INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.052

MIGALHAS nº 1.052

Segunda-feira, 22 de novembro de 2004 - Migalhas nº 1.052 - Fechamento às 9h59.   

"A doença grave do Brasil é social, não econômica."

Celso Furtado 

(26/7/1920 - 20/11/2004)

Visita russa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desembarcou ontem em Brasília. A agenda da viagem inclui encontros, hoje, na Câmara dos Deputados e no Senado, além de um almoço com Lula (com a sentida ausência de nosso amado Diretor, cf. Migalhas 1.051).

Carne

O governo brasileiro divulga como meta do encontro o aumento das exportações de carne para a Rússia. Mas, no intrincado jogo econômico mundial, a visita de Vladimir Putin ao Brasil tem um valor muito maior do que isso. De fato, diante de assuntos como OMC, Conselho de Segurança da ONU, petróleo e China, o resto é muxiba.

Prevenções

Os países do G-20 deram mais um passo para a criação de uma "arquitetura financeira internacional" - a meta que justificou a fundação do grupo, há cinco anos, em Berlim - criando uma espécie de código de princípios para definir o comportamento de devedores e credores em caso de crises.

Costuras

Lula inicia a semana com uma bateria de encontros para tratar da reforma ministerial. A intenção de Lula é definir esta semana pelo menos a situação do ministério do Planejamento e o comando do BB.

Cingapura dos ministérios

O PT, que tem o vermelho como cores marcantes, vai ruborizar-se ainda mais: o PP, de Paulo Maluf, vai ganhar um assento na Esplanada dos ministérios.

Corrida maluca

A partir desta semana, a rotina do Congresso irá mudar: estacionamentos e corredores deverão ser inundados por prefeitos, empreiteiros e representantes de entidades sociais na corrida para pressionar parlamentares a apresentarem emendas beneficiando suas obras e projetos no Orçamento da União para 2005. Começa na quarta-feira o prazo para a apresentação de emendas à proposta em discussão.

Princípios do Processo Administrativo

Doutrinador por excelência, o ilustre advogado Floriano de Azevedo Marques Neto, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, é o autor do texto que aponta os princípios que devem nortear a condução dos processos administrativos. Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

_______ *** _________

Distribuindo a Justiça

Na próxima quinta-feira, 25/11, acontece uma das mais importantes eleições do meio Judiciário. Cerca de 15 mil juízes associados à AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros irão escolher o novo presidente da Instituição para o triênio 2005/2007. Duas chapas concorrem: "Movimento pela Renovação e Democratização da AMB", que tem como presidente o juiz do TACrim/SP Ivan Sartori; e "Unidade e Valorização", que tem como presidente o juiz do TJ/SC Rodrigo Collaço. (Clique aqui)

Injustiçados

Migalhas perguntou aos candidatos o que eles acham que deve ser mudado na magistratura, para que a população tenha uma melhor prestação jurisdicional.

  • O candidato Ivan Sartori enviou artigo criticando a reforma do Judiciário qualificando-a de "impertinente". Para ele, antes de se pensar em reformar o Poder, é preciso uma revisão no nosso ordenamento jurídico. Clique aqui e veja a opinião na íntegra.
  • Rodrigo Collaço, por sua vez, utilizando como comparativo a rapidez da Justiça eleitoral, que é exercida em primeiro grau pelos magistrados estaduais, diz que não são os juízes os responsáveis pela demora na prestação jurisdicional. Clique aqui e veja a opinião na íntegra.

_______ *** _________

Penhora on line

Por meio de convênio firmado entre a Justiça Trabalhista e o BC, os Tribunais ganharam o poder de rastrear as contas bancárias das empresas e dos sócios, visando promover o bloqueio de seus saldos, a pretexto de forçar o pagamento de alegadas dívidas trabalhistas com mais agilidade. É a polêmica penhora on line.

O controvertido mecanismo, que deu um upgrade na imagem dos oficiais de Justiça criando o meirinho eletrônico, merece reflexões sobre sua eficácia. É o que faz hoje Antônio Carlos Magalhães Leite, do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, em artigo publicado no site Migalhas. Clique aqui para ver.

_________

Investidores atracam

Na sexta-feira a Diagnósticos da América (dona de laboratórios como o Delboni Auriemo e o Lavoisier) fez a festa dos investidores na sua estréia na Bovespa. Seus papéis movimentaram R$ 98,1 milhões. Hoje quem deve alegrar o mercado acionário é Porto Seguro, no seu primeiro dia.

E agora ?

A Justiça concluiu ontem que não há provas suficientes que associem os dois policiais militares e o segurança particular ao massacre dos moradores de rua ocorrido em agosto, no centro de SP, e determinou a soltura imediata dos três. O caso, que já tinha misteriosamente sumido do noticiário, ganha agora novos capítulos.

Impenhorabilidade

Concomitantemente, o TJ/MG e o TST, em ações diferentes, entenderam que jazigos não podem ser penhorados em ação de execução de dívida. No TJ mineiro, a decisão foi prolatada na apelação Cível nº 449.295-5. No TST, clique aqui.

Direito ao adicional de periculosidade

Responsável pela área trabalhista em Brasília do escritório Siqueira Castro Advogados, Rafael Ferraresi Holanda Cavalcante veicula artigo hoje em Migalhas comentando o direito ao adicional de periculosidade em caso de serviços relacionados à eletricidade (previsto no artigo 193 da CLT e para os eletricitários, especificamente, na Lei n.º 7.369/85 e no Decreto n.º 93.412/86). Para ler, clique aqui.

ISS - Cooperativas

A hipótese de não-incidência de ISS limita-se ao ato cooperativo por excelência. Nesse sentido, o TJ/RS decidiu que não cabe a isenção quando a entidade utiliza mão-de-obra de seus profissionais, sendo prestadora direta dos serviços. (Clique aqui)

Tributação das Cooperativas

O advogado Flávio Augusto Dumont Prado, do escritório Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica, proporciona ao leitor em seu recém-lançado livro Tributação das Cooperativas (Juruá Editora, 274p.) um estudo aprofundado sobre o efetivo alcance do ato cooperativo e sobre o regime jurídico tributário a ele aplicável. A obra é uma importante ferramenta para os estudiosos do Direito. Conheça o trabalho e concorra a um exemplar gentilmente oferecido pelo autor. Clique aqui.

Reclamação - I

A má qualidade da prestação de serviços é a principal reclamação dos clientes das maiores operadoras de telefonia celular do país, segundo o Procon-SP.

Reclamação - II

As empresas de telefonia deveriam investir mais no atendimento ao cliente. Os números de reclamações muitas vezes são baixos porque o usuário nem consegue reclamar, em virtude dos empecilhos criados pelas empresas. Como exemplo, se um orelhão está estragado (fato hoje em dia muito comum) tente reclamar! A empresa pede que você informe o número do aparelho. Você informa o local dele, e explica que o número não está legível. A atendente, cheia de "pois não senhor", pede desculpas e explica que não poderá registrar a queixa por não ter o número do aparelho...

Observador de peso

O vice-presidente da OAB, dr. Aristoteles Atheniense (escritório Aristoteles Atheniense - Advogados S/C), irá atuar como observador internacional no processo eleitoral de Moçambique, nos próximos dias 1 e 2/12.

Lei de Recuperação de Empresas

Sidney Guerra fala hoje no Diário do Nordeste que "não se pode votar em uma lei que visa a recuperar empresas em dificuldades, estando elas à beira da falência, sem que haja uma previsão legal de como será feita a negociação com os credores governamentais (...)." (Clique aqui)

Leia agora, sob pena de ...

O desembargador aposentado Paulo Evandro de Siqueira, utilizando sua experiência, fala em artigo no Correio Braziliense sobre uma prática usual  - e deplorável -  de alguns magistrados (principalmente os novos). Advertindo as testemunhas da obrigação de dizer a verdade, muitos dos novéis juízes acabam por atemorizar a testemunha (na grande maioria das vezes não familiarizada com idas aos fóruns), que nem sequer consegue mais se lembrar do que viu.

"Presenciei, por duas vezes, em audiência em que compareci em varas de família na circunscrição especial judiciária de Brasília, o seguinte comportamento do magistrado presidente da assentada, ao compromissar a testemunha: ''Fica o senhor (ou a senhora) advertido de que deverá dizer somente a verdade do que souber e lhe for perguntado. Se mentir poderá sair preso desta sala de audiência''."

"Com todo respeito aos magistrados que dessa maneira agiram e agem, embora procurando extrair, mesmo à custa de intimidação, a verdade real, entendo que a ameaça de prisão da testemunha nessa circunstância é arbitrária e ilegal."

"A simples ameaça de prisão à testemunha, mesmo que esta não se concretize, é ato de puro arbítrio e intimidação indevida, não prevista em nossos códigos, que diante dessa coação poderá, até mesmo, dependendo de seu grau de instrução, deixar de trazer a lume fatos relevantes ao deslinde da causa."

___________

Magistrado aposentado

O TJ/MT decidiu aposentar, compulsoriamente, o juiz José Geraldo Palmeira por corrupção. Dos 20 desembargadores do Tribunal, 19 votaram pela aposentadoria. Contra o magistrado pesava a denúncia, feita em 1996 pela Seccional da OAB e pelo MP, de que ele teria facilitado a transferência de uma traficante para uma cidade no interior de Alagoas.

Falecimento e missa

Faleceu na semana passada Dorival dos Santos, sócio aposentado da PricewaterhouseCoopers. A missa de 7° dia será realizada no dia 23/11, às 19h30, na Paróquia São Luís Gonzaga, avenida Paulista, 2.378, Cerqueira César, SP.

Nova reitoria - Unesp

Começa amanhã e vai até quinta-feira a eleição que vai eleger o novo reitor da Unesp. De um lado, o candidato da situação, professor Marcos Macari. Do outro lado, o candidato pela oposição, professor Amilton Ferreira, que disputa a vaga pela segunda vez consecutiva.

Chance

Amanhã cinco migalheiros serão contemplados com exemplares do livro Alimentos: o Dever dos Genitores de Prestá-los aos Filhos Menores (2004, 139p.), escrito por Andréa Patrícia Toledo Távora Niess e Pedro Henrique Távora Niess, gentilmente oferecidos pela RCS Editora. Não perca tempo e participe também, clique aqui.

Lançamento

Acontece no dia 1/12, das 12h às 14h, no Itaú Cultural, SP, o lançamento do livro Liberdade de Expressão - Volume 2, de Carlos Heitor Cony, Arthur Xexeo e Heródoto Barbeiro. A obra traz um CD com parte dos debates expostos no livro.

Lei de Falências

A Amcham, o Veirano Advogados e a PricewaterhouseCoopers promovem amanhã, no Hotel Sheraton (rua Olavo Barreto Viana, 18), em Porto Alegre/RS, seminário sobre recuperação de empresas. O advogado Gilberto Deon, do Veirano Advogados, falará sobre a proposta de reorganização do projeto da nova Lei de Falências. O juiz Jorge do Canto, da Vara de Falências e Concordatas, apresentará o aparelhamento do judiciário e os problemas enfrentados com as mudanças.

Causídicos de peso

A Stuber - Advogados Associados acaba de contratar dois advogados para a área tributária. Formado pela PUC/SP, Adriano Demarchi Rossetto é especialista em Direito Tributário, em operações de reestruturação societária e de planejamento tributário em nível nacional e internacional. Fabio Luis Florentino é formado em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela FIAP, é pós-graduando em Direito Tributário e em Imposto de Renda Pessoa Jurídica pela APET/SP, e sua especialização é em impostos indiretos.

Eventos de peso

Conheça os cursos promovidos pela AASP - Associação dos Advogados de São Paulo com início hoje, em SP.

  • Competências do Superior Tribunal de Justiça. Clique aqui.
  • Evoluções Jurisprudenciais sobre Relação de Consumo. Clique aqui.
  • Meio Ambiente do Trabalho - Preventivo e Contencioso. Clique aqui.

________________

130 anos

Baluartes do Direito estarão presentes na comemoração dos 130 anos de fundação do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Nomes como Miguel Reale, Miguel Reale Junior, Cândido Rangel Dinamarco, entre outros, estarão abordando temas como Direito Constitucional, Penal e Arbitragem. Faça parte dessa festa. O Congresso Internacional do Direito acontece nos dias 29 e 30/11 e 1/12, em SP. Confira a programação, clique aqui.

Sociedades Limitadas

Faça sua inscrição e concorra a uma vaga-cortesia para participação no seminário As Alterações Necessárias para a Adequação do Contrato das Sociedades Limitadas ao nCC, a ser realizado no dia 30/11, em SP. O evento é organizado pelo FORUM CEBEFI. Clique aqui.

Psicanálise e Direito

O IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) realizam no próximo dia 27/11, em SP, a III Jornada de Psicanálise e Direito. Durante o evento psicanalistas e operadores do Direito apresentarão suas idéias a respeito das demandas psíquicas e jurídicas da família: conjugalidade, parentalidade e Filiação. Aqui no Migalhas você fica por dentro da programação completa e concorre a duas vagas-cortesia. Clique aqui.

Palestra

"Potencialize a utilização dos recursos de sua empresa através das Leis de Incentivo à Cultura" é o tema da palestra que a Mission Desenvolvimento Profissional promove hoje, das 18h30 às 21h30, no Auditório Pontes de Miranda, em SP. Informações nos telefones 0800.143040 / (11) 3067.6700.

Última chance

Hoje é o último dia para se inscrever e concorrer ao sorteio de duas vagas-cortesia para participação no seminário "A Sociedade Brasileira e as Negociações Internacionais", organizado pelo IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento. O evento acontece nos dias 24 e 25/11, em SP. Clique aqui.

Premiada

Andrea Brose Adolfo foi a felizarda ganhadora desta segunda-feira. Ela foi contemplada com um exemplar do livro Aspectos da Paternidade no novo Código Civil (234p.), escrito por Luiz Roberto de Assumpção, oferecido para sorteio pela editora Saraiva.

Migalhas International

Veja na edição de hoje (n° 140):

- ONU não aceita proposta americana de proibir clonagem de embriões;
- Putin pode encerrar embargo à carne brasileira;
- Brasil se beneficia com fragilidade do dólar.

Não deixe de conferir. Para se cadastrar, clique aqui.

______________

Agenda Migalhas

  • São Paulo

24/11 - Seminário Terceirização - Aspectos Fiscais, Riscos Trabalhistas e Previdenciários
24/11 - Curso - Processo Administrativo e Judicial Tributário
24/11 - Seminário - A Sociedade Brasileira e as Negociações Internacionais
26/11 - Ciclo de Debates 2004 - Tema VI
26/11 - Seminário - Mercado de Crédito de Carbono
27/11 - III Jornada de Psicanálise e Direito
29/11 - I Curso de Comércio Internacional: A OMC, ALCA, UE-MERCOSUL e o Setor de Serviços
29/11 - O que Esperar de 2005?
30/11 - Seminário As Alterações Necessárias para a Adequação do Contrato das Sociedades Limitadas ao nCC
1/12 - Planejamento e Desafios do Comércio Exterior para 2005
2/12 - Seminário sobre Parcerias Público - Privadas
4/12 - I Simpósio de Bioética e Sexualidade
18/2/05 - I Concurso de Monografias de Direito e Relações Internacionais
7/3/05 - Curso de Especialização em Direito Tributário
8/3/05 - Curso de Especialização em Processo Tributário
9/3/05 - Curso de Especialização de Imposto sobre a Renda das Empresas
29/4/05 - Curso de Teoria e Prática do Planejamento Tributário

  • Rio de Janeiro

23/11 - Seminário Jurídico - Propriedade Intelectual
27/11 - Cursos de extensão do Ibmec/RJ

  • Minas Gerais

3/12 - Seminário PIS e COFINS
6/12 - II Curso de Direito Arbitral

  • Sergipe

24/11 - I Congresso Nacional dos Defensores Públicos de Família

(Clique aqui)

______________________

Migalhas Clipping

IstoÉ Dinheiro

"A queda do homem que queria ser rei - O dono do Banco Santos sonhou em montar um império financeiro. Acabou derrotado pela intervenção do BC."

Veja

"Por que amamos os animais - A ciência explica uma amizade de dez mil anos."

IstoÉ

"Gastar 60 bilhões, a nova missão de Mantega - Lula começa a mexer na equipe e aponta o governo para 2006 no rumo do desenvolvimento."

Época

"Você pode chegar aos 100 anos? - Conheça as novidades da medicina para estender a juventude, manter a cabeça ativa e turbinar a saúde."

CartaCapital

"Lessa conta como caiu - As pressões dos responsáveis pela política econômica derrubaram o presidente do BNDES."

DER SPIEGEL

"Spiegel Rangliste Wo studieren die Besten Elite- Studenten an deutschen Unis"

The New York Times - EUA

"Major Creditors in Accord to Waive 80% of Iraq Debt "

The Washington Post - EUA

"Officials Signal Need for Additional Troops in Iraq"

Le Monde - França

"Ukraine : une élection au résultat indécis"

Corriere della Sera - Itália

"Lo sfogo di Adriano: nell'Inter mi sento isolato"

Le Figaro - França

"Les dernières professions protégées sur la sellette"

Clarín - Argentina

"River goleó y ya está a un paso"

Público - Portugal

"Mais de 900 Mil Euros Falsos Apreendidos em Portugal"

El País - Espanha

"Comparecen ante la comisión los responsables de la Guardia Civil en Asturias"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Bei Brücklas: Schneeverwehungen wurden zwei Autofahrerinnen zum Verhängnis"

The Guardian - Inglaterra

"Iraq vote to be held in ten weeks"

Le Soir - Bélgica

"Alerte à la génération Prozac"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"PT: Palocci deve explicar sua política econômica"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"PT quer redução das taxas de juros"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"PT isenta Lula de culpa por derrotas nas eleições"

O Globo - Rio de Janeiro

"Deputado envolve presidente da Alerj em caso de extorsão"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Polícia prende três suspeitos de chacina"

Correio Braziliense - Brasília

"Palocci enquadra PT, mas terá que explicar juros"

Zero Hora - Porto Alegre

"A esperança se foi"

O Povo - Fortaleza

"PT quer mudanças na economia"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Comércio contrata até dez mil pessoas"

_____________________________

Apoiadores :

· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados

· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados

· Peixoto E Cury Advogados

· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins

· Pinhão e Koiffman Advogados

· Pinheiro Neto Advogados

· Preto Villa Real Advogados 

· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados

· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados

· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior

· Ricardo Arruda Filho Advogados

· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados

· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados

· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles

· Silveira, Andrade e Piza Advogados

· Siqueira Castro Advogados

· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados

· Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)

· Stuber - Advogados Associados

· Tess, Campinho Advogados 

· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados

· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados

· Trench, Rossi e Watanabe Advogados

· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C

· Trigueiro Fontes Advogados

· Ulisses Sousa Advogados Associados

· Urbano Vitalino Advogados Associados

· Veirano Advogados

· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C

· Advocacia Dauro Dórea (ADD)

· Advocacia Podval

· Advocacia Raul de Araujo Filho

· Advocacia Rocha Barros Sandoval

· Amaral Gurgel Advogados

· Araújo e Policastro Advogados

· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C

· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados

· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados

· Azevedo Sette Advogados

· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados

· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados

· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados

· Boccuzzi Advogados Associados

· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados

· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados

· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia

· Corrêa da Costa Advogados S/C

· Daniel Advogados

· Demarest e Almeida Advogados

· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C

· Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia

· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados

· Felipe Amodeo Advogados Associados

· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados

· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica

· Garcia & Keener Advogados

· H. Brasil Cabral Advogados Associados

· Homero Costa Advogados

· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados

· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos

· José Marcos Gomes & Advogados Associados

· Joyce Roysen Advogados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

· Lefosse Advogados

· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados

· Lobo & Ibeas Advogados

· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

· Lotti - Sociedade de Advogados

· Luís Roberto Barroso & Associados

· Machado Associados Advogados e Consultores

· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial

· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

· Manhães Moreira Advogados Associados

· Marcondes Advogados Associados

· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto

· Martinelli Advocacia Empresarial

· Martorelli Advogados

· Matos Ruiz Advogados Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 


_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo

· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família

· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal

· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário

· IBMEC/RJ

· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários

· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito

· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral

· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos

· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público

· InterNews

· Instituto Ling

· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia 

· Mission Desenvolvimento Profissional

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná

· Rosenberg & Associados

· Siciliano

· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos

· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações

· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

· ALB Consultoria

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados

· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

· BCS Informática e Associados

· Central Prática Consultoria e Treinamento

· Coelho dos Santos Corretora de Seguros

· Corrêa & Lucato Peritos Associados

· Editora Fórum

· ETHOSVITAE - Centro de Estudos em Bioética e Direito

· FORUM CEBEFI

· Fundamar - Fundação 18 de março

· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 

 

 

 

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR