COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 29.8.18

Cenário - 29.8.18

FSB Inteligência

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Atualizado às 08:50

O debate instalado na mídia e nos partidos começa a incorporar nesta fase da campanha ao Planalto conceitos um pouco mais elaborados.

As projeções (baseadas em pesquisas ou não!) tentam se adaptar à dura realidade imposta por sinais incertos.

Ao mesmo tempo, buscam inspiração em teorias clássicas.

Nos últimos dias, em virtude de sabatinas, das viagens dos candidatos pelo país e das frequentes entrevistas em emissoras de TV, os especialistas devolveram a relevância perdida à chamada Espiral do Silêncio (leia aqui uma boa definição).

As tendências, as possíveis correntes de transmissão e seus efeitos estão sendo revisitadas.

A percepção sobre os benefícios práticos da propaganda partidária, que começa depois de amanhã, também.

Jornal Nacional

Bolsonaro por ele mesmo

Dentro do que se propôs, Jair Bolsonaro (PSL) resistiu e até demarcou território, ontem, no JN (veja ou reveja aqui).

Hoje, será a vez de Geraldo Alckmin (PSDB).

TSE

Hardnews de campanha

Ao julgar o pedido do PT para que emissoras de TV divulgassem atos de campanha do partido, o TSE avaliou dois critérios:

1) a presença do candidato titular no evento a ser registrado e 2) a menção do nome do presidenciável em pesquisas eleitorais - item apresentado pelo ministro Napoleão Nunes.

A tese vencedora foi a de que as emissoras têm de cobrir agendas e compromissos nos quais o titular estiver fisicamente presente e "não há agenda a ser divulgada por Lula".

Assim, por maioria o pedido do PT foi rejeitado.

Debate

O campo e as eleições

Os candidatos à presidência estarão hoje no debate da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Todos serão cobrados a apresentar soluções para os prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros, em maio.

Estudos da CNA mostram que o acordo do governo Federal com os grevistas terá repercussões no bolso e na mesa dos brasileiros em 2019.

Partidos

Efeito colateral

A neutralidade assumida em nível nacional pelo PSB segue provocando impactos nos diretórios regionais.

Depois do enfrentamento em Minas Gerais, que culminou com a saída de Márcio Lacerda do partido, há problemas agora em Santa Catarina.

Educação

Proposta e polêmica

O STF decidirá esta semana se os pais têm direito de ministrar, em casa, o currículo educacional que é oferecido no sistema de ensino, a chamada educação domiciliar.

O Conselho Nacional de Educação é contra o método.

Anistia

Indenizações

Os 39 anos da Lei da Anistia não foram celebrados sem protesto.

Grupos organizados estiveram na Câmara para reclamar da demora nos processos de indenização.

Atualmente, existem 4.488 pedidos de perseguidos políticos e de familiares de desaparecidos durante o Regime Militar sendo analisados.

Venezuela

Traços da interiorização

Cidades do Amazonas, Paraíba e Paraná começaram a receber imigrantes venezuelanos que estavam vivendo em Boa Vista/RR.

Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro também acolhem os cidadãos do país vizinho em busca de emprego no Brasil.

Nesta primeira fase, os venezuelanos ficarão em abrigos e casas de assistência. Ainda não há um plano de adaptação social e econômica .

Agenda

Preços - O IBGE divulga hoje o Índice de Preços ao Produtor de Indústrias Extrativistas e de Transformação referente ao mês de julho.

STJ - O novo presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, toma posse hoje.

Nos jornais

Roraima - O presidente Michel Temer autorizou a atuação das Forças Armadas em Roraima. Será uma ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), por 15 dias, na área de fronteira com a Venezuela. (manchete da Folha de S.Paulo e de O Estado de S. Paulo)

Fake - Ao menos 14 candidatos do PT e PR tiveram elogios fake a suas campanhas disseminados a partir de aplicativos desenvolvidos pela agência Follow, que pertence ao deputado e candidato ao Senado por Minas Gerais, Miguel Corrêa (PT). (manchete de O Globo)

Haddad - O promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Wilson Ricardo Coelho Tafner propôs ontem uma ação civil contra o candidato a vice-presidente na chapa do PT, Fernando Haddad, sob acusação de improbidade administrativa. (todos os veículos)

Bolsonaro 1 - Em entrevista ao Jornal Nacional, Jair Bolsonaro (PSL) voltou a defender que a violência urbana deve ser combatida com uso da força. O presidenciável disse ainda que os direitos para as mulheres já estão previstos na lei. (todos os veículos)

Bolsonaro 2 - Um pedido de vista do ministro do STF Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento sobre uma denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro por racismo. Moraes disse que devolverá o caso para julgamento na próxima semana. (todos os veículos)

Amoêdo - O candidato João Amoêdo (Novo) disse ontem no Estadão-Faap Sabatinas com os Presidenciáveis que seu partido busca ser mais do que uma legenda antipetista. Ele defendeu a privatização de bancos públicos e a criação de um "vale-educação". (O Estado de S. Paulo)

Marina - Em participação no Estadão-Faap Sabatinas, Marina Silva (Rede) afirmou que é "especialista em passar por frestas", como chamou seus 21 segundos de tempo de TV, e aproveitou para reforçar o diálogo com as mulheres. (O Estado de S. Paulo)

Serra - A Segunda Turma do STF decidiu remeter à Justiça Eleitoral em São Paulo o inquérito que investiga o senador José Serra (PSDB-SP) e o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto. (Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo)

Funcionalismo - Michel Temer pode não encaminhar mais ao Congresso uma proposta para adiar o reajuste salarial dos servidores públicos de 2019 para 2020. A decisão foi tomada depois que o presidente se reuniu com ministros do STF. (Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo)

Câmbio - A moeda americana retomou a trajetória de alta. O dólar comercial fechou em alta a R$ 4,1400, depois de subir até R$ 4,1470. Com isso, a moeda renova o maior nível em dois anos e meio. (todos os veículos)

Gasolina - A escalada do dólar levou o preço da gasolina vendida pela Petrobras a patamar próximo ao recorde atingido após o início da política de reajustes diários, em julho de 2017. (todos os veículos)

Eldorado - Desentendimentos entre comprador e vendedor podem levar à arbitragem a operação de venda do controle da Eldorado Brasil, produtora de celulose de eucalipto da J&F Investimentos, para a asiática Paper Excellence. (manchete do Valor Econômico)