quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 2.247

Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - Migalhas nº 2.247 - Fechamento às 10h22.

 

"O professor é o pai intelectual do discípulo."

Machado de Assis
(Clique aqui)
Efeméride
 
Neste 15 de outubro, nossos cumprimentos a todos professores.
 
"Mestres de nossas vidas"

Com o título "Mestres de nossas vidas", Migalhas lança o número 4 de sua "Conexão Migalhas", prestando uma emocionante homenagem àqueles que têm a sublime missão de ensinar. São 31 artigos de autoria de migalheiros que trazem histórias, lembranças de passagens curiosas e inesquecíveis de mestres que deixaram não apenas os ensinamentos formais, mas um cabedal para a vida. Clique aqui e adquira seu exemplar.

Promoção especial : Dia do Professor

Este poderoso rotativo sorteia amanhã a última obra da promoção que durante esta semana presenteou vários professores. "Instituições de Direito Penal" (Saraiva - 7ª edição - v.I - Tomo I e II), do saudoso mestre Basileu Garcia. Para faturar, envie-nos um e-mail com nome completo, instituição onde leciona e disciplina que ministra (clique aqui). Todos os mestre que enviaram seus dados já estão participando.

Migalhas dos leitores - Novo Código ?

"Designou o Senado Federal uma Comissão de renomados juristas para elaborar um Anteprojeto para um novo CPC (Migalhas 2.246 - 14/10/09 - clique aqui). Era o que faltava depois de se estraçalhar o Código de 1973, com sucessivas reformas que pouco ou quase nada adiantaram para fazer com que a Justiça funcionasse efetivamente. Agora um novo Código, mas que Código? Ele priorizará o acesso à Justiça ou dará caminhos para se sair da Justiça com uma decisão que resolva, com segurança, o conflito de interesses? Ele priorizará a efetividade das decisões e, pois, os direitos do autor ou assegurará o direito de defesa, comprometendo-se com valores maiores e milenares direitos constitucionais? Ele dará maior eficácia às decisões de primeiro grau, prestigiando o juiz justiceiro, ou assegurará o pleno direito de recorrer, que ainda é tão importante, considerando-se o elevado percentual de decisões inferiores que são reformadas no STJ? Atualmente, temos um desencontro profundo entre o que assegura a lei e o como ela é interpretada, de modo que antes de se pensar em escrever um novo texto, como se impõe açodadamente, deveria buscar-se definir qual o processo que queremos e de qual processo precisamos, sob pena de dar-se à luz uma simples nova reforma, como as dezenas de outras anteriores e que nunca foram avaliadas por seus autores com a necessária isenção." Clito Fornaciari Júnior - escritório Clito Fornaciari Júnior - Advocacia

Catálogo

Sucesso no meio jurídico, o Catálogo de Escritórios do portal Migalhas é a ferramenta de networking ideal para você que deseja encontrar facilmente uma banca de advocacia como a Bruno Vanderlei Advogados, localizada em Recife/PE. (Clique aqui)

FGTS

O governo autorizou ontem o uso do FGTS para que a pessoa sorteada em consórcios de imóveis possa quitar parcial ou totalmente a dívida.

Bom funcionamento

Na pauta migalheira de hoje, um PL de suma importância e que trata de reforma dos órgãos de defesa da concorrência. Com a palavra, Denis Alves Guimarães e Laércio Farina, do escritório L. Farina Advogados. Ouçamo-los. (Clique aqui)

PSIU

Sentença do juiz da 3ª vara da Fazenda Pública de SP enfrentou a sempre polêmica discussão sobre os limites dos ruídos urbanos, que se tornaram grande alvo de reclamação após a instituição do programa PSIU pela prefeitura paulistana. A sentença julgou procedente ação anulatória promovida pelo Colégio Dante Alighieri, representado por Clito Fornaciari Júnior - Advocacia, contra a Prefeitura Municipal de SP, na qual se objetivava a anulação de multa imposta pela Prefeitura ao Colégio em razão da reclamação de um morador, que reside em edifício recentemente construído nas ruas que cercam o Colégio. Após a realização de perícia técnica concluiu-se que o barulho excessivo não advinha do Colégio, mas do próprio movimento das ruas e de obras na região. (Clique aqui)

Peruada 2009

O Centro Acadêmico "XI de Agosto" realiza amanhã mais uma edição da tão esperada Peruada com o mote "Pro meu Peru não existe lei, ele é parente do Sarney". Como anual e tradicionalmente acontece, o evento terá entre os milhares de festeiros os estagiários do escritório Boccuzzi Advogados Associados, que, consciente da importância do momento na vida dos acadêmicos, libera seus futuros causídicos para o encontro. A concentração acontecerá no Largo do Paissandu, 138, SP. (Clique aqui)

Sessão solene

Na peruada deste 2009, um eterno acadêmico de S. Francisco não poderá comparecer. Com efeito, o ministro Flavio Flores da Cunha Bierrenbach não estará entre a estudantada. É que amanhã, às 16h, no plenário do STM, acontece a sessão solene de sua despedida, já que ele completa sua septuagésima primavera no próximo dia 25. Para muitos, aposentadoria é a possibilidade do ócio com dignidade. Para o ministro, ao que sabemos, conquanto permaneça a dignidade, não haverá descanso. Com efeito, tantos são seus planos, que haja fôlego. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Gramatigalhas

 

"Prezado Professor, não encontrei, na 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o vocábulo "quorum", embora haja, no Aurélio, "quórum". Sabendo-se que "quorum" é genitivo plural do pronome relativo latino "quis, quae, quod", devo usá-lo sempre entre aspas, ou posso me socorrer do Aurélio, sem aspas ? Desde já, grato." Aristides Junqueira Alvarenga

Migas

1 - "Pânico na TV" - TJ/RJ condena RedeTV! por matéria desrespeitosa. (Clique aqui)

2 - TJ/MT - Instituição não pode ser condenada por demora em reconhecimento de curso. (Clique aqui)

3 - STJ - Corte Especial mantém Súmula 211 sobre prequestionamento. (Clique aqui)

4 - STJ mantém condenação de supermercado que acusou indevidamente cliente de furto. (Clique aqui)

Prisão

O juiz Jefferson Torelli de Jundiaí/SP decidiu soltar presos de duas cadeias caso a situação de superlotação nas unidades não seja resolvida pelo Estado até o fim do mês. A decisão liminar, da última sexta-feira, deu 72 horas para o Estado iniciar as transferências de presos para outros locais - o prazo se esgotou sem que as mudanças tivessem começado.

Exame criminológico

A CCJ do Senado aprovou ontem PL que restitui a exigência de exame criminológico para a progressão de pena de detentos condenados por crime hediondo, tráfico de drogas e atos violentos. A exigência valerá também para criminosos reincidentes. (Clique aqui)

Degustação - I

Os jornais informam que o CNJ determinou a suspensão de um contrato do TJ/ES para serviço de "análise sensorial de café". Segundo os informes, o contrato, firmado com a empresa Carvalhaes Corretores de Café Ltda., foi encontrado numa inspeção da equipe do CNJ, cujo relatório foi apreciado ontem pelo órgão. Segundo o conselho, "contratou-se, [desde 2005], serviço que não guarda pertinência lógica com as finalidades do órgão de serviço judiciário". A empresa cobrava R$ 110 por análise de cada lote de três toneladas de café comprados pelo Tribunal.

Degustação - II

Ops ! Veja, migalheiro, como são as coisas. A notícia acima, gostosamente divulgada nos jornais, dá a impressão de que o TJ/ES está cheio de nove-horas com esse negócio de contratar barista. Mas é preciso ter calma. O julgamento pode ser açodado. Não conhecemos a história a fundo, mas pensemos de outra banda. Imagine, leitor, que o departamento de compra da Corte capixaba esteja, para baratear o custo, comprando direto das torrefações. Neste caso, para qualificar o produto (no café às vezes vem até terra de "varreção") é preciso contratar uma empresa. E, convenhamos, se for esse o caso, fez-se bom negócio pagando módicos R$ 110 por análise de cada três toneladas. Parece-nos até que foi exatamente isso que se deu, a julgar pela respeitabilidade da mais que centenária empresa Carvalhaes Corretores de Café, cuja sede fica na cidade de Santos. O que chama a atenção neste caso, como em outros Brasil afora, é que os TJs não percebem que têm de evitar ao máximo esse tipo de coisa, que, de fato, não guarda pertinência com a prestação jurisdicional. Mas tem muito mais disso pululando por aí. Se o CNJ for pesquisar verá que há Tribunal que compra até xampu para carro, pois montou um lava-carro para manter a frota do belo presidente sempre lustrosa.

Discrepantes

A divergência de interpretações dos Tribunais acerca da não-cumulatividade do IPI é analisada por Gilson José Rasador, da banca Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial. (Clique aqui)

Tutela antecipatória ex officio

Advogada do escritório Trigueiro Fontes Advogados, Haline Fernandes Silva da Hora discute a pertinência da concessão da tutela antecipatória ex officio. Ela acredita que "a possibilidade de antecipação da tutela de ofício, em situações excepcionais, afirma-se pertinente, desde que o juiz atue com bom senso e justiça." (Clique aqui)

Fechando o cerco

Recentemente, a Junta Comercial de MG, mediante a assinatura de convênio, passou a disponibilizar todo seu cadastro ao Judiciário trabalhista para consultas. José Salvador Torres Silva (escritório Manucci Advogados) comenta a adoção de procedimentos "que visam fechar o cerco aos patrões maus pagadores". (Clique aqui)

Parecer

O subprocurador-geral da República Juarez Tavares proferiu, no STJ, parecer favorável à anulação de processo de competência do júri por deficiência de defesa. O parecer foi dado em HC impetrado pelo IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa, representado pelos advogados Daniella Meggiolaro e Guilherme Ziliani Carnelós. (Clique aqui)

Orientação Jurisprudencial

TST cancela Orientação Jurisprudencial 154 da SDI-1, cujo teor é o seguinte : "Atestado Médico - INSS. Exigência prevista em Instrumento Normativo - A doença profissional deve ser atestada por médico do INSS, se tal exigência consta de cláusula de instrumento normativo, sob pena de não reconhecimento do direito à estabilidade." E-RR - 736593/2001.0.

Registro civil

A ministra Nancy Andrighi leva a julgamento hoje, na 3a turma do STJ, recurso interposto por transexual que pretende a alteração do seu registro de nascimento quanto ao nome e gênero, após ter realizado, no Brasil, a cirurgia de transgenitalização. O transexual recorreu de decisão do TJ/SP que entendeu que "em linha de registro civil, prevalece a regra geral da imutabilidade dos dados, nome, prenome, sexo, filiação etc".

Uso indevido de imagem

O juiz de Direito Régis de Oliveira Montenegro Barbosa, de Porto Alegre/RS, julgou procedente ação de indenização movida pela atriz e apresentadora Babi contra as Lojas Renner por uso indevido de sua imagem. Segundo a apresentadora, defendida pelo advogado Maurício Guimarães Cury (Cury e Moure Simão Advogados Associados), a loja colocou à venda camisetas com sua imagem, sem autorização. Clique aqui e confira a sentença na íntegra.

Novo golpe

Fique alerta se você receber uma ligação do 1º Ofício de Títulos e Protestos de SP. Falsários estão utilizando o nome do cartório para cobrar um suposto título vencido.

Migas

5 - Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária de hoje do STF. (Clique aqui)

6 - TJ/PR inaugura sala para digitalização de processos. (Clique aqui)

7 - Câmara aprova PL que cria o Vale-Cultura para trabalhadores com salários de até cinco mínimos. (Clique aqui)

8 - CCJ do Senado aprova projeto que proíbe transferência de jogadores menores de idade para clubes estrangeiros. (Clique aqui)

9 - Conheça o vencedor do concurso da logomarca dos 50 anos do TJ/DF. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Censura do Estadão

"Magnífico editor, eu só gostaria de entender (Migalhas 2.246 - 14/10/09 - "Um e outro"). Se a censura ao Estadão foi imposta por um juiz que foi afastado por suspeição, e o Tribunal julgou-se incompetente, como é que a censura permanece ? Não tem lógica ! Primeiro, porque se o juiz foi julgado suspeito, as suas decisões devem ser revistas ou, se não o forem, perdem a sua eficácia justamente porque quem as prolatou é suspeito. Assim não fosse, porque declará-lo suspeito ? Segundo, se o Tribunal julgou-se incompetente, o juiz que prolatou a decisão além de suspeito é, também, incompetente. Assim, quer me parecer que o Egrégio Tribunal além de se julgar juridicamente incompetente, também provou que é incompetente. Por esses motivos, tenho para mim que a decisão que impôs a censura ao Estadão não mais existe no mundo jurídico, e o Estadão não está mais sob censura. Estarei eu ficando louco ou será que o meu querido amigo Manuel Alceu concorda com esse entendimento? S.m.j., é claro! Receba um abraço forte do," Fernando B. Pinheiro - escritório Fernando Pinheiro - Advogados

Reunião

Acontece no próximo dia 20/10, às 19h, a reunião mensal do CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia. (Clique aqui)

Posse

Desembargador Alberto Ferreira de Souza toma posse hoje no TJ/MT.

Indicados

MP encaminha lista sêxtupla ao TJ/PB com os candidatos à vaga deixada em decorrência da aposentadoria do desembargador Júlio Paulo Neto. São eles : Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, Lúcia de Fátima Maia de Farias, José Raimundo de Lima, Herbert Douglas Targino, Manoel Pereira de Alencar e Jonas Abrantes Gadelha.

70 anos

TED da OAB/SP comemora hoje 70 anos com uma sessão solene no Clube Esperia (av. Santos Dumont 1313), às 19h30.

Lauda Legal

A obra "Guia Prático do Empregado Doméstico" (152p.), de João Alves Neto, aborda desde noções básicas da relação de emprego doméstico até questões previdenciárias e processuais vinculadas ao tema. Clique aqui para conhecer o livro e faturar um exemplar, gentil oferta da Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico.

Parceria

Ênfase Instituto Jurídico e Praetorium Rio iniciam parceria. (Clique aqui)

Olho Mágico

Clique aqui, acesse o Olho Mágico e encontre ótimas oportunidades de emprego na área jurídica : Coordenador Jurídico Trabalhista e Advogado Pleno Societário são algumas delas.

_________________

_____________

"Mestres de nossas vidas"

Em 1882, chegava à Faculdade de Direito do Recife um homem mulato, desengonçado e desgracioso chamado Tobias Barreto. Viera para participar de um concurso público para professor substituto. Viera, e decididamente encantara com sua arguição, seus múltiplos timbres e gestos, a assistência de estudantes. Dentre esses, estava um que jamais esqueceu esse dia ; seu nome : Graça Aranha.

"São passados mais de quarenta anos desse grande choque mental, e ainda ressinto em mim as suas inefáveis vibrações", narra depois o autor de Canaã. E o conhecimento tem de fato essa característica, causa um choque, o arrepio da descoberta, e é capaz de impressionar tão profundamente aquele que aprende que mesmo o decorrer do tempo não consegue amainar a sensação, tampouco o significado do conceito.

"O que ele dizia era novo, profundo, sugestivo. Abria uma nova época na inteligência brasileira e nós recolhíamos a nova semente, sem saber como ela frutificaria em nossos espíritos, mas seguros que por ela nos transformávamos".

Quantos de nós também não guardamos na mente, e por que não dizer também no coração, a lembrança vívida de um verdadeiro mestre e seus ensinamentos ? É por isso que a "Conexão Migalhas" deste ano registra em suas páginas histórias realmente emocionantes - recordações da meninice, da juventude, da vida já adulta - de pessoas que, como Graça Aranha, jamais esqueceram seu encontro com aquele semeador de espírito que grandes colheitas proporcionou.

Terminada a prova de oratória de Tobias Barreto para o concurso, Graça Aranha, aos seus 13 ou 14 anos, movido por um impulso irreprimível, saltou a grade e por entre as aclamações dos estudantes e diante do assombro da Congregação atirou-se aos braços de Tobias Barreto, que, comovido e generoso, o recolheu.

E a "Conexão Migalhas" deste ano é isso : o abraço que já se deu, o abraço talvez nunca dado.

_____________

_________________

Baú migalheiro

Há 115 anos, no dia 15 de outubro de 1894, são nomeados ministros do STF os drs. Américo Brasiliense de Almeida e Melo e Fernando Luiz Osório, que se empossou a 23, e aquele a 24. Faleceram ambos em 1896.

Sorteios

"Solidariedade e Responsabilidade - o tratamento jurídico dos efeitos da criminalidade violenta no transporte público de pessoas no Brasil" (Saraiva - Direito GV - 602p.), de André Rodrigues Corrêa. Clique aqui e concorra a um exemplar, presente da editora.

Clique aqui e participe do sorteio de quatro exemplares do título "O Mundo Jurídico no Cinema" (Nova Letra - 123p.), doados pelo autor Nielson Ribeiro Modro.

Migalhíssimas

Eduardo Ribeiro Augusto e Márcio Costa de Menezes e Gonçalves, advogados do escritório De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados, participam do curso "Propriedade Intelectual - Combate à pirataria e indústria do entretenimento", que acontece de 19/10 a 23/11, em SP. (Clique aqui)

O escritório Edgard Leite Advogados Associados promove no dia 16/10 a palestra "Os aspectos polêmicos da nova Lei do Mandado de Segurança" em SP (av. Pres. Juscelino Kubitschek, 50, térreo). O evento será conduzido por Cassio Scarpinella Bueno, consultor jurídico do escritório. As inscrições devem ser feitas por e-mail, clique aqui.

O escritório Deda & Gordilho Advogados Associados realiza para seus clientes o curso "Aspectos Jurídicos do Shopping Center" nos dias 15 e 20/10, em Salvador/BA. (Clique aqui)

A banca Gaia Silva Gaede & Associados promove o painel de debates "ICMS - Substituição Tributária" em SP, no dia 22/10. (Clique aqui)

O sócio do escritório Dannemann Siemsen Advogados, Attilio Gorini, palestrá na "II Conferência Internacional de Combate à Pirataria e Proteção da Propriedade Intelectual", no dia 16/10, às 14h, no RJ (auditório da EMERJ, av. Erasmo Braga, 115 4º andar). (Clique aqui)

Coriolano A. de Almeida Camargo Santos, presidente do Comitê sobre Crimes Eletrônicos da OAB/SP e sócio-diretor do escritório Almeida Camargo Advogados, e Luis Carlos de Oliveira Massoco, presidente da Comissão de Direito Sociedade da Informação da OAB/SP, são convidados do "Fórum de Segurança na Internet", que acontece no dia 21/10, em SP, promovido pela Microsoft Brasil.

Legal english

De 26 a 29/10, a FGV DIREITO RIO promove no RJ o curso "Legal english : contracts and litigation". (Clique aqui)

Direito Previdenciário

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social preparou para o dia 24/10, em SP, o "III Simpósio de Direito Previdenciário da EPDS". (Clique aqui)

Congresso

O "XXIII Congresso Brasileiro de Direito Tributário" é realizado pelo Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial em SP, de 21 a 23/10. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Cursos

No dia 22/10, a Central Prática Educação Corporativa realiza no RJ os cursos "Licitação para contratação de serviços de advocacia" (clique aqui) e "Remuneração em sociedades de advogados" (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Lucro

Confira a programa completo do curso "Apuração e Contabilização dos Tributos sobre o Lucro", que a FISCOSoft Editora promove em SP, no dia 21/10, e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Direito Empresarial

O "I Simpósio Nacional de Direito Empresarial" é organizado pelo CEU - Centro de Extensão Universitária no dia 23/10, em SP. (Clique aqui)

Advogar

"Como Advogar em Direito Previdenciário" é o tema do curso que a Editora Lex preparou para SP, nos dias 20 e 21/10. (Clique aqui)

Adoção

A Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB/SP realiza no dia 20/10, a partir das 8h30, o seminário "As Modificações Trazidas ao ECA e a Adoção" no Teatro Gazeta (av. Paulista, 900, SP). (Clique aqui)

Palestra

O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa oferece gratuitamente a palestra "Corrupção e Cidadania", no dia 21/10, em SP. Não perca a oportunidade, clique aqui.

Cidades

Clique aqui para conferir a programação do curso "Direito das Cidades", que o IGD - Instituto Geodireito realiza em SP, no dia 9/11 e concorra a uma vaga-cortesia.

Colóquio

O Núcleo de Estudos Fiscais - Direito GV realiza o colóquio internacional "Tributação, Desenvolvimento, Infraestrutura e Sustentabilidade - Cenários para o Brasil da próxima década" em SP, entre os dias 25 e 27/11. (Clique aqui)

Estratégias

De 19 a 23/10 a MDE Training promove a "Jornada Garbo de Estratégias Tributárias e Societárias" em SP. (Clique aqui)

TRF da 1ª região

A LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais informa que, a partir de 5/10, as publicações referentes às seções judiciárias Federais dos Estados abrangidos pelo TRF da 1ª região - AC, AM, AP, BA, DF,GO, MA, MT, MG, PA, PI, RO, RR, TO - passam a ser disponibilizadas em conjunto no Diário da Justiça Eletrônico do TRF da 1ª região. O referido diário eletrônico é monitorado pela empresa, que segue oferecendo aos leitores um mês de avaliação gratuita de seus serviços (promoção não cumulativa). Para informações e cadastro escreva para o e-mail, clicando aqui, ou acesse o site, clique aqui.

Direitos

O juiz Alfredo Attié Jr. ministrará a palestra "Da privação de direitos à sua publicidade : paradoxos da relação entre as Constituições e as Obrigações no Direito Privado (Civil e do Consumidor)" hoje, às 20h, na FADISP (rua João Moura, 313, Pinheiros, SP).

CONTRAPONTO

Cacilda Decoussau Affonso Ferreira recebe o ministro Castro Meira, do STJ. O programa irá ao ar hoje, às 22h30, na TV Aberta de São Paulo, sábado, às 12h30, domingo, às 16h, e segunda-feira, às 5h30, na TV Justiça.

Dia de sorte !

Promoção dia do professor (clique aqui) : Renata Leonel Nunes, professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte/MG e coordenadora da pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho, do CEAJUFE - "Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho" (Saraiva - 34ª edição - 1.395p.), de Valentin Carrion.

Lauda Legal : Thamara Nicodemos, estagiária do TJ/SC, de São José/SC, ganhou o livro "Como passar em Concursos Jurídicos! - 4.500 questões comentadas" (Foco Jurídico - 1.245p. - clique aqui), coordenado por Wander Garcia.

Sorteio de obra : O premiado com o título "Processo Administrativo - Lei nº 9.784/99 Comentada" (Atlas - 512p. - clique aqui), de Irene Patrícia Nohara e Thiago Marrara, é José Arakelian, advogado da Construbase Engenharia Ltda..

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

CE/Guaraciaba do Norte
CE/Lavras da Mangabeira
CE/Poranga
ES/Dores do Rio Preto
GO/Munaçu
MA/Loreto
MG/Bonfinópolis de Minas
MG/Coromandel
MG/Dom Bosco
MG/Manhumirim
MG/Mesquita
MS/Chapadão do Sul
MS/Costa Rica
MT/Barras dos Bugres
PR/Catanduvas
PR/Ribeirão do Pinhal
SP/São Pedro do Turvo

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.S. Math Tests Find Scant Gains Across New York"

The Washington Post - EUA

"The Dow Passes Mile 10,000 on Road to Recovery"

Le Monde - França

"Le pillage des ressources minières du Congo-Kinshasa se poursuit"

Corriere Della Sera - Itália

"«Mai pagato i talebani» Il governo denuncia il Times"

Le Figaro - França

"Téléphones portables, antennes-relais: le rapport rassure qui"

Clarín - Argentina

"Argentina sufrió, luchó y se ganó un lugar en el Mundial"

Público - Portugal

"Investimento público ficou longe das metas anunciadas pelo Governo"

El País - Espanha

"Los engaños de Camps a la cúpula del PP amenazan su futuro político"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Aus ist der Milliarden-Traum"

The Guardian - Inglaterra

"Labour could be out of power 'for a generation'"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"SP será o 2º polo petrolífero do Brasil, prevê Gabrielli"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Eike Batista redescobre petróleo da Petrobras"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Governo recua e diz que vai restituir IR em 2009"

O Globo - Rio de Janeiro

"Mantega recua e anuncia restituição de IR este ano"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Restituição Garantida"

Correio Braziliense - Brasília

"Câmara monta o cafezinho de luxo"

Gazeta do Povo - Paraná

"Mensalidade escolar vai subir 6% no Paraná"

Zero Hora - Porto Alegre

"Yeda obtém vitória na Justiça Federal"

O Povo - Ceará

"Restituições serão liberadas até dezembro"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Arrastão de armas na chegada de Lula"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Ciaglia e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· G Carvalho Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gaudêncio, McNaughton & Prado Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Kachan, Sinotti e Kachan Advogados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matheus Advogados Associados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medeiros Advogados Associados S/S
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nemer Caldeira Brant Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palma Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peduti Sociedade de Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Gestão Inédita Consultoria Trabalhista
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· INFOSEC - Contra Inteligência Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
· Instituto Ling
· Integra Cursos
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lex Mercator International Education
· LexPerfecta
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Oliveira Campos Consultoria
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Shelter Business Center
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Superbid - Gestor Judicial
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· TST-aica Auditores Independentes & Consultores Associados
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALB Consultoria Ltda
· ALERTE - Automatização de Leitura e Recortes de Diários Oficiais
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo - ARPEN-SP
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· Branco Consultores Tributários
· Canal Judicial
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco Jurídico
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Carolina Amorim

Migalheira desde 2020

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Scilio Faver

Migalheiro desde 2020

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

Camila Crespi Castro

Migalheira desde 2019

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Leonardo Quintiliano

Migalheiro desde 2019

Luís Roberto Barroso

Migalheiro desde 2003

Cesar de Lima e Silva

Migalheiro desde 2019

Carla Domenico

Migalheira desde 2011

Sérgio Roxo da Fonseca

Migalheiro desde 2004

Giselle Farinhas

Migalheira desde 2017

Publicidade