COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 4.9.18

Cenário - 4.9.18

FSB Inteligência

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Atualizado às 08:21

Nas eleições deste ano, a campeã do tempo de televisão é a chamada "tela azul".

São aqueles intermináveis minutos sem som e imagem inseridos entre uma peça e outra porque os candidatos não enviaram - com seis horas de antecedência - a propaganda do dia.

O desperdício contrasta com o status adquirido pelo programa eleitoral.

O horário reservado aos políticos na TV e no rádio é visto quase como um título de nobreza pela mídia e pelos partidos. Essa percepção foi o que, no caso da corrida ao Planalto, motivou a gincana por alianças.

A ideia de que a exposição pode render votos segue bastante viva na cabeça dos estrategistas que coordenam as campanhas.

Ainda que as pesquisas divulgadas até o momento não sustentem a teoria, a disposição é de manter a pose e de reforçar a importância do palanque eletrônico.

Multitela

Novos tempos

Estudiosos dedicados a investigar tendências do eleitorado dizem que a menor sensibilidade do cidadão ao horário eleitoral gratuito mostra que o brasileiro já saiu da lógica linear da programação, ou seja, não consome conteúdo apenas no tempo pré-definido por alguém.

Prazos

Recursos

Fernando Haddad (PT) calcula que, até a próxima terça-feira, o STF julgará o pedido de liminar, nas esferas criminal e eleitoral, do recurso sobre o registro da candidatura de Lula.

Após esse prazo, o partido perderá o direito à propaganda de TV se não fizer a substituição da chapa.

Uma apelação também está nas mãos do Comitê de Direitos Humanos da ONU para que o órgão se manifeste sobre a decisão do TSE de vetar a candidatura do ex-presidente.

Estratégia

No ataque

Ciro Gomes (PDT) tenta atrair e se mostrar confiável ao eleitorado apreensivo com a indefinição do PT.

O candidato tem reforçado sua agenda de encontros com líderes sindicais - alguns da indústria automobilística - e com associação de aposentados - nicho, até o momento, desprezado pelos presidenciáveis.

Ontem, o pedetista participou da segunda rodada de sabatina que Folha/UOL/SBT promovem (veja ou reveja aqui).

Emenda 95

Cabo de guerra

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF reclamando que o direito fundamental à assistência judiciária está sendo afetado pelos cortes de gastos.

Os defensores alegam que, apesar de a faixa da população com insuficiência de recursos ter aumentado com a crise, o acesso à assistência foi reduzido em um terço e o órgão está sendo perigosamente sucateado.

Combo

Eleições + plebiscito

Os eleitores de Petrópolis, Região Serrana do Rio, irão às urnas no dia 7 de outubro para escolher presidente, governador, deputados estadual e Federal, senador e também vão decidir se as charretes puxadas por cavalos poderão continuar a ser usadas no turismo.

O plebiscito foi marcado pelo TRE-RJ para a mesma data das eleições.

Caso Marielle

Rumos da investigação

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco votará hoje requerimento para que a PGR solicite o deslocamento da competência do inquérito para a esfera Federal.

Agenda

Indústria - O IBGE divulga hoje dados da Pesquisa Industrial de julho.

Reajuste - O CNJ julga hoje liminar que garante reajuste automático a juízes estaduais quando o subsídio dos ministros do STF for alterado.

Sabatina - Folha, UOL e SBT sabatina hoje, às 10h, a candidata da Rede à presidência, Marina Silva.

Entrevista - A EBC entrevista hoje o candidato do PPL à presidência, João Vicente Goulart. A transmissão ao vivo acontece às 17h30.

Nos jornais

Museu - Uma sucessão de erros levou ao incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio. O dinheiro repassado à instituição, vinculada à UFRJ, caiu entre 2013 e 2017. Entretanto, a verba para a universidade aumentou. (manchete do O Globo)

TSE - Os ministros Carlos Horbach e Luís Felipe Salomão, do TSE, determinaram a suspensão de propagandas veiculadas pelo PT no rádio e na TV que tinham como protagonista o ex-presidente Lula. (todos os veículos)

Eleições - A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, prepara recurso para pedir que o TSE mande o PT devolver aos cofres públicos os valores que gastar na campanha presidencial enquanto não anunciar a substituição de Lula. (Folha de S.Paulo)

PT x Bolsonaro - O PT entrou com uma representação no STF contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) por injúria eleitoral e incitação ao crime por causa de um vídeo em que o candidato defende "fuzilar a petralhada". (Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo)

Ciro - O candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, disse, em sabatina promovida pela Folha, que não faz parte "dessa esquerdinha boboca que fica alisando bandido". Ciro atacou ainda o PSDB e seus líderes. (todos os veículos)

Indústria - Levantamento do Iedi mostra que mais de um terço dos setores industriais encerrou os seis primeiros meses do ano com desempenho negativo. (manchete de O Estado de S. Paulo)

Caminhoneiros - A Polícia Federal vai investigar mensagens com informações falsas sobre suposta paralisação de caminhoneiros que circulam pelo WhatsApp. (todos os veículos)

Funcionalismo - A MP editada pelo presidente Michel Temer para suspender o reajuste dos servidores Federais, previsto para 2019, poderá esbarrar na jurisprudência do STF. Ontem, ao menos duas entidades ajuizaram ações na Corte para contestar a medida. (todos os veículos)

Argentina - Em mais um dia de forte desvalorização do peso, desta vez de 4,3% em relação ao dólar, o governo argentino anunciou ontem aumento de impostos e corte de despesas e prometeu zerar o déficit primário. (manchete do Valor Econômico)

Educação - A rede de ensino paulista perdeu a liderança no principal indicador de qualidade nas três etapas da educação básica. Essa radiografia aparece no mais recente Índice de Desenvolvimento da Educação de 2017. (manchete da Folha de S.Paulo)