COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 18.1.19

Cenário - 18.1.19

FSB Inteligência

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Atualizado às 08:55

Tema do dia

Segurança jurídica virou assunto quase obrigatório neste início de ano. Está na agenda do governo, é prioridade do setor privado e quase todo mundo que sabe o que significa diz ser uma 'demanda urgente'.

O espraiamento ocorre em meio ao rearranjo provocado pela cena política, mas também em função do que se espera da economia.

Há ondas de expectativas formadas e elas estão se movimentando por todos os lados. Parte começa a ganhar volume, o que pode ser interpretado como ponto de atenção.

As primeiras semanas do ano mostram que infraestrutura, agronegócio e meio ambiente puxaram o novelo, antecipando choques.

A fama de áreas hipersensíveis a mudanças, meias palavras e recuos está mais do que confirmada.

Assim como a grande capacidade que esse tripé tem de produzir espuma para críticas, dúvidas e ruídos.

Partidos 1

Tamanho das bancadas

Pode parecer cedo, mas os partidos que planejam aumentar suas bancadas no início da próxima legislatura estão em campo.

Alguns dos passos mais certeiros até agora têm sido dados pelo PSL, partido de Bolsonaro.

A janela de transferência partidária ficará aberta entre março e abril.

Partidos 2

Dura realidade

Em 2019, apenas 21 dos 35 partidos com registro no TSE seguirão recebendo uma fatia do Fundo Partidário.

As legendas excluídas não cumpriram na eleição passada para a Câmara a chamada cláusula de desempenho, prevista na Emenda Constitucional 97.

Governo

Cadeiras sendo ocupadas

O Diário Oficial da União registrou esta semana um ritmo de exonerações e nomeações um pouco mais intenso, comparado ao período anterior.

Calendário

Davos + previdência

Como se sabe, o Fórum Econômico de Davos, na semana que vem, vai virar uma espécie de tribuna do governo para a defesa das mudanças na Previdência.

O objetivo, claro, é empolgar o público externo, mas a estratégia não ignora o Brasil.

Os argumentos, os números e todo o arcabouço em torno da reforma miram o Congresso, que voltará das férias poucos dias depois do término do encontro na Suíça.

AGENDA

Bolsonaro - O presidente da República recebe hoje em audiência no Planalto Clifford Sobel, ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

Enem - Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão disponibilizados hoje. As notas podem ser acessadas na Página do Participante.

EDUCAÇÃO

Nova era - Uma análise aprofundada do Porvir sobre um estudo da organização KnowledgeWorks que trata de inteligência artificial, algoritmos e neurociência, e como isso tudo vai mudar a aprendizagem e o relacionamento entre as pessoas.

SABER

Templo do livro - Os 113 anos da livraria Lello, no Porto, em Portugal. Uma das mais bonitas do mundo e que ganhou fama por ter servido de inspiração para J.K Rowling escrever Harry Potter (faça um tour).

SUSTENTÁVEL

IPTU 'verde' - A prefeitura de Caruaru (PE) oferecerá desconto de 10% no imposto para quem adota práticas sustentáveis. O desconto entrará em vigor a partir de 2020 e pode durar até dez anos.

TECH

Vidro do futuro - O primeiro sistema de navegação de realidade aumentada holográfica do mundo, tecnologia de segurança que coloca ícones de orientação estereoscópica e alertas de navegação direto no parabrisas do carro.

BEM-ESTAR

Medicina - A UFMG lança uma especialização em saúde do adolescente (veja o edital).