COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 1º.10.18

Cenário - 1º.10.18

FSB Inteligência

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Atualizado às 09:40

As manifestações ocorridas no fim de semana anteciparam o clima que deverá marcar o segundo turno da corrida ao Planalto.

A disputa por espaços, antes restrita à internet, foi parar nas ruas. E isso não se deu por acaso.

Além do impulsionamento orgânico, as correntes que se mobilizaram em diversas cidades do país absorveram das campanhas parte da energia produzida por elas neste momento.

O clássico 'bateu, levou' está em ação.

Candidatos que lideram as pesquisas e aqueles que tentam subir nas preferências jogaram pesado na semana passada. Foram ataques, insinuações e frases de efeito.

Tudo isso ajudou a inflamar as multidões. E, com certeza, vai pavimentar a organização de outros atos do tipo.

________________________________________

Retórica

Lista de desejos

Turbinados pelas últimas pesquisas, os discursos dos candidatos ao Planalto passaram a incorporar temas que não estão (ou não foram tão bem explicados!) nos programas de governo.

Por isso, seguirão em alta esta semana: 1) a tese de uma nova Constituinte, 2) a discussão sobre o papel e os poderes Ministério Público e 3) os embates em torno da proposta de estabelecer mandato para ministros do STF.

________________________________________

Debate 1

Encontro de ontem

Os presidenciáveis - menos Jair Bolsonaro - estiveram ontem à noite na RecordTV (veja ou reveja).

________________________________________

Debate 2

O próximo

Na quinta-feira (4), os candidatos ao Planalto estarão na TV Globo. Bolsonaro já disse que pretende ir.

________________________________________

Timing eleitoral

Poder das emendas

A partir de hoje, os parlamentares podem encaminhar emendas à Lei de Orçamento de 2019.

A indicação de recursos é uma poderosa ferramenta para sensibilizar prefeitos, governadores e, claro, eleitores.

________________________________________

Almoxarifado virtual

Desburocratização

Dez ministérios começam a testar a partir de hoje um novo método de aquisição de material de consumo - menos burocrático do que os métodos clássicos de contratação da administração.

Batizado de almoxarifado virtual, as compras e controles de estoque serão compartilhados pelos órgãos, com o objetivo de dar agilidade e evitar casos em que sobra material em uma pasta.

A compra em maior quantidade reduzirá custos.

________________________________________

Direitos da criança

Retrato municipal

Uma em cada quatro cidades brasileiras ainda não tem Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente adequadamente constituído.

Além de não implementarem políticas direcionadas para as ações sociais, as cidades deixam de receber recursos de até 3% de dedução dos recolhimentos relativos ao Imposto de Renda.

________________________________________

Agenda

Conselho de comunicação - Colegiado se reúne na Câmara dos Deputados para analisar projetos de lei em tramitação

Nos jornais

Fundão - Réus em ações penais no STF, 19 políticos já receberam repasses dos fundos eleitoral e partidário que somam R$ 23,5 milhões (manchete da Folha de S.Paulo)

Debate - Candidatos do centro se uniram ontem, durante o debate da TV Record, para atacar o líder das pesquisas, Jair Bolsonaro (PSL), que recebeu alta do hospital, mas não compareceu ao evento por indicação médica, e Fernando Haddad (PT) (manchete de O Estado de S. Paulo)

Bolsonaro 1 - Um dia após protestos de rua organizados por mulheres reunirem milhares contra sua candidatura, Bolsonaro afirmou que "não teria nada a fazer em caso de derrota" (Folha de S.Paulo e O Globo)

Bolsonaro 2 - Ontem, nove capitais e 16 cidades registram atos pró-Bolsonaro (todos os veículos)

Urna - Durante 22 anos de utilização das urnas eletrônicas no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral não identificou nenhuma invasão de hackers ou qualquer tipo de fraude nos mais de 461 mil pontos de votação espalhados pelo país (Folha de S.Paulo e O Globo)

Polêmica - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo afirmou que a proibição pelo ministro Luiz Fux, do STF, de publicação de declarações do ex-presidente Lula a jornalistas é censura e que é "alarmante" que o tribunal equipare entrevistas com campanhas políticas (Folha de S.Paulo)

Sociedade - O candidato que vencer a eleição presidencial vai administrar o país após o pior ciclo de aumento da desigualdade social desde a redemocratização, segundo dados da FGV Social. Foram 11 trimestres consecutivos de piora (Valor Econômico e O Globo)

Funcionalismo - O governo adotou uma série de medidas para dificultar o preenchimento de cargos de confiança no serviço público apenas por meio de indicações políticas ou entre os próprios servidores, como um projeto de 'banco de talentos' (O Estado de S. Paulo e Valor Econômico)

Negócios - A Boeing e a Embraer negociam a instalação de uma linha de montagem do novo cargueiro militar KC-390 nos Estados Unidos. Seria uma segunda linha, adicional à já existente em Gavião Peixoto, no interior paulista (manchete do Valor Econômico)

SUS - Considerado um dos maiores legados da Constituição, que assegurou o direito à saúde gratuito e universal aos brasileiros, o Sistema Único de Saúde chega aos 30 anos sob cobranças para que se renove e se torne mais eficiente (manchete de O Globo)