INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.247

MIGALHAS nº 2.247

Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - Migalhas nº 2.247 - Fechamento às 10h22.

 

"O professor é o pai intelectual do discípulo."

Machado de Assis
(Clique aqui)
Efeméride
 
Neste 15 de outubro, nossos cumprimentos a todos professores.
 
"Mestres de nossas vidas"

Com o título "Mestres de nossas vidas", Migalhas lança o número 4 de sua "Conexão Migalhas", prestando uma emocionante homenagem àqueles que têm a sublime missão de ensinar. São 31 artigos de autoria de migalheiros que trazem histórias, lembranças de passagens curiosas e inesquecíveis de mestres que deixaram não apenas os ensinamentos formais, mas um cabedal para a vida. Clique aqui e adquira seu exemplar.

Promoção especial : Dia do Professor

Este poderoso rotativo sorteia amanhã a última obra da promoção que durante esta semana presenteou vários professores. "Instituições de Direito Penal" (Saraiva - 7ª edição - v.I - Tomo I e II), do saudoso mestre Basileu Garcia. Para faturar, envie-nos um e-mail com nome completo, instituição onde leciona e disciplina que ministra (clique aqui). Todos os mestre que enviaram seus dados já estão participando.

Migalhas dos leitores - Novo Código ?

"Designou o Senado Federal uma Comissão de renomados juristas para elaborar um Anteprojeto para um novo CPC (Migalhas 2.246 - 14/10/09 - clique aqui). Era o que faltava depois de se estraçalhar o Código de 1973, com sucessivas reformas que pouco ou quase nada adiantaram para fazer com que a Justiça funcionasse efetivamente. Agora um novo Código, mas que Código? Ele priorizará o acesso à Justiça ou dará caminhos para se sair da Justiça com uma decisão que resolva, com segurança, o conflito de interesses? Ele priorizará a efetividade das decisões e, pois, os direitos do autor ou assegurará o direito de defesa, comprometendo-se com valores maiores e milenares direitos constitucionais? Ele dará maior eficácia às decisões de primeiro grau, prestigiando o juiz justiceiro, ou assegurará o pleno direito de recorrer, que ainda é tão importante, considerando-se o elevado percentual de decisões inferiores que são reformadas no STJ? Atualmente, temos um desencontro profundo entre o que assegura a lei e o como ela é interpretada, de modo que antes de se pensar em escrever um novo texto, como se impõe açodadamente, deveria buscar-se definir qual o processo que queremos e de qual processo precisamos, sob pena de dar-se à luz uma simples nova reforma, como as dezenas de outras anteriores e que nunca foram avaliadas por seus autores com a necessária isenção." Clito Fornaciari Júnior - escritório Clito Fornaciari Júnior - Advocacia

Catálogo

Sucesso no meio jurídico, o Catálogo de Escritórios do portal Migalhas é a ferramenta de networking ideal para você que deseja encontrar facilmente uma banca de advocacia como a Bruno Vanderlei Advogados, localizada em Recife/PE. (Clique aqui)

FGTS

O governo autorizou ontem o uso do FGTS para que a pessoa sorteada em consórcios de imóveis possa quitar parcial ou totalmente a dívida.

Bom funcionamento

Na pauta migalheira de hoje, um PL de suma importância e que trata de reforma dos órgãos de defesa da concorrência. Com a palavra, Denis Alves Guimarães e Laércio Farina, do escritório L. Farina Advogados. Ouçamo-los. (Clique aqui)

PSIU

Sentença do juiz da 3ª vara da Fazenda Pública de SP enfrentou a sempre polêmica discussão sobre os limites dos ruídos urbanos, que se tornaram grande alvo de reclamação após a instituição do programa PSIU pela prefeitura paulistana. A sentença julgou procedente ação anulatória promovida pelo Colégio Dante Alighieri, representado por Clito Fornaciari Júnior - Advocacia, contra a Prefeitura Municipal de SP, na qual se objetivava a anulação de multa imposta pela Prefeitura ao Colégio em razão da reclamação de um morador, que reside em edifício recentemente construído nas ruas que cercam o Colégio. Após a realização de perícia técnica concluiu-se que o barulho excessivo não advinha do Colégio, mas do próprio movimento das ruas e de obras na região. (Clique aqui)

Peruada 2009

O Centro Acadêmico "XI de Agosto" realiza amanhã mais uma edição da tão esperada Peruada com o mote "Pro meu Peru não existe lei, ele é parente do Sarney". Como anual e tradicionalmente acontece, o evento terá entre os milhares de festeiros os estagiários do escritório Boccuzzi Advogados Associados, que, consciente da importância do momento na vida dos acadêmicos, libera seus futuros causídicos para o encontro. A concentração acontecerá no Largo do Paissandu, 138, SP. (Clique aqui)

Sessão solene

Na peruada deste 2009, um eterno acadêmico de S. Francisco não poderá comparecer. Com efeito, o ministro Flavio Flores da Cunha Bierrenbach não estará entre a estudantada. É que amanhã, às 16h, no plenário do STM, acontece a sessão solene de sua despedida, já que ele completa sua septuagésima primavera no próximo dia 25. Para muitos, aposentadoria é a possibilidade do ócio com dignidade. Para o ministro, ao que sabemos, conquanto permaneça a dignidade, não haverá descanso. Com efeito, tantos são seus planos, que haja fôlego. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Gramatigalhas

 

"Prezado Professor, não encontrei, na 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o vocábulo "quorum", embora haja, no Aurélio, "quórum". Sabendo-se que "quorum" é genitivo plural do pronome relativo latino "quis, quae, quod", devo usá-lo sempre entre aspas, ou posso me socorrer do Aurélio, sem aspas ? Desde já, grato." Aristides Junqueira Alvarenga

Migas

1 - "Pânico na TV" - TJ/RJ condena RedeTV! por matéria desrespeitosa. (Clique aqui)

2 - TJ/MT - Instituição não pode ser condenada por demora em reconhecimento de curso. (Clique aqui)

3 - STJ - Corte Especial mantém Súmula 211 sobre prequestionamento. (Clique aqui)

4 - STJ mantém condenação de supermercado que acusou indevidamente cliente de furto. (Clique aqui)

Prisão

O juiz Jefferson Torelli de Jundiaí/SP decidiu soltar presos de duas cadeias caso a situação de superlotação nas unidades não seja resolvida pelo Estado até o fim do mês. A decisão liminar, da última sexta-feira, deu 72 horas para o Estado iniciar as transferências de presos para outros locais - o prazo se esgotou sem que as mudanças tivessem começado.

Exame criminológico

A CCJ do Senado aprovou ontem PL que restitui a exigência de exame criminológico para a progressão de pena de detentos condenados por crime hediondo, tráfico de drogas e atos violentos. A exigência valerá também para criminosos reincidentes. (Clique aqui)

Degustação - I

Os jornais informam que o CNJ determinou a suspensão de um contrato do TJ/ES para serviço de "análise sensorial de café". Segundo os informes, o contrato, firmado com a empresa Carvalhaes Corretores de Café Ltda., foi encontrado numa inspeção da equipe do CNJ, cujo relatório foi apreciado ontem pelo órgão. Segundo o conselho, "contratou-se, [desde 2005], serviço que não guarda pertinência lógica com as finalidades do órgão de serviço judiciário". A empresa cobrava R$ 110 por análise de cada lote de três toneladas de café comprados pelo Tribunal.

Degustação - II

Ops ! Veja, migalheiro, como são as coisas. A notícia acima, gostosamente divulgada nos jornais, dá a impressão de que o TJ/ES está cheio de nove-horas com esse negócio de contratar barista. Mas é preciso ter calma. O julgamento pode ser açodado. Não conhecemos a história a fundo, mas pensemos de outra banda. Imagine, leitor, que o departamento de compra da Corte capixaba esteja, para baratear o custo, comprando direto das torrefações. Neste caso, para qualificar o produto (no café às vezes vem até terra de "varreção") é preciso contratar uma empresa. E, convenhamos, se for esse o caso, fez-se bom negócio pagando módicos R$ 110 por análise de cada três toneladas. Parece-nos até que foi exatamente isso que se deu, a julgar pela respeitabilidade da mais que centenária empresa Carvalhaes Corretores de Café, cuja sede fica na cidade de Santos. O que chama a atenção neste caso, como em outros Brasil afora, é que os TJs não percebem que têm de evitar ao máximo esse tipo de coisa, que, de fato, não guarda pertinência com a prestação jurisdicional. Mas tem muito mais disso pululando por aí. Se o CNJ for pesquisar verá que há Tribunal que compra até xampu para carro, pois montou um lava-carro para manter a frota do belo presidente sempre lustrosa.

Discrepantes

A divergência de interpretações dos Tribunais acerca da não-cumulatividade do IPI é analisada por Gilson José Rasador, da banca Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial. (Clique aqui)

Tutela antecipatória ex officio

Advogada do escritório Trigueiro Fontes Advogados, Haline Fernandes Silva da Hora discute a pertinência da concessão da tutela antecipatória ex officio. Ela acredita que "a possibilidade de antecipação da tutela de ofício, em situações excepcionais, afirma-se pertinente, desde que o juiz atue com bom senso e justiça." (Clique aqui)

Fechando o cerco

Recentemente, a Junta Comercial de MG, mediante a assinatura de convênio, passou a disponibilizar todo seu cadastro ao Judiciário trabalhista para consultas. José Salvador Torres Silva (escritório Manucci Advogados) comenta a adoção de procedimentos "que visam fechar o cerco aos patrões maus pagadores". (Clique aqui)

Parecer

O subprocurador-geral da República Juarez Tavares proferiu, no STJ, parecer favorável à anulação de processo de competência do júri por deficiência de defesa. O parecer foi dado em HC impetrado pelo IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa, representado pelos advogados Daniella Meggiolaro e Guilherme Ziliani Carnelós. (Clique aqui)

Orientação Jurisprudencial

TST cancela Orientação Jurisprudencial 154 da SDI-1, cujo teor é o seguinte : "Atestado Médico - INSS. Exigência prevista em Instrumento Normativo - A doença profissional deve ser atestada por médico do INSS, se tal exigência consta de cláusula de instrumento normativo, sob pena de não reconhecimento do direito à estabilidade." E-RR - 736593/2001.0.

Registro civil

A ministra Nancy Andrighi leva a julgamento hoje, na 3a turma do STJ, recurso interposto por transexual que pretende a alteração do seu registro de nascimento quanto ao nome e gênero, após ter realizado, no Brasil, a cirurgia de transgenitalização. O transexual recorreu de decisão do TJ/SP que entendeu que "em linha de registro civil, prevalece a regra geral da imutabilidade dos dados, nome, prenome, sexo, filiação etc".

Uso indevido de imagem

O juiz de Direito Régis de Oliveira Montenegro Barbosa, de Porto Alegre/RS, julgou procedente ação de indenização movida pela atriz e apresentadora Babi contra as Lojas Renner por uso indevido de sua imagem. Segundo a apresentadora, defendida pelo advogado Maurício Guimarães Cury (Cury e Moure Simão Advogados Associados), a loja colocou à venda camisetas com sua imagem, sem autorização. Clique aqui e confira a sentença na íntegra.

Novo golpe

Fique alerta se você receber uma ligação do 1º Ofício de Títulos e Protestos de SP. Falsários estão utilizando o nome do cartório para cobrar um suposto título vencido.

Migas

5 - Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária de hoje do STF. (Clique aqui)

6 - TJ/PR inaugura sala para digitalização de processos. (Clique aqui)

7 - Câmara aprova PL que cria o Vale-Cultura para trabalhadores com salários de até cinco mínimos. (Clique aqui)

8 - CCJ do Senado aprova projeto que proíbe transferência de jogadores menores de idade para clubes estrangeiros. (Clique aqui)

9 - Conheça o vencedor do concurso da logomarca dos 50 anos do TJ/DF. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Censura do Estadão

"Magnífico editor, eu só gostaria de entender (Migalhas 2.246 - 14/10/09 - "Um e outro"). Se a censura ao Estadão foi imposta por um juiz que foi afastado por suspeição, e o Tribunal julgou-se incompetente, como é que a censura permanece ? Não tem lógica ! Primeiro, porque se o juiz foi julgado suspeito, as suas decisões devem ser revistas ou, se não o forem, perdem a sua eficácia justamente porque quem as prolatou é suspeito. Assim não fosse, porque declará-lo suspeito ? Segundo, se o Tribunal julgou-se incompetente, o juiz que prolatou a decisão além de suspeito é, também, incompetente. Assim, quer me parecer que o Egrégio Tribunal além de se julgar juridicamente incompetente, também provou que é incompetente. Por esses motivos, tenho para mim que a decisão que impôs a censura ao Estadão não mais existe no mundo jurídico, e o Estadão não está mais sob censura. Estarei eu ficando louco ou será que o meu querido amigo Manuel Alceu concorda com esse entendimento? S.m.j., é claro! Receba um abraço forte do," Fernando B. Pinheiro - escritório Fernando Pinheiro - Advogados

Reunião

Acontece no próximo dia 20/10, às 19h, a reunião mensal do CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia. (Clique aqui)

Posse

Desembargador Alberto Ferreira de Souza toma posse hoje no TJ/MT.

Indicados

MP encaminha lista sêxtupla ao TJ/PB com os candidatos à vaga deixada em decorrência da aposentadoria do desembargador Júlio Paulo Neto. São eles : Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, Lúcia de Fátima Maia de Farias, José Raimundo de Lima, Herbert Douglas Targino, Manoel Pereira de Alencar e Jonas Abrantes Gadelha.

70 anos

TED da OAB/SP comemora hoje 70 anos com uma sessão solene no Clube Esperia (av. Santos Dumont 1313), às 19h30.

Lauda Legal

A obra "Guia Prático do Empregado Doméstico" (152p.), de João Alves Neto, aborda desde noções básicas da relação de emprego doméstico até questões previdenciárias e processuais vinculadas ao tema. Clique aqui para conhecer o livro e faturar um exemplar, gentil oferta da Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico.

Parceria

Ênfase Instituto Jurídico e Praetorium Rio iniciam parceria. (Clique aqui)

Olho Mágico

Clique aqui, acesse o Olho Mágico e encontre ótimas oportunidades de emprego na área jurídica : Coordenador Jurídico Trabalhista e Advogado Pleno Societário são algumas delas.

_________________

_____________

"Mestres de nossas vidas"

Em 1882, chegava à Faculdade de Direito do Recife um homem mulato, desengonçado e desgracioso chamado Tobias Barreto. Viera para participar de um concurso público para professor substituto. Viera, e decididamente encantara com sua arguição, seus múltiplos timbres e gestos, a assistência de estudantes. Dentre esses, estava um que jamais esqueceu esse dia ; seu nome : Graça Aranha.

"São passados mais de quarenta anos desse grande choque mental, e ainda ressinto em mim as suas inefáveis vibrações", narra depois o autor de Canaã. E o conhecimento tem de fato essa característica, causa um choque, o arrepio da descoberta, e é capaz de impressionar tão profundamente aquele que aprende que mesmo o decorrer do tempo não consegue amainar a sensação, tampouco o significado do conceito.

"O que ele dizia era novo, profundo, sugestivo. Abria uma nova época na inteligência brasileira e nós recolhíamos a nova semente, sem saber como ela frutificaria em nossos espíritos, mas seguros que por ela nos transformávamos".

Quantos de nós também não guardamos na mente, e por que não dizer também no coração, a lembrança vívida de um verdadeiro mestre e seus ensinamentos ? É por isso que a "Conexão Migalhas" deste ano registra em suas páginas histórias realmente emocionantes - recordações da meninice, da juventude, da vida já adulta - de pessoas que, como Graça Aranha, jamais esqueceram seu encontro com aquele semeador de espírito que grandes colheitas proporcionou.

Terminada a prova de oratória de Tobias Barreto para o concurso, Graça Aranha, aos seus 13 ou 14 anos, movido por um impulso irreprimível, saltou a grade e por entre as aclamações dos estudantes e diante do assombro da Congregação atirou-se aos braços de Tobias Barreto, que, comovido e generoso, o recolheu.

E a "Conexão Migalhas" deste ano é isso : o abraço que já se deu, o abraço talvez nunca dado.

_____________

_________________

Baú migalheiro

Há 115 anos, no dia 15 de outubro de 1894, são nomeados ministros do STF os drs. Américo Brasiliense de Almeida e Melo e Fernando Luiz Osório, que se empossou a 23, e aquele a 24. Faleceram ambos em 1896.

Sorteios

"Solidariedade e Responsabilidade - o tratamento jurídico dos efeitos da criminalidade violenta no transporte público de pessoas no Brasil" (Saraiva - Direito GV - 602p.), de André Rodrigues Corrêa. Clique aqui e concorra a um exemplar, presente da editora.

Clique aqui e participe do sorteio de quatro exemplares do título "O Mundo Jurídico no Cinema" (Nova Letra - 123p.), doados pelo autor Nielson Ribeiro Modro.

Migalhíssimas

Eduardo Ribeiro Augusto e Márcio Costa de Menezes e Gonçalves, advogados do escritório De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados, participam do curso "Propriedade Intelectual - Combate à pirataria e indústria do entretenimento", que acontece de 19/10 a 23/11, em SP. (Clique aqui)

O escritório Edgard Leite Advogados Associados promove no dia 16/10 a palestra "Os aspectos polêmicos da nova Lei do Mandado de Segurança" em SP (av. Pres. Juscelino Kubitschek, 50, térreo). O evento será conduzido por Cassio Scarpinella Bueno, consultor jurídico do escritório. As inscrições devem ser feitas por e-mail, clique aqui.

O escritório Deda & Gordilho Advogados Associados realiza para seus clientes o curso "Aspectos Jurídicos do Shopping Center" nos dias 15 e 20/10, em Salvador/BA. (Clique aqui)

A banca Gaia Silva Gaede & Associados promove o painel de debates "ICMS - Substituição Tributária" em SP, no dia 22/10. (Clique aqui)

O sócio do escritório Dannemann Siemsen Advogados, Attilio Gorini, palestrá na "II Conferência Internacional de Combate à Pirataria e Proteção da Propriedade Intelectual", no dia 16/10, às 14h, no RJ (auditório da EMERJ, av. Erasmo Braga, 115 4º andar). (Clique aqui)

Coriolano A. de Almeida Camargo Santos, presidente do Comitê sobre Crimes Eletrônicos da OAB/SP e sócio-diretor do escritório Almeida Camargo Advogados, e Luis Carlos de Oliveira Massoco, presidente da Comissão de Direito Sociedade da Informação da OAB/SP, são convidados do "Fórum de Segurança na Internet", que acontece no dia 21/10, em SP, promovido pela Microsoft Brasil.

Legal english

De 26 a 29/10, a FGV DIREITO RIO promove no RJ o curso "Legal english : contracts and litigation". (Clique aqui)

Direito Previdenciário

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social preparou para o dia 24/10, em SP, o "III Simpósio de Direito Previdenciário da EPDS". (Clique aqui)

Congresso

O "XXIII Congresso Brasileiro de Direito Tributário" é realizado pelo Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial em SP, de 21 a 23/10. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Cursos

No dia 22/10, a Central Prática Educação Corporativa realiza no RJ os cursos "Licitação para contratação de serviços de advocacia" (clique aqui) e "Remuneração em sociedades de advogados" (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Lucro

Confira a programa completo do curso "Apuração e Contabilização dos Tributos sobre o Lucro", que a FISCOSoft Editora promove em SP, no dia 21/10, e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Direito Empresarial

O "I Simpósio Nacional de Direito Empresarial" é organizado pelo CEU - Centro de Extensão Universitária no dia 23/10, em SP. (Clique aqui)

Advogar

"Como Advogar em Direito Previdenciário" é o tema do curso que a Editora Lex preparou para SP, nos dias 20 e 21/10. (Clique aqui)

Adoção

A Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB/SP realiza no dia 20/10, a partir das 8h30, o seminário "As Modificações Trazidas ao ECA e a Adoção" no Teatro Gazeta (av. Paulista, 900, SP). (Clique aqui)

Palestra

O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa oferece gratuitamente a palestra "Corrupção e Cidadania", no dia 21/10, em SP. Não perca a oportunidade, clique aqui.

Cidades

Clique aqui para conferir a programação do curso "Direito das Cidades", que o IGD - Instituto Geodireito realiza em SP, no dia 9/11 e concorra a uma vaga-cortesia.

Colóquio

O Núcleo de Estudos Fiscais - Direito GV realiza o colóquio internacional "Tributação, Desenvolvimento, Infraestrutura e Sustentabilidade - Cenários para o Brasil da próxima década" em SP, entre os dias 25 e 27/11. (Clique aqui)

Estratégias

De 19 a 23/10 a MDE Training promove a "Jornada Garbo de Estratégias Tributárias e Societárias" em SP. (Clique aqui)

TRF da 1ª região

A LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais informa que, a partir de 5/10, as publicações referentes às seções judiciárias Federais dos Estados abrangidos pelo TRF da 1ª região - AC, AM, AP, BA, DF,GO, MA, MT, MG, PA, PI, RO, RR, TO - passam a ser disponibilizadas em conjunto no Diário da Justiça Eletrônico do TRF da 1ª região. O referido diário eletrônico é monitorado pela empresa, que segue oferecendo aos leitores um mês de avaliação gratuita de seus serviços (promoção não cumulativa). Para informações e cadastro escreva para o e-mail, clicando aqui, ou acesse o site, clique aqui.

Direitos

O juiz Alfredo Attié Jr. ministrará a palestra "Da privação de direitos à sua publicidade : paradoxos da relação entre as Constituições e as Obrigações no Direito Privado (Civil e do Consumidor)" hoje, às 20h, na FADISP (rua João Moura, 313, Pinheiros, SP).

CONTRAPONTO

Cacilda Decoussau Affonso Ferreira recebe o ministro Castro Meira, do STJ. O programa irá ao ar hoje, às 22h30, na TV Aberta de São Paulo, sábado, às 12h30, domingo, às 16h, e segunda-feira, às 5h30, na TV Justiça.

Dia de sorte !

Promoção dia do professor (clique aqui) : Renata Leonel Nunes, professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte/MG e coordenadora da pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho, do CEAJUFE - "Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho" (Saraiva - 34ª edição - 1.395p.), de Valentin Carrion.

Lauda Legal : Thamara Nicodemos, estagiária do TJ/SC, de São José/SC, ganhou o livro "Como passar em Concursos Jurídicos! - 4.500 questões comentadas" (Foco Jurídico - 1.245p. - clique aqui), coordenado por Wander Garcia.

Sorteio de obra : O premiado com o título "Processo Administrativo - Lei nº 9.784/99 Comentada" (Atlas - 512p. - clique aqui), de Irene Patrícia Nohara e Thiago Marrara, é José Arakelian, advogado da Construbase Engenharia Ltda..

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

CE/Guaraciaba do Norte
CE/Lavras da Mangabeira
CE/Poranga
ES/Dores do Rio Preto
GO/Munaçu
MA/Loreto
MG/Bonfinópolis de Minas
MG/Coromandel
MG/Dom Bosco
MG/Manhumirim
MG/Mesquita
MS/Chapadão do Sul
MS/Costa Rica
MT/Barras dos Bugres
PR/Catanduvas
PR/Ribeirão do Pinhal
SP/São Pedro do Turvo

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.S. Math Tests Find Scant Gains Across New York"

The Washington Post - EUA

"The Dow Passes Mile 10,000 on Road to Recovery"

Le Monde - França

"Le pillage des ressources minières du Congo-Kinshasa se poursuit"

Corriere Della Sera - Itália

"«Mai pagato i talebani» Il governo denuncia il Times"

Le Figaro - França

"Téléphones portables, antennes-relais: le rapport rassure qui"

Clarín - Argentina

"Argentina sufrió, luchó y se ganó un lugar en el Mundial"

Público - Portugal

"Investimento público ficou longe das metas anunciadas pelo Governo"

El País - Espanha

"Los engaños de Camps a la cúpula del PP amenazan su futuro político"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Aus ist der Milliarden-Traum"

The Guardian - Inglaterra

"Labour could be out of power 'for a generation'"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"SP será o 2º polo petrolífero do Brasil, prevê Gabrielli"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Eike Batista redescobre petróleo da Petrobras"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Governo recua e diz que vai restituir IR em 2009"

O Globo - Rio de Janeiro

"Mantega recua e anuncia restituição de IR este ano"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Restituição Garantida"

Correio Braziliense - Brasília

"Câmara monta o cafezinho de luxo"

Gazeta do Povo - Paraná

"Mensalidade escolar vai subir 6% no Paraná"

Zero Hora - Porto Alegre

"Yeda obtém vitória na Justiça Federal"

O Povo - Ceará

"Restituições serão liberadas até dezembro"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Arrastão de armas na chegada de Lula"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Ciaglia e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· G Carvalho Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gaudêncio, McNaughton & Prado Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Kachan, Sinotti e Kachan Advogados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matheus Advogados Associados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medeiros Advogados Associados S/S
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nemer Caldeira Brant Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palma Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peduti Sociedade de Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Gestão Inédita Consultoria Trabalhista
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· INFOSEC - Contra Inteligência Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
· Instituto Ling
· Integra Cursos
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lex Mercator International Education
· LexPerfecta
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Oliveira Campos Consultoria
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Shelter Business Center
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Superbid - Gestor Judicial
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· TST-aica Auditores Independentes & Consultores Associados
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALB Consultoria Ltda
· ALERTE - Automatização de Leitura e Recortes de Diários Oficiais
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo - ARPEN-SP
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· Branco Consultores Tributários
· Canal Judicial
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco Jurídico
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR