INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 1.086

MIGALHAS nº 1.086

Quarta-feira, 12 de janeiro de 2005 - Migalhas nº 1.086 - Fechamento às 11h18.                                    

 

"Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã."

Mark Twain

Prorrogado

A pedido do empresariado, o governo prorrogou por mais um ano o prazo para que as sociedades civis ou comerciais se adaptem às disposições do Código Civil.

  • MP 234

Art. 1º O caput do art. 2.031 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 2.031. As associações, sociedades e fundações, constituídas na forma das leis anteriores, bem assim os empresários, deverão se adaptar às disposições deste Código até 11 de janeiro de 2006."

Mudanças

Segundo a advogada Juliana Cristina Martinelli, do escritório Martinelli Advocacia Empresarial, é importante ressaltar que, mesmo com a prorrogação do prazo, já estão em vigor e são aplicáveis às sociedades, associações, fundações e empresários todos os dispositivos do novo Código Civil. Clique aqui e leia a matéria completa.

Painel Migalhas

"Prorrogou-se até 2006 a adaptação das sociedades às regras do atual Código Civil em razão do baixo número de adesão. Isso significa que há um grande divórcio entre a vontade do legislador e aquela das empresas, notadamente nas sociedades limitadas. Melhor do que prorrogar a adaptação seria alterar a legislação para deixá-la palatável a ponto de dar mobilidade e dinâmica aos negócios sem emperrar a estrutura das entidades constituídas." Carlos Henrique Abrão, juiz de Direito da 42ª cível central SP

Porvinha

Uma porvinha que ontem estava perdida por Brasília viu quando chegou ao gabinete de S. Exa. o assessor da Casa Civil com a MP 234, que dava nova redação ao artigo 2.031 do Código Civil, concedendo mais um (!) ano de prazo para as empresas se adaptarem às regras do compêndio. Segundo o microscópico díptero, ao assinar Lula teria dito : "Tem lei que pega e tem lei que não pega, e essa (do Código Civil) não pegou". A porvinha, contendo o riso para não ser notada, aproveitou e saiu junto com o assessor e ainda pode ouvir quando este disse: "para o presidente, as leis são como as vacinas - às vezes pegam...".

Danada

Para quem não sabe, porvinha é um minúsculo mosquito - e que pica doído - muito comum nas margens do rio Araguaia. Os banhistas das "praias" do rio chafurdam-se antes com óleo de cozinha, em tentativa - quase sempre frustrada - de se vingarem da sanha do bichinho. Para que fique bem claro, a porvinha informa que não atacou S. Exa.. No meio do caminho, ao ouvir o "tem lei que pega", desistiu...

________________

Gramatigalhas

O leitor Alexandre Sturion de Paula traz à apreciação do Dr. José Maria da Costa a seguinte indagação:

"São freqüentes no seio da comunidade forense as expressões solidariedade e subsidiariedade. Acontece que com raras exceções tem-se pronunciado subsidiariamente como o 's' com som de 'z', como se fosse 'subzidiariamente'. A pronúncia correta é como a acima ou como a que se faz em substantivo, substrair, etc.? Abraço".

Se você quer conferir o que o autor de Gramatigalhas pensa a respeito, clique aqui.

__________________

Migalhas dos leitores - Mãos limpas

""Migalhas: o jornal que não suja suas mãos ! (Migalhas 1.085)" Excelente, e merecida, qualificação! Não há punho de camisa que "resista" aos nossos jornais, da terra ou da "capital"! Abraço carinhoso do leitor," Advogado Salvador Zeferino Del Lama

Crítica

A mudança nos critérios para ingresso no Instituto Rio Branco, que transformou a prova de inglês em classificatória, em vez de eliminatória, vem causando revolta no meio.

"O português não é língua de comunicação internacional. Essa mudança é uma visão tacanha da formação de um diplomata." Professor Celso Lafer

Agências reguladoras

O governo federal decidiu aproveitar vagas nas direções das agências reguladoras para ocupá-las com os integrantes do partido que foram derrotados nas últimas eleições. Ontem, o presidente do PT do Ceará, José Airton Cirilo, assumiu uma das cinco vagas de diretor da ANTT. Na sexta-feira, o ex-prefeito de Piracicaba assume o comando da ANA.

__________

Apagões sem explicação

Lula fez ontem uma defesa enfática da ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, que tem dedicado os últimos dias a dar explicações sobre os três apagões ocorridos em menos de um mês em áreas da Região Sudeste. Segundo Lula "a ministra não precisa explicar muito"...

Balelas

Como no primeiro apagão a ministra caiu na asneira - provavelmente induzida por algum estulto assessor - de dizer que foi o funcionário que desligou o disjuntor (!), agora ela está numa sinuca de bico. É evidente que há algum erro na programação do sistema elétrico. Reconhecê-lo seria mais nobre.

__________

Mistério no ministério

José Sarney e Renan Calheiros devem se encontrar hoje com o presidente Lula para tentar fechar a participação do partido no ministério. Em verdade, deve-se definir apenas quem sai para Roseana entrar. Provavelmente, para gáudio "global", Roseana deve assumir o ministério das Comunicações.

Aeroporto

Constantino de Oliveira Júnior, da Gol, e o governador Aécio Neves assinam hoje protocolo de intenção para construção do centro de manutenção da empresa aérea em MG.

Títulos podres

Uma análise preliminar da Corregedoria da Receita Federal aponta que a fraude que permite o pagamento de dívidas e impostos da União com moedas podres via internet pode superar R$ 25 bilhões. Segundo levantamento inicial da Corregedoria da Receita, em apenas dez Estados há indícios de fraude em cerca de 100 mil per-dcomps (Sistema de Compensação Eletrônica de Débitos via Internet) ainda sem análise devido à falta de auditores fiscais.

Vale presente

A Livraria Siciliano elevou as vendas de vales-presentes em 162% no Natal.

Transroyaltes

O judiciário gaúcho, em liminar, desobrigou uma Cooperativa de pagar royalties à Monsanto do Brasil Ltda. pela sementes geneticamente modificadas. (Clique aqui)

________

Comunicado

Pinheiro Neto Advogados tem o prazer de comunicar que

  • Carlos Henrique T. Bechara
  • Luciano Garcia Rossi
  • José Luiz Homem de Mello
  • Luiz Roberto Peroba Barbosa
  • Adolpho Julio C. de Carvalho
  • Maximilian Fierro Paschoal

tornaram-se sócios da firma.

_____________

Migalhas dos leitores - Videoconferência

"Só para registro. Na cidade de Itirapina/SP, onde há dois presídios. Desde setembro do ano passado, as cartas precatórias e interrogatórios de réu preso, estão sendo feitas no próprio estabelecimento prisional. Tal decisão se deu por iniciativa dos advogados militantes naquele foro, bem como por brilhante decisão da Dra. Glauce, Juíza Titular do Foro Distrital de Itirapina, que por merecimento já fora promovida. Espero que decisões como essa, que respeitam o Advogado, uma vez que as audiências começam sempre no horário correto, que economizam o dinheiro público e principalmente não coloca em risco a sociedade, por um possível resgate de preso, sejam implantadas nos demais presídios de outras cidades, deixando de lado esta bobagem de vídeo conferencia, que para os moldes nacionais, é praticamente uma piada. O Estado deve se preocupar sim, em gastar este dinheiro numa maior informatização dos Fóruns, bem como instalar as Varas já criadas nas Comarcas do Interior do Estado." Peterson Santilli

Promotor armado

O jovem promotor de Justiça Thales Ferri Schoedl foi denunciado ontem por um homicídio tentado e outro consumado. O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, considerou o motivo da agressão a tiros fútil e, por isso, a denúncia é por homicídio e tentativa qualificados, crime hediondo. O advogado Ronaldo Bretas Marzagão, defensor de Schoedl, divulgou uma nota em que afirma que o seu cliente não poderia ser denunciado por homicídio qualificado pois agiu em legítima defesa.

Migalhas dos leitores - Jovem promotor

"Quanto à migalha "Velho Mundo", o que a nota anterior quis dizer e ao que parece não ter sido entendida pelo Ilmo. Adauto Suannes, é que se deparar com um promotor de gelzinho na franja ou topete nos cabelos, significa apenas que o advogado estará enfrentando, no mais das vezes, alguém sem experiência e muito jovem (e por isso da arrogância e presunção) e cheio de achar-se deus, pois como é público e notório nos meios jurídicos: metade dos juízes e promotores pensam que é Deus e a outra metade, infelizmente, tem certeza que é o próprio (devo dizer que boa parte dos advogados também pensa assim). E foi só por total falta de experiência, arrogância e presunção que o jovem promotor estava armado e atirou, tirando a vida de outro jovem." Rita Pimenta, OAB/SP 98.098

Jovens

Falou-se da jovialidade dos promotores e dos magistrados. Hoje o desembargador José Carlos G. Xavier de Aquino, em artigo no Estadão, fala do problema do jovem advogado. Clique aqui para ver o artigo.

Migalhas dos leitores - Jovens advogados

"Lendo o artigo do Desembargador José Carlos G.Xaxier de Aquino, fiquei espantando, pois, a sua tese de atribui à boa justiça a competência do advogado, sem medo de afirmar, parece conto de fada. Quem advoga por mais de trinta anos na Justiça Paulista, sente na pele o que é a Justiça. Muitas vezes, processos são julgados, sem ao menos ter sido devidamente apreciado pelo Dr. que o decide. Quantas audiências participamos que o M.M Juiz nem sequer sabe do que os autos tratam, lendo-o no instante da instalação das mesmas. Concordo que bons advogados podem abreviar o curso das ações, mas é exatamente ao contrário, os bons advogados exaurem os recursos permitidos, máxime, por usar dignamente o mandato recebido, já que lhe é determinado o bom e fiel acompanhamento da causa, dentro dos melhores ditames legais. A magistratura, também, coloca jovens, principalmente de classe melhor situada na sociedade - que podem estudar e fazer cursos preparatórios - mas sem qualquer experiência de vida que, no sentido literal, induz a ter dificuldades nas analises dos processos. Entendo que deveria haver um meio termo, um lapso de tempo para cada situação, o advogado submeter-se a testes periódicos, e os magistrados adquirirem experiência de vida, o que traduziria num melhor sentido os julgamentos futuros." Osmar da Costa Sobrinho

_________

A festa continua

Migalhas dá continuidade hoje ao Festival de Artigos de Leitores. Confira abaixo as contribuições de nossos ilustres migalheiros.

"III Festival de Artigos de Leitores"

1. "Crime hediondo é compatível com o Sursis, decide o STF" - Cristiano Avila Maronna - (Advogado, mestre e doutorando pela USP) - (Clique aqui)

2. "Especulações sobre o Poder Legislativo no Presidencialismo de Coalizão" - Diogo Egidio Sachs - (Diretor-ouvidor da Ager - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso) - (Clique aqui)

3. "Os Fundos de Investimento e a responsabilidade objetiva no novo Código Civil" - Eduardo Montenegro Dotta - (Advogado do escritório Magno Advogados Associados) - (Clique aqui)

4. "Faturamento não é o total de ingressos de receitas" - Eduardo Schmitt Júnior - (Advogado da Pactum Consultoria Empresarial) - (Clique aqui)

5. "A sociedade empresarial como sujeito de direitos" - Eduardo Schuch - (Advogado do escritório Martins-Costa Advogados Associados (banca associada a Reale Advogados Associados)) - (Clique aqui)

____________

Segurança dos EUA

George W. Bush nomeou ontem o juiz federal Michael Chertoff para o posto de secretário da Segurança Interna.

Violência

O empresário Maurício Cruz, de 72 anos, conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Rio, foi morto com um tiro na cabeça ontem, durante assalto em Niterói.

Denúncia

O MP abriu investigação sobre suposto "comércio de sentenças" na Justiça do Maranhão. Antonio Fernando Bayma Araujo, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, decano da Corte, é o autor da denúncia.

Mural Migalhas

A primeira Vara da Família de Itaquera está oferecendo vagas para voluntários que queiram colocar em prática seus conhecimentos sobre mediação familiar. O juiz titular José Luiz Germano está convidando pessoas interessadas para atuar em casos concretos de conflitos relacionados a guarda de filhos, visitas, separações, divórcios e alimentos.

Migalhas dos leitores - MST invade fórum

"Apesar de ser leitor assíduo de Migalhas, sempre resisti ao meu ímpeto de me manifestar. Porém, hoje minha resistência é quebrada ante à solução que encontrei para resolver definitivamente a questão das invasões dos sem tetos, terras etc. É muito simples, só elege-los GOVERNO." Prisco da Cunha, advogados associados.

"Sem negar a importância à obediência às decisões judiciais, o migalheiro Fabio Panico lembrou em Migalhas 1.085 que os "desesperados" do MST obedecem a própria lógica de forma instintiva e primitiva. Conversa fiada, meu caro amigo migalheiro, hoje se trata de movimento articulado e preparado com objetivo único não de assentar ninguém (claro que há exceções), mas de tumultuar o campo e, se possível, ganhar algum com a chamada indústria da invasão. Basta ver que os tais desesperados têm até automóveis e, se a Policia Federal e o Ministério Público quisessem mesmo acabar com essa folia, bastaria fazer uma investigação adequada, onde seria confirmado, com certeza, que a maioria dos desesperados já recebeu terras e já as vendeu para continuar na indústria, patrocinada e financiada inclusive pelo dinheiro público. A reforma agrária peca inicialmente por transferir o domínio dos lotes a pessoas que nunca souberam diferenciar uma vaca de um jumento. Na verdade, a cessão apenas do uso já seria suficiente para depois, após alguns anos, completar a transferência da propriedade para aqueles que efetivamente soubessem aproveitar o incentivo recebido. Alguém conhece algum "desesperado" que quer ser assentado no interior do Acre ? Obvio que não. Eu também não, e também a minha lógica primitiva me diz que meu lotinho vestiria minha insanidade se fosse ali na califórnia brasileira, local de terra roxa, sem malária e tudo já pronto e acabado ... Agora, eu conheço uma enormidade de fazendeiros que estão hoje --- contra tudo e contra todos --- abrindo fazendas no Acre, na Amazônia, etc. onde o melhor hospital é pegar uma carona numa canoa para qualquer Capital da região. Depois de tudo feito, chegará o MST ..." Alexandre Thiollier - escritório Thiollier Advogados

________

O luxo do lixo

Elio Gaspari está impagável hoje na Folha e em O Globo. Relembrando a célebre frase do carnavalesco Joãozinho Trinta, o jornalista diz que "Lula gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual."

"Desde a noite de seu último debate na TV, quando emocionou-se falando da pobreza brasileira e foi para a Osteria dell'Angolo tomar uns goles de Romanée Conti (R$ 1.500 a garrafa), o companheiro assombra a galera com sua opção preferencial pelo deslumbramento. Avião importado, reforma do Alvorada, didática enológica, Omega australiano, roupões de linho egípcio e cordeiros da Patagônia, noves fora uma trapalhada de adolescentes, compõem uma galeria de maus exemplos digna do general João Batista Figueiredo, com seus cavalos. O deslumbramento de Lula tem algo de especial. Faltam-lhe tanto a frugalidade que cobrava aos outros como o viés ostentatório de alguns antecessores. Ninguém o ouviu descrever as virtudes de sua adega. Muito menos revelar que guardava consigo a chave do tesouro (como fazia FFHH). Isso também vai por conta do seu desinteresse pelos fermentados, como bem mostrou ao príncipe saudita Bandar. (Lula elogiou-lhe a decisão de acompanhar o jantar com um destilado escocês.) O companheiro fuma cigarrilhas holandesas. No tempo das vacas oposicionistas fumava charutinhos toscanos capazes de empestear o Maracanã.

(...)

Há no companheiro muito mais deslumbramento do que ostentação. Foi esse o sentimento que o levou a comprar um avião de US$ 56 milhões. Pena, carregará o AeroLula nas costas como símbolo do desperdício de sua administração. Quando a repórter Marta Salomon mostra que o presidente petista gastou quatro vezes mais com o Airbus do que com o programa Primeiro Emprego, duas vezes mais do que com o saneamento urbano, isso revela a extensão da inépcia de sua administração. Comprar um avião é fácil. Basta redigir um edital (tão bem redigido que a Embraer ficou de fora) e assinar os cheques. Empregar peão é outra conversa. Cumprir promessa de saneamento, muito outra. O Programa Primeiro Emprego serviu para dar a algumas dúzias de petistas aparelhados os primeiros empregos federais de suas vidas. O deslumbramento ajuda os governantes a viver na impressão de que as coisas vão bem (o AeroLula tem chuveiro), livrando-os da fadiga do exame dos fracassos. Nesse sentido, deslumbradores de presidentes e presidente deslumbrado fazem o casamento perfeito de Brasília."

_______

Fome Zero

Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, entrega hoje, ao presidente Lula, os R$ 250 mil arrecadados na Expo Fome Zero 2004 - Brasil Socialmente Responsável.

Vicissitudes

Abdala é reconhecido como um vencedor no ramo de feiras. A Francal, que começou em Franca, disputa mercado hoje com multinacionais, principalmente as alemãs. Mas nem sempre foi assim... A trajetória de empresário teve seus reveses. À frente da fábrica de calçados Pestalozzi, que pertencia à Fundação Educandário Pestalozzi, tradicional instituição francana - e que nada tem a ver com a outra Pestalozzi paulistana - Abdala viu dias ruins. A bancarrota da fábrica quase levou junto uma excelente instituição de ensino, que conta entre outras coisas com o mais moderno telescópio privado da América latina.

Pestalozzi

A propósito, há exatos 259 anos, no distante 12 de janeiro de 1746, nascia, em Zurich na Suíça, o educador Johann Heinrich Pestalozzi.

Assassino

Antes de começar o rally Paris-Dacar desde ano, 44 pessoas haviam morrido desde a 1.ª edição, em 1979, entre competidores, organizadores e público. Ontem, a prova teve sua quadragésima sexta vítima, o italiano Fabrizio Meoni.

_________

Mais um dia em Migalhas

Comandando com mãos de ferro este poderoso rotativo, nosso amador Diretor faz questão de analisar diariamente as pautas e o dia-a-dia dos redatores da casa. Sendo assim, não passou em brancas nuvens o pedido de três grupos de jornalistas que precisavam de verbas para realizar "externas". Coincidentemente, as equipes tinham o mesmo destino; iriam, amanhã, fazer matérias jurídicas em Salvador. Para dar uma lição nos ardilosos funcionários, nosso líder mandou a equipe de limpeza preparar baldes e vassouras. Ninguém entendeu quando surgiram as faxineiras com o material no meio da Redação. Ato contínuo, após o tradicional soar dos sinos, nosso amado Diretor desceu de seu suntuoso gabinete. Com o inseparável charuto, tira do bolso um papel e entrega para o diligente porta-voz, Sr. Bonfim. Nele, os nomes dos indigitados que queriam fazer matérias na Bahia. Apontando para a escadaria de mármore, nosso amado Diretor - que sabia muito bem qual era intenção dos redatores ao quererem ir para Salvador - manda-os lavarem degrau por degrau; na frente de todos, para que o castigo sirva de exemplo e ninguém mais cogite uma diguice destas.

Muito "trabalho'

Amanhã, chova ou faça sol, uma multidão de pessoas estará em Salvador na tradicional Lavagem do Bonfim. Realizada na segunda quinta-feira do ano, a festa tem inicio pela manhã, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Milhares de fiéis acompanham a peregrinação, mística e de sincretismo religioso, em busca de proteção para o corpo e a alma.

Direito de Família

O livro "Direito de Família e Psicanálise - Rumo a uma Nova Epistemologia" (Editora Imago, 399p) trata da experiência de vários pensadores, autores do Direito, da Psicanálise, da Filosofia e do Jornalismo. Conheça um pouco mais do trabalho e concorra a um exemplar oferecido por um dos coordenadores, o advogado e Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira. A obra também é coordenada pela psicóloga Giselle Câmara Groeninga. Clique aqui.

Imperdível

Faça sua inscrição e concorra a um exemplar do livro Metodologia da Pesquisa, escrito pelo mestre Edivaldo M. Boaventura, gentilmente oferecido pela editora Atlas. Clique aqui.

Concurso

Ainda dá tempo de participar do I Concurso de Monografias de Direito e Relações Internacionais - Prêmio Professor Luiz Olavo Baptista, promovido pelo IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 18/2. Mais informações, clique aqui.

Monopólios e Cartéis

A Mission Desenvolvimento Profissional promove no dia 15/1, das 9h às 18h, no Auditório Pontes de Miranda, em SP, o curso "Como Negociar com Monopólios e Cartéis - Programa Avançado de Negociação em Compras". Ligue 0800-143040 ou (11) 3067-6700 e participe.

Premiados

Teresinha Nogueira - da Copersucar - Raimundo Alves de Melo - da Procuradoria da República no Distrito Federal  - e Rodrigo de O. e Albuquerque - do escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais - foram os felizardos ganhadores do livro O Ministério Público de Robespierre, escrito pelo advogado Eduardo Mahon. As obras foram oferecidas pelo escritório Corrêa da Costa Advogados S/C. Parabéns aos premiados.

______________________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Bush Names Judge as Homeland Security Secretary"

The Washington Post - EUA

"Bush Names Homeland Security Nominee"

Le Monde - França

"Proche-Orient: les petits pas de Sharon et Abbas"

Corriere della Sera - Itália

"ROMA - Il procuratore generale della Cassazione Francesco ..."

Le Figaro - França

"Les syndicats dans le piège des 35 heures"

Clarín - Argentina

"Empieza el camino para salir del default"

Público - Portugal

"Morais Sarmento Quis Sair do Governo em Ruptura com Santana"

El País - Espanha

"Zapatero reclama el 'sí' a la Constitución europea para "una España más unida""

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Flughafen-Ausbau: Angerers Nein zu Hofer Bürgschafts-Wünschen"

The Guardian - Inglaterra

"MI6 acts to curb rows over spying"

Le Soir - Bélgica

"Plus un sou pour l'extrême droite"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Crescimento industrial bate recorde de 18 anos"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Ações de repressão ao crime vão mobilizar 1.500 policiais"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Dieta não reduz risco de câncer de mama, diz estudo"

O Globo - Rio de Janeiro

"Operação da PM tenta tirar flanelinha das ruas"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Novo trem da alegria vai custar R$ 80 mi por ano"

Correio Braziliense - Brasília

"R$ 100 milhões para agradar a deputados"

Zero Hora - Porto Alegre

"Exportações puxam crescimento de 3,6% do PIB gaúcho"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Interditadas lavouras de soja transgênica no Sudoeste do PR"

O Povo - Fortaleza

"Tragédia na BR mata família"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Rebelião deixa oito feridos em Itamaracá"

_____________________________

Apoiadores :

· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados

· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· José Marcos Gomes & Advogados Associados

· Joyce Roysen Advogados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

· Lefosse Advogados

· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados

· Lobo & Ibeas Advogados

· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

· Lotti - Sociedade de Advogados

· Luís Roberto Barroso & Associados

· Machado Associados Advogados e Consultores

· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial

· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

· Manhães Moreira Advogados Associados

· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto

· Martinelli Advocacia Empresarial

· Martorelli Advogados

· Matos Ruiz Advogados Associados

· Moro e Scalamandré Advocacia

· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados 
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
· Ricardo Arruda Filho Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
· Stuber - Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados 
· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IBMEC/RJ

· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público

· InterNews

· Instituto Ling
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia

· Michael Page International 

· Mission Desenvolvimento Profissional

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· Siciliano

· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos

· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações

· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados

· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

· BCS Informática e Associados

· Central Prática Consultoria e Treinamento

· Coelho dos Santos Corretora de Seguros

· Corrêa & Lucato Peritos Associados

· ETHOSVITAE - Centro de Estudos em Bioética e Direito
· FORUM CEBEFI
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR