio criará a terceira maior empresa de varejo dos EUA.

Chile

A Suprema Corte do Chile determinou ontem que a anistia decretada pelo ex-ditador Augusto Pinochet a militares não é aplicável em casos de seqüestro que envolvem desaparecidos.

Decisão

Clube que revelou jogador não tem direito a 30% do passe, decide STJ. (Clique aqui)

Responsabilidade civil do construtor de imóvel

O recente desabamento de edifício residencial localizado em Jaboatão dos Guararapes, PE, trouxe à tona a questão polêmica acerca da responsabilidade civil do construtor de imóvel. Em artigo para o site Migalhas, Carolina Cicco do Nascimento e Maria Falcão de Andrade, ambas do escritório Martorelli Advogados, falam de um aparente conflito entre as normas que regulam a matéria: o atual CC e o CDC. Para ler, clique aqui.

Honorários

Os honorários do advogado devidos na Justiça do Trabalho são calculados sobre o valor da condenação sem a dedução de tributos. Foi o que esclareceu o TST. (Clique aqui)

ADIn

A CNA ajuizou no STF uma ADIN contra a MP 2166-67 que altera dispositivos do Código Florestal. A MP, segundo a entidade, impõe restrições ao uso de propriedades privadas sem assegurar o respectivo ressarcimento a seus proprietários. E, além disso, aumenta as áreas de floresta e de cerrado destinadas a reserva legal na Amazônia e cria a reserva legal em outras regiões do país, que não sofriam tal restrição, sem também assegurar aos proprietários o ressarcimento devido.

____________
___________________

Reação

A imprensa tupiniquim em geral deu pouca atenção ao lançamento da Campanha Nacional de Defesa da República e da Democracia, feito pela OAB. Desdenhando, noticiou quase nada. Agora, três dias depois, é possível entender o porquê. A tentativa de descentralizar as decisões, dando ao povo o direito de opinar (uma vez que seus representantes atualmente não os representam), contrariou interesses. A avidez reacionária, camuflada no sopito, aos poucos emerge.

Intitulando seu editorial de "Panacéia autoritária", o jornal O Estado de S. Paulo afirma que "A pretexto de purificar a democracia, como antídoto à alegada submissão dos detentores de mandato eletivo a interesses antagônicos aos do povo que os escolheu, o plebiscito - ou melhor, o plebiscitismo, como convém chamar a trivialização de tais consultas, a ponto de se tornarem rotineiras no processo legislativo - é o território por excelência dos demagogos, ideólogos ditatoriais de direita ou esquerda e de todos quantos queiram manipular o sentimento coletivo."

A Folha de S. Paulo, formando par de vasos com o Estadão (quem diria!), inicialmente dissimula ao dizer que é desejável uma maior participação da sociedade na política e que seu emprego seria oportuno em temas de interesse universal. Mas depois se mostra ao afirmar que "os riscos subjacentes à proposta da OAB residem na extensão da participação direta e na possibilidade de que os mecanismos democráticos de representação possam ser desvalorizados."

____________
____________________

Informatização

O presidente do TJ/SP, desembargador Luiz Elias Tâmbara, prometeu que o Judiciário paulista estará "totalmente informatizado" até julho de 2005.

Justiça na balança

Os servidores do Judiciário gaúcho cruzaram ontem os braços para cobrar reajuste salarial de 8,71%, referente à correção pela inflação de 2003, mais 11,98%, por perdas após o Plano Real.

Festa na Ordem

A OAB completa hoje 74 anos.

História

Em 18 de novembro de 1930, o então chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, assina o Decreto n° 19.408, cujo artigo 17 cria a OAB como a entidade de classe dos advogados, a ser organizada em todo o território nacional. O ministro da Justiça de Vargas, Osvaldo Aranha, referenda a criação da entidade, sugerida pelo advogado André de Faria Pereira, então procurador-geral do Distrito Federal (Rio de Janeiro) que fora incumbido da redação do projeto de decreto, o qual se destinava principalmente a reformular a Corte de Apelação.

Comemoração

A Turma de 1973 - Prof. Pinto Antunes, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, comemora aniversário de formatura em um almoço no dia 27/11, às 12h30, no Grande Hotel Ca'd'Oro, rua Augusta, 129, SP. Mais informações ligue (11) 5506-6175, (11) 3811-0380 ou 9913-1017.

Paternidade

Partindo da visão histórica sobre a importância da relação familiar para a sociedade e dos princípios constitucionais do direito de família, Luiz Roberto de Assumpção, em seu livro Aspectos da Paternidade no novo Código Civil (234p.), discorre sobre a prova da paternidade biológica e o conflito entre o direito do filho de ser reconhecido e o direito de liberdade do suposto pai. Clique aqui e concorra a um exemplar oferecido pela editora Saraiva.

Família

Faça sua inscrição e concorra a um exemplar do brilhante livro Concubinato e União Estável (editora Del Rey, 7ª edição, 2004, 236p.), gentilmente oferecido para sorteio pelo autor, o advogado e presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira. Clique aqui.

Propriedade Intelectual

O Ibmec/RJ realizará nos próximos dias 23 e 24/11 o Seminário Jurídico - Propriedade Intelectual que reunirá os principais profissionais e estudiosos do tema no país, como Mauro Sodré, procurador geral em exercício do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e Luis Carlos Prestes Filho, Secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro. Clique aqui.

Conferência Internacional

A arbitragem vem consolidando sua posição de ser uma alternativa rápida e efetiva para a solução de conflitos, reforçando, assim, sua posição no ordenamento jurídico internacional de diferentes países. Para discutir e aprofundar os conhecimentos no assunto o escritório norte-americano Steel, Hector & Davis LLP, que no Brasil é associado ao Stroeter, Royster & Ohno Advogados, organiza, em conjunto com a American Arbitration Association - AAA, a Inter-American Bar Association - IABA e Inter-American Comercial Arbitration Comission - IACAC, a III Conferência Internacional de Arbitragem em Miami. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2005 e terá como tema "Winning Advocacy Techniques: Critical Procedural and Evidentiary Issues".

Sócios eméritos

Fundado em 29 de novembro de 1874, o Instituto dos Advogados de São Paulo comemora este ano 130 anos de existência. O IASP tem entre seus sócios e associados grandes nomes do direito nacional, e como sócios eméritos, entre outros, os Professores Goffredo da Silva Telles Jr e Miguel Reale.

Em comemoração aos 130 anos, o IASP preparou um Congresso Internacional do Direito. Não perca a chance de participar desse grande evento. Clique aqui!

___________________

Participe

Hoje é último dia para concorrer a duas vagas-cortesia para participação no treinamento "Secretariando Advogados", promovido pela Central Prática Consultoria e Treinamento, a ser realizado no dia 20/11, em SP. Participe, clique aqui.

O caminho das pedras

Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados, Oliveira e Leite Advogados e Sertrading S/A realizam hoje o evento "O Caminho das Pedras", que irá discutir propostas para alavancar o desenvolvimento comercial e industrial do setor produtivo das pedras ornamentais da Bahia no mercado internacional. Darcy Teixeira Júnior, da área de Importação e Exportação de Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados, fará uma das palestras.

Palestra

O advogado Eduardo Talamini, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, ministra palestra no Curso de especialização de direito do trabalho - Ematra / UFPR / Unibrasil, amanhã, às 9h, na Faculdade de Direito da UFPR, Curitiba/PR.

Comércio Exterior Brasileiro

Coordenando o Grupo de Comércio Exterior Brasileiro, o escritório Azevedo Sette Advogados promove no dia 1/12, em SP, o seminário de Comércio Exterior "Planejamento e Desafios do Comex para 2005". Clique aqui e saiba mais informações sobre o evento.

Negociações

O IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento promove nos dias 24 e 25/11, em SP, o seminário "A Sociedade Brasileira e as Negociações Internacionais". Aqui no Migalhas você conhece a agenda completa e ainda concorre a duas vagas-cortesia. Clique aqui.

Câmbio e Hedge

"Câmbio e Hedge com derivados" é o tema do curso que Mission Desenvolvimento Profissional realizará no dia 23/11, das 9h às 18h, na Sala Rui Barbosa, Alameda Santos, 2400, Cerqueira César, SP. Informações e inscrições nos telefones 0800.143040 / (11) 3067.6700.

Sorteio

O migalheiro Marcos de Almeida Pinto Souza, do escritório Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados, vai ficar frente a frente com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com renomados economistas no seminário O que Esperar de 2005?. Ele foi o felizardo ganhador da vaga-cortesia oferecida pela InterNews. O evento acontece no dia 29/11, em SP. Você que não foi sorteado e quer participar do evento ligue 0800-177 707 / (11) 4612-0535 ou clique aqui para conferir a programação completa.

Premiado

O felizardo ganhador do livro Direito de Empresa Aplicado - Abordagem Jurídica, Administrativa e Contábil (295p.), escrito pela advogada Elizabeth Guimarães Machado, foi Rodrigo Augusto Falcão Vaz, do Grupo CSU. A obra foi gentilmente oferecida pela editora Atlas.

____________

Painel Migalhas

"O artigo dos professores Flavia Piovesan e Daniel Sarmento (Migalhas 1049 - 17/11/04 - Assunto da pauta) merece algumas considerações. Os argumentos contrários ao aborto dos anencéfalos apresentados por juristas têm fundamentos exclusivamente jurídicos, e não religiosos. A saber: a) a Constituição Federal consagra o direito à vida (art. 5º 'caput'); b) o artigo 4º do Tratado de São José -que tem pelo menos eficácia de lei ordinária no país- declara que a vida começa na concepção; c) o artigo 2º do Código Civil garante o direito do nascituro desde a concepção; d) há projeto de lei no Congresso que permite o aborto de anencéfalo como uma terceira hipótese de aborto legal no art. 128 do Código Penal, com o que aos abortos terapêutico (risco de vida da gestante) e sentimental (estupro) seria acrescentado o aborto eugênico (anencéfalo); e) cabe ao Congresso, cujos integrantes são escolhidos pelo povo, incluir essa terceira hipótese na lei, e não ao STF, que é poder técnico, composto de integrantes escolhidos por um homem só (presidente da República), e que tem a função de aplicar, e não de formular, o direito positivo; f) o ato cabível, sempre que houver falta de norma para disciplinar determinadas hipóteses, é a ação direta de inconstitucionalidade por omissão (art. 103, parágrafo 2º da Constituição), em que o STF, declarando a inexistência de lei, apenas concita o Congresso a produzi-la, declarando a inconstitucionalidade de seu comportamento omissivo, sem, entretanto, estabelecer prazo nem sanção, em respeito ao princípio da independência e da harmonia entre os Poderes (art. 2º da Constituição); g) a ação de descumprimento de preceito fundamental, de cuja lei fui um dos autores, é para ser usada em caso de violação do direito à vida, para protegê-la, mas não para criar hipótese de antecipação da morte de seres humanos (o anencéfalo não é uma coisa). Sendo, portanto, contrário ao veículo processual utilizado (ADPF) e à interrupção da vida do anencéfalo, quero, todavia, dizer que entendo que toda a sociedade deve discutir a matéria no foro competente, que é o Congresso Nacional, onde está representada por deputados e senadores eleitos para esse fim". Ives Gandra da Silva Martins

______________________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Trying to Get Big Enough to Battle Wal-Mart "

The Washington Post - EUA

"Powell Says Iran Is Pursuing Nuclear Bomb"

Le Monde - França

"Paris-Londres, des relations pas si cordiales"

Corriere della Sera - Itália

"Dieci volte più veloci del suono (solo per sognare)"

Le Figaro - França

"L'irrésistible envolée de l'euro"

Clarín - Argentina

"Bombas: un muerto y muy pocas pistas"

Público - Portugal

"Auditoria Propõe Retirada das Crianças da Casa do Gaiato"

El País - Espanha

"El 'número dos' de Acebes insiste en que no se descarte la autoría de ETA"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Alles klar: 300 Jobs für Hof - Wunsiedel und Selb gestärkt"

The Guardian - Inglaterra

"Tories back to days of IDS - poll"

Le Soir - Bélgica

"Strasbourg consacre une Europe plus libérale"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Conselho vai vigiar, mas não poderá punir juízes"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Senado acaba com artifício judicial"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"BC eleva os juros pelo 3º mês seguido"

O Globo - Rio de Janeiro

"BC sobe juro para 17,25% e Fiesp pede corte de gasto"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Estado paga 13º no dia 10"

Correio Braziliense - Brasília

"UnB terá de aceitar filhos de militares"

Zero Hora - Porto Alegre

"Número de processos quadruplicou em 10 anos na Justiça gaúcha"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Multa de R$ 250 mil a envolvidos na explosão"

O Povo - Fortaleza

"CASO ALEX - Empresário movimentou R$ 1 bi"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Sindicatos rejeitam a proposta do Governo"

_____________________________

Apoiadores :

· Osorio e Maya Ferreira Advogados

· Peixoto E Cury Advogados

· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins

· Pinhão e Koiffman Advogados

· Pinheiro Neto Advogados

· Preto Villa Real Advogados 

· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados

· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados

· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior

· Ricardo Arruda Filho Advogados

· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados

· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados

· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles

· Silveira, Andrade e Piza Advogados

· Siqueira Castro Advogados

· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados

· Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)

· Stuber - Advogados Associados

· Tess, Campinho Advogados 

· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados

· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados

· Trench, Rossi e Watanabe Advogados

· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C

· Trigueiro Fontes Advogados

· Ulisses Sousa Advogados Associados

· Urbano Vitalino Advogados Associados

· Veirano Advogados

· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C

· Advocacia Dauro Dórea (ADD)

· Advocacia Podval

· Advocacia Raul de Araujo Filho

· Advocacia Rocha Barros Sandoval

· Amaral Gurgel Advogados

· Araújo e Policastro Advogados

· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C

· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados

· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados

· Azevedo Sette Advogados

· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados

· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados

· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados

· Boccuzzi Advogados Associados

· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados

· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados

· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia

· Corrêa da Costa Advogados S/C

· Daniel Advogados

· Demarest e Almeida Advogados

· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C

· Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia

· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados

· Felipe Amodeo Advogados Associados

· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados

· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica

· Garcia & Keener Advogados

· H. Brasil Cabral Advogados Associados

· Homero Costa Advogados

· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados

· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos

· José Marcos Gomes & Advogados Associados

· Joyce Roysen Advogados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

· Lefosse Advogados

· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados

· Lobo & Ibeas Advogados

· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

· Lotti - Sociedade de Advogados

· Luís Roberto Barroso & Associados

· Machado Associados Advogados e Consultores

· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial

· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

· Manhães Moreira Advogados Associados

· Marcondes Advogados Associados

· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto

· Martinelli Advocacia Empresarial

· Martorelli Advogados

· Matos Ruiz Advogados Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados


_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família

· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal

· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário

· IBMEC/RJ

· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários

· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito

· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral

· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos

· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público

· InterNews

· Instituto Ling

· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia 

· Mission Desenvolvimento Profissional

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná

· Rosenberg & Associados

· Siciliano

· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos

· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações

· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

· ALB Consultoria

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados

· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

· BCS Informática e Associados

· Central Prática Consultoria e Treinamento

· Coelho dos Santos Corretora de Seguros

· Corrêa & Lucato Peritos Associados

· Editora Fórum

· ETHOSVITAE - Centro de Estudos em Bioética e Direito

· FORUM CEBEFI

· Fundamar - Fundação 18 de março

· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 

· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo

 

 

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Carolina Amorim

Migalheira desde 2020

Gustavo Binenbojm

Migalheiro desde 2005

Guershom David

Migalheiro desde 2020

Scilio Faver

Migalheiro desde 2020

Diogo L. Machado de Melo

Migalheiro desde 2008

Pedro Dalese

Migalheiro desde 2020

Renato da Fonseca Janon

Migalheiro desde 2017

Celso Cintra Mori

Migalheiro desde 2005

Ivo Ricardo Lozekam

Migalheiro desde 2020

Publicidade