Guilherme Carvalho Monteiro de Andrade

Migalheiro desde abril/2017.
Advogado do escritório Monteiro de Andrade, Diniz, Galuppo, Albuquerque e Viana Advogados.
/depeso
6/5/2020

Covid-19 e recuperação judicial: Impactos e medidas de mitigação

Eduardo Gonzaga de Paula e Guilherme Monteiro de Andrade
Já se prevê um relevante aumento de novos pedidos de recuperação judicial pelas sociedades empresárias, sobretudo pelas pequenas e médias empresas, as mais afetadas pela paralisação, em razão de seu menor fluxo de caixa.
/depeso
18/4/2017

A lei de recuperação e falência de empresas (lei 11.101/05) e o critério de competência territorial do juízo concursal – uma proposta de mudança

O objetivo deste breve artigo é apontar um ponto da atual legislação – qual seja, o critério de competência territorial do juízo concursal - que merece mudança, na visão destes autores, para adequá-lo à realidade/necessidade dos processos de falência e recuperação judicial.
/depeso
4/4/2017

Migalhas sobre a sociedade limitada aos 15 anos do Código Civil

A perspectiva dessas breves notas é, aproveitando o momento reflexivo inerente aos jubileus, lançar algumas Migalhas intuitivas ou provocativas acerca do "estado atual das coisas", de modo quiçá a semear outros escritos mais robustos, seja para incrementar ou, porque não, contrapor o que ora se lança.
/amanhecidas
18/4/2017

MIGALHAS nº 4.094

...(Clique aqui) Competência territorial do juízo Os advogados Guilherme Carvalho Monteiro de Andrade e Henrique Cunha Barbosa, professores do IBMEC/MG, falam da lei de recuperação e falência de empresas (11.101/05) e do critério de competência territorial do juízo concursal. Para os autores, o critério merece mudança "para adequá-lo à realidade/necessidade dos processos de falência e recuperação judicial." (Clique aqui) Proteção ao trabalho No primeiro estudo da série que aborda aspectos jurídicos sobre normas de proteção ao trabalho, o engenheiro Ruy Euribio, da Conserto...