José Paulo Graciotti

Migalheiro desde janeiro/2017.
Consultor, sócio e fundador da GRACIOTTI Assessoria Empresarial.
Migalhas de Peso
8/5/2020

Pandemia, quarentena e o ajuste das velas no mercado jurídico

Apesar de existirem vários estudos e exemplos sobre aumento de produtividade utilizando essa tecnologia, escritórios de advocacia ainda de utilizavam bastante das reuniões presenciais, baseados no conceito da privacidade e segurança, mas novamente os acontecimentos forçaram uma mudança de hábito.
Migalhas de Peso
30/4/2020

Coronavírus - O catalisador das mudanças na prestação de serviços jurídicos

Enquanto não tivermos mais informações sobre como o mercado consumidor de serviços jurídicos estará no futuro (próximo espero), vamos ajustar nossa estrutura para que ela seja a mais eficiente, produtiva e competitiva possível!
Migalhas de Peso
16/4/2020

Um tsunami chamado covid-19 e o planejamento estratégico

Agora, mais do que nunca, devemos aproveitar o tempo ao qual fomos obrigados a ter para pensar, repensar nossas atividades de uma forma nunca antes imaginada.
Migalhas de Peso
6/4/2020

Governança de escritórios de advocacia em tempos de trabalho remoto

Imaginando, com uma probabilidade altíssima de acontecer, essa situação de exceção vai durar muito mais do que imaginamos e o desafio maior será ter uma governança ativa e eficiente do negócio, num cenário totalmente diference nunca antes cogitado
Migalhas de Peso
30/3/2020

O melhor e o pior de nós, seres humanos

Essa crise tem permitido a revelação de humanistas que até pouco tempo não eram reconhecidos como tal, o surgimento de novos líderes e também a reafirmação da liderança de pessoas já conhecidas como bons líderes.
Migalhas de Peso
27/3/2020

Pandemia, isolamento, TI e KM em escritórios de advocacia

Para poder desenvolver bem seu trabalho todo advogado necessita ter acesso a toda informação necessária e possível "nas pontas dos dedos".
Migalhas de Peso
9/3/2020

Seu escritório conhece o que sabe? A gestão do conhecimento responde!

Em escritórios de advocacia mais tradicionais tem-se a imagem de que gestão do conhecimento se resume à existência de um “minutário” com todas as minutas criadas e utilizadas, mas o conceito é muito mais abrangente!
Migalhas de Peso
20/2/2020

LGPD e a governança da informação em escritórios de advocacia

É comum ter milhões de textos armazenados nas redes internas dos escritórios de advocacia e que estão simplesmente organizados sob o conceito de pastas eletrônicas, dificultando enormemente sua catalogação para os efeitos da lei.
Migalhas de Peso
13/2/2020

O correto dimensionamento da estrutura administrativa em escritórios de advocacia

O dimensionamento está intimamente ligado à forma que a sociedade se comporta em relação a riscos nos seus investimentos.
Migalhas de Peso
28/1/2020

“Lockstep” ou “Eat-what-you-kill” em escritórios de advocacia: Nenhum dos dois!

O motivo mais importante numa ruptura societária é quando ocorre um desequilíbrio entre o valor relativo que um determinado sócio tem na sociedade (normalmente traduzido pela sua participação) e a sua visão de valor agregado que contribui à mesma sociedade.
Migalhas de Peso
17/1/2020

Sócio de capital e sócio de serviço em escritórios de advocacia – As distorções

Do que exatamente é constituído o patrimônio ou o ativo de um escritório de advocacia, ou em outras palavras, o que constitui a sua maior riqueza?
Migalhas de Peso
8/1/2020

Escritórios de Advocacia: Onde investir em 2020

Todos os componentes são sensíveis a investimentos, mas três deles são particularmente mais impactados pela política de investimento que a empresa adota. São eles: Tecnologia, Talentos e Qualidade!
Migalhas de Peso
14/11/2019

Nova realidade na prestação de serviços jurídicos – Uma combinação exponencial de fatores

Os profissionais de Direito deverão se adaptar rapidamente, pois a incapacidade, a falta de vontade ou a negação pura e simples dessa nova realidade, podem leva-los a um processo de alijamento nesse “Admirável Mundo Novo” com graves consequências!
Migalhas de Peso
13/9/2019

Inovação nos serviços jurídicos - As várias faces (parte 2)

Inovação para dentro ou para fora são dois bichos diferentes.
Migalhas de Peso
9/9/2019

Inovação nos serviços jurídicos - as várias faces (parte 1)

O principal fator na inovação em escritórios é a vontade dos sócios gestores em mudar, ou seja, alterar o “mindset”, se incomodar com o “status-quo”, pois o resto vem naturalmente: mudar o organograma, diminuindo os graus hierárquicos.
Migalhas de Peso
30/8/2019

Conteúdo e tecnologia no direito segundo o taoísmo

A atenção à qualidade das informações associada ao correto dimensionamento e à utilização das melhores tecnologias trarão o equilíbrio necessário e tão almejado para a eficiência, produtividade e competitividade!
Migalhas de Peso
31/7/2019

Novas e velhas tecnologias auxiliam na prestação dos serviços jurídicos

A profissão do Direito, apesar de ser totalmente humana e nada cartesiana, sempre fez uso intenso da tecnologia e cada vez mais esse grau de utilização está determinando ultimamente o nível de sucesso na prestação dos serviços jurídicos.
Migalhas de Peso
22/7/2019

Diferentes visões na contratação de serviços jurídicos

Apesar de parecer antiquado, ainda considero que para o contratante, uma boa indicação de clientes satisfeitos é uma ótima ferramenta e nunca deve ser esquecida ou totalmente substituída pelas outras e para o fornecedor, lembrar sempre que um bom atendimento gera cliente feliz e um ótimo promotor.
Migalhas de Peso
18/7/2019

Quer fidelidade?... Compre um cachorro!

Com o aumento das opções de escritórios, a pressão por preços e os outros fatores citados clientes estão se tornando consumidores cuja relação com os fornecedores não pressupõe fidelidade e sim a escolha da melhor opção no momento da aquisição.
Migalhas de Peso
23/5/2019

Tecnologia, inteligência artificial e organização nos serviços jurídicos – nós e os EUA

Antes de sair comprando e implementando sistemas e mais sistemas em seu escritório, com o objetivo de torná-lo mais eficiente e moderno, verifique primeiro se a sua estrutura de backoffice é coerente com seu tamanho e sofisticação.
Migalhas de Peso
13/5/2019

Como criar um DASHBOARD estratégico-operacional completo e de qualidade

O importante é que cada escritório encontre a sua fórmula para atingir e sua forma de agregar as suas informações de maneira confiável, precisa e de acesso rápido e amigável para servir de embasamento para as decisões necessárias à sus sobrevivência.
Migalhas de Peso
8/5/2019

As dificuldades na busca de informação nos serviços jurídicos

Atualmente com a anexação da Inteligência Artificial nos motores de busca, isso passou a ser quase totalmente automático, facilitando em muito a vida dos administradores dos sistemas, gestores de conhecimento e dos próprios usuários.
Migalhas de Peso
2/5/2019

A história do Gerenciamento Eletrônico de Documentos - como surgiu o primeiro GED

Como primeiro “não americano” a participar desses eventos me apaixonei pelo tema de Gestão do Conhecimento, mas sempre tive muita curiosidade como isso havia começado lá e novamente fui pesquisar e descobri coisa muito interessantes.
Migalhas de Peso
16/4/2019

A nova estrutura da gestão do conhecimento no direito

A gestão do conhecimento surgiu na década de 80 atrelada ao conceito de capital intelectual e naquele momento era ainda muito voltada para a gestão de recurso intangíveis (conhecimento tácito).
Migalhas de Peso
4/4/2019

Capacidade de investimento em tecnologia de busca de informação (Search Engine) no Direito

Primeiro deve-se fazer uma análise criteriosa e identificar qual ou quais tarefas tem deficiências e que podem ou devem ser otimizadas. O exemplo mais comum são aquelas tarefas utilizadas no garimpo das informações necessárias para a produção da peça jurídica e que embasarão a sua produção e a adoção de um sistema de busca inteligente que agilize essa busca é fator essencial para o aumento de eficiência e produtividade.
Migalhas de Peso
28/3/2019

Valor, preço e percepção de qualidade nos serviços jurídicos

O mercado jurídico brasileiro ainda não é um mercado estabilizado, ou seja, ainda não atingiu seu ponto de maturação e por isso ainda permite o aparecimento de novos players, com novas propostas e ainda permite uma variação enorme nos preços praticados.
Migalhas de Peso
21/3/2019

Gestão do negócio jurídico na era dos algoritmos

O importante de tudo isso é que os atuais gestores jurídicos devem se adaptar a essa nova realidade e ajustar o modo de pensar e de resolver problemas, ou seja, mudar o seu “mindset”.
Migalhas de Peso
13/3/2019

Eficiência, produtividade e tecnologia no Direito

As características principais de um advogado, no meu ponto de vista são a sua capacidade de análise associada a uma extrema capacidade de síntese e expressão
Migalhas de Peso
30/1/2019

O ciclo “problema – decisão – tratamento - resultado”

Todas as vezes que um gestor empresarial se depara com um desafio (um problema), a postura certa seria: parar, analisar a(s) sua(s) causas, todos os possíveis caminhos para serem tomados para enfrentá-lo e decidir por aquele que trará a melhor solução, ou seja, a mais rápida, a que que importa em menor custo para a organização e aquela que trará, nos seus efeitos colaterais, o menor impacto aos outros “órgãos” da empresa.
Migalhas de Peso
18/1/2019

EGIT³ x Q– A fórmula que transforma escritórios de advocacia

Os clientes viraram consumidores, a fidelidade está muito mais vinculada a todos os fatores dessa equação e não é mais cativa. Todas variáveis da equação precisam ser trabalhadas ter investimentos financeiros e atenção e serem otimizadas para que o resultado final seja positivo e o escritório contente o seu consumidor, não só o satisfaça!
Migalhas de Peso
10/1/2019

Estrutura organizacional e processo decisório em escritórios de advocacia

Pequenas alterações organizacionais e procedimentais têm custo ZERO, não dependem de tecnologia e trarão grandes mudanças na agilidade do negócio.
Migalhas de Peso
28/12/2018

Qualidade de atendimento em escritórios de advocacia – Rever conceitos

Tradicionalmente, escritórios de advocacia tratam os consumidores de seus serviços como CLIENTES, onde nessa relação há o pressuposto da fidelização e não como CONSUMIDORES onde não há esse pressuposto (ou é muito baixo) e a cada intervenção o “fornecedor” deve cativar seu potencial consumidor.
Migalhas de Peso
12/12/2018

Perspectivas para o mercado jurídico em 2019 e além

Está havendo uma mudança radical na forma que o mercado enxerga os prestadores de serviços jurídicos (e aqui se encaixam todos os seus elementos: escritórios, departamentos jurídicos, advogados, juízes, etc.).
Migalhas de Peso
6/11/2018

Fenalaw 2018 – Uma evolução

A mudança mais importante, não foi o recorde de público que ocorreu neste ano, mas sim o início do amadurecimento do mercado fornecedor, apresentando produtos mais consistentes e elaborados associado a uma mudança enorme na maturidade dos visitantes.
Migalhas de Peso
21/9/2018

Mudanças nos serviços jurídicos. Como enfrentá-las

Adote filosofias de gestão do conhecimento, análise de riscos, sistemas estatísticos de jurimetria e predição, transforme seu negócio para "data centric", adote sistemas alternativos de cobrança de honorários e de remuneração de equipe, aprenda a conviver e motivar profissionais das gerações Y ("millennials") e Z ("2020").
Migalhas de Peso
24/11/2017

O que fazer em 2018, ou seja, para onde direcionar recursos?

Parece óbvio, mas todos os recursos (financeiros, humanos e técnicos) devem ser direcionados para a busca incessante de produtividade, eficiência e eficácia, lembrando que estas palavras NÃO representam a mesma coisa!
Migalhas de Peso
3/5/2017

Plano de carreira de advogados e sócios

O plano geral da carreira profissional deve incluir os avaliadores que a filosofia empresarial criada pelos gestores/líderes e/ou fundadores do escritório definirem como os valores a que está sociedade se baseia.
Migalhas de Peso
16/3/2017

O conflito entre advogar e gerir o negócio: quando aparece e como resolver

A solução para este conflito aparece quando a empresa (seja ela qual for) começa a se preocupar com os outros trabalhos de back-office, tão importantes quanto os do chamado "core business", necessários para o preenchimento dos outros quesitos para obtenção do sucesso.
Migalhas de Peso
17/2/2017

Sociedade de advogados e o movimento browniano

Essa fórmula de relativização deve ser tal que equilibre de maneira orgânica, dinâmica e fluida (como é uma sociedade de advogados).
Migalhas de Peso
6/2/2017

Desmistificando a inteligência artificial para o meio jurídico

É a primeira vez que a tecnologia atinge o mercado jurídico com tanta intensidade e vai nos forçar a nos adaptarmos rapidamente a ela, mas por outro lado gera uma insegurança (passageira) em relação ao novo.
Migalhas de Peso
27/1/2017

O mercado jurídico em 2017

O profissional do Direito do futuro, que já se tornando presente, utilizará mais o cérebro e menos as mãos com a "Inteligência Artificial".
Informativo Migalhas
8/5/2020

MIGALHAS nº 4.847

... nas decisões judiciais. (Clique aqui) Mercado jurídico Para José Paulo Graciotti(GRACIOTTI Assessoria Empresarial) "o novo normal não será nem de perto parecido com o normal que vivíamos há alguns meses". (Clique aqui) MP 936/20 A MP 936/20 (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda) e sua aplicabilidade no âmbito da OAB e suas seccionais é o assunto tratado pela advogada Cyntia Possídio, do escritório Castro Oliveira Advogados. (Clique aqui) Mercado digital Do escritório Daniel Advogados, Livia Helayel e Gabriel Sacramento falam do impacto de atitudes de influenciadores digitais na imagem...
Informativo Migalhas
30/4/2020

MIGALHAS nº 4.842

Quinta-Feira, 30 de abril de 2020 - Migalhas nº 4.842.Fechamento às 11h11.RegistroMigalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador: Instituto Brasileiro de Arbitragem Tributária - IBAT (Clique aqui) "Mostra-me o nariz, e eu direi quem és."Machado de AssisMP esmigalhadaFarejando pontos inconstitucionais, o STF houve por bem suspender dois trechos da MP 927 (o que não considerava o coronavírus doença ocupacional, e o que flexibilizava a atuação dos auditores fiscais). O resto, agora, fica nas mãos do Congresso. (Clique aqui)RegistroDiferentemente das outras sessões por videoconferência,...
Informativo Migalhas
16/4/2020

MIGALHAS nº 4.833

...e empresarial. (Clique aqui) Diante da crise do coronavírus, José Paulo Graciotti (GRACIOTTI Assessoria Empresarial) traz suas considerações sobre o planejamento estratégico. (Clique aqui) TributárioA partir do decreto 10.305/20, o advogado Nilton Ivan Ferreira, da banca Rocha e Barcellos Advogados, escreve sobre a redução do IOF crédito e outras medidas fiscais. (Clique aqui) A Receita Federal adiou para 30/6 a declaração do IR. BTG Pactual digital compilou o essencial para você saber o que é, como funciona e como declarar. Acesse agora! (Clique aqui)Opiniões jurídicasCom as medidas tomadas para controle...
Informativo Migalhas
6/4/2020

MIGALHAS nº 4.826

Segunda-feira, 6 de abril de 2020 - Migalhas nº 4.826.Fechamento às 9h12.   Registro Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador: Petrarca Advogados (Clique aqui)   "Dinheiro é como eletricidade: beneficia os prudentes; fulmina os insensatos."DinamorFoi...No sábado, a advocacia paulista ficou em polvorosa. Pela manhã, o diário oficial trouxe uma portaria dizendo que a quarentena não se aplicava às atividades internas de escritórios de advocacia ou contabilidade. Durante o dia, instituições ligadas à advocacia se manifestaram temerosas com o texto, que estava...
Informativo Migalhas
30/3/2020

MIGALHAS nº 4.821

Segunda-feira, 30 de março de 2020 - Migalhas nº 4.821.Fechamento às 10h32.   "Toda meia - tem o seu pé, Toda luva  - a sua mão, Todo crente - a sua fé, Todo mal - tem solução."AnônimoSerenidadeOs próximos dias serão muito difíceis de enfrentar. Cenas de grande impacto vão chocar a todos. É preciso, no entanto, perseverar. Por mais que o mal pareça insolúvel, em algum momento o mal terá solução. Por hora, saibamos ter serenidade para enfrentar as adversidades que se avizinham. Há um séculoO mundo já viveu algo semelhante. A gripe espanhola paralisou o Brasil e o mundo. Foi a maior pandemia...
Informativo Migalhas
27/3/2020

MIGALHAS nº 4.820

Sexta-feira, 27 de março de 2020 - Migalhas nº 4.820.Fechamento às 11h15.   "O remédio para as nossas preocupações, consiste em se estar inteiramente ocupado, realizando alguma coisa construtiva." Madam Maria Townseand Recordar é viver (ou morrer) Bolsonaro pede reabertura de escolas e fim do confinamento: "nossa vida tem que continuar" – clique aqui. Será? Alguns Estados avaliam a possibilidade de reabrir tudo, seguindo as novas orientações do presidente da República e do ministério da Saúde, que evidentemente capitulou. Ninguém duvide se a determinação na segunda-feira for nesse sentido....
Informativo Migalhas
9/3/2020

MIGALHAS nº 4.806

Segunda-feira, 9 de março de 2020 - Migalhas nº 4.806.Fechamento às 11h15.   Registro Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador: Arantes e Serenini Cálculos Trabalhistas (Clique aqui)   "Pílulas – Depois de engolidas é que mostram as suas grandes virtudes." Olavo Bilac Judicialização da saúde Judicialização da saúde abre a pauta de julgamentos do plenário do STF desta semana. Os ministros voltarão a discutir o acesso a medicamentos de alto custo por via judicial (RE 5.66.471) e a obrigação do Estado de fornecer medicamento sem registro na Anvisa (RE...
Informativo Migalhas
20/2/2020

MIGALHAS nº 4.796

... advocacia Consultor e sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti escreve sobre os desafios da LGPD e a governança da informação em escritórios de advocacia: "além do 'DPO' (Data Privacy Officer) que será necessário para gerir esses desafios, também deverão fazer parte da equipe um bom gestor de TI". (Clique aqui)   Compramos seu precatório! https://precatorios.migalhas.com.br   WhatsApp Migalhas Receba notícias direto no seu celular. Clique aqui para se cadastrar.   Migalhas mundo Imunidade Procurador dos EUA William Barr sugere revisão da Lei de Decência das Comunicações,...
Informativo Migalhas
13/2/2020

MIGALHAS nº 4.791

... administrativa Sócio e fundador da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti escreve sobre o correto dimensionamento da estrutura administrativa em escritórios de advocacia. (Clique aqui) Migalhas Edilícias Na coluna de hoje, ao comentar o caso Encol, Hamilton Quirino Câmara aborda a paralisação de obras pelo incorporador imobiliário e sua retomada pelos adquirentes. (Clique aqui)  Compramos seu precatório! https://precatorios.migalhas.com.br   WhatsApp Migalhas Receba notícias direto no seu celular. Clique aqui para se cadastrar.   Migalhas mundo Minuto Internacional Confira...
Informativo Migalhas
17/1/2020

MIGALHAS nº 4.772

... societária Consultor e sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti aborda o sócio de capital e sócio de serviço em escritórios de advocacia. (Clique aqui) Casamento Andrea Melo de Carvalho (ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões) escreve sobre a dissolução de casamento por ausência. (Clique aqui) Discriminação algorítmica Os advogados Gustavo Maganha e Sara Cepilo, do escritório Pires & Gonçalves – Advogados, fazem uma reflexão acerca da evolução da tecnologia, trazendo uma preocupação recorrente no mundo de hoje: a discriminação algorítmica. (Compartilhe) Migalhas...
Informativo Migalhas
30/8/2019

MIGALHAS nº 4.677

Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 - Migalhas nº 4.677.Fechamento às 10h11.   Registro Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador: GBSA – Gonçalves e Bruno Sociedade de Advogados Clique aqui "Em economia política não pode entrar sentimentalismo nem patriotismo, porque se trata dum fenômeno tão natural e incoercível como a 'economia do corpo humano', ou como a 'economia do universo'." Monteiro Lobato Liberdade econômica A MP da liberdade econômica está longe de ser um assunto pacificado. Isso porque, mesmo seguindo para sanção presidencial...
Informativo Migalhas
23/5/2019

MIGALHAS nº 4.608

Quinta-feira, 23 de maio de 2019 - Migalhas nº 4.608.Fechamento às 11h38.   "Assim como se pegam as enfermidades, também se pega a saúde." Padre Antônio Vieira Saúde em pauta Estado não pode ser obrigado a fornecer medicamentos sem registro da Anvisa, salvo em casos excepcionais. Assim decidiu o plenário do STF. Confira a tese fixada. (Clique aqui) A volta da roda dos expostos? Um desfile que reuniu adolescentes aptos para adoção em um shopping de Cuiabá/MT, na noite de terça-feira, foi alvo de duras críticas. Veja-se o absurdo. (Clique aqui) Atraso na entrega de imóvel A...
Informativo Migalhas
10/5/2019

MIGALHAS nº 4.599

Sexta-feira, 10 de maio de 2019 - Migalhas nº 4.599.Fechamento às 10h.   Registro Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador: Willer Tomaz Advogados Associados Clique aqui "Os males que a camuflagem da moeda causaram ao nosso povo não têm conta." Monteiro Lobato Nababesca conta cartorial No início da semana Migalhas divulgou uma pesada conta que recai sobre os bolsos do cidadão carioca que, para vender um imóvel, p. ex., precisa de uma certidão negativa da Justiça. Deve-se desembolsar R$ 500. No Paraná, também se cobra pela emissão,...
Informativo Migalhas
2/5/2019

MIGALHAS nº 4.593

... (Clique aqui) GED Sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti fala da história do gerenciamento eletrônico de documentos e sua importância para a gestão do conhecimento em qualquer empresa e mais especificamente para escritórios de advocacia. (Clique aqui) Saneamento básico O advogado Rodrigo Bertoccelli, sócio do Felsberg Advogados, analisa o relatório do senador Tasso Jereissati sobre a MP 868/18, que atualiza o marco legal do saneamento básico no país. (Clique aqui) WhatsApp Migalhas Receba notícias direto no seu celular. Clique aqui para se cadastrar. Migalhas...
Informativo Migalhas
16/4/2019

MIGALHAS nº 4.583

Terça-feira, 16 de abril de 2019 - Migalhas nº 4.583.Fechamento às 10h52. Registro Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador: Ribeiro da Luz Advogados Clique aqui "A exageração sempre é inconveniente e má." Joaquim Manuel de Macedo Ai, ai, ai A PF amanheceu nas ruas. O ministro Alexandre de Moraes autorizou busca e apreensão em endereços de alvos do inquérito que apura supostas fakes news contra a Corte, determinando ainda o bloqueio das contas nas redes sociais. A PF cumpre mandados em oito endereços em SP, GO e DF. (Clique aqui) Ai,...
Informativo Migalhas
4/4/2019

MIGALHAS nº 4.575

... Direito Mercantil. Confira. (Clique aqui) Search engine José Paulo Graciotti (GRACIOTTI Assessoria Empresarial) aborda a capacidade de investimento em tecnologia de busca de informação (search engine) no Direito. (Clique aqui) Perspectivas tributárias Acerca das perspectivas tributárias para 2019, confira as ponderações da advogada Maria Carolina Torres Sampaio, sócia e head da área tributária do GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados. Sobre o tema, o escritório preparou um e-book didático disponível para download. (Clique aqui) Migalhas mundo Nissan Ex-CEO da Nissan, Carlos Ghosn...
Informativo Migalhas
28/3/2019

MIGALHAS nº 4.570

... Serviços jurídicos Sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti reflete sobre o valor, preço e percepção de qualidade dos serviços jurídicos. (Clique aqui) Tecnologia no Direito Em entrevistas à TV Migalhas, especialistas abordam a digitalização e o uso da tecnologia e da inteligência artificial no Direito. (Clique aqui) Migalhas mundo Brexit Está difícil resolver a saída do Reino Unido da União Europeia. O debate na Câmara dos Comuns ficou travado, mesmo com Theresa May tendo oferecido deixar o cargo em troca do acordo. (MI – clique aqui) Plásticos União Europeia...
Informativo Migalhas
21/3/2019

MIGALHAS nº 4.565

Quinta-feira, 21 de março de 2019 - Migalhas nº 4.565.Fechamento às 11h10.   "A luz é mistério maior e mais profundo que a sombra." Joaquim Nabuco Lava Jato Ex-presidente Michel Temer é preso em SP pela força-tarefa da Lava Jato. Ordem é do juiz Federal Marcelo Bretas, do RJ. (Clique aqui) Reação A terceira prisão de Beto Richa e a prisão de Michel Temer são nitidamente uma reação da instituição Lava Jato aos reveses dos últimos dias. Aliás, basta ver o histórico: sempre que foi confrontada a Lava Jato respondeu com operações policiais. Inquérito no STF O inquérito aberto...
Informativo Migalhas
13/3/2019

MIGALHAS nº 4.559

Quarta-feira, 13 de março de 2019 - Migalhas nº 4.559.Fechamento às 10h49.   "É sempre nobre, generoso e necessário, falar em erros cometidos, enquanto se podem remediar." Eça de Queirós Inconstitucionalidade Chegaram ao STF ações (PGR, Câmara, PT) contra o evidentemente ilegal acordo da Petrobras com o MPF de Curitiba. Para Dodge, os membros da força-tarefa da Lava Jato "desviaram-se de suas funções constitucionais ao assumirem o compromisso de desenvolver uma atividade de gestão orçamentária e financeira de recursos, por meio da fundação" (falta só colocar o tipo penal). E, na...
Migalhas Quentes
12/2/2019

Resultado do sorteio da obra "Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia"

... Advocacia" (Thomson Reuters – Revista dos Tribunais – 187p.), de José Paulo Graciotti (GRACIOTTI Assessoria Empresarial), desenvolve um olhar externo e lúcido sobre a evolução dos modelos organizacionais e as mazelas que cercam o exercício da profissão jurídica. Governança estratégica e sua relação com a prática jurídica é de fundamental importância para escritórios e departamentos jurídicos. A utilização de novas tecnologias de inteligência artificial são mais que tendências, são essenciais para o novo perfil das empresas prestadoras de serviços jurídicos para aumentar a eficiência e melhorar o relacionamento...
Informativo Migalhas
12/2/2019

MIGALHAS nº 4.540

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 - Migalhas nº 4.540.Fechamento às 9h23. "Os verdadeiros defensores da liberdade são os amigos mais sinceros da ordem, que é a sua necessidade suprema." Rui Barbosa Registro Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador: Gamborgi, Bruno e Camisão Associados Advocacia Liberdade! Liberdade! A Constituição brasileira não admite que se asfixie a liberdade de pensar e de julgar. Com este axioma, o ministro Edson Fachin, em artigo exclusivo para este nosso poderoso rotativo, faz uma verdadeira ode à liberdade. Fachin...
Informativo Migalhas
11/2/2019

MIGALHAS nº 4.539

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019 - Migalhas nº 4.539.Fechamento às 10h15. "O juiz perfeito não é máquina de aplicar textos." Monteiro Lobato Magistratura nacional Com o emblemático título "Quem Somos – A magistratura que queremos", a AMB torna pública a pesquisa nacional que revela o perfil do magistrado brasileiro. O amplo estudo, dos professores Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos, e com o ministro Luis Felipe Salomão coordenando a Comissão Científica da AMB, chega a conclusões surpreendentes e que contestam o imaginário acerca...
Informativo Migalhas
30/1/2019

MIGALHAS nº 4.531

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019 - Migalhas nº 4.531.Fechamento às 8h59. "Os processos violentos nunca dão bons resultados." Monteiro Lobato Justiça do Trabalho - Litigância Estudo da FGV aponta fatores para alto número de processos tramitando na Justiça trabalhista. De acordo com o relatório, entre os fatores que incentivaram a "super-litigância" estão o baixo custo de se litigar e o nível dos juros que corrigem o débito trabalhista. Migalhas 2019 O fiel migalheiro deve ter notado uma pequena mudança no seu querido informativo diário. Entre elas, vale destacar a...
Informativo Migalhas
18/1/2019

MIGALHAS nº 4.523

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 - Migalhas nº 4.523 - Fechamento às 9h27.           "A sorte é irmã da Justiça - tem a cegueira das minhocas." Monteiro Lobato Dura lex, sed latex No exercício da presidência do STF, o lutador de jiu-jítsu Luiz Fux deu um mata-leão no procedimento investigatório criminal que apura movimentações financeiras atípicas do ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, e de outros assessores da Alerj. O ministro não finalizou porque aguarda a passagem de guarda, até que o relator original, ministro Marco Aurélio, decida. (Clique aqui) Fiat...
Informativo Migalhas
10/1/2019

MIGALHAS nº 4.517

Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 - Migalhas nº 4.517 - Fechamento às 9h15.   Registro Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador: Loeser, Blanchet e Hadad Advogados (Clique aqui) _____________________ "Quem é que necessita da escuridão e se acautela contra a publicidade? É o bem? ou o mal?" Rui Barbosa Votação secreta Em um único dia, Toffoli garantiu que a eleição para a Mesa Diretora da Câmara seja secreta (clique aqui), bem como a do Senado (clique aqui) – fulminando neste segundo caso a liminar do ministro Marco Aurélio. Toffoli pautou ainda...
Informativo Migalhas
28/12/2018

MIGALHAS nº 4.510

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018 - Migalhas nº 4.510 - Fechamento às 9h28.   "Em todo regresso há sempre um pouco de despedida." Paulo Bomfim(Clique aqui) Adeus ano novo Começa 2019, mas o Executivo estará de olho em 2018. De fato, gabinete de transição de Bolsonaro informa que, nos primeiros dias do governo, os ministros deverão fazer uma revisão dos atos dos últimos 60 dias de Temer. Proteção de dados MP 869/18 altera a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18) e cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. (Clique aqui) Distrato imobiliário Lei 13.786/18 aumenta a multa...
Informativo Migalhas
12/12/2018

MIGALHAS nº 4.500

...aqui) Mercado jurídico Da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti aponta as perspectivas para o mercado jurídico em 2019. Em sua opinião, "está havendo uma mudança radical na forma que o mercado enxerga os prestadores de serviços jurídicos". (Clique aqui) Demonstrações financeiras No âmbito empresarial, os advogados Andoni Hernández Bengoa e Raffi Aniz, do escritório Demarest Advogados, abordam os relatórios de prestação de contas dos administradores e as demonstrações financeiras. (Clique aqui) _____________ Gramatigalhas A leitora Cláudia de Almeida...
Migalhas Quentes
7/12/2018

Consultor empresarial dá dicas para gestão de escritórios

... Em entrevista ao Migalhas, o consultor José Paulo Graciotti, da GRACIOTTI Assessoria Empresarial e autor do livro "Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia", fala sobre os desafios que os escritórios enfrentam na hora de trabalhar na gestão da banca. Para ele, independente do tamanho, questões como motivação de equipe, planejamento estratégico e operacional, manutenção de qualidade e atendimento ao cliente são sensíveis e que necessitam de ferramentas e soluções personalizadas. Ele pondera que "os advogados não são e não foram treinados, nem academicamente e...
Informativo Migalhas
7/12/2018

MIGALHAS nº 4.497

... Gestão de escritórios Em entrevista ao Migalhas, o consultor José Paulo Graciotti, da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, fala dos desafios que os escritórios enfrentam na hora de trabalhar na gestão da banca. (Clique aqui) Presunção de inocência Diante a controvérsia da presunção de inocência, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira, traz a "recomendação ética de que advogadas e advogados que manifestam público e explícito apoio à relativização da presunção devam informar, formalmente, aos clientes sua opinião sobre esse questionável...
Gestão de Escritórios de Advocacia
TV Migalhas
6/12/2018

Gestão de Escritórios de Advocacia

Em entrevista ao Migalhas, o consultor José Paulo Graciotti, da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, fala sobre os desafios que os escritórios enfrentam na hora de trabalhar na gestão da banca. Para ele, independente do tamanho, questões como motivação de equipe, planejamento estratégico e operacional, manutenção de qualidade e atendimento ao cliente são sensíveis e que necessitam de ferramentas e so...

Informativo Migalhas
27/11/2018

MIGALHAS nº 4.489

...29/11, das 17 às 20h. Informações: (21) 2240-3173. O advogado José Paulo Graciotti, da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, lançou recentemente na Itália o livro "La Governance Strategica Degli Studi Legali". Confira. (Clique aqui)Migalhíssimas Hoje, no Pinheiro Neto Advogados, acontece o workshop "Lei Geral de Proteção de Dados e Política de Segurança Cibernética - Lei 13.709/2018. Resolução 4.658/2018 e Circular 3.909/2018 do Bacen". O sócio José Mauro Machado e o consultor Marcel Leonardi, ambos da banca, estão entre os palestrantes do encontro.Também no Pinheiro Neto Advogados em...
Informativo Migalhas
26/11/2018

MIGALHAS nº 4.488

...Advocacia" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 187p.), de José Paulo Graciotti (GRACIOTTI Assessoria Empresarial). (Clique aqui) _____________ Migalhas também é cultura ! Joaquim Manuel de MacedoPadre Antônio VieiraLuís Roberto BarrosoJoaquim NabucoPaulo Bomfim Lima BarretoOlavo BilacBernardo GuimarãesCamilo Castelo BrancoAluísio AzevedoBastos TigreRui BarbosaMachado de AssisEuclides da CunhaEça de QueirósJosé de Alencar Clique aqui ___________ Mural Migalhas Veja abaixo as cidades carentes de profissionais: BA/TaperoáCE/PacotiPE/MirandibaPE/São Vicente...
Migalhas Quentes
26/11/2018

Resultado do sorteio da obra "Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia"

...jurídicos de empresa e empresários de todos os setores.   Sobre o autor: José Paulo Graciotti engenheiro pela Escola Politécnica com especialização Financeira e em Gestão do Conhecimento. Membro da ILTA - International Legal Technology Association e da ALA - Association of Legal Administrators. Consultor nas áreas de Governança, Planejamento e Gestão do Conhecimento, com sólido conhecimento em TI. Sócio de GRACIOTTI Assessoria Empresarial. _________ Ganhador: Bruno Nascimento Coelho, de Brasília/DF
Informativo Migalhas
23/11/2018

MIGALHAS nº 4.487

...Advocacia" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 187p.), de José Paulo Graciotti (GRACIOTTI Assessoria Empresarial), desenvolve um olhar externo e lúcido sobre a evolução dos modelos organizacionais e as mazelas que cercam o exercício da profissão jurídica. O exemplar é brinde do autor. Concorra! (Clique aqui) Lançamentos Dia 26/11, a Editora Del Rey lança os livros "Acesso a Ordem Jurídica Justa", de Kazuo Watanabe (Trench Rossi Watanabe); e "Gerenciamento do Processo e o Acesso à Justiça", de Marcus Onodera. Os dois livros serão lançados em duas solenidades...
Informativo Migalhas
6/11/2018

MIGALHAS nº 4.476

... Tempos modernos - II Sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti fala da 5ª edição da Fenalaw, que aconteceu em outubro, e as novidades tecnológicas para gestão de escritórios de advocacia. (Clique aqui) Conciliação De 5 a 9/11 acontece a "XIII Semana Nacional de Conciliação". Rodrigo Mutti, do escritório Silveiro Advogados, elenca três medidas simples que dão mais eficiência na negociação de demanda judicial. (Clique aqui) Inglês jurídico Na coluna de hoje, Luciana Carvalho explica o termo "squalor", que significa miséria, pobreza, sordidez. (Clique...
Informativo Migalhas
29/10/2018

MIGALHAS nº 4.471

...o cadastro. Agradecimento Migalhas agradece ao consultor José Paulo Graciotti (GRACIOTTI Assessoria Empresarial) pelo exemplar da obra "Governança Estratégica para escritórios de advocacia", que já ocupa lugar de destaque em nossa biblioteca. Baú Migalheiro Há 208 anos, no dia 29 de outubro de 1810, o Príncipe Regente D. João decretou a criação da atual Biblioteca Nacional do Brasil - à época chamada de Real Biblioteca. Localizada no Rio de Janeiro, e considerada pela Unesco como a maior da América Latina, a biblioteca foi aberta ao público somente no ano de 1814. (Clique...
Informativo Migalhas
17/10/2018

MIGALHAS nº 4.463

...Organizzativi per Studi Legali" no "18º encontro da ACEF", em Bolonha. José Paulo Graciotti volta ao Brasil para mediar dois painéis na Fenalaw e coordenar uma nova modalidade de oficina interativa sobre governança e gestão do conhecimento para escritórios de advocacia. A 4ª edição do guia "Women in Tax Leaders", divulgado pela publicação inglesa International Tax Review (ITR), reconheceu Luciana Rosanova Galhardo, sócia de Pinheiro Neto Advogados, entre as brasileiras mais importantes na área Tributária. Recomendadas por seus colegas de profissão, o guia ouviu mais de 2.500...
Informativo Migalhas
16/10/2018

MIGALHAS nº 4.462

...paranaense da banca, em Curitiba. Consultor empresarial e escritor, José Paulo Graciotti, da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, participa, no próximo dia 19, do debate "Nuovi Modeli Organizzativi per Studi Legali", no "18º Meeting ACEF", em Bolonha, Itália, discutindo novos modelos de gestão para escritórios de advocacia. A banca Siqueira Castro Advogados recebe a University of Michigan Law School em seu escritório de São Paulo, 18/10, para falar sobre os cursos e diplomas na universidade norte-americana. O seminário, que tem início às 9h, conta com palestra de Theresa...
Informativo Migalhas
1/10/2018

MIGALHAS nº 4.452

...(Clique aqui) Lançamentos O consultor empresarial e escritor José Paulo Graciotti, da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, lançará, dia 4/10, o livro "La Governance Strategica degli Studi Legale", durante o "34º Congresso Nazionale Forense", em Catânia-Sicília. O livro "Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia" está traduzido para o inglês e para o italiano. Graciotti vai aproveitar para atender clientes globais da empresa de tecnologia Wolters Kluwer. (Clique aqui) A Editora Del Rey e a Livraria Escariz lançaram, dia 24/9, em Aracaju/SE, o livro "A crise hídrica -...
Informativo Migalhas
21/9/2018

MIGALHAS nº 4.446

...Serviços jurídicos Sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, José Paulo Graciotti discorre sobre mudanças nos serviços jurídicos e como enfrentá-las. (Clique aqui) Transformação na advocacia Sabe como a Gig Economy e Human Cloud impactarão a sua advocacia? Valdemiro Kreusch Jr, da ÉOS Inovação na Advocacia, debate a questão. (Clique aqui) Denúncia espontânea Advogado tributarista na Whirlpool Latin América, Juliano Marini Siqueira discute a aplicação do instituto da denúncia espontânea na compensação tributária. (Clique aqui) Semanário migalheiro Confira as matérias mais lidas...
Informativo Migalhas
19/9/2018

MIGALHAS nº 4.444

...advocacia e empresas prestadoras de serviços. Sócio-fundador, José Paulo Graciotti é associado à ILTA (International Law Technology Association) e ALA (Association of Legal Administrators) e autor do livro "Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia", já editado em três idiomas. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas. _____________ Baú migalheiro Há 97 anos, no dia 19 de setembro de 1921, nasceu, em Recife/PE, o educador Paulo Reglus Neves Freire. Apesar de ser graduado na Faculdade de Direito de Recife, Paulo Freire optou por dedicar-se à área...
Informativo Migalhas
10/5/2018

MIGALHAS nº 4.353

...livro italiano "La Governance Strategica Degli Studi Legali", de José Paulo Graciotti. O evento será em Milão, na Itália, no Consulado brasileiro. Será lançado no próximo dia 16 o livro "Curso de Direito Processual Civil" (Verbatim - v.3), de Elias Marques de Medeiros Neto, do departamento jurídico da Cosan, Olavo de Oliveira Neto e Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira. O evento será em SP, na Livraria Martins Fontes, das 18h30 às 21h30. (Clique aqui) Migalhíssimas Jurista Ives Gandra Martins (Advocacia Gandra Martins) recebe, amanhã, em SP, o "Colar de Honra ao Mérito...
Informativo Migalhas
18/10/2017

MIGALHAS nº 4.217

...livro "Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia", de José Paulo Graciotti. O evento será em SP, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, das 18h30 às 21h30. (Clique aqui) Migalhíssimas Hoje, Carlos Harten, sócio diretor de Queiroz Cavalcanti Advocacia e presidente da Comissão de Direito Securitário do Conselho Federal da OAB, debate na mesa de abertura do "VII Fórum de Direito do Seguro", em SP, que conta com palestrantes de vários países da Europa, América do Sul e EUA, além de autoridades nacionais como Ernesto Tzirulnik, Fábio Ulhoa Coelho, ministro Paulo de...
Informativo Migalhas
20/12/2007

MIGALHAS nº 1.804

MIGALHAS nº 1.804