COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 4.1.19

Cenário - 4.1.19

FSB Inteligência

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Atualizado às 09:19

Próxima semana

A relevância assumida por temas sensíveis abraçados pelo Planalto - ou que simplesmente cruzaram a agenda oficial nos últimos dias - exigirá do governo um tipo de atuação ainda mais robusta a partir da próxima semana.

Com Bolsonaro e Paulo Guedes à frente, a reforma da Previdência ocupa o topo da lista.

Entre outras razões, porque teve seu papel de prioridade reafirmado em tempo recorde.

As mensagens mais urgentes sobre o que se pretende fazer com o sistema e quais as consequências das mudanças chegaram à opinião pública sem filtros nem eufemismos.

O mundo político foi ativado. Na economia, os recados seguem sendo absorvidos de maneira instantânea. A mídia está mobilizada.

A sociedade, por sua vez, parece estar confortável com o nível de informação disponível até agora e isso é um dos ativos mais valiosos para essa fase do processo.

Previdência

Agenda superaquecida

A previsão é que a proposta de reforma seja conhecida no início da semana.

O Conselho de Governo vai se reunir na terça-feira, 8, e nesse encontro deverá ser feita uma apresentação do texto.

Entrevista

Bolsonaro fala

Para quem não viu, segue a íntegra da entrevista do presidente Jair Bolsonaro concedida ontem ao SBT.

A Previdência foi um dos itens de maior apelo (partes 1, 2 e 3).

Congresso

Em modo espera

Enquanto está de recesso - até 1º de fevereiro -, o Congresso Nacional é representado por uma comissão temporária da qual participam sete senadores e 16 deputados.

As decisões tomadas neste período são por maioria simples dos presentes.

Tradicionalmente, o colegiado não é confrontado com polêmicas ou assuntos complexos.

Uma das atribuições, por exemplo, é autorizar o presidente e o vice-presidente da República a se ausentarem do país.

Câmbio

Dinâmica própria

Muita coisa aconteceu esta semana nos mercados internacionais, mas o padrão assumido pelo câmbio no Brasil parece mesmo estar descolado do mundo.

Pelo menos por enquanto.

As quedas sequenciais da moeda americana estão sendo atribuídas aos primeiros passos e medidas tomadas pelo novo governo.

Em 2018, o dólar acumulou alta de 16,92%.


Pós-Natal

Temporada de liquidações

Os varejos físico e on-line deram início à temporada de liquidações de janeiro.

O momento é considerado decisivo dentro do cronograma estabelecido para o ano.

Nas previsões do comércio, o mês de queima de estoques pode funcionar como alavanca de faturamento para o primeiro trimestre.

Violência

A situação no Ceará

Uma onda de ataques violentos assusta o Ceará. Há motins, vandalismo de ônibus, destruição de agências bancárias, saques a comércios, incêndios criminosos em vias públicas e até o registro de uma explosão em viaduto.

As autoridades contabilizam nos últimos dois dias cerca de 40 ocorrências caracterizadas como atentados. Ao todo, 11 suspeitos foram detidos.

AGENDA

Conjuntura - O IBGE divulga hoje o Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação de novembro de 2018.

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro participa pela manhã da solenidade de passagem de comando da Aeronáutica.

SABER

Gênio - A mobilização cultural da Itália este ano para lembrar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (em inglês).

SUSTENTÁVEL

Bicicleta - A Holanda pretende investir 345 milhões de euros em infraestrutura para bicicletas nos próximos três anos. No país, faz sucesso a primeira ciclovia feita de plástico.

TECH

Para ouvir - Os melhores podcasts de 2018, segundo a seleção da The New Yorker (em inglês).

BEM-ESTAR

Dengue - Informações sobre a doença e a vacina no site do Instituto Butantan.

JORNAIS

Reforma - Jair Bolsonaro afirmou ao STB, ontem, que cogita a reforma da Previdência com idade mínima de 62 anos para homens e 57 para mulheres, de forma gradativa. De acordo com o presidente, seu governo irá aproveitar a reforma que está na Câmara. (manchetes de Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo)

Queiroz - Bolsonaro reiterou que não teve participação nas movimentações financeiras atípicas do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz registradas pelo Coaf. (todos os veículos)

Gastos - O presidente Jair Bolsonaro ordenou a todos os ministros que façam um "pente-fino" nos gastos da administração Temer em dezembro. Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o volume de despesas autorizadas teria causado "estranheza". (todos os veículos)

Justiça do Trabalho - O presidente Jair Bolsonaro disse que seu governo avaliará a possibilidade de acabar com a Justiça do Trabalho. Segundo ele, há um excesso de proteção ao trabalhador e defendeu uma flexibilização de direitos trabalhistas. (todos os veículos)

Major Olímpio - No mesmo dia em que resolveu aderir à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o PSL lançou o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) ao comando do Senado. (todos os veículos)

Damares - Repercute na opinião pública o vídeo de Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, aparece dizendo que há uma"nova era no Brasil" e que "menino veste azul e menina veste rosa". (todos os veículos)

Infraestrutura - O novo governo vai permitir que empresas comprem debêntures com isenção de Imposto de Renda para ampliar o financiamento a obras de infraestrutura. (manchete do Valor Econômico)

Proposta - A nova equipe econômica trabalha na elaboração de uma reforma do Imposto de Renda que reduz o número de alíquotas pagas por pessoas físicas. (O Globo)