INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.230

MIGALHAS nº 2.230

Segunda-feira, 21 de setembro de 2009 - Migalhas nº 2.230 - Fechamento às 10h23.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Kachan, Sinotti e Kachan Advogados

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Olha essas velhas árvores, - mais belas,
Do que as árvores mais moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera e o inseto à sombra delas
Vivem livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas . . .

Não choremos jamais a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

Olavo Bilac

Efeméride

Hoje é o Dia da Árvore.

Motivos - I

E o que o dia da árvore tem a ver com o mundo jurídico ?, pergunta o migalheiro ansioso por novidades do Direito. E, sem mais, vamos aos fatos que ligam a efeméride aos personagens jurídicos. Muitos talvez não saibam, mas foi o pindamonhangabense João Pedro Cardoso (17/1/1871-8/7/1957) - "engenheiro civil de nomeada e geógrafo de méritos não comuns" - o responsável por instituir no calendário nacional o "Dia da Árvore". João Pedro Cardoso, por sua vez, é sogro do querido desembargador aposentado Fernando Euler Bueno, o qual, por sua vez, é sogro do advogado e ex-diretor da CVM José Estevam de Almeida Prado (escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados), que, por sua vez,... espera lá. Já está demais para uma migalha só.

Lula lá

Lula embarcou hoje para NY. Fará a abertura da 64ª Assembleia Geral da ONU. Receberá o prêmio Woodrow Wilson for Public Service. Irá jantar com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. E, segundo a agenda, manterá reuniões com outros presidentes.

Motivos - II

O político e estadista Oswaldo Aranha inaugurou, na primeira Sessão Especial da Assembléia Geral da ONU, em 1947, a tradição que se mantém até hoje de ser um brasileiro o primeiro orador deste grande e importante foro internacional.

Direto da Redação

Hoje pela manhã foi grande o movimento no hangar de Migalhas localizado no aeroporto local. O jatinho de nosso amado Diretor estava sendo abastecido, enquanto a tripulação cuidava dos últimos detalhes do impecável serviço de bordo. A propósito, além dos cursos normais de aeromoça, as tripulantes que atendem nosso líder fazem obrigatoriamente estágio no Maxim's de Paris. Mas o fato é que a movimentação gerou inquietação nos redatores, quando tiveram essa informação por d. Novidadeira, vetusta faxineira da casa, que por sua vez ouvira isso de uma colega que atende a alta Direção. "- Onde será que vai nosso amado Diretor ?", perguntavam-se. E rapidamente veio a resposta, já que nosso líder convocou todos para o salão principal, onde ele, do alto das escadarias de mármore, explicou que teria de se ausentar por algumas horas, para ir à Brasília. Com efeito, já que o presidente da República se ausentaria, cabia a ele a condução da nau pátria. Confortados com a certeza de que os rumos do país estavam em boas mãos, os redatores foram depois para as sacadas do suntuoso edifício sede, e abanaram lenços brancos quando a moderna aeronave de nosso amado Diretor sobrevoou o local, como sempre faz nestas ocasiões. E, é preciso dizer, os lenços brancos, segundo se viu, foram os mesmos que muitos dos funcionários - ato contínuo à passagem do jatinho - usaram para enxugar as lágrimas que discretamente escorriam. "Volte logo", disseram todos.

Brasil e Cuba

Talvez na ausência do que fazer em solo pátrio, o ministro da Justiça chega hoje a Cuba para assinar uma série de acordos com o governo de Raul Castro. As parcerias entre os dois países vão abranger temas como atuação conjunta para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e para a regularização migratória de brasileiros e cubanos, e enfrentamento ao crime organizado transnacional.

Caso Battisti

O jurista - quando o é de fato - assume um papel na sociedade. Papel de não se omitir quando a indignação lhe toma as rédeas do pensamento. E é nessa qualidade, não se furtando de seu lugar de jurista, que o ilustre migalheiro, capivariano, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST Almir Pazzianotto Pinto fala hoje aos migalheiros do caso Cesare Battisti. Ele quer saber "por que, afinal, o celerado homiziado no país, onde ingressou com identidade falsa, atraiu o apoio do governo ?" Ouçamos, clique aqui.

Direitos Humanos

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, de 1998 a 2009, 507 demandas foram apresentadas na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A crescente procura é comentado pelo jurista Luiz Flávio Gomes, da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes. Clique aqui e confira.

Migalaw English

Luciana Carvalho traz no Migalaw de hoje advérbios na linguagem jurídica em inglês. Clique aqui e confira.

Lei de imprensa

Você confere no Migalhas International de hoje : depois de uma longa e amarga sessão, a Câmara dos Deputados da Argentina incluiu na pauta a proposta de nova lei de imprensa para ser votada ainda esta semana. (Clique aqui)

Novo apoiador

O escritório Kachan, Sinotti e Kachan Advogados tem suas origens fincadas em trabalho iniciado na década de 1930 por um grupo de advogados, que vem se renovando no curso dos anos. Ao pioneiro, Lincoln Ladeira Marques, outros se sucederam, dentre os quais, a memória impõe registrar os nomes dos advogados Gustavo Armando D'Aló Salerno e Elviro Vicente Caldas Sodré. Atualmente, Luiz Gonzaga Curi Kachan, titular de vasta e sólida experiência adquirida em quase 50 anos de efetivo exercício da advocacia, é o decano da banca, composta por mais três advogados sócios e advogados associados, com especialidades diversas. Durante muito tempo, o escritório, a par de atender clientela diversificada, teve como principais clientes dez grandes empresas seguradoras do país, especializando-se nesse ramo. No curso das últimas três décadas, contudo, prestando atendimento a pessoas físicas e jurídicas, ampliou consideravelmente sua área de atuação, de forma a atender às necessidades de sua clientela, valendo-se, para tanto, de profissionais especializados e em constante processo de atualização, que preservam a seriedade e a competência que, ao longo dos anos, marcaram o trabalho dessa banca. Inspirado nesses princípios que condicionam o exercício da advocacia, a banca, constituída sob a forma de sociedade civil, inscrita na OAB/SP, sob o nº 6.889, obteve o reconhecimento da excelência dos serviços prestados aos seus clientes, propiciando-lhes soluções seguras e adequadas às suas expectativas. Para conhecer o novo Apoiador de Migalhas, clique aqui.

Opinião

Está cada vez mais difícil contribuintes serem condenados na Justiça por sonegação fiscal ou outros crimes tributários. Quem comenta o assunto é o advogado Eduardo Reale, de Reale e Moreira Porto Advogados Associados, em matéria do Valor Econômico. (Clique aqui)

Prazo prescricional

Do escritório Brandão Couto, Wigderowitz e Pessoa Advogados, o advogado Gustavo A. Faria Cortines comenta a aplicação do prazo prescricional à pretensão dos beneficiários em contrato de seguro contra o segurador. (Clique aqui)

Desconsideração da personalidade jurídica

Adauto Suannes faz interessante análise da desconsideração da personalidade jurídica das sociedades comerciais. Partindo de um caso sub judice, ele demonstra "um fato alarmante que se vai tornando moeda corrente no foro : o desprezo que muitos magistrados dedicam ao estudo dos assuntos que devem decidir". (Clique aqui)

Reflorestamento

A Petros e a Funcef, os fundos de pensão da Petrobras e da CEF vão injetar cerca de R$ 550 milhões no Florestal Fundo de Investimentos em Participações, que pertence à família dos controladores da JBS e do empresário e pecuarista Mário Celso Lopes, de Andradina. O escritório Demarest e Almeida Advogados participou da estrutura do Fundo, clique aqui.

Voto

O advogado Milton Córdova Júnior fala hoje do voto em trânsito. Para ele, é necessário que o "Congresso tome uma providência a respeito, disciplinando de uma vez por todas o voto para os eleitores que estão fora de seu domicilio eleitoral, no dia das eleições". (Clique aqui)

Conciliação

O TJ/SP participou da Semana Nacional de Conciliação - Meta 2, realizada entre os dias 14 e 18 deste mês. Na primeira instância foram realizadas 2.726 audiências, e obtidos 552 acordos. Na 2ª instância, foram 279 audiências, com 92 acordos.

SC

A partir de um projeto inovador, Criciúma/SC cria o Juizado Informal de Condomínios (Juicond).

Agenda 21

O Comitê da Agenda 21 da OAB/PR apresenta amanhã, às 19h, na sede da Ordem, proposta de implantação de medidas ambientalmente sustentáveis nos escritórios de advocacia do Estado.

"Toque de recolher"

O professor Dalmo de Abreu Dallari comenta hoje em artigo na Folha de S.Paulo o chamado "toque de recolher" que vem sendo determinado por juízes Brasil afora. Para ele, "a adoção de medidas especiais de proteção dos menores no período noturno (...) tem claro fundamento na Constituição e na lei e, sem nenhuma dúvida, é uma contribuição valiosa para evitar que os menores sejam utilizados para a prática de violências contra eles próprios e contra toda a sociedade". O tema é complexo e comporta, como é bem de ver, a mais variada sorte de entendimentos. A propósito, em recente informativo, salvo erro de interpretação, o professor Adilson Abreu Dallari manifestou-se no sentido de que decisões como essa, nas quais se invoca o preceito constitucional do art. 227 (proteção à criança e ao adolescente), seriam um "assomo de ativismo judicial" (Migalhas 2.164 - 18/6/09).

Norberto Bobbio

Cumprindo seu papel de discípulo, o mestre e imortal Celso Lafer rendeu ontem no Estadão suas homenagens ao centenário de Norberto Bobbio (18/10/1909 - 9/1/2004). Separamos algumas migalhas, com uma visão geral do homenageado :

"O rigor e a profundidade dos conhecimentos, o espírito público, a inteireza do caráter, a altiva independência, o empenho no diálogo, o combate ao arbítrio e aos fanatismos, a dedicação à preservação da liberdade e a permanente preocupação com a igualdade são características do percurso de Norberto Bobbio e do seu "socialismo liberal". (...) O que singulariza o magistério de Bobbio é a clareza. (...) Bobbio esclarece os seus leitores graças às virtudes do seu estilo de pensamento (...). (...) O estilo de Bobbio é de índole analítica. (...) Levando em conta a "lição dos clássicos" e os seus temas recorrentes, reaglutina os conceitos, numa arte combinatória de grande originalidade, na qual a linguagem ilumina o entendimento dos contextos e das situações. É isso que faz dele um raro caso de pensador analítico com agudo senso da História. Daí a qualidade e pertinência dos seus juízos. (...) A atualidade e a autoridade do legado de Bobbio residem na lúcida busca que, com o realismo de um olhar hobbesiano e a dimensão ética de um coração kantiano, empreende de caminhos jurídicos e políticos alternativos à violência no labirinto da convivência coletiva."

Migas

1 - STJ fixa teses repetitivas sobre juros em contratos do Sistema Financeiro Habitacional. (Clique aqui)

2 - STF julga parcelamento de precatórios e questões indígenas e ambientais. (Clique aqui)

3 - TST - Não compete à JT determinar ao INSS averbação de tempo de serviço reconhecido em juízo. (Clique aqui)

4 - STJ - Sonorização em ambiente comercial implica pagamento de direito autoral. (Clique aqui)

5 - Ministro Celso de Mello é relator da ação sobre inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins. (Clique aqui)

6 - TJ/MS - Aluna flagrada em plágio da monografia perde direito à indenização por danos morais. (Clique aqui)

7 - Conquanto seja lugar totalmente inadequado para versejar, juiz de Direito dá sentença em versos na comarca de Carazinho/RS. (Clique aqui)

8 - TJ/PB escolhe novo desembargador no dia 23/9. (Clique aqui)

9 - Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprova desligamento de aluno devedor no fim do semestre. (Clique aqui)

10 - CCJ da Câmara aprova permissão para que colegiado julgue crime organizado. (Clique aqui)

11 - Câmara - Reforma tributária pode ser incluída na pauta desta semana. (Clique aqui)

12 - Sancionada lei que trata das normas para as perícias criminais. (Clique aqui)

Professor Emérito

A Folha de S.Paulo de hoje informa que o ilustre Professor Paulo Barros Carvalho é o primeiro a tornar-se Professor Emérito da USP e da PUC/SP. O mestre recebe o título da PUC hoje e o da USP, em novembro.

Nova sócia

A advogada Maria Cibele Crepaldi Affonso dos Santos acaba de ingressar na sede paulista do escritório Siqueira Castro Advogados como sócia do setor Societário, que tem coordenação de Marcelo Freitas Pereira e Antônio Garbelini Júnior. Especializada nas áreas de Direito Societário, Fusões e Aquisições, Tributário, Contratos e Regulatório, a advogada tem experiência nos segmentos químico, farmacêutico, telecomunicações, imobiliário e de saúde.

Novo endereço

O Escritório Luís Roberto Barroso & Associados comunica o novo endereço de sua filial em Brasília : SHIS QL 12, conjunto 05, casa 03, Lago Sul, CEP 71.630-255. Telefone (61) 3409 1000.

Casa nova

O escritório Gomes Altimari Advogados está de casa nova. Sua sede em Marília/SP está mais ampla e mais espaçosa, com aproximadamente 1000m². Anote o novo endereço e faça uma visita : rua Pernambuco, 1032, Banzato, Marília/SP.

Catálogo Jurídico de Escritórios

É uma ferramenta de busca do portal Migalhas imprescindível no seu dia-a-dia, auxiliando a localização de escritórios no Brasil e no mundo. Não fique de fora. Clique aqui e confira.

Falecimento

Faleceu ontem, 20/9, em Brasília, aos 87 anos, Paulo Cabral de Araújo. Exerceu carreira política paralelamente ao jornalismo, sendo prefeito de Fortaleza, deputado estadual e secretário-geral do Ministério da Justiça no governo Ernesto Geisel. O enterro será realizado hoje, às 11h, no Campo da Esperança, em Brasília.

Baú migalheiro

Há 66 anos, no dia 21 de setembro de 1943, dispondo sobre a administração dos Territórios Federais do Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta-Porã e Iguaçu, o decreto-lei 5.839 determinou que, a partir de 1° de janeiro de 1944, os recursos das decisões das suas autoridades judiciárias seriam interpostos para o Tribunal de Apelação do Distrito Federal.

Sorteios

Clique aqui e concorra a um exemplar da 4ª edição da obra "Direito das Coisas" (Forense - 1.188p.), de Arnaldo Rizzardo, oferta da editora.

Ainda dá tempo ! Clique aqui e participe do sorteio do livro "A Nova Lei do Mandado de Segurança" (Saraiva - 227p.), de Cassio Scarpinella Bueno.

Lançamentos

Hoje, a Editora Fórum lança a coletânea "Direito à liberdade religiosa: desafios e perspectivas para o século XXI". A obra, que reúne trabalhos de 14 juristas, é apresentada por Luiz Flávio Borges D'Urso e prefaciada pelo ex-presidente do STF, Maurício Corrêa. O lançamento será na sede da OAB/SP (praça da Sé, 385, 1º andar - São Paulo/SP), das 14h às 18h. Clique aqui e confira !

A Editora Fórum lança hoje também o livro "Saneamento Básico - Estudos e Pareceres à Luz da Lei 11.445/2007", das autoras Cristiana Fortini e Juliana Picinin. O lançamento acontecerá durante o 25º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental / III Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, no Stand da ABES, no Centro de Convenções de Pernambuco (av. Professor Andrade Bezerra, s/nº, Salgadinho - Recife /PE), a partir das 17h. Clique aqui e veja mais informações.

Acontece no próximo dia 24/9 o lançamento de 13 livros da editora RT, entre eles, "Aspectos Jurídicos Controversos dos Juros e da Comissão de Permanência", de Glauber Moreno Talavera. O evento será na Livraria RT (rua Conde do Pinhal, 80, Centro - São Paulo/SP), a partir das 18h.

No dia 1/10, o promotor de Justiça Lauro Luiz Gomes Ribeiro lança a obra "Direito Educacional: Educação Básica e Federalismo", pela editora Quartier Latin do Brasil. O evento será na Livraria Fnac (av. Paulista, 901 - São Paulo/SP), a partir das 19h.

Migalhíssimas

José Alexandre Buaiz Neto, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participará da "36th Annual Conference on International Antitruts Law and Policy", a realizar-se no dia 24/9, na Fordham University, em Nova Iorque.

O "3º Seminário - Due Diligence" acontece no dia 24/9, em SP. Promovido pela IBC - International Business Communications, o evento contará com a participação de advogados dos escritórios Miguel Neto Advogados Associados, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e da TOTVS - BCS Sisjuri. Confira, clique aqui.

No dia 30/9 acontece no RJ o curso "Recuperação judicial de empresas e falências". Promovido pela Central Prática Educação Corporativa, o evento contará com apresentações de Fernando Nees, advogado do escritório Martinelli Advocacia Empresarial, e Fernanda M. P. Correa, advogada do escritório TozziniFreire Advogados. Confira e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

O curso "Direito Societário e Mercado de Capitais" é promovido pela Editora Lex nos dias 25 e 26/9, em SP. O evento terá como um dos palestrantes Paulo Egídio Seabra Succar, sócio do escritório Araújo e Policastro Advogados. Clique aqui e confira.

O advogado José de Araújo Novaes Neto, sócio do escritório Novaes e Roselli Advogados, proferirá a palestra "A história, normas e práticas internacionais sobre os direitos autorais" no dia 29/9, em Luanda, Angola.

Gilberto Ayres Moreira e Fábio Appendino, sócio e advogado respectivamente do escritório Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados, serão palestrantes no evento "China Outbound Investment Summit 2009", que acontece no dia 23/9, em Shanghai. Para saber mais, clique aqui.

O Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais realiza o "VI Workshop - As relações de trabalho no mundo moderno" no dia 23/10, em SP. Confira o programa completa e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

O escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia promove o seminário "O novo parcelamento Tributário Federal - Aspectos Polêmicos, oportunidades, pontos positivos e negativos" amanhã, às 8h30, na sede da banca em Ribeirão Preto/SP. O dr. Brasil Salomão, sócio-fundador do escritório, fará a abertura do evento, que será ministrado por Fábio Pallareti Calcini, advogado da banca. As vagas são limitadas. Informações e inscrições : (16) 3603-4414.

Pensamento crítico

O Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento promove o curso "Pensamento Crítico - Argumentação eficiente para o discurso profissional" no dia 26/9, em SP. Confira a programação completa e aproveite para concorrer a um exemplar da obra "Pensamento Crítico - O poder da lógica e da argumentação" (RIDEEL - 365p.) de Walter A. Carnielli, palestrante do curso, e Richard L. Epstein, clique aqui.

MS

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais realiza mesa-redonda para debater a nova lei do MS. O encontro acontece hoje, às 19h, na sede da entidade, em BH. Informações : (31) 3241-1226 ou clique aqui.

Palestra

"Aspectos Jurídicos e Sociais das Relações Homoafetivas" é a palestra que o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros realiza na cidade maravilhosa, no dia 29/9. Saiba mais, clique aqui.

REFIS IV

Concorra a uma vaga-cortesia para o curso "Aderindo ao REFIS IV com a exclusão total das multas", que a MDE Training promove em SP, no dia 24/9, clique aqui.

Cursos

A FISCOSoft Editora promove os cursos "PIS e COFINS - Cálculo e regras gerais" entre 28 e 30/9, em SP (clique aqui); e "Retenções na Fonte - Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas - ISS/Campinas, IRRF, CSLL, PIS e COFINS" em Campinas/SP, no dia 25/9 (clique aqui). Confira e concorra a vagas-cortesia.

Tributos estaduais

De 28/9 a 7/10, o CEU - Centro de Extensão Universitária realiza o curso de extensão "Tributos Estaduais" em SP. Confira a programação, clique aqui.

Substituição tributária

A Sodepe Brasil promove no dia 30/9, em SP, o curso "Substituição Tributária do ICMS", que debaterá, entre outros tópicos, a influência do regime nos preços dos produtos e quais são as mercadorias sujeitas ao regime. Participe, clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Crimes

A AASP organiza o curso "Crimes tributários" nos dias 28 e 30/9 em SP, via internet e via satélite. Saiba mais, clique aqui.

Elite

O prof. Pedro Villas Boas Castelo Branco, do Departamento de Direito da PUC-Rio, será moderador do painel "Pesquisa sobre Elites" no colóquio "Elites entre educação e poder", que acontece no dia 22/9, a partir das 9h30, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ (Largo de São Francisco, 1 - Centro, RJ).

Ganhadores !

Evento : Georges Louis Martens Filho, advogado do escritório De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados, faturou a vaga-cortesia para o curso "Holding Familiar", que acontece no dia 25/9, em SP, realizado pela Sodepe Brasil. Clique aqui e confira.

Lauda Legal : O contemplado com o titulo "Sentença Criminal - prática de aplicação de pena e medida de segurança" (Del Rey - 7ª edição - 457p. - clique aqui), de Adalto Dias Tristão, é Maximilian Canez Fernandes, advogado em Pelotas/RS.

Sorteio de obra : Alexandre Henriques de Souza Lima, da FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, de Belo Horizonte/MG, ganhou o livro "Sigilo no Processo Penal - eficiência e garantismo" (RT - 315p. - clique aqui), coordenado por Antonio Scarance Fernandes, José R. Gavião de Almeida e Maurício Zanoide de Moraes.

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Mâncio Lima
AL/Vitorino Freire
AM/Novo Aripuanã
BA/Piatã
CE/Boa Viagem
GO/Crixas
MA/Vitorino Freire
MG/Vermelho Novo
MS/Mundo Novo
MS/Rio Verde de Mato Grosso
MS/Sete Quedas
MT/Poconé
PR/Arapoti
PR/Catanduvas
PR/Cidade Gaúcha
RS/Rodeio Bonito
SC/Taió
SP/Mendonça
TO/Araguaçu
TO/Formoso do Araguaia

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Agenda Migalhas

  • Nacional

21/9/09 - Curso - Prática de Processo do Trabalho - Técnicas para elaboração de peças processuais
21/9/09 - Curso - Gestão estratégica de negócios para sociedade de advogados
28/9/09 - Curso - Crimes tributários
28/9/09 - Curso - Aspectos práticos, controvertidos e atuais do Direito Contratual

  • Minas Gerais

28/10/09 - VII Congresso Brasileiro de Direito de Família e Sucessões
24/11/09 - Congresso e exposição - Fenalaw Minas Gerais

  • Paraná

30/10/09 - V Congresso da Associação de Direito Público do Mercosul e X Congresso Paranaense de Direito Administrativo

  • Rio Grande do Sul

14/10/09 - Congresso e exposição - Fenalaw Sul

  • Santa Catarina

21/10/09 - XXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo

  • Rio de Janeiro

22/9/09 - 1º Fórum de Direito em Exploração e Produção de Petróleo
24/9/09 - PIS/Pasep & COFINS - Atualizado com a MP 451/08 e a Lei 11.933/09
27/9/09 - Curso - Plano de cargos e salários
29/9/09 - Curso - Dissolução societária e apuração de haveres dos sócios
29/9/09 - Palestra - Aspectos Jurídicos e Sociais das Relações Homoafetivas
30/9/09 - Curso - Recuperação judicial de empresas e falências
1/10/09 - Curso - Estruturação societária de sociedades de advogados

  • São Paulo

21/9/09 - Palestra para Prepostos
21/9/09 - Curso - Direito de Família
21/9/09 - Curso - Recuperação de Empresas em Época de Crise
21/9/09 - Cursos de pós-graduação - Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação
21/9/09 - Curso - Questões Trabalhistas e Recursos Humanos em Energia e Saneamento
21/9/09 - Curso - Energia Elétrica e a NR 10
21/9/09 - Como decidem as Cortes Internacionais?
22/9/09 - Curso - Nova Lei de Recuperação e Falência
22/9/09 - Curso - SPED Fiscal na Prática
22/9/09 - Curso - Ações Regressivas acidentárias pelo INSS
22/9/09 - Curso prático - Classificação Fiscal de Mercadorias
22/9/09 - Treinamento - Compensação de tributos federais
22/9/09 - Curso de Direito Previdenciário e Processo Civil Previdenciário
23/9/09 - Palestra : Gerenciando pessoas e obtendo resultados
23/9/09 - Curso Direito Administrativo Militar
23/9/09 - Constituição de Patrimônio através de holdings nacionais e internacionais
23/9/09 - Curso - Planejamento financeiro e orçamentário como ferramenta de Gestão Empresarial
23/9/09 - Seminário : O Refis da crise
24/9/09 - Refis IV - Aderindo ao REFIS IV com a exclusão total das multas
24/9/09 - Curso - Perícia Judicial Contábil
24/9/09 - Planejamento Estratégico no Escritório de Advocacia - Uma Visão Prática
24/9/09 - Curso Prática Judicial e Revisão de Benefícios Previdenciários
24/9/09 - Curso - Licitação para Iniciantes
24/9/09 - 3º Seminário - Due Diligence
24/9/09 - Curso - Atuação do preposto na justiça do trabalho
24/9/09 - 1° Fórum Nacional de Departamentos Jurídicos
24/9/09 - Curso de extensão - Contratos de Uso, Gozo, Cooperação e Alienação
24/9/09 - Programa CyberSpaceCamp
24/9/09 - Seminário : Apuração do Imposto de Renda pelo Lucro Real
24/9/09 - Curso - Nova lei do Mandado de Segurança
25/9/09 - Curso prático - Retenções na Fonte - Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas - ISS/Campinas, IRRF, CSLL, PIS e COFINS
25/9/09 - Curso - Direito Societário e Mercado de Capitais
25/9/09 - Curso - Holding Familiar
26/9/09 - Curso prático - Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e a alteração da contribuição previdenciária sobre folha de pagamento
26/9/09 - Curso - Pensamento Crítico
28/9/09 - Curso prático - PIS e COFINS - Cálculo e regras gerais - Regime Cumulativo e Não-Cumulativo
28/9/09 - Curso de extensão - Tributos Estaduais
28/9/09 - Curso - Substituição Tributária e Antecipação
28/9/09 - Curso - Gerenciamento de Contratos na Administração Pública
28/9/09 - Curso - Arbitragem no Direito do Trabalho
29/9/09 - Curso - Auditoria de Contratos Terceirizados
29/9/09 - Curso - Substituição Tributária
29/9/09 - Palestra : Lei 11.941/09 - Regime Tributário de Transição - RTT e Parcelamento de Tributos
29/9/09 - Curso de extensão - Cumprimento de Sentença e Execução
29/9/09 - Curso - Secretariado executivo
29/9/09 - Curso - Como atender a fiscalização tributária e defesa do auto de infração
30/9/09 - Curso - Substituição Tributária do ICMS
30/9/09 - Seminário : Apuração do Imposto de Renda pelo Lucro Real
30/9/09 - Secretária empreendedora
30/9/09 - Curso - Pregão eletrônico e presencial
1/10/09 - Seminário - Responsabilidade Ambiental: Civil, Administrativa e Penal
1/10/09 - Curso - Nota Fiscal Eletrônica - NF-e (ICMS) - Aspectos práticos e teóricos da emissão
1/10/09 - Curso - Planejamento sucessório e proteção patrimonial
2/10/09 - Curso - Atualização em licitações
2/10/09 - Curso - Gestão de departamento fiscal nas empresas
2/10/09 - Curso - Planejamento Sucessório e a Proteção Patrimonial
3/10/09 - Curso de extensão - Trabalhador rural e segurado especial
3/10/09 - Curso prático - Contabilidade para não-contadores
3/10/09 - Curso - Direito Imobiliário
3/10/09 - Curso - Execução Trabalhista e Procedimentos Especiais
3/10/09 - Curso - Secretariando advogados

Clique aqui

_____________

Migalhas Clipping

Carta Capital

"A tragédia da privatização"

IstoÉ Dinheiro

"O incrível senhor das carnes"

Veja

"Açucar - Acharam o culpado"

IstoÉ

"Dieta da sexualidade"

Época

"O amor nos tempos da internet"

The New York Times - EUA

"Terror Suspect Had Bomb Guide, Authorities Say"

The Washington Post - EUA

"McChrystal Makes Plea For More Afghan Forces"

Le Monde - França

"Clearstream : une haine d'Etat devant le tribunal de Paris"

Corriere Della Sera - Itália

"Simone commuove l'Italia"

Le Figaro - França

Clearstream : le duel""

Clarín - Argentina

"Perdieron Boca y River : Basile quiere irse y se cae Gorosito"

Público - Portugal

"Aproximação entre Bloco e PS ganha força na campanha"

El País - Espanha

"Espías de Aguirre rodearon las dependencias de Gallardón y Cobo"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Das Alter ist keine Krankheit"

The Guardian - Inglaterra

"Obama ready to slash US nuclear arsenal"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Economia terá injeção de R$ 140 bilhões até o Natal"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Sótãos e puxadinhos terão de pagar IPTU"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Brasil descongela investimentos suspensos na crise"

O Globo - Rio de Janeiro

"Estados engavetam verba contra a violência"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Os esquecidos do recall, um perigo à solta no trânsito"

Correio Braziliense - Brasília

"Há saída contra multas injustas"

Gazeta do Povo - Paraná

"Drible ao teste do bafômetro é passo para a impunidade"

Zero Hora - Porto Alegre

"Diários revelam estratégias do MST"

O Povo - Ceará

"Pinto Martins é o 2º em apreensão de cocaína"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Um natal mais gordo"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz e Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Ciaglia e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· G Carvalho Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Gaudêncio, McNaughton & Prado Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda, Brasil & Serra - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Kachan, Sinotti e Kachan Advogados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medeiros Advogados Associados S/S
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palma Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peduti Sociedade de Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Targino Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· INFOSEC - Contra Inteligência Empresarial
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
· Instituto Ling
· Integra Cursos
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lex Mercator International Education
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Oliveira Campos Consultoria
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Regus do Brasil
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Shelter Business Center
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Superbid - Gestor Judicial
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· TST-aica Auditores Independentes & Consultores Associados
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ALB Consultoria Ltda
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALERTE - Automatização de Leitura e Recortes de Diários Oficiais
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo - ARPEN-SP
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· Branco Consultores Tributários
· Canal Judicial
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Educação Corporativa
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Fórum
· Editora Foco Jurídico
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Gestão Inédita Consultoria Trabalhista
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR