Rodrigo Karpat

Migalheiro desde setembro/2017.
Migalhas de Peso
17/3/2020

Condomínios e o Covid-19

Pelas características dos condomínios, há um agravante na propagação da doença que é o convívio próximo entre pessoas e o compartilhamento constantes de áreas e bens comuns.
Migalhas de Peso
14/6/2019

Condomínios: quando as contas aprovadas podem ser revisadas

Assim como uma empresa deve prestar esclarecimentos aos seus sócios, o síndico deve prestar contas aos condôminos em assembleia ou quando exigido.
Migalhas de Peso
19/3/2018

A regulamentação versus a profissionalização do síndico profissional

Com a entrada em vigor do Código Civil que passou a viger em janeiro de 2003, o artigo 1.347 trouxe uma novidade, a de que o síndico poderia ser pessoa estranha ao condomínio, não que antes não poderia, mas a inovação foi a previsão na legislação.
Migalhas de Peso
29/9/2017

Condomínios: ar-condicionado

A instalação do ar-condicionado deve ser verificada com cautela, levando-se em conta a convenção, entendimento dos tribunais e regramento de cada condomínio.
Migalhas de Peso
20/12/2019

Direitos e deveres do condômino inadimplente

... possíveis para a inadimplência (CC, arts. 1336 usque 1337). Rodrigo Karpat é extremado a respeito. Ele garante:   “Divulgar a lista de inadimplentes aos demais co-possuidores é dever do síndico e da administradora. E os condôminos têm o direito de saber estas informações, uma vez que o não pagamento da taxa de condomínio por parte de qualquer dos condôminos afeta diretamente aos demais, que irão se cotizar para cobrir os valores atrasados ou utilizar dos recursos disponíveis na conta do fundo de reserva, com o fim de fazer frente às despesas do condomínio. Dentre as obrigações do síndico está a...