COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 17.10.18

Cenário - 17.10.18

FSB Inteligência

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Atualizado às 09:57

Forças de segurança estaduais e os TREs estruturam, em conjunto, ações que garantam tranquilidade antes, durante e, principalmente, depois de encerrada a votação do dia 28.

Representantes das candidaturas que disputam o segundo turno têm participado de reuniões de trabalho e/ou sido informados desde a semana passada.

O alerta aos partidos é para que comuniquem com antecedência a realização de eventos públicos e privados que possam reunir um grande número de militantes.

Em Estados como Paraíba, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte, o planejamento começou a ser traçado logo após o primeiro turno. Quase tudo está pronto.

Nas capitais onde o resultado das urnas costuma mobilizar multidões - e onde a polarização oferece riscos de confronto -, a estratégia de prevenção é ocupar os espaços antes que eles ganhem densidade.

Clima

Em ebulição

A retórica um pouco mais agressiva adotada nas propagandas e nas falas de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) coincide com o exato período no qual outras eleições ao Planalto também ficaram quentes: a penúltima semana antes da votação.

Congresso 1

Novatos e veteranos

Decisões importantes que envolvem desde a formação de bancadas temáticas até que nomes apoiar para as presidências da Câmara e do Senado já estão bem adiantadas.

Tanto quem chegou agora como quem conseguiu renovar o mandato adota como referência para se decidir a eleição ao Planalto.

Congresso 2

Os números

Apenas para lembrar. Na Câmara, 243 deputados novos assumem em 2019. Foram reeleitos 251 deputados, de um total de 444 candidatos à reeleição. No Senado, das 54 vagas neste ano, 46 serão ocupadas por novos titulares.

Congresso 3

Passivo eleitoral

O recesso branco imposto pelas eleições represou um conjunto de 13 medidas provisórias que precisam ser analisadas e votadas.

Parte do trabalho começou a ser colocada em dia ontem, mas o ritmo na Câmara e no Senado ainda está longe do ideal.

Municípios

Pedido de prefeito

O presidente que for eleito vai assumir no próximo ano pressionado por uma fila de prefeitos que ainda brigam para salvar recursos orçamentários de restos a pagar de 2016.

Com o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e os desdobramentos políticos, econômicos e burocráticos causados pelas chamadas pedaladas fiscais, verbas federais foram empenhadas, mas não chegaram aos cofres de quem administra as cidades.

AGENDA

Conjuntura - O Banco Central divulga hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de agosto.

Mérito - O presidente Michel Temer participa hoje da entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico.

SABER

30 anos - Estão disponíveis para consulta nos sites da Câmara e do Senado textos, imagens e sons que ajudam a contar um pouco da história da Constituição de 1988.

TECH

Evento - A Futurecom, maior encontro de debates e negócios do setor de Telecomunicações, TI e Internet da América Latina, segue até amanhã em São Paulo. Este ano, a feira comemora 20 anos. São esperadas cerca de 15 mil pessoas de 40 países.

JORNAIS

PT - A campanha do PT ao Planalto admite ajustes no segundo turno e ainda tenta ampliar as alianças com outros setores da sociedade. (manchete da Folha de S.Paulo)

Evangélicos - Fernando Haddad (PT) vai apresentar hoje uma carta para eleitores evangélicos. No documento, o petista assumirá o compromisso de não enviar ao Congresso nenhum projeto para legalização do aborto. (Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo)

PGR - A proposta de Jair Bolsonaro (PSL) de dar imunidade a policiais militares que matarem em serviço deve provocar o primeiro embate entre o ex-capitão e a Procuradoria-Geral da República. A PGR declarou que vai se opor ao projeto. (manchete de O Globo)

PSL - Acreditando na vitória de Jair Bolsonaro, o PSL trabalha para tentar virar a maior bancada da Câmara antes mesmo da posse dos novos congressistas. A estratégia é atrair parlamentares eleitos por partidos que não alcançaram a cláusula de barreira. (Folha de S.Paulo, Valor Econômico e O Globo)

Investigação  - O TSE pediu que a Polícia Federal investigue uma mensagem recebida de um internauta questionando a lisura do processo eleitoral. O autor direcionando-se à presidente, ministra Rosa Weber. (todos os veículos)

Temer - A Polícia Federal indiciou o presidente Michel Temer e outras dez pessoas no inquérito que apura o suposto favorecimento a empresas do setor portuário na edição de um decreto de 2017. (todos os veículos)

Infraestrutura - O pacote de concessões planejado por auxiliares de Jair Bolsonaro (PSL) para infraestrutura deve incluir a possibilidade de destravar projetos com dinheiro privado. (manchete de O Estado de S. Paulo)

Eletrobrás - O Senado rejeitou ontem, por 34 votos a 18, o projeto de lei que liberava a venda de distribuidoras da Eletrobrás. A rejeição do projeto não anula a venda das outras distribuidoras. (todos os veículos)

Negócios 1 - O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, defendeu a importância da relação bilateral do Brasil com a China e destacou que disputas comerciais não trazem benefício "para ninguém". (todos os veículos)

Negócios 2 - A empresa de meios de pagamento Stone ignorou alertas sobre o risco de fazer uma oferta inicial de ações (IPO) em plena turbulência eleitoral e pode ser bem-sucedida. Um grupo de nomes de peso estará na operação. (manchete do Valor Econômico)